Ciro e Marcelo: dobradinha cresce e clima em Campo Maior comprova isso
Pela risada, a conversa entre os senadores Ciro Nogueira (PP) e Marcelo Castro (MDB) foi muito proveitosa em Campo Maior. E só quem ouviu foi o prefeito Joãozinho Félix. Aliás, assim como Joãozinho, vários prefeitos já deixaram claro que a dobradinha deles é Ciro e Marcelo.
A dobradinha entre Ciro e Marcelo acontece mesmo entre prefeitos da base do governador Rafael Fonteles, como Pablo Santos (MDB) de Picos e Jôve Oliveira (PT) de Piripiri.
Redução de bancadas
Os senadores também estão preocupados com a redução do número de deputados federais do Piauí. Se o Senado não aprovar a ampliação da quantidade de deputados federais dos atuais 513 para 531 até o dia 30 de junho, caberá ao TSE fazer a redistribuição determinada pelo STF.
O vereador Luís André (PL) calcula que, se o Piauí perder dois deputados federais e seis estaduais, o custo da eleição dispara no Estado, assim como o número de votos suficiente para cada partido eleger um nome.
Para a Câmara dos Deputados, seriam necessários pelo menos 260 mil votos para a sigla garantir uma vaga. Na Assembleia, mais de 60 mil votos.
Florentino e Rafael discutem com prefeitos precatórios e débitos previdenciários
A APPM sedia na segunda-feira (9) um seminário sobre a PEC nº 066/2023, que trata do limite de precatórios e débitos previdenciários.
O evento, promovido pela Comissão Especial sobre Limite de Precatórios e Débitos Previdenciários da Câmara dos Deputados, vai discutir o parcelamento especial de débitos dos municípios com seus Regimes Próprios de Previdência Social e com o Regime Geral de Previdência Social.
No Piauí, quem coordena o evento é o deputado federal Florentino Neto (PT) em parceria com a APPM.
Baleia Rossi participa do evento
Florentino conta que o seminário está previsto para começar às 9h e terá a participação do governador Rafael Fonteles; secretário de Fazenda, Emílio Junior; secretário municipal de Finanças, Edgar Carneiro; presidente da APPM, Admaelton Bezerra; presidente da OAB, Raimundo Júnior e dos deputados federais Júlio César (PSD), Jadyel Alencar (Republicanos) e Merlong Solano (PT), todos integrantes da Colegiado.
O deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), relator da comissão, participará virtualmente para detalhar os aspectos da proposta.
Marcha dos prefeitos
A PEC 66/2023 foi uma das principais reivindicações da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Por isso, o deputado Florentino Neto chama a atenção para a importância da presença dos prefeitos e prefeitas do Piauí no Seminário, para que possam entender e discutir as propostas que as entidades municipalistas defendem.
Rafael lança ferramentas estratégicas e crava: o futuro da energia já começou no Piauí
O governador Rafael Fonteles destacou que o mundo está de olho no futuro da energia. E o Piauí está mostrando que esse futuro já começou.
Ele lançou, durante a Brazil Energy Conferente 2025, ferramentas estratégicas, como o Mapa Geoelétrico do Estado e os Painéis Setoriais de Energia e Mineração.
"São inovações que fortalecem nossa posição na liderança da transição energética", acrescentou.
Emílio Jr lança APP sobre educação fiscal
O secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior, e o governador Rafael Fonteles lançaram um APP que ensina sobre educação fiscal enquanto o usuário se diverte.
Tem avatar, missão, pontuação, prêmio, bem ao estilo dos gamers. A ideia é ensinar de maneira divertida sobre finanças, tributos e legislação.
Mainha confirma que é pré-candidato a governador e declara apoio a Ciro
O ex-deputado federal Mainha (PL) se reuniu com o senador Ciro Nogueira em Teresina. Ele elogiou que "Ciro teve uma atuação impecável como ministro da Casa Civil no Governo Bolsonaro e, mesmo com as pressões, não se rendeu ao governo do PT".
Mainha avisou que é pré-candidato a governador. Ele é vice-presidente estadual da sigla.
Chapas podem se unir em 2026
A coluna apurou junto a fontes do PP que não está descartada uma união das chapas de Margareth Coelho (PP) e Mainha em 2026, com a cabeça de chapa ficando com aquela que estiver à frente nas pesquisas.
Já a candidatura ao Senado do empresário Thiago Junqueira, presidente estadual do PL, está condicionada a Ciro se escolhido vice na chapa presidencial da direita.
Vereadora Samantha faz aniversário e ganhe presente antecipado de Ciro
A vereadora Samantha Cavalca (PP) faz aniversário na segunda-feira (9), mas o presente veio na reunião do senador Ciro Nogueira com os pré-candidatos a deputado federal e estadual da federação União Brasil e Progressistas.
Ele disse para todos que a chapa vai fazer dois federais (Júlio Arcoverde e Átila Filho) e pode eleger um terceiro nome. Qual? Ele sinalizou que aposta em Samantha, que tem o voto bolsonarista no Estado. Mesma opinião manifestada pelo deputado Júlio.