Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 106 de 665A decisão isolada de Jeová Alencar .
Ananias Ribeiro
A adesão do presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar, ao pré-candidato a senador Joel Rodrigues no início da semana foi anunciada como uma "bomba" no meio político, mas até agora tem se revelado uma decisão isolada do presidente da Casa.
Nenhum vereador ou liderança veio a público dizer que o acompanha, nem mesmo os vereadores mais ligados ao presidente da Câmara. Jeová segue sozinho na sua decisão.
O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, foi o primeiro a reagir publicamente ao anúncio de Jeová. O deputado Gessivaldo Isaias, que tem uma atuação parlamentar mais ligada à base governista, garantiu que fica onde está.
O prefeito Dr. Pessoa, ainda em recuperação da Covid-19, disse que mantém a ideia de uma terceira via e que vai esperar a decisão do partido, que se reunirá no próximo dia 11.
Nos bastidores, já se fala que a decisão de Jeová Alencar foi equivocada ao ponto de existir inclusive a possibilidade dele voltar atrás.
Dudu desiste para apoiar Fábio Novo, que se reforça para reeleição no PT
Por Sávia Barreto
O vereador Dudu declinou de sua candidatura a deputado estadual para apoiar o colega de partido Fábio Novo. Ele deve dar pelo menos 15 mil votos a Novo, consolidando o favoritismo do deputado na chapa do PT, que pode chegar a 45 mil votos.
O vereador justificou a escolha argumentando que o mínimo para se eleger na federação seria 32 mil votos, já que a entrada de deputados com mandato “engrossou o caldo” do PT. Ele também pontua ter mais afinidade com Novo.
IMPOSSÍVEL
O vereador Dudu diz acreditar “piamente” que o grupo de Rafael e Wellington Dias terá maioria na Câmara Municipal, chegando a 18 vereadores. Para o petista, é “impossível votar em um candidato pro Governo e outro para o Senado”.
SEJA FIEL!
Dudu frisa a importância de cumprir a fidelidade partidária e acredita que não dá pro eleitor entender quem vota em várias pessoas de grupos políticos diferentes. “O povo não vai entender. Isso pode acontecer com lideranças que não disputam um mandato, de votar em vários nomes diferentes, mas temos a fidelidade partidária também e quem não seguir seu partido terá punição da Justiça”, frisou.
Rafael e W. Dias realizam encontros em Elesbão, Pimenteiras e Valença
Por Arimatéa Carvalho
Os pré-candidatos do PT a governador, Rafael Fonteles, e a senador, Wellington Dias, participarão de encontros do Time do Povo na sexta-feira (3) nos municípios de Elesbão Veloso, Pimenteiras e Valença.
Em Elesbão Veloso, o encontro acontece à partir das 9h, no Clube Recreativo Elesbonense, localizado na rua São Paulo, 347. No município de Pimenteiras será às 15h, na Danceteria Aquários, localizada na rua Piripiri, ao lado do estádio de futebol.
Já em Valença, o encontro do Time do Povo será realizado a partir das 17h no Crovapi Clube, na rua Dr. Antonio Veloso, 431, Centro.
12 vereadores com WDias, 10 com Joel e 6 incógnitas: veja lista de apoios
Por Sávia Barreto
A coluna traz uma lista atualizada de prováveis apoios ao Senado e ao Governo do Estado na Câmara de Teresina. Toda essa movimentação acontece como reflexo da decisão do vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara da capital, de apoiar Joel Rodrigues, do Progressistas, ao Senado. Jeová não anunciou apoio ao Governo do Estado e diz que seguirá a orientação do prefeito Dr.Pessoa.
Deixa pra lá
Pessoa segue se recuperando da COVID-19 e só anunciará posição no próximo dia 11 de junho. A tendência é liberar o majoritário e focar nas chapas proporcionais para eleger dois deputados estaduais e um federal. Nos bastidores, no entanto, avalia-se que fica indissociável o voto em Joel e Sílvio e em Rafael Fonteles e Wellington Dias. Os vereadores estão sendo pressionados a seguir a chapa majoritária completa.
Na base
Ficariam, segundo apuração de bastidores, com Wellington Dias e Rafael Fonteles, os vereadores Dudu, Elzuila Calixto, Deolindo Moura, Enzo Samuel, Vinicius Ferreira, Bruno Vilarinho, Gustavo Carvalho, Lobão, Fernanda Gomes, Venâncio Cardoso, Zé Nito, Joaquim Caldas e Renato Berger, somando 12 apoios consolidados na base aliada.
Em dúvida
Os vereadores que ainda não se posicionaram publicamente e sobre os quais pairam dúvidas são Leonardo Eulálio, Marquim Costa, Neto do Angelim e Pollyana Rocha, todos com tendência pró-Wellington Dias e Rafael Fonteles. Levino de Jesus e Valdemir Virgino são duas incógnitas. Eles podem aderir tanto a um lado como a outro.
Lado de lá
Já o apoio a Joel Rodrigues no Senado e Sílvio Mendes ao Governo, ficaria com Jeová Alencar, Paulo Lopes, Teresinha Medeiros, Édson Melo,
Alan Brandão, Evandro Hidd, Ismael Silva, Thanandra Sarapatinhas, Antônio José Lira e Aluísio Sampaio, somando dez vereadores consolidados no grupo oposicionista. Uma métrica acirrada com a diferença de dois nomes para a base.
Impossível
O vereador Dudu diz acreditar “piamente” que o grupo de Rafael e Wellington Dias terá maioria na Câmara Municipal, chegando a 18 vereadores. Para o petista, é “impossível votar em um candidato pro Governo e outro para o Senado”. Dudu frisa a importância de cumprir a fidelidade partidária e acredita que não dá pro eleitor entender quem vota em várias pessoas de grupos políticos diferentes. “O povo não vai entender. Isso pode acontecer com lideranças que não disputam um mandato, de votar em vários nomes diferentes, mas temos a fidelidade partidária também e quem não seguir seu partido terá punição da Justiça”, frisou.
Em José de Freitas, 10 dos 13 vereadores vão votar em Rafael Fonteles
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a governador do PT, Rafael Fonteles, tem o apoio da grande maioria dos vereadores de José de Freitas (50 quilômetros ao norte de Teresina). Dez dos 13 vereadores do município votarão nele, sendo que três deles – Dante Freitas, Roberval Santos e Lúcia Ribeiro – são do Progressistas, partido do ministro Ciro Nogueira, principal apoiador do pré-candidato Sílvio Mendes (União Brasil).
LISTA COMPLETA
Os outros vereadores que apoiam Rafael são: Helena Barros (Republicanos), Pedro Gomes (PT), Roberval Carvalho (MDB), Zé Luiz Pereira (Republicanos), Junior do Xis (PV), Chaga do Sindpesca (Solidariedade) e Zilzimar Fernandes (MDB). Em José de Freitas, Rafael ainda conta com o apoio do vice-prefeito Antonio Abreu (PT) e da família do ex-prefeito Robert Freitas.
Dr.Pessoa refuta saída de Lira e diz que AJL é novo vice-líder na Câmara
Por Sávia Barreto
O prefeito Dr.Pessoa confirmou ao vivo ao programa “Jogo do Poder”, após assistir a entrevista de Antônio José Lira e ver as imagens do parlamentar com o líder, vereador Enzo Samuel, que Lira será o novo vice-líder da gestão de Pessoa na Câmara Municipal.
Pedra no assunto
“Feliz pela confiança do prefeito em minha pessoa. Muito me honra”, respondeu Lira após ser informado que Pessoa o coloca como vice-líder.
In loco
O vereador Antônio José Lira destacou uma série de obras da prefeitura de Teresina. Ele tem chegado - e postado em grupos de WhatsApp - por volta de meia-noite com registro de sua chegada na Câmara de Teresina toda semana. Além disso, faz visitas in loco às obras da gestão de Dr.Pessoa: “O que se faz, tem que que ser divulgado. Avenida Batalha, por exemplo, ela interliga a avenida Duque de Caxias e a avenida Centenário. Há 20 anos o Poder Público não olhava para aquela região. A Eturb, estive com o Pessoinha, e serão executados 1.200 metros de asfalto”, pontuou Lira.
Sem gelo: Dr.Pessoa teria avisado que não quer escalar tensão com Jeová
Por Sávia Barreto
Aos aliados que defendem que Dr.Pessoa dê um “gelo” em Jeová Alencar e diminua seus espaços na gestão, ou até mesmo trave o andamento das demandas do vereador, que é pré-candidato a deputado estadual pelo Republicanos, Dr.Pessoa já avisou a interlocutores que quer manter uma boa relação com a Câmara e não pretende comprar briga nenhuma com Jeová e, consequentemente, com parte do Legislativo que segue a liderança do vereador.
Sem gelo: Dr.Pessoa teria avisado que não quer escalar tensão com Jeová
Na paz
O líder do prefeito, Enzo Samuel, reforça que após os primeiros dias de tensão com o anúncio de adesão de Jeová a Joel, trabalha-se pela paz na Câmara. “O trabalho administrativo continua, a prefeitura não pode parar e na Câmara a gente continua exercendo nossa função de liderança, que é dialogar com os colegas e discutir os projetos naquilo que é melhor para Teresina”, pontuou Enzo.
Átila Filho se reúne com líderes e firma compromisso com setor do comércio
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado federal Átila Filho (PP) se reuniu com lideranças empresariais na Federação do Comércio no Piauí (Fecomércio), na terça-feira (31). "Conversamos com o 1º vice-presidente, Dr. Denis Oliveira Cavalcante, com o 2º vice-presidente, Dr. Jairo Oliveira Cavalcante, e com o líder do Movimento Empreender Piauí, Dr. Arthur Feitosa, sobre temas relevantes para o setor produtivo", comentou Átila Filho.
O empresário do ramo da educação será candidato no lugar do pai, o deputado federal Átila Lira (PP). A competitiva chapa do Progressistas planeja eleger três nomes para a Câmara Federal no dia 2 de outubro e o de Átila Filho é um dos mais fortes.
Florentino Neto faz maratona por 5 cidades e recebe novas adesões
Por Arimateá Carvalho
O pré-candidato a deputado federal Florentino Neto (PT) fez uma maratona de pré-campanha nas cidades de Oeiras, Tanque do Piauí, Várzea Grande, Francinópolis e Monsenhor Gil. Em Tanque, ele se reuniu com o ex-prefeito Filho de Tiú, vereadores Antônio de Bider, João Serafim, Elvira e Edinaldo, além dos suplentes Lúcia e Galin e das lideranças Antônio Silva e Antônio do Chicão.
FORTE NA CHAPA
Em todas as cidades, o pré-candidato recebeu adesões e reforçou a musculatura de sua pré-campanha. A federação PT, PCdoB e PV deve eleger entre 4 e 5 deputados federais neste ano e o nome de Florentino é sempre citado entre eles.
Após adesão de Jeová a Joel, base só aceita “voto casado” em Rafael e WDias
Por Sávia Barreto
A terça-feira foi de reunião entre vereadores da capital, o ex-governador Wellington Dias e o pré-candidato ao Governo, Rafael Fonteles. Após a adesão do presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar a Joel Rodrigues ao Senado, o recado aos vereadores é de voto casado ou rompimento.
Ou seja, o voto dos vereadores precisa ser vinculado: Rafael e Wellington, juntos. Não será aceito o voto em Rafael, por exemplo, e em outro candidato ao Senado. Assim como já foi negado a alguns prefeitos no interior que desejavam votar em Sílvio Mendes ao Governo e Wellington Dias ao Senado.
Repercussão
A coluna conversou com fontes ligadas à base aliada para compreender o impacto da adesão do presidente da Câmara, Jeová Alencar, ao pré-candidato a senador Joel Rodrigues, do Progressistas. O ex-governador Wellington Dias minimizou o fato para interlocutores que o ligaram ontem. O petista estava em Brasília.
Deixa pra lá
Segundo esses interlocutores, Dias acredita que não foi uma perda já que Jeová é filiado a um partido que não é da base e não tinha oficializado apoio nem a Rafael nem a Wellington. “O entendimento é que gera mais problema para a base pro prefeito Dr.Pessoa do que para o Governo. Vários vereadores já fizeram contato dizendo que vão se manter ao lado do Rafael”, disse outra fonte da cúpula da campanha de Rafael Fonteles e Wellington Dias.