Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 209 de 665Ziza nega ida ao Progressistas e é convidado por Tiago para o PSD: “Só vem”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Ziza Carvalho se reuniu ontem com o governador Wellington Dias. Ele relatou à coluna que não tratou da disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, pois foi avisado que a escolha da bancada é por Flora Izabel: “Não posso ser candidato de mim mesmo”, frisou, sem deixar de criticar o PT. O deputado alegou que não foi convidado para nenhuma reunião e a decisão pelo nome de Flora tomada pelo colegiado de petistas na Alepi. A justificativa é que Flora teria mais chances de apoio externo, ou seja, de receber votos de outros partidos.
Só vem
Sobre a comentada presença na posse de Ciro Nogueira na Casa Civil, Ziza frisou que esteve “com muita honra” no evento, mas rechaçou especulações sobre ida ao Progressistas: “É impossível estar num palanque com Bolsonaro”.
O presidente municipal do PSD, Tiago Vasconcelos, por sua vez, convidou Ziza para se filiar à sigla: “Será bem-vindo. Só vem”. O PSD quer eleger pelo menos três nomes na Assembleia Legislativa. Além de Georgiano Neto, Tiago é um dos favoritos.
Bonfim critica Sílvio e Edson por serem bolsonaristas e vai ajudar Lucy
Por Arimatéa Carvalho
O secretário de Parcerias e Projetos da Prefeitura de Timon, Washington Bonfim, que era um dos gestores mais ligados ao ex-prefeito Firmino Filho (foi da Educação e Planejamento), criticou ao blog a postura bolsonarista dos tucanos Sílvio Mendes e Edson Melo.
Para Bonfim, essa "paixão" dos veteranos do partido ao presidente Jair Bolsonaro só atrapalha o PSDB. Firmino era crítico de Bolsonaro, não custa lembrar. E o PSDB segue sem um herdeiro político definido na capital.
COM LUCY EM 2022
Washington Bonfim confirmou à coluna que está colaborando na campanha de reeleição da deputada estadual Lucy (PP), viúva de Firmino Filho e hoje afastada dos holofotes devido à grande perda sofrida. Experiente e estrategista, Bonfim e Lucy estarão juntos em 2022. Ele, a propósito, tem batido com ferocidade na gestão de Dr. Pessoa (MDB) em Teresina. Sempre respondido no mesmo tom pelo vice-prefeito Robert Rios e pelo próprio prefeito.
Lula chega a Teresina dia 17 e tem agenda com estudantes e empresários
Por Arimatéa Carvalho
Definida a agenda do ex-presidente Lula no Piauí. Ele chega a Teresina no dia 17 de agosto, vindo de Pernambuco, e pela manhã participa de encontro com estudantes em escola da zona Norte da capital. Trata-se de jovens que foram beneficiados por programas criados por Lula, a exemplo do Prouni. Um dos rapazes conheceu o ex-presidente em Guaribas, no seu primeiro mandato, formou-se em Direito e hoje advoga em São Paulo.
Na parte da tarde do dia 17, o petista tem encontros com empresários, 30 lideranças evangélicas de todo o Piauí, populares e grupos organizados no hotel Blue Three. No final da tarde, por volta das 17h30, fará uma live para todo o Piauí, com transmissão para instalações em 224 municípios. Ele pernoita na capital.
No dia 18, visita obras do PRO Piauí ao lado do governador Wellington Dias e do secretário Rafael Fonteles (Fazenda) e segue para o Maranhão.
Troca na Saad Sul: recado dado por Dr.Pessoa e desempenho de Juca
Por Sávia Barreto
Ainda hoje rende assunto a troca de Alípio Paiva pelo arquiteto João Victor na SAAD Sul. O prefeito Dr.Pessoa foi informado dos motivos da troca, mas não quis entrar na questão publicamente. Isso já é um recado dado.
Créditos
Avalia-se nos corredores do Palácio da Cidade que a situação serve de advertência para futuros indicados que não atuarem em consonância com seus “padrinhos” que os indicaram para as funções públicas. Juca tem sido elogiado no novo cargo e a troca foi vista como positiva no entorno da PMT por trazer mais agilidade aos trabalhos na Saad Sul.
Confiança
Na Câmara, o novo superintende da Saad já foi elogiado por vereadores. João Victor era assessor do presidente da Câmara, Jeová Alencar, e é bastante conhecido dos parlamentares. Tem recebido as demandas dos vereadores e é visto como homem de confiança de Jeová Alencar.
Ciro fará super encontro com prefeitos do Piauí e lança estratégia para 22
Por Sávia Barreto
Plano B
E, com a popularidade em alta por conta da função de destaque em Brasília, é Ciro quem vai levar a bandeira da própria candidatura pelo menos até o final desse ano. Se ele não for mesmo o candidato, a mudança só ocorrerá em 2022. Esse é o tempo pros demais postulantes - Iracema Portela, João Vicente Claudino, Sílvio Mendes e Margarete Coelho - baterem perna no interior e tentarem se viabilizar. Até agora, apenas Iracema tem se movimentado.
Servidora de 46 anos do TRT morre de Covid-19 em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
A servidora do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (22 Região) Mônica Santos Rocha Sobral, de 46 anos, morreu de Covid-19 neste sábado (7) em Teresina. Ela deixou um filho e colegas desolados no Tribunal.
O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Piauí divulgou uma nota lamentando a perda. "Mônica ingressou no TRT pela estreita e honesta porta do concurso público em 2008, sendo lotada inicialmente na Vara do Trabalho de Piripiri. Em 2011 foi lotada na Coordenadoria de Orçamento e Finanças, em Teresina, onde trabalhou nos últimos 10 anos na Folha de Pagamento do TRT. Sempre atendia a todos e todas com presteza e cordialidade", diz a nota.
Segundo seus colegas, Mônica vinha trabalhando presencialmente desde outubro de 2020, por opção própria e também por dificuldades de adaptação ao trabalho remoto. A última vez em que esteve no Tribunal foi no dia 5 de julho, mesmo dia que se vacinou e provavelmente já tinha contraído o vírus.
A entidade aproveitou para alertar a administração da Corte sobre o perigo do retorno ao trabalho presencial, determinado pelo Ato GP 92/2021 – questionado judicialmente pelo SINTRAJUFE, que impetrou Mandado de Segurança, distribuído ao desembargador Manoel Edilson Cardoso.
O serviço que Mônica desenvolvia, com zelo e profissionalismo, certamente será reposto; a sua vida, infelizmente, não! É preciso evitar que a nossa querida colega seja apenas mais um número!", prossegue.
Abreu critica venda dos Correios: Não podia ser entregue ao capital privado
Por Arimatéa Carvalho
Dos dez deputados federais do Piauí, apenas Rejane Dias (PT), Merlong Solano (PT) e Fábio Abreu (PL) votaram contra a privatização dos Correios em votação na Câmara dos Deputados. Os outros sete ajudaram a garantir essa vitória para o Governo Bolsonaro. O placar foi de 286 a 173. Agora, a oposição vai tentar derrubar a matéria no Senado.
"Votei não à privatização dos Correios. Uma instituição centenária e lucrativa não pode ser entregue ao capital privado", comentou Abreu.
O deputado esteve na sexta-feira (6) em Campo Maior, cidade que completa 259 anos no domingo (8). Ele esteve na ação social "Um Dia de Cidadania", que atendeu a população com expedição de documentos e negociação de débitos. O parlamentar, bem votado na Região dos Carnaubais, conferiu os atendimentos e conversando com as famílias.
JUDICIALIZAR
O deputado Merlong Solano comentou que a privatização passou, "mas não com o voto da bancada do PT". "Com 358 anos de existência, a estatal é um dos maiores patrimônios do Brasil, presente na memória afetiva dos brasileiros. É uma empresa comprovadamente lucrativa, que oferece a correspondência bancária em regiões isoladas", relatou. Ele prevê um cenário precarização dos serviços postais e milhares de pessoas desempregadas. Caso passe no Senado, Merlong conta que a oposição vai à Justiça para impedir a venda.
Novo visita estrada com Rafael, W. Dias e Castro Neto: “Força do PRO Piauí”
Por Arimatéa Carvalho
Junto com o governador Wellington Dias, o coordenador do programa PRO Piauí, Rafael Fonteles, e o diretor-geral do DER, Castro Neto, o secretário estadual de Cultura, deputado estadual Fábio Novo, esteve nas obras de duplicação da PI-112.
"São dois quilômetros de alargamento, a partir do balão que dá acesso ao povoado Soinho e segue pela estrada em direção ao município de União", comenta Fábio. O asfaltamento foi concluído e estão sendo finalizados o meio fio e as calçadas. "É mais uma obra do PRO Piauí, com investimentos de R$ 4 milhões", finaliza Novo.
Quais as candidatas mais cotadas para Câmara e Alepi? Veja lista
Por Sávia Barreto
A coluna traz a movimentação dos partidos para a formação de chapas no pleito de 2022, com o recorte das mulheres candidatas a deputada estadual ou federal. É fato que a quantidade de partidos que vai montar chapa, diminuiu. Assim como há dificuldade em atrair mulheres para disputar em igualdade de condições - inclusive financeira e de espaço - dentro das siglas, apesar da legislação reservar dinheiro do fundo eleitoral, na prática as mulheres seguem em situação de desvantagem. A lista foi composta após ouvir presidentes de partidos, deputados e vereadores.
Mulheres nas chapas: candidatas a deputada federal ou estadual em alta nos partidos
MDB- Liziê Coelho, Nise Rego
Progressistas - Gracinha, Iracema Portella, Margarete Coelho, Lucy Soares
PT- Rejane Dias, Neide da Famc, Neuma Café, Viviane Moura, Fabíola Lemos
PL- Major Elizete
Solidariedade- Anamelka, Josiene Marques e Marina Santos
PSL- Rubenita Lessa, Teresinha Medeiros
PV -Teresa Britto
Partido a definir: Janaína Marques
PSD- Simone Pereira, Cida Santiago
Câmara aprovou Interdição de avenida das 5h às 7h, só pra ciclistas em THE
Um projeto-piloto vai testar a viabilidade da implantação da Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) utilizando a Av. Padre Humberto Pietrogrande, que liga as zonas sudeste, leste e sul, como modelo. A iniciativa é fruto de discussão que ocorreu em Audiência Pública nesta sexta-feira (6), na Câmara Municipal de Teresina. Para o vereador Venâncio Cardoso (PSDB), proponente da Audiência Pública, o projeto-piloto contempla os envolvidos na discussão e abre possibilidade de outras áreas da cidade serem contempladas.
Vai dar certo
A ideia é que entre os horários de 5h e 7h, partes da avenida sejam isoladas para utilização somente de esportistas. Uma Comissão de Segurança do Ciclismo ficaria responsável por analisar o comportamento de ciclistas, pedestres e trânsito, para que posteriormente outras áreas da cidade possam ganhar o status de APCC. “Acredito que será um projeto de sucesso, pois é de interesse da Prefeitura de Teresina estimular iniciativas esportivas na cidade. A Avenida Padre Humberto será um piloto e logo depois outras avenidas, outros locais serão testados também”, explica o vereador.