A Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização Financeira e Ordem Econômica da Câmara Municipal de Teresina decidiu prorrogar, por mais 21 dias, o prazo para que o ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD) apresente sua defesa em relação à reprovação de contas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O prazo inicial, aberto em 14 de julho e que se encerraria em 19 de agosto, foi estendido até o dia 9 de setembro.
A decisão mantém a expectativa em torno da votação em plenário, já que o parecer técnico do TCE recomenda a reprovação das contas. Para que os vereadores derrubem essa recomendação, seria necessário um quórum qualificado de 20 votos favoráveis à aprovação — o equivalente a dois terços da Casa.
O vereador João Pereira (PT) declarou que sua posição é de seguir o entendimento do TCE.
— “O sentimento é de encaminhar com o TCE. Entendo que os vereadores têm informações técnicas suficientes para votar em conformidade com o parecer já do TCE. Sigo o TCE”, afirmou.
Já a vereadora Elzuila Calisto (PT) avaliou que a Câmara tende a não radicalizar contra o ex-prefeito.
— “Creio que a Câmara não tenha interesse em prejudicar a aprovação das contas do Dr. Pessoa”, ponderou.
Nos bastidores, no entanto, a leitura é de que o cenário não favorece o ex-prefeito. Um vereador ouvido em reserva avaliou como praticamente impossível a reversão da decisão do TCE.
— “O quórum para mudar o parecer técnico do TCE, que foi pela reprovação, é de 2/3, 20 vereadores. Eu não vejo 20 vereadores votando pela aprovação das contas dele”, afirmou.