Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 147 de 665Gessivaldo Isaías se reúne com Dr. Pessoa e fica no Republicanos
Por Sávia Barreto
Na tarde de hoje (14) o deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), acompanhado do vereador Pastor Levino (Republicanos), participou de uma reunião no Palácio da Cidade com o prefeito Dr. Pessoa e o secretário municipal de Planejamento e Coordenação (Semplam), João Henrique Sousa.
Gessivaldo destaca que sua agenda foi administrativa, para tratar de requerimentos que fez na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), pedindo soluções para demandas de algumas comunidades. “Sou o segundo deputado estadual mais votado de Teresina, e fui deputado junto com o Dr. Pessoa. Tinha solicitado essa reunião a alguns dias, e hoje estou aqui para cobrar do prefeito o que as comunidades tem me solicitado e fui bem atendido por ele”, explicou.
Sobre as especulações da vinda do Dr. Pessoa para o Republicanos, o deputado Gessivaldo diz que qualquer partido fica honrado com a filiação do prefeito de uma capital.
“Dr. Pessoa foi vereador de Teresina e deputado estadual mais votado da capital, então se ele optar por se filiar ao nosso partido, ficaremos honrados, pois qual partido não sonha em ter um prefeito de uma capital?”, indagou o deputado.
Bastidores
A coluna apurou mais detalhes do encontro. Com o grupo de Dr.Pessoa migrando para o Republicanos, Gessivaldo não deve mais deixar o partido e ir para o MDB. Ele fica no Republicanos e vai formar chapa, levando nomes para somar. A ideia é eleger três deputados estaduais e um federal.
Firmada super-chapa MDB e PSD. Veja quem está fora para estadual e federal
Por Sávia Barreto
Depois do PSD rejeitar em encontro com Rafael Fonteles o acordo para a troca de chapas com o MDB (a de federal do MDB migraria para o PSD e a de estadual do PSD pularia para o MDB), um novo encontro dos líderes de cada sigla, junto com Rafael aconteceu no domingo na Fazenda Canaã. E a história mudou. Acordo fechado.
Nos cálculos do MDB, Henrique Pires já está fora do partido e Zé Filho, ex-governador, não foi incluído nas somas nesse primeiro momento. Os emedebistas e membros do PSD avaliam que elegem dez deputados estaduais de forma direta e dois pela sobra no MDB. A conta é que nomes distintos, como Dr.Hélio e Felipe Sampaio, tenham média de 40 mil votos.
Única opção
Outro que não apareceu nas contas dos emedebistas foi o deputado Gessivaldo Isaías, que tentava formar chapa pelo Republicanos. O MDB deve ser o destino de Gessivaldo porque o pastor não deve ir para o PT, por conta da questão ideológica da igreja na qual é pastor. A última opção para Gessivaldo é migrar para o Progressistas.
Tô fora
Já na chapa de federal do PSD, a ideia é eleger três nomes, sendo a disputa maior entre Júlio César, Fábio Abreu, Marcos Aurélio e Castro Neto. O ex-vereador Antônio José Lira ficará com o grupo de Dr.Pessoa e Jeová e está de fora da chapa de federal do MDB/PSD. Quem também não fica na super chapa MDB/PSD de estadual: deputado Carlos Augusto (pode ir para o Solidariedade ou o PV) e Tiago Vasconcelos, que pode migrar para o Republicanos sob comando de Dr.Pessoa e Jeová.
Dr. Pessoa, Pessoinha e Jeová vão assumir o Republicanos na quarta-feira
Por Sávia Barreto
O grupo político de Dr.Pessoa atua na formação da chapa de deputados estaduais e federais de uma sigla que poderia ser o PL (a pior opção), o União Brasil (o destino dos sonhos, porém, disputado) ou o PDT (o problema é fazer Dr.Pessoa apoiar Ciro Gomes).
Teve diálogo
Apuração de bastidores revela que ocorreram diálogos avançados com mais dois partidos que Dr.Pessoa e seu grupo, coordenado por Robert Rios e Jeová Alencar, poderiam comandar para disputar a eleição de 22: Republicanos e PSDB. Isso mesmo, o número 45, outrora tão popular na capital, esteve perto das mãos de Pessoa e Jeová, com consequências para 2024.
Qual? Qual? Qual?
No final das contas, será o Republicanos o partido comandado por Dr.Pessoa no Piauí. Pessoinha e Jeová viajam na quarta para Brasília para assumir a legenda. Pastas na prefeitura podem sofrer mudanças para acolher os novos aliados que formarão a chapa. Já teve algumas conversas envolvendo a Semel, Saads, Meio Ambiente e SDR, mas nada definido.
Dr. Pessoa e Mão Santa falam em 3ª via, mas Gracinha garante: Sou estadual
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), conversou com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), no domingo (13). Pessoa estava acompanhando do presidente da Eturb, João Pessoinha, e do vereador Renato Berger (PSD). Dona Adalgisa e a secretária Gracinha Mão Santa participaram. Mão Santa condecorou Pessoa com um broche.
O gestor da capital levou a proposta dos dois marcharem juntos em uma terceira via no Estado. Mão Santa gostou, mas nada foi fechado. No litoral, a percepção é que Mão Santa ainda não mostrou engajamento na pré-campanha de Sílvio Mendes.
OS FILHOS
Pessoinha e Gracinha ficaram de conversar e manter diálogo para alinhamento político, que contou com o aval de Mão Santa. A ideia do prefeito da capital é lançar chapa majoritária e também as duas proporcionais. No entanto, após a conversa, Gracinha contou ao blog que será candidata a deputada estadual mesmo. O partido ainda não foi definido.
Ela está no União Brasil, mas pode se filiar ao PP e disputar no partido do ministro Ciro Nogueira. Esse anúncio do destino político dela será feito em março.
Merlong rebate Ciro sobre eleição definir o futuro do Brasil com Bolsonaro
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) rebateu artigo no Jornal Correio Braziliense assinado pelo ministro Ciro Nogueira (PP) no qual ele afirma que a eleição presencial deste ano definirá o futuro do Brasil. "O futuro que Ciro anuncia já é pesadelo hoje", criticou Merlong no domingo.
"Com Bolsonaro, já vimos o que sua vontade amalgamada com sua incompetência é capaz de resultar no Brasil", pondera o parlamentar do PT.
"Pela sua vontade e também por suas omissões, cresceram o acesso a armas, a proliferação de mentiras e de intolerância nas redes sociais, o desmantamento, a fome, o desemprego, os preços dos alimentos, do gás de cozinha, da gasolina e do diesel, da energia elétrica etc", acrescentou.
Prefeito, Átila Filho e B. Sá em parceria forte assistem jogo em Oeiras
Por Arimatéa Carvalho
Em Oeiras, a convite do prefeito Zé Raimundo e do deputado estadual B.Sá (PP), o empresário e pré-candidato a deputado federal Átila Filho acompanhou a partida entre os times Oeirense e Altos pelo campeonato piauiense de futebol, no Estádio Gerson Campos.
B. Sá será candidato à reeleição, também na chapa do PP, que pretende eleger até 7 deputados para a Assembleia e três para a Câmara dos Deputados. Tanto Átila quanto B. Sá estão entre os mais cotados.
PSD e MDB se reúnem com Rafael e estratégia de unir chapas é rejeitada
Por Sávia Barreto.
Encontro entre o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, e nomes do PSD e do MDB na última sexta-feira enterrou de vez a possibilidade de migração das chapas proporcionais de um partido para o outro. O fato foi alimentado nas últimas semanas como alternativa no xadrez político para que ambos os lados elegessem mais deputados estaduais e federais.
Fica pra depois
Era também uma forma de enxugar a base como estratégia política. O PSD, com os deputados federais Júlio César e Fábio Abreu, e os estaduais, Georgiano Neto, Dr. Hélio, Carlos Augusto e o presidente municipal em Teresina, Tiago Vasconcelos, rejeitou a ideia alegando que levar sua chapa de estadual para o MDB, enquanto a chapa de federal do MDB migraria para o PSD, seria perder cadeiras em abas os cenários.
A gente sai
Segundo fonte presente no encontro, Rafael Fonteles tentou argumentar a favor da estratégia, mas foi vencido sob o argumento de que a chapa do PSD não aceitaria e se espalharia para outras legendas, dissolvendo o grupo.
Vou embora
Além disso, Fábio Abreu teria lembrado ao grupo que há uma vaga para candidato homem (pois é necessário reservar vagas para mulheres) na chapa da federação envolvendo PT e outras siglas como PSB, PV e PC do B. Essa vaga masculina da chapa de federal pode ser o plano B do MDB para acomodar Castro Neto se o diretor do DER não permanecer no MDB, supondo cenário em que a legenda não forme a cauda necessária.
Picos tem novo vereador: Antônio de Moura Martins, do PCdoB, é diplomado
Por Arimatéa Carvalho
Picos tem novo vereador. Antônio de Moura Martins (PCdoB) foi diplomado como parlamentar da Câmara de Picos na sexta-feira (11), com as presenças do deputado estadual Severo Eulálio (MDB) e de José Carvalho, do PCdoB. A posse administrativa foi possível após recontagem dos votos da eleição de 2020 pela Justiça Eleitoral
A cerimônia de posse administrativa foi realizada no gabinete da presidência da Câmara e foi prestigiada por lideranças locais como Ediberto Cirilo e o vereador Hugo Vitor.
"Esperamos um ano para essa posse, mas estamos confiantes no trabalho que o vereador Antônio vai desempenhar por Picos. Acreditamos que faremos bons trabalhos em conjunto sempre em benefício da população", destacou Severo Eulálio.
Ainda na oportunidade, o juiz da 10° Zona Eleitoral, Adelmar de Sousa Martins, também diplomou os dois primeiros suplentes PCdoB, Eli Teles de Medeiros Filho e José Valdir dos Santos.
Novo Centro de Convenções terá obras de artistas plásticos piauienses
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Cultura, deputado estadual Fábio Novo (PT), visitou a finalização das obras do novo Centro de Convenções de Teresina. O espaço será reaberto no dia 12 de março. Em parceria com a Secult, o local vai ganhar obras de artistas plásticos piauienses e peças que valorizam a arte santeira.
"É mais um local para a realização de feiras e eventos na capital. Por lá, além das salas, há um auditório com capacidade para 1.200 pessoas", comentou Novo, acrescentando que é um sonho que se materializa.
Pollyana sobre federação PT e PV: “Temos que permanecer no que é melhor”
Por Sávia Barreto
Mesmo com PV na federação do PT, a vereadora verde da capital, Polyana Rocha, comentou sobre possível apoio a Rafael Fonteles. O fato não é prego batido e ponta virada no PV, já que a deputada Teresa Britto é ferrenha opositora do governo petista na Assembleia Legislativa. A própria vereadora tem o apoio do pai, ex-vereador Pulim, que é simpático a Sílvio Mendes.
Depende
“Temos que permanecer no que é melhor para o partido”, frisou Pollyana. “Somos um partido com uma vereadora na capital, uma deputada e nossa preocupação é de manter a nossa cadeira na Alepi”, completou a vereadora em conversa com a coluna. Nos bastidores, acredita-se que o PV se beneficie com a federação. Mas não se espera que Teresa ou Pollyana integrem a defesa pública de Rafael Fonteles.