Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 127 de 665Ex-prefeito Murilo Paes Landim morre aos 77 anos após complicação cirúrgica
Por Arimatéa Carvalho
O ex-prefeito de São João do Piauí e ex-secretário estadual de Administração no Governo Alberto Silva, Murilo Paes Landim, de 77 anos, morreu às 20h40 desta segunda-feira (4) na UTI do Hospital São Marcos, em Teresina, após complicações depois de uma cirurgia cardíaca realizada na última segunda-feira (28 de março).
Murilo era solteiro e não deixa filhos. Ele era irmão do deputado federal Paes Landim (que tomou posse hoje substituindo Iracama Portella na Câmara), do ex-deputado estadual Luiz Gonzaga Paes Landim (que morreu de Covid-19 em 2021), do desembargador do TJ-PI Antônio Francisco Paes Landim, da ex-deputada estadual Amparo Paes Landim, do juiz aposentado Humberto Paes Landim (em Goiás), do ex-deputado Paulo Henrique Paes Landim e de Patrol Landim (ex-presidente da Piemtur).
O corpo do ex-prefeito será velado e sepultado na terça-feira (5) em São João do Piauí.
Abaixo, a descrição técnica sobre o que ocorreu com o ex-prefeito, que exerceu dois mandatos em São João do Piauí, entre 1996 e 2004.
"Foi realizada cirurgia de colocação de prótese mitral biológica no início da semana (28 de março). Ele evoluiu bem da cirurgia, onde estava com previsao de alta para hoje (dia 4 de abril). Ontem (3) ele evoluiu com distensão abdominal com suspeita de abdome agudo, onde a equipe de cirurgia decidiu operá-lo, já que estava com quadro cardiológico dentro do esperado. No intra-operatório, observaram-se focos de isquemia misentérica, é como se fosse um 'infarto do intestino'. Foi realizada bolsa de colostomia. Ele teve de ser intubado, em estado grave, com drogas vasoativas e em uso de anticoagulantes. Na noite de segunda-feira (4) veio a óbito".
Cooperativa de motoristas de app e entregadores de delivery vira realidade
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora de Teresina Fernanda Gomes (Solidariedade) anunciou que os motoristas e entregadores por aplicativos conseguiram organizar a cooperativa que irá reunir as duas categorias. "Conseguimos juntos com eles organizar a Coopertap e agora viabilizamos com a Strans um cronograma de reuniões onde a Superintendência vai enviar uma legislação nova para a Câmara de Vereadores de Teresina favorecendo as categorias", explicou Fernanda.
Desde o primeiro momento, a vereadora Fernanda Gomes está apoiando o projeto da cooperativa para motoristas e entregadores de aplicativo. "Temos de garantir melhorias aos trabalhadores, como faixas exclusivas e pontos de embarque e desembarque", afirma ela.
A cooperativa conta com o aplicativo local Otop, que irá repassar 92% dos lucros aos motoristas e entregadores. Foi definido no encontro de segunda-feira (4) a criação de um cronograma de reuniões para que se tenha uma nova legislação que beneficie a categoria.
Participaram do encontro a vereadora, o superintendente da Strans, major Cláudio Pessoa, e o secretário municipal de Planejamento, ex-ministro João Henrique, assim como os representantes das categorias.
Lista de estadual do MDB: veja previsão interna de votação para Alepi
Por Sávia Barreto
A coluna traz os cálculos que a chapa do MDB tem feito internamente a respeito da votação para deputado estadual. Nomes tradicionais com origem no PSD ou MDB são os mais cotados para figurarem nas primeiras cadeiras. Ao todo, há 28 candidatos, sendo que a legenda espera somar uma média de 600 mil votos - elegendo 9 deputados estaduais direto e, no mínimo, dois na disputa pelas sobras.
Cálculos dos partidos: tendência de votos: MDB
1 - Georgiano Neto 100 mil
2 - Pablo Santos 50 mil
3 - Severo Eulálio 45 mil
4 - Felipe Sampaio (Themístocles): 45 mil
5 - Ana Paula / Santana: 45 mil
6 - Dr Hélio: 40 mil
7 - João Madison: 35 mil
8 - Henrique Pires: 35 mil
9 - Carlos Augusto: 30 mil
10 - Amadeu Campos: 25 mil
11- Simone Pereira: 20 mil
12- Ziza Carvalho: 18 mil
13- Tiago Vasconcelos: 17 mil
14 - Luís Coelho: 15 mil
15 - Vanessa Tapety: 15 mil
16 - Major Elizete: 12 mil
17 - Dr Gutenberg: 10 mil
18 - Tererê: 5 mil
19 - Drª Nayara: 5 mil
20 - Sgtº Mota: 5 mil
21 - Nize Rêgo: 5 mil
22 - Legenda: 10 mil
23 - Cap Mota, Edna Amaro e mais outros candidato(a)s*: 10 mil
Oposição em Alvorada divide apoio a Tiago Vasconcelos e Júlio Arcoverde
Por Sávia Barreto
O ex-superintendente do Incra, Tiago Vasconcelos, obteve e apoio do grupo de oposição na cidade de Alvorada do Gurgueia. O ex-prefeito, Luís Martins quatro vereadores, Dorinha, Kaká, José Evertano e Demar Lima, (entre eles a presidente da Câmara), quatro suplentes e os três presidentes de assentamento do municípios anunciaram apoio ao pré-candidato a deputado estadual do MDB.
“Grato pela confiança e disposição desse grupo forte”, agradeceu Tiago, que tem avançado em colégios no interior e é cotado internamente para ocupar uma das vagas de eleitos no MDB. Vale destacar que esse mesmo grupo de pré-candidatos apoia o deputado estadual e pré-candidato a deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas). O palanque Progressistas e MDB se repete, como acontece em muitas cidades no interior, mesmo as siglas estando em lados opostos nesse pleito.
Gracinha se filia com festa em Parnaíba e PP aposta que elege até 7
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do PP, deputado Júlio Arcoverde, foi a Parnaíba para filiar Gracinha Mão Santa ao partido e lançá-la pré-candidata a deputada estadual. "Gracinha luta diariamente por Parnaíba e coloca seu nome à disposição para cada piauiense com o sentimento de mudança. Foi um evento lindo", comentou. "Ela vai fazer acontecer", garantiu.
Gracinha está ancorada no segundo maior colégio eleitoral do Piauí na gestão seu pai, o prefeito Mão Santa (União Brasil), e também em sua própria gestão à frente de três secretarias.
A chapa do PP, que fechou bastante competitiva, pretende eleger seis ou sete deputados (um deles na sobra). Estão no páreo com maiores chances Wilson Brandão, Marden Meneses, Gustavo Neiva, B. Sá, Bárbara Soares (filha de Firmino Filho), Telmo Neves, Gracinha Mão Santa e Dr. Thales.
TIME DO CORAÇÃO
Na tarde de domingo (3), Gracinha foi ao estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba, para acompanhar a partida entre seu time do coração, Parnahyba, contra o River pela 14ª rodada do Piauiense. "Vencemos por 2 a 1", comemorou. Com a vitória, o Parnahyba conseguiu vaga nas semifinais da competição e irá enfrentar o Altos (jogos de ida e volta).
Veja lista de tendência de votos do PT e federação para deputado estadual
Por Sávia Barreto
Sobre as contas das chapas, no PT com a federação espera-se que Flávio Jr seja o deputado estadual mais votado, com 45 mil votos. Cálculos internos obtidos pela coluna apostam que, em seguida, venham Francisco Limma, Janaína Marques e Hélio Isaías com 40 mil votos.
Já Fábio Novo, Fábio Xavier e Nerinho teriam na faixa de 35 mil votos. Os deputados Franzé Silva, Firmino Paulo e Elisângela Moura chegariam a 30 mil. Elisângela conta com o reforço de sindicatos rurais e do ex-secretário Osmar Júnior, por isso, aumentaria a votação do último pleito onde entrou como suplente.
Quem tem mais
O novo petista Oliveira Neto deve ter na faixa de 25 mil votos, ainda segundo esse levantamento interno do PT. Com 20 mil votos previstos estariam Rubens Vieira (Cocal da Estação), Cícero Magalhães, João de Deus, Warton Lacerda, Dudu, Gil Carlos, Genival Sales, Dr. Vinicius e Hélio Rodrigues. Na faixa dos 15 mil votos e Elzuila Calixto. Pelo PV, Teresa Britto pode ter entre 25 mil e 30 mil votos, preveem os colegas de federação.
Pensando longe
O PT espera 40 mil votos de legenda e mais 15 mil votos de outros candidatos, somados. Dessa forma, a sigla poderia eleger entre 10 e 11 nomes, ainda podendo disputar as sobras.
Naturalmente, as urnas abrem-se para surpresas e revelações e os cálculos estimam votações anteriores e colégios eleitorais indicados por prefeitos e vereadores no interior. O PT rivaliza com o MDB, que planeja eleger a maior bancada e seguir no comando da presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, que tradicionalmente dá a preferência aos candidatos da maior bancada eleita.
Gordura para queimar
Com as filiações definidas após o fim do prazo legal, as siglas vão para a ponta do lápis fazer os cálculos e muitas se preocuparam em ter “gordura” para queimar, ou seja, candidatos que podem desistir ou se desanimar no meio da campanha causam atenção extra. O fato costuma acontecer na maioria das chapas e as legendas já contam com reforços dos medalhões, ou seja, nomes tradicionais, para reforçar as votações anteriores que tiveram.
Samara Conceição nega que vá disputar para estadual: “Só especulação”
Por Sávia Barreto
A coluna apurou com fonte do Republicanos que a primeira-dama da capital, Samara Conceição, pode disputar uma vaga não mais de federal, mas de deputada estadual na sigla. Isso porque, nos bastidores, aponta-se que Conceição foi “vetada” pela deputada federal Marina Santos na chapa. Procurada pela coluna, Samara negou: “Só mais uma especulação”, frisou.
No ano passado, o presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, desistiu de se candidatar a deputado estadual após ensaiar colocar seu nome na disputa por conta da repercussão com o presidente da Câmara Municipal, Jeová Alencar. Jeová é o candidato a estadual do prefeito Dr.Pessoa e uma candidatura de Samara Conceição poderia repercutir novamente na relação do vereador com o prefeito.
Dr. Pessoa exonera 6 secretários e sub para disputar no Republicanos
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, exonerou mais 4 secretários para disputarem como deputados estaduais e federais na chapa do Republicanos.
Uma edição extra do Diário Oficial do Município traz as demissões no sábado (2).
A lista dos secretários que foram exonerados:
Eliana Lago - sai da Secretaria da Juventude para disputar vaga de estadual e fica em seu lugar a secretária executiva Ana Paula.
Karla Berger - sai da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres para disputar vaga de federal e deixa em seu lugar Iara, também secretária executiva.
James Guerra - sai da Saad Leste para disputar vaga de federal e também indica substituto.
Luana Barradas - sai da secretaria executiva da Saad Norte para disputar vaga de federal. Ela é indicada da ex-superintendente Ana Paula, que é será candidata a estadual na chapa do MDB.
Carlos Ribeiro - sai da Secretaria da Defesa Civil para disputar vaga de estadual e em seu lugar entra o filho, o engenheiro Bruno Ribeiro.
Aline Teixeira - sai do cargo de secretária executiva da Semcaspi para disputar como estadual. A ideia era o secretário Alan Cavalcante disputar, mas ele não topou alegando que a Igreja não o liderava (ele é diácono).
O prefeito Dr. Pessoa, o vice-prefeito Robert Rios e o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina fecharam as duas chapas do Republicanos.
Os deputados Gessivaldo Isaías (estadual) e Marina Santos (federal) foram confirmados nas chapas. A pretensão é eleger um federal e dois ou três para a Assembleia Legislativa.
Vanessa Tapety disputará no MDB: “Ninguém se perde no caminho de volta”
Por Arimatéa Carvalho
A advogada Vanessa Tapety voltou ao MDB para disputar vaga de deputada estadual. “Ninguém se perde no caminho de volta”, comentou ao blog.
O retorno foi confirmado em encontro com o senador Marcelo Castro neste sábado (2). Vanessa refletiu muito sobre sair da chapa do PT, onde fez muitos amigos e se sentia muito à vontade. Mas a mudança foi conversada com o governador Wellington Dias.
ZIZA NOS EUA
Já o deputado petista Ziza Carvalho se filiou ao MDB e viajou aos Estados Unidos. Ele também ponderou que suas chances são maiores na super chapa da sigla, que deve eleger 12 deputados no dia 2 de outubro.
Florentino repudia fala de Mão Santa sobre Regina: “Não ao preconceito”
Por Arimatéa Carvalho
O ex-secretário estadual de Saúde e pré-candidato a deputado federal, Florentino Neto, divulgou mensagem de repúdio à fala do prefeito de Parnaíba, Mão Santa (União Brasil), que chamou a governadora Regina Sousa de macumbeira e disse que a gestão dela iria ser de avacalhação.
"Lamentável e preconceituosa a fala do Mão Santa sobre a nossa Governadora Refina Sousa e as religiões de matrizes africanas", disse.
A Prefeitura de Parnaíba divulgou uma nota de esclarecimento reafirmando que o prefeito usou o termo macumbeira para se referir à governadora, mas alegou que não pretendeu ser pejorativo.
Houve forte reação de crítica às palavras de Mão Santa, ditas em live sobre autorização para obra de ponte sobre o Rio Igaraçu.