SEÇÕES

Enzo Samuel confirma posse do suplente de Tatiana Medeiros; Leôndidas assume amanhã

Apesar do afastamento, Enzo Samuel reforçou que Tatiana não perde automaticamente o mandato, e que há possibilidade de retorno, caso ela consiga reverter a decisão judicial.

Leôndidas Júnior assume amanhã na Câmara de Teresina. | Divulgação/Reprodução

Com a colaboração de Francy Teixeira

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), confirmou nesta terça-feira (03) que o empresário Leôndidas Júnior (PSB) assumirá a vaga da vereadora Tatiana Medeiros, afastada judicialmente e presa preventivamente desde abril. A posse do suplente está marcada para esta quarta-feira, 4 de junho, seguindo as normas do regimento interno da Casa Legislativa.

A convocação de Leôndidas Júnior ocorre após mais de dois meses da prisão da parlamentar. A decisão pela substituição temporária foi tomada para garantir a continuidade da representação política no Legislativo da capital.


Operação Escudo Eleitoral

Tatiana Medeiros foi presa no dia 3 de abril, durante a Operação Escudo Eleitoral, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga compra de votos, uso de recursos ilícitos e abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2024. Além da prisão preventiva, a vereadora foi afastada de suas funções parlamentares por decisão judicial.

O presidente da Câmara destacou que a substituição ocorre dentro do que estabelece a legislação. "Sempre mantive minha postura do começo ao fim, respeitando todo o devido processo legal, lembrando que a vereadora Tatiana tem o direito ao contraditório e ampla defesa", afirmou Enzo Samuel.


Direitos preservados

Apesar do afastamento, Enzo Samuel reforçou que Tatiana não perde automaticamente o mandato, e que há possibilidade de retorno, caso ela consiga reverter a decisão judicial. "Ela não deixa de ser vereadora, o suplente vai assumir, caso ela consiga reverter a decisão, ela pode retornar para esta casa", explicou.

O presidente também esclareceu que a Câmara não é parte direta no processo que envolve a parlamentar. "O processo não tramita nenhum processo contra a vereadora nessa casa, o processo é judicial", concluiu.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também