Wellington revela em debate de mais de 2h na Câmara: ONU vai apresentar nova redução da fome no Brasil
O ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) participou de debate de mais de 2 horas na Câmara dos Deputados na quarta-feira (11).
Ao falar na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância e Adolescência e Família, o senador piauiense revelou que a ONU vai anunciar novos dados da redução da fome no Brasil no mês de julho.
Aos deputados, ele mostrou os dados do combate à fome no Brasil e os avanços na redução da fome, pobreza e desigualdade no país.
O PCdoB e o PV se reúnem com o PT nessa quinta-feira (12) para discutir a federação e a chapa proporcional de 2026.
O presidente do PCdoB, José Rufino Carvalho, disse que o partido já bateu o martelo sobre o único nome da chapa de estadual: a deputada Elisângela Moura. "Todo o foco será em eleger Elisângela", avisou.
Já para a chapa de federal, o PCdoB não definiu o nome, mas está entre o ex-candidato a vereador Cássio Borges e a ex-candidata a deputada Isadora Cortez.
José Rufino não descartou receber um nome de maior peso eleitoral para ocupar a vaga. "Desde que esse nome tenha afinidade com as ideias e o programa do PCdoB", avisou.
Teresa sai para deputada estadual e ainda não definiu nome federal
A ex-deputada estadual Teresa Brito afirmou que o PV ainda não decidiu a respeito de nome para a chapa federal, mas irá escolher com bastante cuidado e critério.
Em 2022, o empresário Jadyel Alencar conseguiu vaga pelo PV, mas em seguida brigou com Teresa e depois migrou para o Republicanos. "Dessa vez será diferente", desabafou Teresa. Ela já está em pré-campanha intensa para voltar à Assembleia Legislativa.
São só 11 vagas na chapa
Os sete nomes do PT na chapa de federal já estão definidos: Dr. Francisco, Florentino Neto, Merlong Solano, Flávio Nogueira, Zé Santana, Wilson Martins e Franzé Silva. Faltam as 4 mulheres previstas em lei.
Se Teresa e José Rufino indicarem homens, a conta não fecha. PCdoB e PV teriam de indicar mulheres. Ou algum nome do PT ser alterado.
O deputado estadual Tiago Vasconcelos (MDB) se reuniu com a primeira-dama Isabel Fonteles para mostrar seu projeto que amplia o teste do pezinho na rede pública de saúde.
"Quero garantir diagnóstico precoce de mais doenças em recém-nascidos e farei audiência pública para debater o tema com autoridades de saúde", explicou.
Dona Isabel é a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí.
70 patologias
Tiago diz que a proposta vai incluir no exame neonatal a detecção de um número maior de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, garantindo diagnóstico precoce, acesso mais rápido ao tratamento e mais qualidade de vida na primeira infância.
Atualmente são identificadas 14 patologias na Maternidade Evangelina Rosa. Com o projeto de lei , poderá chegar a 70 patologias em um único exame.
Dona Isabel se comprometeu em articular com o Hospital Infantil Lucídio Portella, a Sesapi e demais órgãos envolvidos.
Audiência pública
O deputado anunciou a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, que reunirá representantes do governo estadual, municípios e órgãos federais para debater a proposta antes da apresentação formal do projeto de lei.
Florentino recepciona Haddad em reunião sobre juros e economia
O deputado federal Florentino Neto (PT), vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, recepcionou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que compareceu ao Congresso Nacional para participar de uma reunião conjunta das comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle.
A agenda teve como foco central os juros e o cenário econômico do país.
Florentino reforçou a importância da transparência nas decisões econômicas e defendeu a construção coletiva de alternativas que assegurem o equilíbrio fiscal sem comprometer os investimentos sociais e o crescimento econômico.
Setores estratégicos
“A presença do ministro demonstra o compromisso do governo com o diálogo aberto e com a responsabilidade na condução da política econômica. Estamos aqui para contribuir, fiscalizar e também colaborar com o desenvolvimento do nosso país”, afirmou o deputado.
Florentino questionou o ministro sobre as estratégias do Ministério da Fazenda para alcançar a meta de redução de 10% dos benefícios tributários, conforme previsto nas diretrizes fiscais do governo.
O parlamentar destacou que, apesar de fundamentais para o controle de gastos, os benefícios tributários muitas vezes envolvem setores estratégicos da economia e demandam atenção técnica e política para eventuais ajustes.
Na lista dos nomes mais lembrados pelos piauienses para deputado federal 2026, os entrevistados apontam o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí, Fábio Abreu.
Deputado federal por dois mandatos e atualmente ocupando a primeira suplência da bancada do Piauí, Abreu é um dos destaques no secretariado de Rafael Fonteles, com ações para o homem do campo, programas de incentivo rural, de tecnologia genética para os pequenos e médios pecuaristas e livrando o Piauí da febre aftosa.
Ele também é o político que mais destinou emenda parlamentar para a cidade de Teresina, para os serviços de urbanização, saúde e educação. Isso explica a boa posição.
Os 10 anos da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) serão comemorados em programação de 28 a 30 de junho, no Theatro 4 de Setembro, com shows musicais, feira verde, exposição e venda de artesanato e homenagens.
O secretário estadual da Cultura, Rodrigo Amorim, acrescentou ainda que haverá espetáculos das escolas de Dança, Música e Teatro mantidas pela Secult, além de apresentações de alunos de escolas públicas.
Ele também confirmou a realização do Festival de Folguedos em Teresina no mês de agosto. As atrações estão sendo fechadas e a programação sai em breve.
Inauguração no Sul do Estado
E também anunciou a inauguração da Casa de Cultura de Palmeira do Piauí. Ele se reuniu com o secretário de Comunicação de Cristino Castro, Maronnyo Vieira, para tratar do evento.
O advogado João Estenio Campelo Bezerra será agraciado com o Título de Cidadão Piauiense. A proposta é de autoria do deputado estadual Oliveira Neto (PT).
Oliveira Neto destacou a contribuição relevante de Estenio Campelo para o fortalecimento da Justiça do Trabalho no Piauí, classificando-o como uma figura indispensável para a implementação e consolidação da instituição no estado.
A solenidade de entrega do título está prevista para ocorrer em 15 setembro, na Alepi.
Durante sua passagem por Teresina, Estenio Campelo lançará sua mais recente obra, o livro "Trajetória de Sucesso". Após lançamentos realizados em Brasília, Fortaleza e Crateús, agora será a vez da capital piauiense sediar o evento, que ocorrerá na sede da Escola Superior da Advocacia/OAB-PI.
"Muito honrado"
“Estou muito honrado em receber esse título. Como sabem, sou natural de Crateús, no Ceará, que já pertenceu ao estado do Piauí. Em 1880, houve uma troca de territórios entre as províncias, e Crateús, então denominada Príncipe Imperial, foi cedida ao Ceará. Portanto, minha ligação com o Piauí é profunda e afetiva”, afirmou Estenio Campelo.
Prefeito de Rio Grande do Piauí, Antônio Luís, esclarece sobre demissão de secretários
O prefeito municipal de Rio Grande do Piauí, Antônio Luís da Costa Feitosa, diante de notícias veiculadas na imprensa pelo vereador Geones Medrado vem esclarecer que:
Em seu grupo político sempre diante das eleições proporcionais ficou acordado em reuniões prévias que os vereadores aliados ficariam livres para apoiarem um deputado estadual ou federal e o outro juntamente com todo o grupo.
Em nenhum momento o grupo liderado pelo prefeito impôs que o vereador Geones votasse no deputado Georgiano Neto, o que todos queriam era que ele cumprisse o que foi acordado nas reuniões.
Queremos esclarecer também que o ex-secretário da Juventude, Sr Ronne Medrado, irmão de Geones, vai apoiar um candidato a deputado estadual diferente do candidato do vereador Geones, como também seu outro irmão, ex-secretário de Transportes, o sr James Medrado apoiará outro candidato a deputado estadual diferente dos irmãos.
Em conversa informal com o vereador Geones ele afirmou que iria apoiar dois candidatos a deputado estadual: o deputado Nerinho e o deputado Severo Eulálio, inviabilizando assim o acordo firmado pelo grupo!
Diante do acontecido fomos comunicados por ele que o acordo estava desfeito. Reuni todo o grupo liderado por mim e foi tomada a decisão de exonerar dos cargos de secretários municipais os dois irmãos do dito vereador. Devido a esses cargos serem de confianca do prefeito e não havendo mais esta confiança tomamos a decisão de exonera-los.
Diante da saída do vereador Geones Medrado, o vereador Claudimar da Costa e Silva veio somar ao nosso grupo ficando a Câmara composta pelos mesmos 7 vereadores da situação.
Queremos informar ainda que estou no meu 4° mandato de prefeito de Rio Grande do Piauí e que nessa eleição obtivemos um percentual de 77,61% dos votos, tendo a maior maioria da história do município de Rio Grande do Piauí.