Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 154 de 665Nova lista aponta 134 prefeitos com Ciro e 57 com Rafael; confira
Por Sávia Barreto
A coluna teve acesso a nova lista de supostos apoios de prefeitos dos 224 municípios do Piauí para as eleições deste ano ao Governo. A lista circula após um primeiro levantamento, com origem em aliados de Rafael Fonteles, ser divulgado contabilizando maioria expressiva para o grupo petista.
Tem rumo
Os dados contabilizados pela oposição mostram que 134 prefeitos apoiariam o candidato (a) do ministro Ciro Nogueira, ou seja, Sílvio Mendes ou Iracema Portella. Já 57 estariam ao lado de Rafael e 33 seriam prefeitos ainda indecisos. “Essa lista sim tem rumo”, comentou o deputado estadual Júlio Arcoverde, presidente estadual do Progressistas.
Delegado Baretta pode ser candidato a deputado pelo PL a convite de Pessoa
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Dr. Pessoa, entre uma agenda e outra, também trabalha o fortalecimento do PL no Piauí, sigla que está prestes a assumir o comando. Ele recebeu na terça-feira (25) o prefeito de União, Gustavo Medeiros, o vereador Markim Costa e o ex-vereador Dr. Lázaro.
Todos receberam convites para integrar o novo PL, partido que deve ser presidido pelo presidente da Eturb, João Pessoinha, filho do prefeito. Entre os que receberam convites o mais empolgado foi Dr. Lázaro, que deixará o Patriotas, onde é presidente municipal, e disputará a Câmara Federal pelo PL.
DELEGADO POPULAR
O prefeito Dr. Pessoa também recebeu a visita do coordenador do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), delegado Francisco Costa, o Baretta.
O prefeito avalia que a larga experiência e aprovação popular que o delegado possui no combate ao crime o credenciam para disputar mandato eletivo. Pessoa convidou Baretta para se filiar ao PL, e ficou muito balançado.
Fábio Abreu cobra diárias iguais para policiais militares e civis
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu se reuniu com o secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, para cobrar a igualdade no valor das diárias entre os praças da Polícia Militar e policiais civis.
"Essa é uma reivindicação minha desde quando era secretário de Segurança. Tratamos ainda sobre promoções nas duas polícias", comenta Abreu. Representantes da gestão da segurança pública também estavam no encontro.
Ciro aposta em Telmo para estadual e vai liberar recursos para Fartura
Por Arimatéa Carvalho
O ministro Ciro Nogueira já definiu a região da Serra da Capivara (São Raimundo Nonato) como uma das prioridades na campanha deste ano. Ele recebeu na terça-feira (25) em Brasília o vice-prefeito Telmo Neves, de Fartura do Piauí.
O empresário foi escolhido pelo ministro para ser candidato a deputado estadual pelo Progressistas e deve vir com uma votação expressiva daquela região. Ele já conta com apoio de muitos empresários e lideranças políticas e se tornou uma das principais apostas do PP.
OBRAS PARA FARTURA
O vice-prefeito de Fartura foi tratar com o ministro Ciro de recursos para sua cidade e alguns municípios da região. O ministro garantiu R$ 1,1 milhão para a Orla da Lagoa de Fartura e R$ 700 mil para calçamentos.
Doutor Pessoa convidou Markim Costa para filiação no PL
Por: Sávia Barreto
O vereador Markim Costa, sem partido, reuniu-se com o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa. Na pauta, além das questões administrativas, o convite do prefeito ao vereador expulso do DEM para filiação no PL. “Estive agora de manhã com prefeito. Me convidou pra ir com ele para o novo partido. Mais provável PL”, frisou Markim à coluna.
Livre
Markim é o único vereador que pode, de fato, filiar-se ao PL, pois não tem janela partidária aberta para migração de vereadores em 2022. Caso aceite o convite, o vereador deve disputar o cargo de deputado federal e contribuir para a chapa do PL, que está sendo formada por Pessoa e seu grupo político.
Franzé apoia Novo e diz que bancada do PT não pode ficar na gestão Pessoa
Por Sávia Barreto
“As decisões políticas do prefeito Dr. Pessoa cabe ao próprio, porém, como político apoiador da sua candidatura no segundo turno, acho incoerente o rumo que o prefeito está tomando”, afirmou o deputado Franzé Silva à coluna, após polêmica entre o prefeito da capital e o deputado estadual Fábio Novo.
Projeção
“Fizemos uma frente contra as forças apoiadas por Bolsonaro e Ciro, para ajudar na vitória do Dr. Pessoa em 2020 e agora o Prefeito vai dar palanque e se aliar com aqueles que tentaram derrotá-lo na última eleição?”, questionou Franzé.
Por enquanto, a questão deve ser levada em banho-maria no PT, já que ainda pairam dúvidas de que Pessoa vá, de fato, para o PL. Há pressões internas dos próprios aliados para que isso não aconteça considerando cálculos da perspectiva de votos de Bolsonaro no Piauí e projeção da eleição de 2024.
Robert Rios está com Covid-19 pela segunda vez, mas com sintomas leves
Por Arimatéa Carvalho
O vice-prefeito e secretário municipal de Financas, Robert Rios, testou positivo, pela segunda vez, para a COVID-19. Robert segue em casa e com sintomas leves.
O vice-prefeito já tomou a terceira dose da vacina contra a Covid. Em setembro de 2020, Robert chegou a ser internado em hospital particular da capital por Covid com 50% de comprometimento dos pulmões.
Além de Robert, o secretário executivo da SEMF, Eduardo Lima, também testou positivo para a doença. Ele segue em isolamento em Piracuruca, sua terra natal.
Rafael inaugura ZPE dia 14 e, de mãos dadas, convida Mão Santa para evento
Por Arimatéa Carvalho
O secretário de Fazenda e coordenador-geral do PRO-Piauí, Rafael Fonteles, anunciou na segunda-feira (24) que a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Parnaíba será inaugurada no dia 14 de fevereiro.
“Uma data histórica para o Piauí. A ZPE vai facilitar e agilizar as exportações, com ganhos extraordinários para as indústrias e empreendedores piauienses”, afirma ele em vídeo gravado durante a visita à ZPE e divulgado em suas redes sociais.
CONVITE A MÃO SANTA
Rafael esteve no litoral na segunda-feira (25) e, inclusive, se reuniu com o prefeito Mão Santa (DEM) no gabinete dele. Como se vê na foto, o clima era de cordialidade total. Rafael Fonteles aproveitou para, em nome do governador Wellington Dias, convidar Mão Santa para a inauguração da ZPE.
SEGUNDA DO BRASIL
A ZPE de Parnaíba será a segunda zona de processamento de exportações do Brasil – a primeira está instalada no Porto de Pecém, no Ceará. Para o secretário de Fazenda, “será um pólo espetacular de desenvolvimento para Parnaíba, para o litoral piauiense e todo o Piauí”.
Vereadores querem que Rafael Fonteles foque Pro-Piauí em Teresina
Por Sávia Barreto
Vereadores reclamam nos bastidores que Rafael Fonteles tem que focar as ações do Pro-Piaui também em Teresina pois depois da última reunião com os parlamentares no ano passado, nada mais foi desenvolvido de continuidade nas conversas.
Os vereadores querem obras para a capital. Rafael teria o apoio de 22 dos 29 vereadores da cidade mas, segundo dois parlamentares ouvidos pela coluna, é preciso manter o diálogo mais estreito.
Cúpula faz intervenção, mas Dr.Pessoa não desiste de Bolsonaro e 3ª via
Por Sávia Barreto
A cúpula da gestão de Dr.Pessoa se reuniu no final de semana com o prefeito. Na pauta, dois assuntos principais: convencer Pessoa a esquecer a história da terceira via para o Palácio de Karnak e também o apoio a Bolsonaro, já que o prefeito insiste em repetir o apoio que deu em 2018 ao presidente.
Resultado
Os aliados reforçam o argumento de que a onda de 2018 não é a mesma de 2022 pró-Bolsonaro. O resultado foi: o prefeito diz que só não vota em Bolsonaro se o presidente não for candidato. E segue acreditando em lançar um nome fora da polarização Rafael Fonteles/Candidato de Ciro Nogueira. Mas esse nome ainda não foi posto dentro do grupo.
PL, hoje não
Até mesmo a ida ao PL foi questionada pelos aliados do prefeito sob o argumento de que o gestor tem todo o direito de comandar uma sigla, apenas não seria o PL a ideal para o intuito desejado. Nos bastidores, fala-se que o deputado Fábio Xavier terá o comando da sigla novamente após o fim da eleição, portanto, o comando seria temporário.