Com a colaboração de Francy Teixeira
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou nesta terça-feira (17), no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, em Teresina, o novo edital do Programa Esporte Educacional 2025. A iniciativa, voltada para estudantes da rede pública estadual, tem como foco promover o acesso ao esporte dentro do ambiente escolar, incentivando a formação integral de crianças e jovens.
Durante o evento, foi realizada também a cerimônia de troca de faixas de cem estudantes praticantes de judô, em um momento simbólico que representou o avanço dos alunos na modalidade.
▶ TROCA DE FAIXAS CELEBRA AVANÇOS
Os alunos homenageados são dos Centros Estaduais de Tempo Integral João Mendes Olímpio de Melo e Helvídio Nunes. Iniciantes no judô desde março, eles receberam o certificado simbólico da promoção da faixa branca para a azul. A expectativa é que, até o fim do ano letivo, mais 671 judocas e 33 capoeiristas de escolas públicas sejam certificados.
▶ FORMAÇÃO INTEGRAL EM FOCO
De acordo com o secretário de Educação, Washington Bandeira, o esporte é parte essencial da proposta pedagógica das escolas de tempo integral. “Um programa muito importante para a gente levar mais esporte às nossas escolas de tempo integral. As nossas escolas de tempo integral da Seduc não são só formação acadêmica dos estudantes para o ENEM, para o Saeb, não só formação profissional tecnológica, mas também têm muita cultura, muito esporte, muita cidadania para a gente formar esses jovens integralmente", afirmou.
Ele destacou ainda a ampliação do projeto: “Hoje a gente tá lançando o projeto Seduc Esportiva 2025 para mais escolas. Mais escolas terão esporte educacional em 12 modalidades. E estamos fazendo aqui uma cerimônia de troca de faixas dos nossos estudantes do judô. O judô, junto com o jiu-jitsu, boxe, capoeira, as lutas, estão em 35 escolas em três municípios: Teresina, União e Picos”.
▶ ESPORTE E EDUCAÇÃO CAMINHAM JUNTOS
A secretária de Esportes, Josiene Campelo, reforçou a parceria entre as áreas: "Hoje nós temos aqui no CCE, Sarah Menezes, a administração compartilhada com a Seduc. É o esporte aliado à educação. Então são várias atividades que nós fazemos integradas. Hoje, em especial, temos a troca de faixas, mas também o anúncio de um importante edital para o fortalecimento das práticas esportivas nas escolas".
▶ APOIO DO GOVERNO ESTADUAL
O superintendente José Ricardo Dias também esteve presente e ressaltou o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento esportivo no estado. "Com certeza, nosso governador Rafael tem nos dado ferramentas importantes, como a lei de incentivos, programas e projetos desenvolvendo cada vez mais o esporte piauiense", declarou.