Nesta quarta-feira (9), o Secretário da SEAGRO, Fábio Xavier (PT), destacou a importância de respeitar a autonomia dos prefeitos nas eleições de 2026, especialmente no que diz respeito ao apoio aos candidatos ao Senado. Segundo ele, o foco principal é garantir apoio ao governador Rafael Fonteles (PT), independentemente das escolhas feitas para o Senado.
Fábio Xavier foi enfático ao afirmar que cada liderança tem liberdade para decidir seus apoios conforme os interesses e a realidade local.
“Nós temos que entender que as lideranças têm a liberdade para tomar as posições que forem mais adequadas para os seus municípios”, disse o secretário.
RELAÇÃO COM CIRO NOGUEIRRA
Durante sua fala, ele citou como exemplo o relacionamento com o senador Ciro Nogueira (PP), afirmando não haver problemas pessoais ou políticos.
“Eu, por exemplo, não tenho o menor problema em me relacionar com o senador Ciro Nogueira, pelo contrário, é um grande amigo. Eu já tenho meu primeiro voto definido, 100%, que é o senador Marcelo Castro, e o meu segundo voto será de acordo com as minhas bases”, explicou.
NÃO CABE IMPOSIÇÃO
Ao abordar o cenário político em municípios do interior do Piauí, Xavier reforçou que não cabe ao governo impor decisões sobre apoios ao Senado.
“Essa questão está em praticamente todos os municípios do Estado. Por exemplo, eu não tenho como chegar para um grupo, como é o grupo do prefeito Adriano, de Amarante, e dizer que ele tem que votar no candidato A ou B. O importante é que ele esteja com o governador”, ressaltou.
O secretário destacou ainda que sua principal preocupação é garantir a reeleição do governador Rafael Fonteles e, por isso, não pretende criar exigências quanto às escolhas ao Senado.
“O que eu quero é trazê-los para o governo, para votar no governador. E isso aqui me importa. E não posso também dispensar, em função do não aceite deles de se posicionar a favor dos senadores do governo. Eu não posso dispensar os votos, porque eu preciso dos votos para me eleger”, concluiu.