Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 151 de 665Mão Santa faz reforma no secretariado trocando 3 nomes de lugar
Por Arimatéa Carvalho
Reforma no secretariado do prefeito Mão Santa (DEM) em Parnaíba. O secretário de Governo, Fábio Barros, vai para a pasta do Trabalho. Já o secretário do Trabalho, Francisco Tribuzana, ficará na Agência Parnaibana de Regulação de Serviços Públicos (Aserpa).
Completando as trocas, o presidente da Aserpa, Lisandro Ayres, será o novo secretário de Governo. Ele não poderia mais ficar na Aserpa pois seu mandato está acabando e não pode mais ser renovado.
O secretário Fábio Barros explicou ao blog que as trocas se dão por dois motivos: porque Lisandro não poderia mais ficar na Agência e também porque na Secretaria do Trabalho ele pode desempenhar tarefas mais práticas, inclusive atendendo orientações da secretária Gracinha Mão Santa.
Castro Neto e Marcos Aurélio no PSB e PSD? Marcelo Castro nega especulação
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que os pré-candidatos a deputado federal do MDB teriam um plano B caso a sigla não consiga montar chapa para eleger os dois principais nomes, Marcos Aurélio Sampaio, que disputa a reeleição, e Castro Neto, filho do senador Marcelo Castro. Castro Neto poderia ir para o PSB e Marcos Aurélio para o PSD. A coluna conversou com o senador Marcelo Castro, que negou a possibilidade.
Não procede
“Não procede, ele será candidato pelo MDB, juntamente com o Marcos Aurélio e mais outros que estamos em negociação”, argumentou Castro. Outros nomes que poderiam deixar o MDB, segundo informações de bastidores, são Henrique Pires e Pablo Santos. Na visão dos dirigentes da sigla, porém, é sim possível eleger pelo menos sete deputados estaduais e dois federais.
Edson Melo explica estratégia de Sílvio de “não bater” na campanha
Por Sávia Barreto
O decano do PSDB, vereador Edson Melo, afirmou à coluna, que o ex-prefeito Sílvio Mendes, se confirmado candidato a governador pelo PSDB, vai manter o estilo político de “não atacar” e tentar evitar a nacionalização da eleição, ou seja, que se fale menos de Bolsonaro x Lula no palanque para a presidência do Brasil e mais nos problemas locais. Nos bastidores, avalia-se que essa é uma forma de evitar colar no grupo do Progressistas a impopularidade de Bolsonaro no Nordeste.
Estadualizar, não
“O Dr.Sílvio tem tido uma postura de não bater em ninguém, faz uma análise dos fatos e elogia o presidente Bolsonaro a medida que ele acredita naquela medida acertada como também elogiou a relação que ele teve com o presidente Lula na época que foi prefeito em Teresina. Ele não assume postura crítica contra nenhum presidenciável. Ele vai tentar estadualizar os problemas porque ele é candidato é a governador do Piauí”, afirmou Edson Melo.
Em tempo: o tucano pode disputar uma vaga de deputado federal pelo PL ou outro partido auxiliar da estratégia da oposição.
Mainha se filia dia 15 e reforça chapa do Solidariedade; Silas terá reunião
Por Arimatéa Carvalho
O suplente de deputado federal Mainha (ex-PL) vai se filiar ao Solidariedade no dia 15 de fevereiro em Teresina, com a presença do presidente nacional do partido, Paulinho da Força, que irá aproveitar a viagem para conversar com o governador Wellington Dias.
O acerto da filiação de Mainha foi feito pelo presidente regional do Solidariedade, Evaldo Gomes, na quarta-feira (2), em Brasília.
Na próxima semana é a vez da reunião com o apresentador de TV e também suplente de deputado federal Silas Freire, e a expectativa é que Paulinho e Evaldo convençam Silas a se filiar e reforçar a chapa de federal no Piauí.
Animado com a entrada de Mainha e possível ingresso de Silas, Evaldo Gomes já fala em eleger até dois deputado federais. A sigla conta as pré-candidadas Fernanda Gomes (vereadora da capital), Viviane Moura (superintendente da Suparc), Floro Mauel (suplente de deputado estadual), entre outros.
Até mesmo a volta da deputada federal Marina Santos é aguardada na chapa. Agora, Evaldo vai comunicar ao governador a ida de Mainha para o Solidariedade.
Casa do Cantador é reformada e repentista dá receita de vida longa
Por Arimatéa Carvalho
A Casa do Cantador, que abriga repentistas piauienses e de outros estados há mais de 40 anos, mantendo viva a tradição dos cordelistas, está passando por uma ampla reforma. O criador da Casa, o professor e repentista Pedro Mendes Ribeiro, de 91 anos, convidou o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, para ir ao local. "A reforma conta com o apoio da Secult, através da nossa Lei de Incentivo à Cultura (Siec), e patrocínio do Paraíba", conta Fábio.
COMER POUCO
O secretário Fábio Novo perguntou ao professor e repentista Pedro Mendes Ribeiro qual o segredo de chegar aos 91 anos de idade com tanta vitalidade. "Comer pouco!", revelou o veterano ao jovem parlamentar do PT.
Oliveira diz que é ano de eleição, mas também de muito trabalho na Alepi
Por Arimatéa Carvalho
Em solenidade de abertura do ano legislativo na Alepi, na terça-feira (1), o deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania) ressaltou que apesar de estar em ano eleitoral, também haverá intenso trabalho legislativo a ser realizado.
“Não podemos abandonar a população. Temos que saber balancear, realizar esse trabalho pelos interesses do povo, ao mesmo tempo em que avançamos na campanha”, afirmou.
Oliveira Neto, que está no seu primeiro mandato, será candidato à reeleição neste ano, possivelmente pelo PT.
Roncalli anuncia obras de reforma e revitalização para Centro de Teresina
Por Sávia Barreto
O superintendente das Ações Administrativas Descentralizadas, Roncalli Filho (MDB), anunciou nesta terça-feira (1) a realização de uma série de obras para Teresina.
“São obras importantíssimas para Teresina, que mostram a sensibilidade do prefeito Dr. Pessoa, não só com as áreas de preservação ambiental da cidade, mas com a mobilidade urbana da cidade. Nosso objetivo é cumprir essas demandas o mais rápido possível”, declarou.
Parque da Cidadania
A SAAD Centro fará uma ampla reforma no Parque Ambiental João Mendes Olímpio, mais conhecido como Parque da Cidade. A primeira etapa da obra conta com uma reforma na parte imobiliária, no coreto e cascata do espaço, por meio de uma emenda de R$ 400 mil da ex-senadora Regina Sousa (PT).
Obras de revitalização
Segundo Roncalli Filho, a Superintendência retomou as obras de revitalização na rua Coelho Rodrigues, agora sob a incumbência de uma nova empresa. No processo, serão realizados trabalhos de urbanização, pavimentação e sinalização da via.
Robert sinaliza apoio a Rafael Fonteles e critica: “Chega de mofo”
Por Sávia Barreto
Frase do vice-prefeito Robert Rios em grupo de WhatsApp deixa claro pela primeira vez que ele seguirá com Rafael Fonteles na eleição desse ano para o Governo do Estado: “É hora da juventude. É hora do futuro. Chega do mofo do passado. O Piauí quer uma mente brilhante para enfrentar desafios!”, afirmou Rios.
Não encaixa
A sentença não se encaixa na construção pública da candidatura do tucano Sílvio Mendes, a quem Robert indiretamente faz críticas ao elencar adjetivos a Rafael. O grupo de Dr.Pessoa, majoritariamente, apoia o pré-candidato petista ao Karnak.
E agora?
Mas o próprio prefeito segue com seu apoio a Bolsonaro e resistente a apoiar um candidato do PT. “Quais as consequências dessa postura para o pleito de 2024?”, questionam aliados em rodas de conversa. Avalia-se que seria natural Pessoa e o PT estarem juntos em 24, contra um candidato do PSDB/Progressistas, que tentaria levar a bandeira de Firmino Filho.
Átila Filho nega filiação ao PSB: “Tenho compromisso com Ciro”
Por Sávia Barreto
O pré-candidato a deputado federal Átila Filho negou à coluna que deixará o Progressistas para se filiar ao PSB na federação com o PT. A informação circulou nos bastidores.
“Já tive convite do próprio Rafael Fonteles, pois tenho uma ótima relação com ele. Mas hoje tenho um compromisso já firmado anteriormente com o Ciro Nogueira”, argumentou Átila Filho.
Evaldo filiará Mainha na quarta e deve atrair 4 petistas para chapa do SDD
Por Sávia Barreto
O suplente de deputado federal José Maia Filho, o Mainha, deve se filiar ao Solidariedade em Brasília na quarta-feira. A ida de Mainha foi uma costura do deputado Evaldo Gomes, presidente da sigla, que segue para BSB. Além de Mainha, a chapa de federal do SDD tem Fernanda Gomes, Viviane Moura, Caio Bucar, Floro Mauel e Joninha.
A coluna apurou ainda que Evaldo Gomes tem costurado a filiação de vários nomes do PT no Solidariedade. São eles: Ziza Carvalho, Paulo Martins, Vanessa Tapety e Dr. Vinicius, diretor do Hospital Infantil.