Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 160 de 66559 escolas e 150 centros de ensino terão mais de 15 modalidades esportivas
Por Arimatéa Carvalho
Os secretários estaduais de Esporte e Lazer, Eduardo Draga Alana, e de Educação, Nouga Cardoso, se reuniram para aprofundar as parcerias entre as duas pastas. A ideia é reforçar o esporte nas escolas municipais, em suas diversas modalidades, proporcionando o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.
Agora, será montada uma equipe com técnicos de ambas as secretarias para alinhar a proposta junto ao prefeito Dr. Pessoa. A Semec disponibilizará os espaços escolares para que a Semel garanta a execução das modalidades esportivas.
15 MODALIDADES
Os projetos devem fomentar o esporte com mais de 15 modalidades em 59 escolas municipais e 150 Centros Municipais de Educação Infantil.
“Apresentaremos no prazo de um mês o projeto para o prefeito e esperamos sua pronta aprovação para em breve implantarmos as ações na Rede Municipal, beneficiando centenas de crianças
Dr. Pessoa não fecha comando do PL e Xavier entrega partido a Valdemar
Por Arimatéa Carvalho
O presidente Jair Bolsonaro teve um segundo encontro com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), na terça-feira (11). Na noite de segunda-feira (10) os dois já haviam conversado no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. Na companhia do prefeito está seu filho, o presidente da Eturb, advogado João Pessoa.
Dr. Pessoa conta que entregou uma série de pedidos ao presidente e ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, para obras de drenagem, habitação e infraestrutura em Teresina. "Agradeço à receptividade à minha equipe por parte do presidente. Estou ao lado de todos aqueles que desejarem ajudar a cidade de Teresina", disse.
E O PL?
Para quem esperava que Dr. Pessoa saísse do segundo encontro já no comando do PL no Piauí, o próprio prefeito disse que ainda há dúvida se ele vai mesmo dirigir o partido do presidente ou segue para o União Brasil, que no plano nacional estuda apoiar do pré-candidato a presidente Sergio Moro.
FÁBIO XAVIER ENTREGA PL
Em outro movimento também na manhã de terça-feira, o presidente regional do PL no Piauí, deputado Fábio Xavier, se encontrou com o presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, e os dois chegaram ao consenso que não há mais como Xavier permanecer no PL.
Em áudio divulado por Valdemar, ele agradece a Fábio Xavier, diz que ele e a família continuam sendo seus amigos, mas reconhece que os caminhos políticos seguiram em direções opostas. Foi, portanto, uma separação amigável e a amizade continua.
Vereador Evandro Hidd e deputado Júlio também estão reinfectados com Covid
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd (PDT) foi diagnosticado com a Covid-19 pela segunda vez. Vacinado com as duas doses da vacina, o vereador está com sintomas leves, medicado e cumprindo as regras de isolamento determinadas pelas autoridades de saúde.
O gabinete do vereador, na Câmara Municipal de Teresina permanecerá fechado durante esse período, também em atendimento as regras sanitárias.
O presidente do Progressistas no Piauí, Júlio Arcoverde, também está em isolamento com a Covid-19. Assim como Evandro, ele também já tinha sido infectado. Ele está assintomático.
Ciro avisa a Pessoa que Sílvio é o candidato. Prefeito não irá ficar com PL
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que após o primeiro encontro entre o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, com o presidente Jair Bolsonaro, houve um encontro reservado entre Pessoa e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Nesse encontro, Ciro teria dito ao prefeito que o candidato da oposição deve ser Sílvio Mendes, ex-prefeito de Teresina pelo PSDB, sigla a quem Dr.Pessoa tem feito críticas constantes pelo modo de gestão.
A coluna apurou que o nome seria o de João Duarte, o Pessoinha, presidente da Eturb, e filho de Pessoa. O prefeito ficaria no MDB. Mas, como Sílvio Mendes deve ser o nome da oposição na disputa pelo Palácio de Karnak, o grupo político de Dr.Pessoa acredita ser inviável estar do lado do tucano, já que em 2024 Sílvio pode voltar a disputar o Palácio da Cidade, caso não vença o pleito de 2022, concorrendo justamente contra Pessoa.
Agora, o prefeito tem dois caminhos: apoiar Rafael Fonteles - mas sem espaço na chapa majoritária, que já foi toda preenchida por PT, MDB e PSD, ficar neutro ou lançar um nome pela terceira via por um partido pequeno - já que as siglas disponíveis com maior fundo partidário e tempo de TV são ligadas à Ciro Nogueira (União Brasil e PL).
Bastidores da reunião Pessoa e Bolsonaro: Pessoinha assumirá PL no Piauí
Por Sávia Barreto
A reunião entre Dr.Pessoa, prefeito de Teresina, e o presidente Jair Bolsonaro em Brasília, solidifica o caminho para que o prefeito assuma o comando do PL - mesma sigla de Bolsonaro - no Piauí. Ou melhor, João Duarte, o Pessoinha, seria o presidente do PL no estado.
Dr. Pessoa seguiria no MDB nesse primeiro momento, segundo apurou a coluna. A reunião com Bolsonaro tratou apenas de temas administrativos para que a capital receba mais recursos do Governo Federal.
Mas a boa relação entre Pessoa e Bolsonaro poder render frutos políticos intermediados pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. O prefeito já votou em Bolsonaro nas eleições de 2018, no entanto, tem frisado que votará em quem “ajudar mais Teresina”.
Bolsonaro recebe Pessoa e Pessoinha; terça-feira tem segundo encontro
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (10) no Palácio do Alvorada.
Pessoa e o filho podem voltar de Brasília com o comando do PL no Piauí, o que colocaria o prefeito alinhado com o presidente e com o ministro Ciro Nogueira. Com essa costura, Ciro afasta o grupo do prefeito do Palácio de Karnak e ainda impediria um lançamento de terceira via pelo PREFEITO.
PEDIDO DE RECURSOS E NOVO ENCONTRO NA TERÇA-FEIRA
No encontro de segunda-feira, “levamos as demandas da cidade de Teresina para o presidente, que ficou de nos receber novamente amanhã no Palácio do Planalto", disse Pessoa.
"Estamos confiantes de que o governo federal atenderá nossos pleitos e destinará recursos para a capital do Piauí, que serão importantes para a drenagem, habitação e diversos outros projetos em nossa cidade", disse o prefeito, sem entrar em detalhes sobre o PL ou política partidária.
Estrada que liga Oeiras a Regeneração está 80% concluída
Por Arimatéa Carvalho
As obras de recuperação da rodovia estadual que liga Oeiras a Regeneração estão em ritmo avançado. Do trecho de 130 km, 80% já foram recuperados.
O deputado estadual Fábio Novo (PT) comentou que "a obra vai fazer a diferença para a região". "Obrigado ao governador Wellington Dias, ao diretor do DER-PI, Castro Neto, e ao coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles", disse Novo, que articulou a obra.
Senador Marcelo Castro está com Covid-19 em SP, com sintomas leves
Por Arimatéa Carvalho
O senador Marcelo Castro (MDB) está isolado em São Paulo após ser diagnosticado com Covid-19. Como está com a imunização completa, o parlamentar piauiense apresenta sintomas leves da doença.
Do final de semana para esta segunda-feira (10) vários políticos positivaram, entre eles a deputada federal Rejane Dias (PT) e o secretário de Governo, Osmar Júnior.
A gripe também tem pego em cheio os políticos. O deputado estadual Franzé Silva (PT) confirmou à coluna que está isolado e medicado devido à forte gripe. Ele melhorou nesta segunda-feira.
O presidente da Câmara, Jeová Alencar (MDB), chegou a procurar o hospital na semana passada também devido à gripe. Hoje ele está recuperado.
Terceira via de Pessoa, que ele nunca quis, é carta fora do baralho
Por Arimatéa Carvalho
Ao assumir o comando do PL no Piauí, o prefeito de Teresina automaticamente passa a fazer parte do grupo do ministro Ciro Nogueira e a ideia de lançar um nome para a terceira via sai de cena. Na verdade, nunca foi um desejo de Dr. Pessoa. Ele mesmo já explicou a interlocutores: se lançasse de fato uma terceira via e o nome tivesse mais de 100 mil votos em Teresina ele estaria criando um rival para si próprio em 2024.
Mas o discurso da terceira via fazia sentido para alcançar o objetivo maior: comandar uma sigla grande, com fundos eleitoral e partidário polpudos.
Fonte ligada ao ministro Ciro Nogueira relatou ao blog que agora a via é a do Bolsonaro, a principal, na avaliação da fonte.
Com dinheiro e estrutura, cabe a Pessoa mostrar capacidade de articulação na montagem das chapas de federal e estadual. Além de Pessoinha, seu filho, o gestor precisará de vários outros nomes para ter viabilidade no dia 2 de outubro.
Lucy nega veto a Pessoinha vice de Sílvio: “Não cabe a mim vetar”
Por Sávia Barreto
Questionada pela coluna sobre a especulação a respeito da chapa Sílvio Mendes/Pessoinha para o Governo do Estado, a deputada estadual Lucy Soares (Progressistas), respondeu: “Como você mesmo falou existem muitas especulações. Vamos aguardar e falar sobre o que a população espera do próximo gestor. O que deve ser debatido está sendo esquecido”, frisou Lucy. De acordo com informações de bastidores, há conversas para que Dr.Pessoa indique o candidato a vice-governador da chapa da oposição ao Governo do Estado. Esse nome seria o de Pessoinha.
Lucy acrescentou que o candidato (a) a governador da oposição vai ser anunciado dia 05 de fevereiro e é momento de aguardar. “Continuarei honrando meu mandato com trabalho de fazendo o melhor para nosso povo”, completou.
Ela nega veto a Pessoinha: “Agora não me cabe vetar nomes. Me cabe defender também os teresinenses”, pontuou a deputada, chamando a gestão de Dr.Pessoa de “desastrosa e que ainda não saiu do palanque”. Lucy afirmou ainda estar, nesse momento, preocupada com a nova onda de Covid-19.