Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 137 de 665PT divulga lista com 7 deputados estaduais e 1 federal que se filiam terça
Por Arimatéa Carvalho
O Partido dos Trabalhadores do Piauí bate o martelo e aprova lista com os nomes de novos filiados que irão disputar vagas proporcionais nas eleições deste ano.
São eles os deputados estaduais Fábio Xavier, Flávio Nogueira Júnior, Hélio Isaías, Firmino Paulo, Oliveira Neto e Nerinho, além da deputada estadual Janaína Marques, todos com atuais mandatos.
O presidente do PT Piauí, deputado Francisco Limma, pontua que o PT autoriza as novas filiações, mas cobra fidelidade para candidaturas majoritárias do Partido a níveis nacional e estadual.
"Pela Executiva do PT ficou autorizado viabilizar as filiações mediante o entendimento acerca do compromisso com as eleições majoritárias a níveis nacional e estadual. Por isso, foi proposto um termo de compromisso para solucionar conflitos locais ou alguns municípios, onde existe dificuldades entre os integrantes do Partido, com os novos deputados filiados. Também ficou autorizado, através da Executiva, fazer um entendimento com o ex-governador Wilson Martins, diante da situação do PSB caso não possa mais participar da federação partidária", explicou o presidente regional do PT, deputado estadual Francisco Limma.
A definição dos nomes se deu após uma ampla discussão do partido, durante o Encontro do Diretório Estadual, realizado de forma híbrida na tarde deste sábado (12) e comandado remotamente pelo deputado Limma.
A solenidade de posse dos novos filiados está prevista para o dia 15 de março, e contará com as presenças do governador Welington Dias e do secretário de Fazenda e coordenador do Pró Piauí, Rafael Fonteles.
E OS FEDERAIS?
Além dos 7 deputados estaduais, o presidente Limma confirmou a filiação do deputado federal Flávio Nogueira, também na terça-feira. Já o ex-governador Wilson Martins irá a Brasília na terça-feira (15) conversar com a direção nacional do PSB e definir o futuro da sigla no Estado. Somente na volta ele bate o martelo a respeito de sua filiação.
O empresário Jadyel Alencar, por sua vez, deve ir para o PV ou PSD, embora o governador Wellington Dias esteja pressionando para ele ficar mesmo no PT. "Ele não solicitou filiação ao PT, então não podemos nem avaliar", afirma Limma.
RAFAEL LANÇADO DIA 2
Já o lançamento da pré-candidatura do secretário Rafael Fonteles ao Governo do Estado está confirmada para o dia 2 de abril, no Atlantic City. O evento terá caravanas de todo o Piauí e começa às 16h.
Embora a foto do ex-presidente Lula apareça no card, não há confirmação da presença dele no evento.
Akássio será candidato a estadual e reforça time de Evaldo Gomes
Por Arimatéa Carvalho
O Solidariedade reforça sua chapa de pré-candidatos à Assembleia Legislativa. Neste sábado (12) em Floriano aconteceu a filiação do primeiro suplente de vereador Akássio ao partido, comandada pelo presidente regional da sigla, o deputado estadual Evaldo Gomes.
"Akássio era filiado ao Progressistas e disputará a cadeira de deputado estadual pelo Solidariedade", explica o presidente Evaldo Gomes. A pré-candidata a deputada federal Fernanda Gomes também participou do evento.
O evento foi muito prestigiado. Além de Fernanda Gomes, o secretário estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, representou o governador Wellington Dias.
Rafael une até 3 grupos rivais em torno sua pré-candidatura no Sul do Piauí
Por Arimatéa Carvalho
Os três grupos políticos que disputaram as eleições de 2020 em Conceição do Canindé deixaram de lado as diferenças político-partidárias e se juntaram à base governista. Os eventos do governador Wellington Dias e do pré-candidato do PT ao Governo, secretário Rafael Fonteles, no município contaram com a presença do prefeito Mirim (PSD) e dos candidatos que disputaram o pleito com ele dois anos atrás – Brenno, do PT, e Gláucia do Dr. Júnior, do MDB.
PSD e MDB formam os pilares da base governista para as eleições deste ano, mas como as disputas no interior são sempre muito acirradas e envolvem diferenças e questões locais muito próprias, essa união não deixa de mostrar a força do bloco do governo. Wellington e Rafael estiveram em Conceição do Canindé para entregar obras do PRO Piauí.
PP JUNTO
Em Jacobina, onde a comitiva também esteve, Rafael juntou os dois grupos políticos que disputaram as eleições municipais de 2020 – o grupo do prefeito GD (MDB) e o liderado pelo Progressistas.
Jovens de Pimenteiras ganham aulas diárias de violão em sala apropriada
Por Arimatéa Carvalho
Sexta-feira (11) foi dia de inaugurar a sala de música da Escola Musisol, no bairro Vila Nova, na cidade de Pimenteiras. A iniciativa foi contemplada pelo Siec. "O projeto vai atender 30 crianças com aulas diárias de violão. É mais um sonho realizado. É a cultura e a arte transformando vidas pelo Piauí", comenta o secretário estadual de Cultura, deputado Fábio Novo (PT). "Obrigado ao vereador Gean Lucas e à prefeita Lúcia Lacerda pela parceria", comentou.
CENTRO CULTURAL
Ainda em Pimenteiras, Fábio Novo esteve no Centro Cultural Cineas Martins Nogueira, onde anunciou a liberação de recursos para a reforma e modernização do espaço.
"As obras serão feitas através do PRO Piauí, com emendas do nosso mandato e do deputado estadual Pablo Santos (MDB)", explicou Novo. O local também vai abrigar a Secretaria Municipal de Cultura. A prefeita Lúcia Lacerda e o ex-prefeito Venício do Ó estavam juntos.
Câmara aprova projeto que protege teresinenses de danos das chuvas
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd (PDT) apresentou um projeto de lei na Câmara de Teresina que cria um programa para reduzir e prevenir danos gerados pelas chuvas na capital. Os vereadores aprovaram o projeto por unanimidade.
"O Programa Municipal de Ações Contingenciais de Teresina segue para a sanção do prefeito Dr. Pessoa e, caso seja sancionado, a Prefeitura deverá cumprir com as diretrizes estabelecidas pelo referido programa, visando especialmente a preservação de vidas e evitando transtornos ocasionados pelas chuvas", conta.
ANGÚSTIA DE PERTO
"Estamos sempre acompanhando de perto a angústia de várias pessoas que sofrem, todos os anos, com inundações, alagamentos e deslizamentos em suas casas e no seu entorno. Nossa proposição é para tentar reduzir os problemas dessas famílias causados pelas chuvas e o consequente aumento dos níveis dos rios Poti e Parnaíba" explica Hidd.
Duelo de Saads! Pessoa passa pra Roncallinho fazer obras das outras Saads
Por Sávia Barreto
O prefeito Dr. Pessoa (MDB) tem dado ao superintendente das ações administrativas descentralizadas (SAAD) Centro, Roncalli Filho, a missão de realizar diversas ações, como obras e reformas, em áreas de Teresina. A questão é que Roncallinho está atuando além da jurisdição do centro da capital.
Exemplos
Como exemplos, estão construção de banheiro em praça do Mocambinho, as reformas em paradas da zona Leste e a reforma da Passagem Molhada no povoado Santa Luz, zona rural de Teresina. Ou seja, atuando na área das Saads Rural, Leste e Norte. Ciumeira geral pois quando se trata de obras, os gestores das pastas se ressentem da coordenação dos recursos - e do crédito.
Veja lista de deputados que se filiarão no PT dia 15 de março no Piauí
Por Sávia Barreto
Parecia ir bem a conversa para que petistas como Dudu, Sérgio Vilela e Ziza Carvalho trocassem o PT por siglas da base como Solidariedade ou Republicanos. Mas fonte do PT revela que Dudu já foi avisado que deixar o PT é incorrer em “infidelidade partidária”, podendo ter o mandato de vereador cassado se deixar a sigla.
Dia e hora
Enquanto isso, tem dia e hora para o evento de filiação de oito deputados ao PT: dia 15/03, no plenarinho da Assembleia Legislativa. São eles: Fábio Xavier, Nerinho, Firmino Paul, Oliveira Neto, Hélio Isaías, Janaína Marques, Flávio Jr. Para federal, Wilson Martins e Flávio Nogueira são os nomes.
Vai pra lá
Já o empresário Jadiel Alencar, segundo fonte informou à coluna, pode não disputar uma cadeira de deputado federal pelo PSB na federação e sim no PV. De qualquer forma ele estaria dialogando para permanecer disputando na base do governador Wellington Dias. São grandes as expectativas sobre a votação de Jadyel.
Marcos Elvas pode assumir União Brasil durante campanha eleitoral
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que a ida do ex-prefeito Sílvio Mendes para o cargo de presidente estadual do União Brasil pode ter uma surpresa embutida. Fonte tucana revela que Sílvio seria o presidente com o ex-prefeito Marcos Elvas de vice.
Dessa forma, Sílvio poderia ser sentir à vontade para se licenciar do cargo durante a campanha e deixar uma pessoa de sua confiança no lugar. Resta saber se o grupo do PSL e do Democratas que resistem aos tucanos vão aceitar a liderança de Elvas.
Tiago Vasconcelos ganha apoio do prefeito de Barro Duro Elói Pereira
Por Sávia Barreto
O ex-vereador e o ex-superintendente do Incra no Piauí, Tiago Vasconcelos, recebeu importante apoio essa semana. O prefeito de Barro Duro, Cel Elói Pereira, declarou apoio a pré-candidatura a deputado estadual de Tiago, no MDB.
O acordo de parceria política foi firmado na solenidade de posse do novo secretário de agricultura do município. Tiago Vasconcelos tem avançado no interior, após período de trabalho no Incra com resultados na área da questão fundiária.
“Face mais danosa da política da Petrobras”, dispara Rafael Fonteles
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, que presidiu por três anos o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do DF (Comsefaz), usou as redes sociais na quinta-feira (10) para criticar que a disparada de preços dos combustíveis expõe a fraqueza e incompetência do Governo Bolsonaro.
"A disparada nos preços da gasolina, diesel e etanol, com o novo reajuste desta quinta-feira, expõe a face mais danosa da política da Petrobras em relação aos combustíveis! Política que prioriza o lucro e os acionistas em detrimento do país e do conjunto da sociedade brasileira", afirmou.
ICMS CONGELADO
Rafael diz que "esse reajuste desmoraliza de vez o argumento de Bolsonaro de responsabilização dos Estados sobre os aumentos. O ICMS dos combustíveis está congelado desde novembro de 2021, e os reajustes continuam porque não há da parte do governo federal nenhuma medida efetiva para contê-los", explica.
"PERTO DO FIM"
O secretário acrescentou que "a bem da verdade, esses aumentos frequentes mostram com muita clareza a incapacidade e a incompetência do Governo Bolsonaro de buscar soluções para os problemas que afligem a população brasileira. Felizmente, estamos cada vez mais perto de pôr fim a esse desgoverno".