Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 158 de 665Diretório estadual do PT oficializa Rafael como pré-candidato ao Governo
Por Sávia Barreto
O PT decidiu na noite deste sábado, 15, em reunião do diretório estadual da sigla, confirmar o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, como o pré-candidato a governador do PT.
“É uma decisão interna do PT, embora ele não tenha dito que é candidato, o partido pode dizer que ele é candidato. Foi aprovada agora por unanimidade, reafirmamos que esse projeto do PT e do governador Wellington Dias vem dado certo no Piauí”, explicou João Pereira à coluna, membro piauiense do diretório nacional do PT.
A coluna também conversou com o presidente estadual deputado Francisco Limma: “O centro da nossa reunião foi a federação e a estratégia montagem nossas chapas majoritária e proporcional com o advento da federação partidária”, explicou Limma.
Isso porque o PT só lançará Rafael, de fato, em março, quando o petista se desincompatibilizar do partido. É o que defende o governador Wellington Dias e foi acordado dentro da legenda.
A tramitação interna do nome de Rafael é necessária dentro do PT, mas é um dado consolidado na base aliada que não há plano B para a disputa pelo Karnak: todas as fichas estão em Rafael Fonteles, que levará a bandeira de Lula como estratégia eleitoral no Piauí.
8 vereadores encontram Jeová em peregrinação e 3 se integram à caminhada
Por Arimatéa Carvalho
A peregrinação ao santuário de Santa Cruz dos Milagres do presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar (MDB), junto com os colegas Deolindo Moura (PT) e Thanandra (Patriota) e mais um grupo de quase 40 pessoas, ganhou o reforço de vários outros parlamentares neste sábado (15). Alguns, inclusive, seguiram caminhando com o grupo até o destino final.
A caminhada será encerrada na manhã de domingo (16), quando todos irão assistir à missa das 9h no santuário de Santa Cruz. A distância entre Teresina e a cidade de Santa Cruz dos Milagres é de 167 km. O grupo saiu na terça-feira (11).
Os vereadores Renato Berger (PSD), Enzo Samuel (PDT), Markim Costa, Gustavo de Carvalho (PSDB), Roberval Queiroz (DEM), Bruno Vilarinho (PTB), Paulo Lopes (PSDB) e Zé Nito (MDB) foram prestigiar o presidente. Renato, Zé Nito e Gustavo botaram o pé na estrada.
O ato mostra o prestígio de Jeová junto a seus pares. Ele é pré-candidato a deputado estadual pelo MDB.
Átila Filho cresce e deve ficar entre os 2 mais votados da chapa do PP
Por Arimatéa Carvalho
Com a pré-campanha em ritmo acelerado a partir deste mês, os nomes mais fortes das chapas proporcionais se movimentam. O empresário Átila Filho, que disputará vaga de federal no lugar seu pai, o deputado federal Átila Lira, está no extremo Sul do Piauí desde sexta-feira (14) conversando com prefeitos, vereadores e lideranças.
Cotado para ficar em primeiro ou segundo lugar na chapa do PP, Átila Filho pretende acelerar a agenda. Hoje, ela já ampliou as parcerias pré-existentes do seu pai. Aqui, Átila Filho com o Átila Lira e o assessor Leonardo.
NOVOS NOMES
A chapa do PP, a propósito, vem forte para a Câmara dos Deputados. Além de Átila Filho, Júlio Arcoverde, Margarete Coelho, Elmano Férrer e Denys Cavalcante, o Major Diego e a ex-vereadora de Teresina Graça Amorim também irão reforçar o time.
O ministro Ciro Nogueira também convidou a secretária da Semest, Gessy Fonseca, e ainda aguarda Gracinha Mão Santa. É chapa para três nomes.
Gracinha e Denys fecham dobradinha e ainda vão ter conversa com Ciro
Por Arimatéa Carvalho
A secretária Gracinha Mão Santa fechou dobradinha em Parnaíba com o advogado Denys Cavalcante, filho do presidente da Fecomércio, Valdeci Cavalcante. Ela disputará vaga de deputada estadual, enquanto Denys tentará vaga na Câmara dos Deputados. Gracinha é a supersecretária do prefeito Mão Santa, seu pai.
Gracinha é esperada na chapa do PP, mas não confirmou se esse será seu destino. Denys está na mesma situação. A dobradinha frustra a expectativa de parceria dela com o senador Elmano Férrer, que agora tentará vaga de federal pelo PP.
"SEM AVENTURAS"
Perguntado pela coluna sobre a dobradinha, o presidente da Fecomércio explicou que o grupo passou o dia reunido em Parnaíba e ficou acertada a dobradinha.
"Mas tanto a Gracinha quanto o Deny não ingressarão em aventuras políticas. Portanto, vamos conversar com o presidente Ciro Nogueira para acertarem todos os detalhes", explicou o experiente Valdeci.
Dó Bacelar deixará prefeitura para disputar vaga de federal pelo PP
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Porto, Dó Bacelar, vai deixar a prefeitura nas mãos do vice, Elias Pessoa, e disputar vaga de deputado federal na chapa do PP. Ele tem força no Norte do Piauí. Dó cumpre seu sexto mandato como prefeito de Porto. Das últimas nove eleições ocorridas no município, o grupo de Dó Bacelar venceu oito.
No final de 2021, Dó esteve com o ministro Ciro Nogueira em Brasília e eles acertaram que o gestor sairia candidato a deputado federal neste ano.
Ele é o segundo prefeito do PP que anuncia que deixará a prefeitura para disputar as eleições deste ano. O outro é o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, que tentará vaga para o Senado pela oposição ao Governo W. Dias.
Bonfim visita 6 cidades para interiorizar pré-campanha ao governo
Por Arimatéa Carvalho
O professor Washington Bonfim avança para além de Teresina em busca de apoio para a campanha ao Governo do Piauí. Neste final de semana ele visita seis cidades: Altos, Campo Maior, Boa Hora, Piripiri, Parnaíba e Cocal da Estação. Em todas, faz reuniões com lideranças e pré-candidatos a deputado federal e estadual, como essa realizada na sexta-feira (14), na Câmara de Altos.
Bonfim é pré-candidato a governador pelo Cidadania e tem conversas avançadas com o ex-senador João Vicente Claudino para que o empresário indique o vice da chapa, pelo Podemos. Ex-secretário do ex-prefeito Firmino Filho nas gestões tucanas na capital, Bonfim tem em Teresina seu maior colégio eleitoral.
Nixon e Rubens Pereira alinham ações da Guarda e Secretaria de Segurança
Por Arimatéa Carvalho
O coordenador de Segurança Pública da Prefeitura de Teresina, coronel Nixon Frota, se reuniu com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, para conhecer a Corregedoria da pasta.
"Na gestão pública, especialmente em uma área como a segurança pública, é necessário trocar ideias e informações com nosso pares, de modo que as boas práticas sejam implementadas", comentou Nixon.
Estavam com ele o comandante da Guarda Civil Municipal, André Viana, e o corregedor Ítalo Moura. O corregedora da Secretaria, Jetan Pinheiro, também participou da reunião de integração.
São Miguel do Fidalgo tem 4km de asfalto implantado pelo Idepi
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) esteve em São Miguel do Fidalgo com o prefeito Erimar, vereadores e lideranças da cidade.
"Fomos dar o pontapé inicial em obra de asfaltamento de 4km pelo PRO Piauí, executada pelo Idepi", comentou Mádison. "Quero desde já agradecer ao governador Wellington Dias, ao coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, e ao presidente Leonardo Sobral", completou.
MIGUEL ALVES
O parlamentar também esteve em Miguel Alves com o prefeito Vein da Fetraf, visitando obras. Padre Domingos e a vereadora Edisandra estavam no grupo.
Roncallinho faz vistoria em obra no Centro em parceria com Pessoinha
O superintendente das Ações Administrativas Descentralizadas Centro, Roncallinho, fez uma vistoria nas obras de pavimentação asfáltica na Rua Areolino de Abreu.
As obras são realizadas de forma integrada com a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), presidida pelo advogado João Duarte. A empresa faz a pavimentação e a SAAD Centro dá o apoio com limpeza.
Pessoinha tem feito vistorias em obras durante a noite e, nos bastidores, tem reclamado da ausência de secretários com ele. No caso da Saad, a questão já foi resolvida.
Filiado ao PSB,Pessoinha pode ficar na sigla e disputar na federação com PT
Por Sávia Barreto
Filho do prefeito e presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, é filiado ao PSB. Ele é advogado do partido desde 2020. A coluna apurou que ele tem como opção ficar na sigla e entrar na disputa para federal no PSB, legenda que integra a federação com o PT, PC do B e PV.
O ex-governador Wilson Martins é seu principal adversário interno. A chapa promete ser competitiva.