Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 213 de 665Barragem da Atalaia será concluída em Corrente, além de obras de mobilidade
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) anunciou em Corrente a conclusão da Barragem da Atalaia, obras de mobilidade, de desenvolvimento rural e para a resolução de problemas hídricos. "Foi o momento de prestar contas do nosso trabalho com a população. Encontrei com o secretário de Desenvolvimento Rural, Riva Barrros, e com a vereadora Adélia Corado, do MDB. Falamos sobre ações importantes para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural do município de Corrente", conta.
Em outro momento, Mádison se reuniu com o secretário de Saúde, Dionísio Júnior, e o prefeito de Corrente, Murilo Mascarenhas; o secretário de Orçamento e Finanças, Carlos Cleiton, e o professor Luciano Cunha. "Tratamos sobre uma série de investimentos e obras estruturantes para o município", finaliza.
Júnior do MP3 x João Pereira: duelo no PT sobre ingresso de deputados
Por Sávia Barreto
Depois do militante do PT, Júnior do MP3, afirmar que deputados com mandato de outras siglas não são bem-vindos no partido e devem procurar uma sigla que seja “igual a eles’, o secretário institucional do PT no Piauí, João Pereira, rebateu: “O PT tem uma estratégia e com certeza não será uma estratégia individual de filiado a ou b. O PT tem uma direção e com certeza seraserá uma estratégia casada com o governador Wellington Dias. O diálogo é o limite”, frisou.
Já Júnior do MP3 destacou que a base do PT não permitirá que os parlamentares cogitados para se filiar ingressem na legenda. Ele afirmou ainda que o PT tem instâncias que podem barrar essas filiações e afirma que a sigla é contra o capitalismo, oligarquia homofobia, machismo e racismo: "Quero informar aos políticos incautos que querem salvar seus mandatos indo ao PT que não venham pois não serão bem-vindos. Se alguém está garantindo a filiação de vocês ao PT, está mentindo".
Entre os nomes especulados para se filiar ao PT estão os deputados Firmino Paulo, Oliveira Neto e Janaína Marques.
Tiago Vasconcelos destaca parceria Incra/PMT para regularizar áreas em THE
O superintendente do Incra, Tiago Vasconcelos, esteve em agenda com o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, e o diretor do Interpi, Chico Lucas, discutindo uma parceria entre os órgãos na capital. “O Incra está ajudando a PMT a montar um núcleo municipal de regularização fundiária, com assistente social, agrimensores e agrônomo. O núcleo será implantado e em agosto vai executar trabalho de campo, com áreas de assentamento e comunidades da zona rural, contando com o apoio do Interpi e orientação do Incra”, explicou Tiago.
A reunião contou com membros da Semduh, que trabalha para lançar o novo Reurbe, que vai regularizar as áreas urbanas e a SPU, pois a propriedade de alguns imóveis que pertencem à União e Exército devem entrar na regularização a favor das famílias.
Roncallinho anuncia estande da Guarda Municipal na av. Marechal para agosto
O superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, mostrou in loco como estão as obras de revitalização do espaço embaixo da ponte na Avenida Marechal Castelo Branco, bairro Morro da Esperança. Ele diz que esse era um pedido antigo da população e veio para atender essa necessidade dos teresinenses. Já foram instalados o piso e academia popular.
Quase pronto
Segundo o superintendente, o estande para a Guarda Municipal será acrescentado logo em seguida junto de iluminação para os painéis. O local também contará com estacionamento para veículo da Guarda e para um comerciante de ovos, bastante conhecido e querido por moradores da região. A obra será entregue no Aniversário de Teresina.
PP espera filiações de 6 deputados após posse de Ciro na Casa Civil
Por Arimatéa Carvalho
No Progressistas, a ida de Ciro Nogueira para a Casa Civil é motivo de euforia. Eles dizem que com a enxurrada de novos recursos que devem minar no Piauí a partir de agora, as chapas proporcionais da sigla vão tomar whein protein político.
Na Assembleia, são esperadas as filiações de Henrique Pires (MDB), Gustavo Neiva (PSB), Flávio Júnior (PDT)e Marden Menezes (PSDB). Se o PV não montar chapa, também Teresa Brito é aguardada. Já para a Câmara Federal é esperado o deputado federal Flávio Nogueira (PDT).
JÚLIO NÃO LARGA NÃO!
Quanto à ida do deputado federal Júlio César para o PP, a cúpula do partido não acredita nisso. Eles avaliam que Júlio fica com o governador Wellington Dias (PT) mesmo que não consiga vaga na chapa majoritária. Nesse caso, Júlio disputa a reeleição e Georgiano Neto também.
A novidade é que o outro filho do líder, Julinho, também disputa a vaga de estadual. Isso mesmo: dois irmãos. A fatura do desafio vai cair no colo do governo, como forma de compensação por ficar fora da majoritária.
Deputados da base viajam ao Território dos Carnaubais e Abreu destaca obras
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias e o secretário Rafael Fonteles fizeram maratona de inaugurações no Território dos Carnaubais, onde obras foram inauguradas e outras autorizadas. Deputados estaduais como Limma (PT), Janaína Marques (PTB) e Firmino Paulo (PP) estavam na comitiva, além do deputado federal Fábio Abreu (PL), que é muito bem votado na região. "Estive em Nossa Senhora de Nazaré, Boqueirão e Boa Hora e foi uma oportunidade excelente para ouvir e conhecer mais sobre as necessidades dos piauienses", comentou.
O blog perguntou ao deputado Firmino Paulo, do Progressistas, sobre a parceria com o programa PRO Piauí, coordenado por Rafael Fonteles. Ele contou o vice-prefeito de Boqueirão, Raimundo Filho, vota com ele e houve a assinatura para 14 mil metros quadrados de asfalto na cidade.
Ciro ou PT? Evandro diz que PDT não tem pressa e foca em 3 ex de Firmino
Por Arimatéa Carvalho
O vice-presidente estadual do PDT, vereador de Teresina Evandro Hidd, disse no programa Banca de Sapateiro, da Rádio e TV Jornal (canal 20.1), que quem tem tempo não tem pressa. Foi uma resposta à pergunta se o PDT ficará com Rafael Fonteles ou com o grupo de Ciro Nogueira na eleição do próximo ano.
Para Evandro, uma coisa, sim, está certa: o PDT está formando chapas para disputar as proporcionais, mas um apoio a outro grupo é assunto mesmo para 2022. Ele cita Charles Silveira, Kléber Montezuma e Samuel Silveira, todos ex-secretários de Firmino Filho, como nomes para disputar na chapa federal da sigla.
Veja lista de quem os secretários da gestão Pessoa apoiam para deputado
Por Sávia Barreto
A coluna fez levantamento com fontes do Palácio da Cidade a respeito de quem os secretários e superintendentes da Prefeitura de Teresina devem apoiar no pleito de 2022, tanto para candidato a deputado estadual como a federal. Os apoios se dividem entre seus padrinhos políticos, que os cacifaram aos cargos que ocupam hoje na gestão, como também aos novos aliados na administração, como é o caso do presidente da Eturb e filho do prefeito, João Duarte, o Pessoinha.
Voto de pai
Já o prefeito, Dr.Pessoa, deve apoiar pelo menos três candidatos a deputado estadual e um a federal, sendo este último o próprio filho. Para estadual, especula-se que Pessoa apoie o presidente da Câmara, Jeová Alencar (MDB) e mais dois nomes que estão sendo conversas.
Voto de primeira-dama
Já a primeira-dama, Samara Conceição, não apoiaria Pessoinha e teria ligações maiores com Gessy Fonseca, a secretaria de Desenvolvimento Econômico que também tem apoio de ala da Prefeitura aos candidatos do seu partido, o PSC. Gessy deve ser candidata à governadora em uma linha mais à direita no espectro político.
Lista de apoios: dobradinhas dos secretários da Prefeitura de Teresina
Secretário / Quem vai apoiar nas eleições de 2022
Saads:
Zé Nito - Felipe Sampaio e Marcos Aurélio
Roncallinho - Firmino Paulo e Castro Neto
James Guerra - João Madison e Pessoinha
Ana Paula- Santana e Pessoinha
Ricardo Monteiro: Felipe Sampaio e Marcos Aurélio
Alipio Paiva: Jeová e Pessoinha
Elisabeth Sá- Henrique Pires / Pessoinha ou Marcos Aurélio ou Zé Filho
Eduardo Dragalana - Georgiano Neto e Pessoinha ou Júlio César
Edmilson Ferreira - Jeová e Pessoinha
Nouga Cardoso - Jeová/João Madison e Pessoinha
Gessy Fonseca - candidatos do PSC / filho do Adolfo Nunes, Renan Nunes
Leonardo Silva - Jeová e Pessoinha
Robert Rios: Jeová e Pessoinha
João Henrique: Jeová e Pessoinha
Maycon Silva, Fundação Wall Ferraz: Dudu e Pessoinha ou federal do PT
Scheyvan: Evaldo Gomes e candidato a federal do SDD
Coronel Nixon: ele mesmo e Marcos Aurélio Sampaio
Eliana Lago: apoiará candidatos da Gessy Fonseca
Adolfo Nunes: filho Renan e indicação PSC
Karla Berger: Jeová e Pessoinha
Jobson da Prodater: Felipe Sampaio e Marcos Aurélio
Pessoinha da Eturb: ele mesmo e Jeová
Primeira-dama Samara Conceição: deve apoiar candidatos da Gessy
Dr. Pessoa: três para estadual (???) e um para federal (Pessoinha)
Ciro sobre chapa JVC e Sílvio em 2022: “Calma”
Nas últimas semanas o ex-senador João Vicente Claudino passou a ser mais ativo em encontros políticos, como a agenda em Pimenteiras ao lado do senador Elmano Férrer no último final de semana. Lá, foi inaugurada uma estrada vicinal com uma passagem molhada, que dá acesso à localidade Zaguiadas, zona rural do município.
Calma aí
O desafio de JVC é mostrar que “agora vai”, pois o mundo político vê com um pé atrás a postura oscilante do ex-senador a respeito da vida pública. Questionado pela coluna se a chapa JVC/Sílvio era viável, Ciro Nogueira respondeu: “Calma”. Há quem também coloque a deputada federal Iracema Portella como nome a encabeçar uma chapa de governadora. O vice poderia ser você. Iracema não esconde seu desejo de um dia disputar o Karnak, a questão é se agora seria a hora.
O que vem por aí
A posse do senador Ciro Nogueira como ministro da Casa Civil acontece na mesma semana em que o presidente Jair Bolsonaro disse que irá apresentar uma pessoa que deve provar uma fraude nas eleições de 2014 ocorrida por suposta fragilidade na segurança das urnas eletrônicas. A expectativa é que Ciro atue para tirar esse tema de foco, tendo em vista que o senador é a favor da manutenção do voto eletrônico e esteve entre os 11 presidentes de siglas que se posicionaram contra o voto impresso, defendido pelo presidente.
Missões possíveis
Uma das missões de Ciro Nogueira na Casa Civil é garantir a aprovação de André Mendonça para ministro do Supremo Tribunal Federal. No Senado, Mendonça encontra resistências. Ciro, que “conversa com todo mundo”, ou seja, tem diálogo em todos os espectros políticos, tem outras tarefas urgentes, como diminuir o viés contrário a Bolsonaro na CPI da Covid e manter o reajuste do Fundo Eleitoral, costurado pelo Centrão em parceria com partidos que não fazem parte dele. O presidente disse que vetaria o aumento, após críticas da base eleitoral e da opinião pública.
Wilson faz pré-campanha para deputado em 7 cidades da região de S.R. Nonato
Por Arimatéa Carvalho
O ex-governador Wilson Martins (PSB) fez pré-campanha para deputado federal no Sul do Piauí no final de semana. Em São Raimundo Nonato, ele concedeu entrevista ao radialista Cristóvão Braga e conversou com lideranças da região. Wilsão se reuniu com os ex-prefeitos de São Braz (Lapinha), Fartura e Bonfim do Piauí, além do vice-prefeito de São Lourenço do Piauí, Valdeci Castro, entre outros nomes. Depois, seguiu viagem a Anísio de Abreu, Caracol e Guaribas. No total, ele visitou sete cidades.
PARTIDO DE WILSÃO
Wilson Martins deve sair candidato a deputado federal pelo MDB no próximo ano, mas depende das regras eleitorais que estão sendo discutidas na Câmara. Se o Distritão passar, por exemplo, ele fica mesmo no PSB.