SEÇÕES

Exclusivo Bonfim assume PSB em maio e revela prioridade para eleição de 2026

“Prioridade do novo comando é eleger deputados federais para garantir recursos, tempo de TV e superar cláusula de barreira, mesmo contrariando estratégia do governador Rafael Fonteles

|

O secretário estadual de Planejamento e presidente eleito do PSB no Piauí, Washington Bonfim, revelou nesta segunda-feira (29) que a prioridade do partido para as eleições de 2026 será a disputa por vagas na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a estratégia visa garantir a sobrevivência nacional da legenda, respeitando as novas regras eleitorais, especialmente a cláusula de barreira.

"O planejamento inicial é garantirmos uma participação na eleição para a Câmara dos Deputados, pois, conforme as regras atuais, a representação federal define: recursos do fundo partidário, eleitoral, tempo de TV, fora a própria sobrevivência nacional da agremiação, por conta da cláusula de barreira", afirmou Bonfim.

A fala do futuro presidente estadual do PSB vai na contramão da orientação do governador Rafael Fonteles (PT), que tem defendido a formação de chapas mais robustas para estaduais e federais. Fonteles teme que candidaturas menores, as "chapinhas", prejudiquem a base aliada.

Apesar do contraste de interesses, Bonfim deixou claro que a decisão do PSB é estratégica e necessária para fortalecer a legenda no cenário nacional. A cláusula de barreira, prevista na legislação eleitoral, impõe que os partidos alcancem um desempenho mínimo nas eleições para manter acesso a recursos públicos e tempo de propaganda no rádio e na televisão. Caso contrário, a sigla fica restrita em sua atuação política.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também