Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 22 de 665Hélio Rodrigues fica com Superintendência de Artesanato, que era da Secult
Por Arimatéa Carvalho
O governador Rafael Fonteles retirou a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense da Secult, pasta comandada pelo líder do Governo na Assembleia, Fábio Novo (PT), e o deputado Hélio Rodrigues (PT) vai ficar com o espaço. A Superintendência será turbinada e, inclusive, passar a ser um órgão ordenador de despesas.
O Centro de Artesanato Mestre Dezinho, no Centro da capital, em frente à praça Pedro II, deve passar por uma ampla reforma e revitalização, se consolidando como atrativo turístico de Teresina.
Hélio Rodrigues assumiu vaga na Assembleia pela federação com o afastamento de Fábio Xavier (PT) para assumir a Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro).
O hoje deputado foi prefeito do município de Hugo Napoleão de 2012 a 2020 e na eleição de 2020 obteve 20.231 votos, ficando na terceira suplência do PT e na quarta da federação (Elisângela Moura, do PCdoB, é a terceira suplente).
Dr. Pessoa nomeia Valdemir na Semjuv e Ronney Lustosa na Prodater
Por Apoliana Oliveira
Mudanças no secretariado de Dr. Pessoa (Republicanos). Estão publicadas no Diário Oficial do Município, edição desta terça-feira (28/03), as nomeações do vereador Valdemir Virgino na Secretaria da Juventude, e do ex-vice-prefeito de Teresina e presidente municipal do União Brasil, Ronney Lustosa no comando da Prodater.
Com a licença de Valdemir na Câmara, quem assume o mandato é Graca Amorim (Progressistas). Lui Grazianni Cruz, que estava secretário na Semjuv, fica agora como secretário executivo da pasta.
E com a nomeação de Ronney, o União Brasil embarca de vez na base do prefeito. O partido será uma das siglas satélites do Palácio da Cidade para abrigar candidatos proporcionais na eleição de 2024.
Critério para comando da federação Podemos/PSDB dá vantagem a Fábio Abreu
Por Apoliana Oliveira
Fim do impasse! Podemos, PSDB e Cidadania definiram o critério para a indicação, nos estados, do comando da federação que irá unir os três partidos, que terá validade já para as eleições do próximo ano. A presidência ficará com quem teve mais votos na eleição para deputado federal em 2022.
No caso do Piauí, quem leva é o Podemos. O partido lançou nove candidaturas na última eleição, obtendo 12.238 votos válidos. O Cidadania conseguiu 6.076 para os seus nove candidatos. Já o PSDB, que decidiu não lançar chapa para deputado federal, teve apenas 1.033 votos na legenda, eliminando as chances de Luciano Nunes que foi à Brasília tentar reverter a situação.
Diante deste cenário, Fábio Abreu, hoje no comando da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, é quem presidirá a federação, aproximando o PSDB do Palácio de Karnak e, por consequência, afastando qualquer possibilidade de uma candidatura de Sílvio Mendes a prefeito de Teresina pela legenda tucana.
Antes, Abreu - que é suplente de deputado federal - terá de se desfiliar do PSD e assinar a ficha no Podemos. Movimento que já está encaminhado.
Palácio acerta ida do vereador Valdemir Virgino para a Semjuv
Por Apoliana Oliveira
Tudo certo para a nomeação de Valdemir Virgino (sem partido) na Secretaria Municipal da Juventude de Teresina. Uma conversa com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), no dia de ontem (27), acertou a mexida, que trará para o mandato na Câmara a suplente de vereadora, Graça Amorim (Progressistas). Fonte ligada ao vereador diz que a nomeação sai ainda nesta semana.
Valdemir, assim como Neto do Angelim, foram "convidados" a deixar o Progressistas, por terem subido no palanque de Rafael Fonteles (PT), então candidato a governador. Como consequência, o movimento aproximou ainda mais os dois vereadores do Palácio da Cidade. Tanto que irão disputar a reeleição em partido da base do prefeito de Teresina.
Ministro Juscelino anuncia em Timon, ao lado de Dinair, internet mais veloz
Por Arimatéa Carvalho
Segundo nome mais votado para deputado federal em Timon (MA) no ano passado, com 12.896 votos, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (UB), estará nessa terça-feira (28) na cidade para anunciar a ligação do campus do IFMA à Rede Poti (Redecomep), que viabiliza o acesso à internet por meio de fibra ótica.
O parlamentar é o deputado federal da prefeita Dinair Veloso, que estará ao lado dele na solenidade no IFMA, junto com o reitor Carlos César Teixeira Ferreira.
A prefeita destaca que foi o deputado Juscelino que destinou a Timon os recursos para a construção da galeria que vai acabar com o grotão do bairro Pedro Patrício, um problema antigo da cidade. A obra ganhou o nome de Canal da Esperança. A parceria entre a gestora e o ministro continua forte.
SALA E-GAMES
O programa de inclusão digitalé voltado para as instituições de pesquisa e educação superior.
Na ocasião será apresentada a sala e-Games da instituição. O espaço pedagógico permite criar um ambiente focado no uso de tecnologias e desenvolvimento de jogos eletrônicos como estratégia de redução da evasão escolar.
Marcelo avalia que Lula errou ao fazer acusações contra Moro
Por Apoliana Oliveira
Aliado de primeira hora de Lula (PT), o senador Marcelo Castro (MDB) avalia que o presidente errou ao apontar “armação” de Sérgio Moro em plano do PCC. “E olha que quem está falando é uma pessoa que tem relações muito boas com ele. Sou admirador, sou eleitor, tenho trabalhado por ele, confio nele, acredito nele. Todos nós cometemos erros e eu aqui, usando a minha sinceridade, acho que foi um erro que ele cometeu e que ele não deverão repetir”, avalia o emedebista.
PV de Teresina reconduz presidente e Teresa reafirma que será candidata
Por Arimatéa Carvalho
A pré-candidata a prefeita de Teresina pela federação e ex-deputada estadual Teresa Brito participou da recondução de Elisângela Nunes à presidência do PV de Teresina. Na vice continua também a vereadora Poliana Rocha, assim como o outro vice-presidente, Ulisses.
Teresa explica que a sigla está unida e ela tem se movimentado muito na cidade, ouvindo a população, para construir sua plataforma de candidata a prefeita em 2024, com PT e PCdoB.
PRESTÍGIO NACIONAL
Atualmente ocupando uma das vice-presidências do PV nacional, Teresa Brito é ex-vereadora da capital e sempre foi bem votada na cidade. Ela busca nesse reconhecimento público e na força de seu nome entre os teresinenses para confirmar na federação seu nome.
Geraldo Alckmin deve vir para a posse de José Amauri no PSB no final do mês
Por Arimatéa Carvalho
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, é esperado para a posse de José Amauri como presidente regional do PSB no Piauí no final deste mês de março.
O secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, foi convidado para ser o secretário-geral do partido, enquanto o suplente de vereador de Teresina Nilson Cavalcante assume o diretório da capital. No entanto, Bonfim afirmou ao blog que permanecerá como um militante do PSB e não vai aceitar o convite.
A vice-presidente Diana Guerra, importante líder no Sul do Piauí, continua a pedido do presidente nacional Carlos Siqueira.
O PSB pretende montar uma chapa de vereadores para eleger pelo menos dois nomes.
Marcos faz “Teste do Mercado”, fala de segurança e inicia pré-campanha
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PSD, deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, fez o Teste do Mercado na manhã deste sábado (25), na Zona Norte da capital.
O local escolhido foi o Mercado do Mafuá, um dos mais tradicionais da cidade. Marcos conversou com permissionários e consumidores.
O deputado ouviu muitas queixas em relação a segurança e se comprimentos, como prefeito da cidade, dar prioridade a essa área, atuando em conjunto com as forças estaduais.
Na companhia de Marcos estava o delegado da Polícia Civil Mateus Zanatta, uma das peças-chave da nova política de segurança pública do Estado.
Marcos Aurélio pretende intensificar as andanças por Teresina a partir de agora, intensificando sua pré-campanha. Ele afirma que sua jornada rumo à Prefeitura é irreversível.
Os pré-candidatos a vereador estão animados em ter um candidato a prefeito, porque ajuda na estratégia de eleger quatro nomes para a Câmara em 2024.
“Começou”: Franzé reúne presidentes de partidos e pré-candidatos para 2024
Ananias Ribeiro
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), promoveu duas reuniões na manhã deste sábado, dia 25, com pré-candidatos a vereador, presidentes e líderes de partidos em Teresina. Franzé é pré-candidato a prefeito da capital nas eleições de 2024.
O primeiro encontro foi com presidentes e líderes de partidos, estavam presentes: Magalhães, do PT; Sales, do PT; Fábio Abreu, do Podemos; Paulo Dantas, do PSDB; José Amauri, do PSB e Celso Henrique, da Rede.
O segundo encontro aconteceu na casa do suplente de vereador Nilson Cavalcante, no bairro Nova Brasília, e reuniu outros suplentes: Marquim Monteiro, Pedro Fernandes, Lucas do Bem, Pantikão, além de Paulo Dantas. E ainda várias lideranças comunitárias como Gildelina.
Franzé contou sua trajetória como técnico no governo Wellington Dias, ocupando os cargos na Secretaria de Fazenda e como secretário de Administração. E destacou sua atuação política como deputado estadual e presidente da Alepi. A mensagem: "Começou um grande trabalho por Teresina".