Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 130 de 665Paulo Martins e Sérgio Vilela estão no Solidariedade; Samarone é dúvida
Por Arimatéa Carvalho
Os petistas Paulo Martins e Sérgio Vilela foram aceitos na chapa de estadual do Solidariedade e vão reforçar o time para eleger três deputados estaduais neste ano. O grupo é marcado pelo equilíbrio de votação, com praticamente todos concorrendo com chances (depende das costuras e empenho de cada um), por isso, o outro pretendente do PT, o deputado Ziza Carvalho, não foi aprovado. Assim, Ziza migra para a chapa do MDB para disputar por lá.
Já o ex-prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, não teve o nome avaliado pois ele mesmo decidiu ficar no PT, a convite do governador Wellington Dias.
A reunião que aprovou o ingresso dos novos colegas de chapa ocorreu na tarde de quarta-feira (30). "Quem decide é o grupo e eles decidiram aceitar os dois, pois continua uma disputa justa e equilibrada", comentou o presidente regional do Solidariedade, Evaldo Gomes.
E SAMARONE?
O ingresso do ex-vice-prefeito de Parnaíba no Solidariedade, Samarone, também foi aprovado, mas ainda é dúvida se ele entra, pois também está conversando com o Patriota.
Vereadores tentam barrar voto Lula-Sílvio e associam ex-tucano a Bolsonaro
Por Sávia Barreto
Alguns vereadores da capital estão encontrando, em diálogos com lideranças comunitárias, a combinação de voto Lula para presidente e Sílvio Mendes para o Governo. Os parlamentares da base informaram à coluna, em reserva, que têm dito aos aliados e eleitores nos bairros onde pedem voto para seus candidatos a deputado, que Sílvio seria candidato de Bolsonaro e não de Lula.
Com isso, pretendem convencer as lideranças a se aproximarem de Rafael Fonteles, pré-candidato do PT no estado. Já Sílvio Mendes, segue reafirmando que não tem nenhuma ligação com Bolsonaro e mantém sua pré-campanha distante publicamente do presidente.
Vereadores querem “retaliar” a PMT atrasando projetos em comissões
Por Sávia Barreto
Vereadores devem “retaliar” o Palácio da Cidade por alegarem demora no atendimento das solicitações parlamentares. Projetos prioritários da PMT devem demorar um pouco mais em comissões. Foi a forma que os vereadores encontraram de revelar insatisfação sem romper com a gestão de Dr.Pessoa. A relação entre a gestão e os parlamentares oscila entre períodos de lua de mel e outros de tensionamento.
Tem que resolver
O presidente da Casa, Jeová Alencar, e o líder da PMT na Casa, Renato Berger já foram chamados pelos vereadores para conversar.
Os vereadores alegam que poucas são as pastas que resolvem alguma demanda deles, como as Saads Sul, Centro e Fundação Wall Ferraz. Os parlamentares também pressionam nos bastidores para ocupar espaços na gestão, através de blocos de vereadores, de algumas secretarias.
Sílvio Mendes divulga chapa de federal do União Brasil: confira os nomes
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a governador Sílvio Mendes anunciou na manhã de quarta-feira (30) a lista de nomes da chapa de federal do União Brasil. Não haverá chapa para estadual.
"Comunicamos que o União Brasil Piauí concluiu a lista de candidatos a Deputado Federal", disse. Confira:
1) Daniel Pereira-engenheiro
2) Elisvânia Rodrigues-médica
3) Francisca Camila-secretária escolar
4) João Batista (Joãozinho da Unimagem-Parnaíba)-técnico em radiologia
5) Luís André-bacharel em Direito e Vereador de Teresina
6) Liege da Cunha-médica e ex-vice-prefeita de Campo Maior
7) Raimundo Sá-comerciante (Picos)
8) Paes Landim-advogado e Deputado Federal
9) Ronney Lustosa-servidor público
10) Teresinha Medeiros-professora e Vereadora de Teresina
11) Jorge Lopes-advogado e servidor público
Kléber, Gracinha, Marden, Gustavo, Dogim e Avelar se filiam ao PP
Por Arimatéa Carvalho
O presidente regional do Progressistas, deputado estadual Júlio Arcoverde, anunciou dois dias de fortes filiações ao partido. Na sexta-feira (1) vão se filiar os deputados estaduais Marden Menezes, Gustavo Neiva e o ex-prefeito de São Raimundo Nonato Avelar Ferreira.
Já no sábado, em Parnaíba, ingressam a secretária Gracinha Mão Santa, o ex-candidato a prefeito de Teresina Kléber Montezuma e o filho do prefeito de Campo Maior, Dogim Félix.
ESTADUAIS E FEDERAIS
Marden, Gustavo, Gracinha, Avelar e Dogim vão disputar vaga na Assembleia Legislativa, enquanto Kléber Montezuma engrossa a chapa de federal do PP. Assim o PP, espera fazer seis estaduais e três federais.
Ex-deputado Antônio Uchôa disputará vaga de federal na chapa do PDT
Por Arimatéa Carvalho
O PDT anunciou o ex-deputado estadual Antônio Uchôa para sua chapa de deputado federal.
"Hoje foi um dia de muita alegria pra gente que faz o PDT, pois temos um nome de grande valor, de muito trabalho e muita história dentro do partido, que é o ex-deputado estadual Antônio Uchôa", comentou o presidente regional da sigla, vereador de Teresina Evandro Hidd, ele próprio também pré-candidato a deputado federal.
MAIS NOMES
Evandro Hidd promete anunciar novos nomes nesta quarta-feira e finalizar a lista na quinta, apresentando pré-candidatos fortes em Picos e no Sul do Estado, por exemplo. "Para mim é um prazer imenso voltar ao PDT. Com certeza estamos aqui para somar", disse Antônio Uchôa.
O PDT espera eleger um deputado federal. Quando à chapa majoritária, não lançará candidato a governador, mas pode ter o vereador de Teresina Enzo Samuel disputando o Senado.
Primeira-dama se filia ao Republicanos e deve ser candidata a federal
Por Arimatéa Carvalho
A primeira-dama de Teresina, Samara Conceição, realizou na terça-feira (29) seu próprio evento de filiação de mulheres e jovens ao Republicanos.
Dona Conceição lotou o salão nobre da Câmara Municipal em ato que contou com a presença do presidente da Câmara, Jeová Alencar, e do prefeito Dr. Pessoa.
A esposa do prefeito tem mostrado liderança na capital e é um nome cotado para disputar vaga na Câmara Federal pelo Republicanos.
O presidente regional do partido, presidente de Eturb e filho de Dr. Pessoa, Pessoinha, não compareceu pois estava resolvendo um problema com a conta do partido no banco, mas foi representado pelo secretário-geral, Alan Cavalcante (Semcaspi).
Evaldo diz que Viviane é grande nome, mas SDD apoia Rafael para o Karnak
Por Sávia Barreto
O deputado estadual e presidente do Solidariedade no estado, Evaldo Gomes, se pronunciou à coluna sobre a possibilidade de que a pré-candidata a deputada federal Viviane Moura dispute o Palácio de Karnak pela sigla. Viviane afirma que está avaliando concorrer ao Governo do Estado também pela base aliada.
“Viviane é uma verdadeira partidária do Solidariedade, é um grande nome, capacitada e preparada para disputar eleição seja para governadora seja para deputada federal. Hoje o Solidariedade está na base do governador Wellington Dias e apoia o candidato da base e pré-candidato a governador Rafael Fonteles”, explicou.
Somos um só
Evaldo lembra que uma pré-candidatura ao Governo tem que passar pela sigla: “E como a própria Viviane falou, a sua pré-candidatura depende do partido e não dela. Acredito perfeitamente que se for desejo da maioria do partido, especialmente os pré-candidatos Silas, Mainha, Fernanda Gomes, Caio Bucar e AnaMelka e outros, ela aceitará a decisão da maioria e continuará na disputa de pré-candidata a federal. Portanto, finalizo minhas poucas linhas afirmando que eu, Viviane e Solidariedade somos a mesma coisa”, frisou Gomes.
Aqui mesmo não!
Vereadora e pré-candidata a deputada federal, Fernanda Gomes afirmou também que o Solidariedade fará chapa pura para estadual e nega perspectiva de entrada de candidatos a deputados do PT na sigla, tais como Sérgio Vilela, Ziza Carvalho e Gil Carlos. “Nosso partido está se fortalecendo para fazer chapa pura, eleger de dois a três nomes de estadual e dois nomes de federal. Esse diálogo com o PT não existe”, frisou Fernanda Gomes.
Só 24 mil jovens tiram título de eleitor no PI e Rafael entra em campanha
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual da Fazenda, coordenador do programa de investimentos PRO Piauí e pré-candidato a governador, Rafel Fonteles (PT), entrou na campanha nacional de mobilização dos jovens para que tirem seu título de eleitor e votem no dia 2 de outubro.
O voto jovem facilita a vitória do ex-presidente Lula, pois ele domina nesse segmento do eleitorado. No Piauí, Rafael também valoriza esse público.
Rafael fez postagem no Twitter e repostou no Instagram. A emissão do título de eleitor vai até o dia 4 de maio. Políticos, artistas, jornalistas e celebridades entraram na campanha como forma de estimular o jovem a se envolver na política.
"Pouco mais de 24 mil jovens de 16 e 17 anos no Piauí tiraram o título de eleitor até agora, para votar nas eleições de outubro. É muito pouco! Vamos, galera! Acessem o site do TSE e tirem o título. O processo é todo online, simples e rápido. Basta acessar", comentou.
Gessy Fonseca pede para sair da Semest para disputar o Governo pelo PSC
Por Arimatéa Carvalho
A secretária de Economia Solidária (Semest) de Teresina, Gessy Fonseca, pediu para se desincompatibilizar do cargo no dia 31, para disputar a eleição deste ano. A exoneração, com efeito a partir de quinta-feira, já foi assinada pelo prefeito Dr. Pessoa e publicada. Gessy gostaria de indicar seu substituto. Mas o prefeito não quer.
Ao blog, Gessy confirmou na noite de segunda-feira (28) que disputará o Governo do Estado nas eleições deste ano pelo PSC.
OUTRO ALIADO
Dr. Pessoa já decidiu que irá usar o cargo para acomodar outro aliado, inclusive tem uma fila longa de pedidos de vereadores da base que cobram mais espaço na administração.
KARLA NÃO SAI
Já a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Karla Berger, não sai da pasta para disputar vaga de deputada, como chegou a sinalizar. Apesar da briga dela com a primeira-dama, tornada pública agora por dona Samara Conceição, ela permanece na pasta.