SEÇÕES

Primeira Mão

Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira

Lista de Colunas

Duelo de MDB e PT por hegemonia na Assembleia esquenta! Margarete faz pré-campanha em Pedro II; parceria João Pereira/Themístocles leva IFPI ao Jacinta Andrade

Chaponas do MDB e PT lutam por hegemonia na Assembleia a partir de 2027

|

Esquenta a briga entre MDB e PT para formar a maior bancada na Assembleia 

Tanto PT quanto MDB prometem eleger 13 deputados estaduais no próximo ano, cada sigla. Isso deixaria apenas 4 vagas para a chapa da oposição, formada pela federação PP e União Brasil. Mas o deputado federal Júlio Arcoverde (PP) já falou em eleger de 5 a 7. A conta não fecha, mesmo considerando que as 30 cadeiras sejam mantidas.

E ainda há a possibilidade da base ter uma chapinha para agasalhar todos os nomes, que seria do PDT. O presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, não precisaria mudar de sigla e receberia outros pré-candidatos da base.

Em Brasília, na sessão especial em homenagem aos 190 anos da Alepi, o presidente Severo Eulálio (MDB) e o deputado Tiago Vasconcelos estavam animados. Severo vai ser o puxador de votos da chapa da fusão cruzada entre PSD e MDB e Tiago acredita que o grupo vai superar todas as expectativas.

Reeleição de Severo encaminhada

Mesmo que o PT faça a maior bancada, hoje a reeleição do presidente Severo Eulálio está encaminhada, dado o bom relacionamento que ele tem com todos os partidos e colegas.

Presidente Severo Eulálio conversa com o colega de MDB Tiago Vasconcelos

Flávio propôs homenagem

A sessão solene em homenagem à Assembleia Legislativa do Piauí no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, foi proposta pelo deputado federal Flávio Nogueira (PT).

Parlamentares, autoridades e representantes de instituições piauienses estavam na sessão.

O presidente Severo Eulálio (MDB) ressaltou a importância do legislativo estadual na construção de políticas públicas que impactam diretamente a vida dos piauienses.

Margarete Coelho e prefeita Betinha Brandão

Margarete faz pré-campanha em Pedro II e é muito bem recebida pela prefeita Betinha Brandão

A diretora nacional do Sebrae e pré-candidata a governadora da oposição em 2026, Margarete Coelho, esteve na cidade de Pedro II participando da solenidade de inauguração do Espaço de Eventos Deputado Ciro Nogueira.

Ela foi muito bem recebida pela prefeita Betinha Brandão e por seu marido, o deputado estadual Wilson Brandão (ambos Progressistas). Margarete elogiou a gestão e parabenizou a todos os pedrosegundensses pelo aniversário de 171 anos.

João Pereira em visita técnica à futura sede do IFPI do Jacinta Andrade

João Pereira e Themístocles anunciam IFPI no Jacinta Andrade

O presidente eleito do PT de Teresina, vereador João Pereira, anunciou a construção de um IFPI no conjunto habitacional Jacinta Andrade, na Grande Santa Maria, zona Norte da capital. Ele visitou na terça-feira (12) a escola cedida pelo Governo do Estado para a obra.

"Fizemos uma visita técnica para que a zona Norte de Teresina ganhe esse campus do IFPI. Trata-se de uma articulação nossa com o vice-governador Themístocles Filho", contou.

Henrique Pires e superintendente da Caixa

Henrique Pires cobra na Caixa o destravamento de R$ 1,3 bilhão no Piauí

O presidente da CCJ da Assembleia, deputado Henrique Pires (MDB), foi à Superintendência da Caixa para discutir a paralisação de projetos de saneamento no Estado. Ele foi recebido pelo superintendente Elizomar Guimarães e articulou com lideranças políticas em busca de solução para o impasse.

"Ao lado do superintendente Eliomar Guimarães fizemos uma ligação para o líder do MDB, Isnaldo Bulhões, e vamos fazer uma videoconferência com a Casa Civil. O estado de Alagoas, que é o estado dele, também foi impactado, além do Pará e Sergipe", informou o deputado.

Cidades prejudicadas

Henrique Pires utilizou a tribuna da Alepi para denunciar que aproximadamente R$ 1,3 bilhão estão parados no Piauí, referentes a orçamento empenhado e contratações já feitas na área de saneamento, abastecimento de água, tratamento de esgoto e drenagem, por meio da parceria público-privada Águas do Piauí.

São Braz do Piauí, Jurema do Piauí, Baixa Grande do Ribeiro e Simões são algumas das cidades prejudicadas com a paralisação do investimento.

Luciano Leitoa analisa a sigla para sair candidato a deputado em 2026

Luciano pode sair candidato pelo PSB (se Brandão sair) ou PSD de Eduardo Braide

O ex-deputado e ex-prefeito de Timon, Luciano Leitoa, deve sair candidato a deputado estadual no próximo ano, mas a sigla ainda é dúvida.

É que o governador Carlos Brandão ensaia sair do PSB e ingressar no PDT após se enfraquecer em sua sigla. E Luciano não pretende ficar no PDT com a entrada de Brandão.

Luciano tem como opções voltar ao PSB, onde esteve por mais de uma década, ou ir para o PSD. Esta última sigla deve lançar o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, como candidato a governador para disputar contra o nome de Brandão. Braide lidera as pesquisas atualmente.

Luciano pode, inclusive, ficar onde está, depende do cenário.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também