Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 145 de 665Bonfim monta palanque para Dória, mas Montezuma e Luciano ficam com Sílvio
Por Arimatéa Carvalho
Apesar de confirmar à coluna que irá armar palanque para João Dória no Piauí, o pré-candidato Washington Bonfim (Cidadania) não vê problema de Fábio Sérvio ser seu candidato ao Senado na chapa. Sérvio é do Podemos e vota em Sergio Moro.
"Já sabíamos que a federação poderia sair apenas com o PSDB e tudo tinha sido conversado", conta. Ele diz esperar para saber quem do PSDB permanece no partido após a federação. Aqui, Bonfim visitando Jaicós no final de semana. Ele esteve em vários municípios do Sul do Estado, encerrando a maratona em Marcolândia.
Bonfim avalia como positiva a federação aprovada no final de semana entre Cidadania e PSDB. O partido descartou federar com Podemos e PDT.
COMO FICAM OS TUCANOS?
O blog conversou com os tucanos após o anúncio da federação entre Cidadania e PSDB e a decisão de Bonfim de montar palanque para Dória:
Kléber Montezuma: Ele votará em Sílvio Mendes para o governo. Diz respeitar Bonfim, mas se comprometeu antes com o ex-prefeito. O professor avisa, mais uma vez, que será candidato ao Senado neste ano, e afirma estar conversando com siglas.
Luciano Nunes: Ele diz que votará, incondicionalmente, em Sílvio Mendes. Sobre ficar ou não no PSDB, afirma que tomará essa decisão esta semana após uma conversa com o presidente nacional Bruno Araújo.
Severo pede sinalização em barragens para evitar novos acidentes
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa destinado ao governador Wellington Dias, em regime de urgência, pedindo providências na construção de barreiras de proteção e sinalização nas barragens Corredores e Emparedados, localizadas em Campo Maior.
VÁRIOS ACIDENTES
Segundo o deputado, devido à falta de sinalização, a via se tornou perigosa, ocorrendo vários acidentes. “Por essa razão solicito celeridade para a implementação dessas referidas barreiras, trazendo segurança e tranquilidade à população que trafega nessa região”, disse.
Severo Eulálio reiterou ainda que os serviços irão contribuir para a redução de acidentes que acontecem constantemente na estrada.
“Sempre estivemos juntos”, afirma Sílvio após apoio de Mão Santa e Gracinha
Por Arimatéa Carvalho
"Sempre houve esse entendimento, sempre estivemos juntos, mas algumas pessoas divulgavam coisas que não faziam sentido", desabafou ao blog na tarde de sábado (19) o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes, ao ter a confirmação do apoio do prefeito Mão Santa à sua pré-candidatura ao Governo do Estado.
Do mesmo modo, a secretária Gracinha Mão Santa se alinhou a Sílvio na disputa pelo Governo do Estado, esperando apenas uma definição sobre seu destino político.
"Dr. Silvio foi visitar o prefeito, foi ouvir e apresentar suas propostas como pré-candidato a governador e pediu apoio político ao prefeito Mão Santa nesta luta", explicou Gracinha ao blog.
O presidente regional do Progressistas, deputado estadual Júlio Arcoverde, que está em Parnaíba para um casamento, comentou que é natural do apoio do prefeito da segunda maior cidade do Piauí.
GRACINHA EXPLICA:
Ao blog Gracinha explicou que o "prefeito Mão Santa escutou e demonstrou seu sentimento de amor à população e apoiará o Dr. Silvio pelo compromisso que este está firmando com o Estado e principalmente com os parnaibanos, pois o prefeito Mão Santa reconstruiu sozinho esta cidade, fazendo o papel de prefeito, governador e inclusive usou seu prestígio político preechendo a lacuna das ausências de emendas de parlamentares na região".
Segundo a secretária de Infraestrutura, o "prefeito reafirmou que eleição se ganha e se perde, que quem decide é a população, mas o que não se pode perder é o caráter e o compromisso com a população".
O prefeito também reafirmou que gostaria que Gracinha Mão Santa continuasse ao seu lado, mas que como a população sobretudo de Parnaíba precisa de parlamentares comprometidos é natural e deve participar da eleição por ter histórico de luta e trabalho prestado e o povo decide se quer ou não representes sérios e que Gracinha , segundo Mão Santa, é boa discípula, superou ele, seu mestre.
E Mão Santa disse a Luciano Nunes que ele deveria ser candidato e não deveria desistir da sua luta. Gracinha é pré-candidata a deputada estadual.
Ciro Nogueira anuncia que prefeito do PT declarou apoio a Silvio Mendes
Por Sávia Barreto
Com todos os pré-candidatos e municípios em clima eleitoral, o troca-troca de apoios independente da sigla partidária já é intenso.
Exemplo disso aconteceu neste final de semana, quando o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que um prefeito filiado ao Partido dos Trabalhadores o procurou para anunciar que não vai apoiar a candidatura de Rafael Fonteles, do PT.
Vereadora Elzuíla Calisto pode reforçar chapa de estadual do PT
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora de Teresina Elzuíla Calisto foi convidada pelo governador Wellington Dias para ser candidata a deputada estadual na chapa do PT. Ela não confirmou se aceita, mas já vem viajando com o próprio governador, dona Rejane Dias e com o secretário Rafael Fonteles pelo interior do Piauí, em fina sintonia. Sinal de que pode, sim, reforçar a ala feminina da chapa.
Elzuíla Calisto está em seu primeiro mandato na Câmara de Teresina e tem focado sua atuação no atendimento a populações da zona rural, jovens e comunidades mais vulneráveis. Filha do petista histórico Pedro Calisto, ela agora foi chamada para ese novo desafio.
Canto do Buriti e Eliseu Martins ganham espaços culturais
Por Arimatéa Carvalho
Quando uma cidade do interior do Piauí ganha um espaço de cultura, todo o Estado ganha junto. E o Centro Cultural de Canto do Buriti foi aberto pelo governador Wellington Dias e secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, já oferecendo aulas de violão, teclado, flauta, teatro e dança para 300 jovens e adultos.
HISTÓRIA
"O velho clube agora abriga a história da cidade em um museu e o espaço tem ainda auditório e salas para oficinas culturais", explica Fábio Novo. O secretário citou o secretário Rafael Fonteles, o deputado estadual Dr. Hélio e a Equatorial e agradeceu pela parceria.
ELISEU MARTINS
A primeira casa de cultura da cidade de Eliseu Martins será entregue em março. Na sexta-feira (18), o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, visitou a finalização das obras com o governador Wellington Dias e o secretário Rafael Fonteles.
"O espaço, onde funcionava uma cadeia, vai oferecer oficinas culturais para a comunidade. É mais uma cadeia ressignificada, que irá se transformar em um lugar libertador", diz Fábio.
Átila Filho alinhado com prefeitos de S. João da Fronteira e Lagoa do Sítio
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de São João da Fronteira, Erivan O Gongo (PP), se reuniu na sexta-feira (18) com o deputado federal Átila Lira e o empresário Átila Filho, pré-candidato a deputado federal no lugar do pai. O prefeito de Lagoa do Sítio, Sávio Moura, e a primeira-dama Joelma Luz também se encontraram com Átila Filho. Dois gestores que reforçam a pré-campanha do empresário.
Átila Filho está na robusta chapa de federal do Progressistas, que pretende fazer três nomes dos dez da bancada federal. Junto com o presidente regional Júlio Arcoverde, Átila Filho é um dos cotados para ficar entre os dois primeiros.
Ciro indica nova superintendente do Incra, a amarantina Thaís Nogueira
Por Arimatea Carvalho
A nova superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Piauí é a contadora Thaís Nogueira, funcionária de carreira do órgão. Thaís foi indicada pelo Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira ( PP) e assume o lugar de Tiago Vasconcelos (PSD). Na foto, a nova superintendente aparece ao lado do Ministro Ciro, do deputado estadual Júlio Arcoverde (PP) e do prefeito de Amarante, Diego Teixeira ( PP), conterrâneo de Thaís.
Insegurança com federação, fator Gessivaldo, fuga do PT: saiba as mudanças
Por Sávia Barreto
A decisão do deputado Gessivaldo Isaías de permanecer no Republicanos com a chapa que está sendo montada por Dr.Pessoa, Pessoinha e Jeová gerou um imbróglio: candidatos que já haviam acertado ida à legenda, mudaram de ideia. Caso de Tiago Vasconcelos, que agora fica no PSD/MDB. Isso porque com Gessivaldo e Jeová, a chapa deve eleger os dois primeiros, sem chance competitiva para os demais que iriam compor.
Não vai não
Já Pessoinha, fica no comando do Republicanos mas não disputa a vaga de federal. Sem Pessoinha, aliados e pré-candidatos dizem que não vão pra chapa de federal. Impasse. Com a Eturb “turbinada”, ou seja, com novas e relevantes atribuições, o presidente da pasta e filho do prefeito tende a permanecer na secretaria, contribuindo para a gestão do pai na parte administrativa.
Vem pra cá
A insegurança com a federação envolvendo PSD e o próprio MDB fortaleceu Evaldo Gomes, que pode receber Paulo Martins, Ziza Carvalho e Sérgio Vilela, todos almejando deixar o PT para o Solidariedade. Já sobre o ex-vereador Joninha, que está no SDD mas conversa com o Republicanos, Evaldo é objetivo.
Se decida
“Se ele decide ficar no Republicano pra mim não tem mágoas ou rancores. Vivemos em um democracia, aliás dei um prazo até o dia 24 de fevereiro para o mesmo se decide. Só fica aqui quem confia no nosso projeto”, argumentou Evaldo Gomes a respeito de Joninha.
Super chance
MDB, por sua vez, faz contas de eleger 10 ou 11 nomes (contando a sobra). Dessa forma, não aceita mais ninguém de mandato ou força expressiva, como Gracinha Mão Santa e Jeová Alencar, caso desejasse ficar na legenda. A vantagem da super chapa do MDB/PSD é que, independente do governador eleito este ano, o partido deve compor a gestão e indicar secretários. Ou seja, a chance de suplentes assumirem são bem maiores.
Celso Barros é nomeado Coordenador Nacional do Exame de Ordem
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, foi nomeado Coordenador Nacional do Exame de Ordem. A posse aconteceu nesta quarta-feira (16/02), em Brasília, quando o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, oficializou a escolha.
Celso Barros afirmou que vai trabalhar em busca de melhorias para o certame, que é a porta de entrada dos bacharéis na profissão. Ele destacou que a estabilidade do exame é a principal marca de segurança, que precisa ser mantida e ampliada. No mandato, Barros afirmou que vai priorizar medidas de proteção às provas, que são o que mantem a credibilidade e confiança reconhecidas em todo o país.
“O Exame de Ordem é a porta de entrada do advogado na OAB, algo institucional, permanente e que seguirá como uma garantia à advocacia e à sociedade, que vê no advogado um vetor de acesso à Justiça. Irei priorizar protocolos de segurança na realização das provas. O Exame de Ordem é onde tudo começa e no nosso mandato terá a credibilidade ampliada”, disse.
Beto Simonetti destacou a necessidade de um exame que efetivamente meça o preparo dos bacharéis para a defesa dos interesses do cidadão em um mercado cada vez mais competitivo.
“Tenho convicção de que são dois nomes com bagagem e credibilidade, dois dirigentes de Ordem com experiência à frente de importantes seccionais e vivência da realidade do próprio Exame. São advogados absolutamente cientes do papel e do peso que o Exame de Ordem tem para a advocacia e para a sociedade”, apontou.
Celso Barros Coelho Neto tem uma longa experiência nos quadros da OAB-PI. Ele já ocupou diversos cargos como o de conselheiro seccional, secretário-geral da OAB-PI e conselheiro federal. Recentemente, foi reeleito presidente da OAB- PI e já presidiu a Comissão de Exame de Ordem da seccional.