Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 186 de 665Ministro do Meio Ambiente inaugura escadaria na Serra da Capivara
Por Arimatéa Carvalho
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, desembarca nesta terça-feira (19) em São Raimundo Nonato para conhecer o circuito do Boqueirão da Pedra Furada e inaugurar uma escadaria turística no Baixão dos Rodrigues, obra que permitirá uma vista privilegiada do Parque Nacional da Serra da Capivara.
A escadaria de mais de 80 metros é resultado de emenda do então deputado federal Paes Landim, agora liberada. Ele estará no local acompanhando a inauguração. O ministro Ciro Nogueira viria junto com Leite, mas desmarcou devido a uma agenda inesperada em Brasília.
PATROLS EM TERESINA
Ao meio-dia de terça-feira o ministro Ciro e o senador Elmano Férrer iriam entregar máquinas motoniveladoras (patrols) em Teresina para dez cidades , no bairro Triunfo, na Avenida Professor Wall Ferraz. No entanto, essa solenidade também não contará com a presença do ministro.
Curso de Medicina da UFPI está ameaçado de perder suas instalações
Por Arimatéa Carvalho
O curso de Medicina da UFPI pode perder o espaço que hoje é destinado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), no prédio que fica ao lado do Hospital Getúlio Vargas. O local é considerado estratégico para o funcionamento do curso, principalmente para abrigar os alunos e professores dos últimos períodos, ligados diretamente às atividades práticas junto à rede de hospitais, sobretudo nas unidades públicas – como HGV, Nathan Portella e Hospital Infantil.
O PROBLEMA
O prédio foi cedido ad referendum (isto é, decisão pessoal sem aval colegiado) pelo ex-reitor Arimatéia Lopes ao Ciaten – sigla para Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados. O risco de desalojamento ficou formalizado em documento elaborado pela direção do CCS e encaminhado ao reitor Gildásio Guedes, em que é solicitada a suspensão da cessão do prédio.
REITOR QUER SOLUÇÃO
Segundo o documento, a doação foi feita sem ouvir a comunidade e sem dar uma solução para as atividades práticas desenvolvidas principalmente nos semestres finais do curso de Medicina.
A direção do CCS cobra a suspensão da cessão, até que haja uma solução para a alocação dos alunos e professores de Medicina. Essa solicitação foi acatada pelo Conselho Diretor da UFPI, e o reitor Gildásio Guedes apelou para que as duas partes entrem em acordo, sem prejuízo de ninguém.
Treinado pelo RenovaBR, Dionísio Carvalho será candidato ao Senado em 2022
Por Arimatéa Carvalho
O ambientalista Dionísio Carvalho será candidato a senador em 2022. "Fui selecionado no maior programa de formação de novas lideranças políticas do país, o RenovaBR. E estão me preparando para a campanha de 2022. O RenovaBR já elegeu parlamentares em 2018, que hoje são personalidades políticas como a deputada Tabata Amaral, do PDT, deputado Marcelo Calero, PPS, e Joenia Wapichana (primeira indígena eleita deputada federal)", conta.
QUAL PARTIDO?
Dionísio Carvalho afirma que "temos muitas portas se abrindo e estamos estudando as melhores possibilidades de partido no Piauí, para poder iniciar uma pré-campanha. Já visitamos cinco líderes de partido e as conversas estão avançando para uma futura definição", comenta.
Leonardo Sobral será homenageado com Medalha do Mérito Renascença do Piauí
Por Arimatea Carvalho
O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Leonardo Sobral, será um dos agraciados nesta terça-feira, 19, com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, a mais alta comenda do Estado que homenageia homens e mulheres, personalidades ilustres, cujo trabalho e ações engrandecem o e contribuem para o desenvolvimento do Estado.
Advogado, especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com atuação na área do Direito Público, Leonardo Sobral ingressou na carreira pública aos 26 anos. Passou pela Diretoria de Planejamento da Secretaria de Saúde de Teresina, foi Coordenador do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) e desde 2019 está à frente do IDEPI, um dos órgãos mais estratégicos para o estado pela sua atuação direta nos municípios através de obras estruturantes e de fomento à pesquisa mineral para o desenvolvimento do estado do Piauí.
Marcelo alinha com Pessoa “voz” no MDB, conversa com Rafael e obras do rio
Por Arimatéa Carvalho
O senador Marcelo Castro e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reuniram no sábado no apartamento do senador. Na pauta, assuntos delicados e boas notícias também. Sobre a zanga do prefeito por não ser ouvido dentro do MDB, Marcelo prometeu que essa situação não se repetirá e alinhou encontros regulares entre os dois.
A respeito do apoio de Pessoa ao pré-candidato a governador Rafael Fonteles, o prefeito e Rafael vão se encontrar na quarta-feira (20). A conversa é envolta de expectativas. Embora marcelistas ainda vejam o senador como uma possibilidade real de ficar com a vaga de candidato de Rafael no próximo ano, o movimento de Marcelo é para que Pessoa feche apoio a Rafael.
OBRA GRANDIOSA
Marcelo garantiu ao prefeito que vai trazer grande volume de recursos para a capital, inclusive as verbas para executar o grandioso projeto chamado Vida Rio, que pretende transformar a margem do Rio Parnaíba num complexo de lazer e esportivo. A revitalização do Rio e seu entorno deve ser comandada pelo superintendente da Saad Centro, Roncalinho, hoje um dos gestores mais próximos e queridos do prefeito.
AUSÊNCIA EXPLICADA
Por fim, o senador disse a Dr. Pessoa que esteve ausente da capital nos últimos tempos devido à dedicação para assegurar a liberação de suas emendas em Brasília.
Solidariedade realiza grande evento: meta é 3 estaduais e 2 federais
Por Arimatéa Carvalho
A direção do Solidariedade no Piauí promoveu uma reunião na manhã de sábado (16) com os seus filiados, pré-candidatos e demais membros da executiva no plenarinho da Assembleia Legislativa.
O presidente da sigla, deputado estadual Evaldo Gomes, comandou a solenidade e definiu estratégias visando um bom resultado na campanha do próximo ano. “Saímos daqui ainda mais motivados e temos uma meta a cumprir: além de filiar novos e importantes nomes, pretendemos surpreender elegendo três deputados estaduais e pelo menos dois deputados federais. Todos os nossos filiados que ocupam cargos, seja no Estado, seja no Município, poderão entrar na disputa”, afirmou Evaldo Gomes.
Nomes como a superintendente da Suparc, Viviane Moura, a delegada Anamelka Cadena e o ex-vereador de Teresina Caio Bucar vão disputar vaga para a Câmara. Em seu discurso, Viviane destacou a importância de sua missão.
Ex-ministro João Henrique é o novo cidadão picoense: “Trabalho pelo Piauí”
Por Arimatéa Carvalho
O ex- ministro João Henrique de Almeida Sousa, atual secretário municipal de Planejamento em Teresina, recebeu na noite de sexta-feira (15) o Título de Cidadania Picoense, honraria concedida pela Câmara Municipal de Vereadores de Picos.
A proposição é in memorian ao vereador Francisco de Assis Pio da Silva, Titico, que faleceu aos 41 anos, diante de uma fatalidade no povoado Angical dos Domingos, município de Picos, enquanto comemorava a vitória nas eleições de 2012.
Durante seu discurso, João Henrique Sousa mencionou as boas recordações ao lado do falecido vereador Titico; além dos serviços prestados enquanto ocupou cargos federais, estaduais e municipais. “Eu e o saudoso vereador Titico tínhamos uma grande amizade. Não era um conhecido que pouco via, mas alguém que eu podia chamar a qualquer momento. Era um amigo de verdade! Hoje, mais que um título, celebro a amizade. Receber esta honraria muito me emociona, pois em todos os cargos que ocupei, busquei proporcionar ao meu Piauí desenvolvimento e posição de destaque no Brasil", disse.
"Enquanto ministro dos Transportes, trabalhei para trazer ao nosso estado estradas que facilitassem o avanço de nossos municípios, como a que trafeguei enquanto me deslocava a Picos hoje. Hoje colaboro diretamente com Teresina, ao lado do prefeito Dr Pessoa. Essa homenagem, eu reforço, eu dedico de alma e coração ao eterno vereador Titico”, explicou o mais novo cidadão picoense.
A esposa de João Henrique, Michele Alves, o presidente da Eturb, Pessoinha, e o deputado estadual Severo Eulálio, que é de Picos, foram abraçar o ministro. O prefeito de Picos, Gil Paraibano (PP), e a família de Titico também estavam na sessão.
Henrique Pires confirma que fica na base e MDB após especulações de saída
Por Sávia Barreto
Quem anunciou à coluna que fica no MDB e na base é o deputado Henrique Pires, cuja posição era motivo de dúvidas no partido e até mesmo especulação de ida para oposição. “Sigo como estou, na base, no MDB e reafirmando sempre que nosso maior compromisso são com as lideranças do interior e da capital que nos colocaram aqui na Assembleia”, pontuou Pires, que essa semana comandou audiência pública para discutir o impacto dos tributos estaduais na formação do preço dos combustíveis. O deputado é crítico da política de preços da Petrobrás. A declaração foi dada à coluna em vídeo na quinta-feira após audiência pública na Alepi. Já na sexta o deputado conversou com o jornalista Arimatea Carvalho, do blog Primeira Mão, e deixou em aberto sua permanência no MDB.
Tasso, Bruno e Eduardo em Teresina dia 29; Sílvio anuncia coletiva no dia
Por Arimatéa Carvalho
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, chegam a Teresina no dia 29 de outubro para conversar com os tucanos locais. Tasso telefonou para o ex-prefeito da capital Sílvio Mendes para informar da vinda do trio.
No Piauí, eles vão pedir os votos dos colegas para a eleição de Eduardo como pré-candidato a presidente da República. João Dória luta para permanecer vivo na disputa nacionalmente, mas no Nordeste Eduardo Leite só não tem ainda a garantia dos votos no Rio Grande do Norte e no Piauí.
ATO SIMBÓLICO
Sílvio Mendes, que deve ser candidato a governador pelas oposições em 2022, ou a vice na chapa, reconhece que a força do Piauí nas prévias nacionais que irão definir o nome tucano para a Presidência é bem tímida, mas vê no gesto da vinda a Teresina um apreço e uma consideração. Ele e Tasso são amigos há muito tempo.
O senador cearense irá conceder entrevista coletiva na sede do PSDB em Teresina ao meio-dia do dia 29 e depois prosseguem em campanha. As prévias ocorrem dia 21 de novembro.
Sílvio admite que não conhece Eduardo Leite, mas diz que soube que ele faz uma boa gestão no Rio Grande do Sul. Quanto ao governador paulista João Dória, Sílvio não conta conversa: não gosta dele.
Pela 1ª vez, Henrique admite deixar MDB; ele reuniu lideranças em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) reuniu lideranças de Teresina para discutir os rumos do seu mandato e os trabalhos para reeleição em 2022. Foi a primeira de umas série de encontros.
Entre as lideranças presentes estava ex-vereador Zé Filho (PSL). Além dele, o ex-vereador Nilson Cavalcante. Após mais de 20 anos militando no MDB, o futuro partidário do deputado ainda não está definido. Henrique afirma que tem um compromisso com sua base eleitoral, que abrange regiões de todo o Piauí. "Tenho que considerar a minha base eleitoral. Não adianta me manter no partido e a minha base ficar sem representação, mas essa questão ainda será analisada", pondera.
O deputado HP não descarta a possibilidade de deixar o MDB. O grupo político do deputado em Teresina fez um trabalho que conquistou quase 7 mil votos neste primeiro mandato de Henrique Pires. m
MUDANÇA DE PLANOS
Na quinta-feira (14), HP havia dito à jornalista Sávia Barreto, deste blog, que ficaria no MDB e na base. “Sigo como estou, na base, no MDB e reafirmando sempre que nosso maior compromisso são com as lideranças do interior e da capital que nos colocaram aqui na Assembleia”, pontuou Pires, que na semana comandou audiência pública para discutir o impacto dos tributos estaduais na formação do preço dos combustíveis. O deputado é crítico da política de preços da Petrobrás.