SEÇÕES

Primeira Mão

Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira

Lista de Colunas

Gil Carlos revela os 3 novos nomes que têm prioridade para entrar na chapa do PT: veja quais! Zé Santana e João Vicente se reúnem sobre apoio para federal; Sílvio sanciona lei de Roncallin

Gil Carlos revela os três nomes com prioridade para entrar na chapa do PT da Alepi

|

Gil Carlos diz que Evaldo, Dr. Thales e Enzo devem ficar com as 3 vagas que restam no PT

O deputado estadual Gil Carlos avisa: a chapa do PT para a Assembleia tem apenas três vagas masculinas a serem preenchidas em 2026, já que são apenas 25 candidatos (as) e oito precisam ser mulheres. "São 17 vagas masculinas e oito femininas. Temos 14 nomes já, então restam apenas três vagas para os homens".

Ele explica a prioridade são os que já detêm mandato e também os suplentes. 

Gil Carlos nomina os três que estão com as senhas para ocupar as vagas: os deputados Evaldo Gomes (Solidariedade), Dr. Thales (ex-PP) e o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT).

Gil Carlos abre o jogo sobre as vagas de estadual da chapa do PT em 2026

Zé Santana e João Vicente conversam sobre apoio para federal

O secretário estadual do Trabalho e pré-candidato a deputado federal Zé Santana (PT) se reuniu na quinta-feira (11) com o ex-senador João Vicente Claudino, acompanhado do líder político petista Clemilton Queiroz.

Cotado para ser o mais votado na chapa de federal do PT, Santana tem ampliado os apoios e adesões por todo o Piauí. E, claro, o apoio de João Vicente deve somar muito nesses esforços. As conversas foram muito positivas e um novo encontro foi marcado.

Zé Santana com Clemilton Queiroz e João Vicente Claudino

Vereador quer impedir corte de energia e água para quem pode pagar na hora

O vereador Leôndidas Júnior (PSB) apresentou na Câmara de Teresina projeto de lei que obriga a Equatorial e Águas de Teresina a  suspenderem os cortes no fornecimento de energia e água, respectivamente, quando o cliente puder pagar a conta em atraso no ato do corte.

Assim, o consumidor não precisará ficar sem o produto e só depois solicitar a religação, pagando taxa pelo serviço. Pagou na hora do corte, sem corte.

O pagamento pode ser em cartão de crédito, débito ou pix.

Vereador Leôndidas Júnior

Roda de Conversa com pré-candidatos ao Quinto Constitucional será realizada em Água Branca

Nessa sexta-feira (12), às 12h, a cidade de Água Branca sediará a primeira Roda de Conversa com os candidatos ao Quinto Constitucional da OAB/PI realizada no interior do Estado. Até então, os encontros ocorreram apenas na capital.

A iniciativa será uma oportunidade para que advogadas e advogados do Médio Parnaíba conheçam de perto os candidatos.

Mário Basílio ressalta importância

O advogado Mário Basílio já confirmou presença e ressaltou a importância do evento: 

“Conheço a advocacia de nosso Estado, sei de seus anseios, preocupações e necessidades. Mas é sempre enriquecedor participar de momentos como este, que aproximam a classe e permitem uma escuta qualificada das demandas e sugestões dos colegas”, pontuou.

Segundo ele, a eleição do Quinto Constitucional é um marco para a advocacia e para o sistema de Justiça, assegurando a presença de profissionais da área no TJ-PI.

Advogado Mário BasílioSílvio sanciona lei de Roncallin para beneficiar mães atípicas: 2° domingo de novembro 

O prefeito Sílvio Mendes (UB) sancionou a Lei nº 6.256/2025, de autoria do vereador Roncallin (PRD), que cria no calendário oficial do município o Dia Municipal da Conscientização e Apoio às Mães Atípicas. 

Ele explica que a data vai dar maior visibilidade às lutas, desafios e demandas das mães que dedicam suas vidas ao cuidado de filhos com deficiência ou necessidades específicas.

Segundo o vereador Roncallin, a lei representa um marco importante na promoção da inclusão e no fortalecimento de políticas públicas voltadas para a causa.

Data importante

Roncallin detalha que a data instituída pela legislação (segundo domingo de novembro) terá como objetivo ampliar o debate sobre acessibilidade, inclusão social e apoio às famílias, além de fomentar ações voltadas ao fortalecimento de redes de proteção e acolhimento.

Com a sanção, Teresina passa a integrar o grupo de cidades que reconhecem oficialmente o papel fundamental das mães atípicas e a importância de políticas de apoio à inclusão e ao respeito à diversidade.

Vereador Roncallin

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também