Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 222 de 665Após reunião com Thanandra, Dr. Pessoa dá aval para novo Centro de Zoonoses
Por Sávia Barreto
O prefeito Dr. Pessoa deu aval, nesta quinta-feira (01), para a construção do novo Centro Zoonoses em Teresina. A nova estrutura é uma proposta da vereadora e protetora de animais, Thanandra Sarapatinhas, e contará com espaço de um hectare. Entre os serviços que será oferecidos estará a castração e adoção.
O local escolhido foi um terreno cedido Exército Brasileiro, localizado próximo à rodoviária da capital e estrada do povoado Alegria.
Segundo Thanandra Satapatinhas, o próximo passo será planear o local para iniciar a construção. A obra terá início ainda neste ano, com previsão para ser concluída no primeiro semestre de 2022. A parlamentar, que também é ativista da causa, ressaltou a importância de que Teresina tenha um novo local para o tratamento de animais, uma vez que o atual centro não suporta a demanda da cidade.
"Hoje o Centro de Zoonoses possui mais de 30 anos e temos apenas uma única estrutura, que já não condiz com a estrutura da cidade. Teresina cresceu e o Centro de Zoonoses ficou pequeno. Essa foi uma das minhas principais pautas, então, contratamos uma equipe para elaboração de projeto, apresentei ao prefeito, que deu o aval. Já localizamos um terreno e esse novo local terá estrutura adequada", frisou.
Wilson Martins sobre vaga para federal: “nem que seja na rabeira”
Por Sávia Barreto
Um encontro de agendas em Dom Expedito Lopes mostrou que o PSB e o PT estão mesmo afinados. O ex-governador Wilson Martins em visita à região também aproveitou para declarar apoio ao secretário de Fazenda, Rafael Fonteles e elogiou o governador Wellington Dias e o trabalho de enfrentamento da Covid-19.
Na rabeira
A deputada federal Rejane Dias também estava presente, pois cumpria agenda com Rafael na região de Picos. Wilson Martins disse que vai integrar no time de Rafael e que vai buscar a vaga dele na Câmara Federal: "Nem que seja na rabeira", brincou ele, que já foi vice de Wellington Dias, rompeu e agora retorna com força total à base governista. Especula-se que ele filie-se ao MDB para disputar uma vaga de deputado federal.
Ciro Nogueira garante que prefeito de Valença fica e fará encontro domingo
Por Arimatéa Carvalho
O ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, anunciou na noite de quinta-feira (30) que conversou com o prefeito de Valença, Marcelo Costa, do Progressistas, e ele vai permanecer no grupo da oposição e não irá mais se desfiliar da sigla. Além disso, o ministro confirmou que o grande evento organizado por Marcelo na cidade para os pré-candidatos Sílvio Mendes (União Brasil) e Joel Rodrigues (PP) está mantido.
Mais cedo, Marcelo havia até divulgado uma carta endereçada ao ministro Ciro explicando sua saída do grupo político. E também estava prevista sua filiação ao PSD na manhã de sexta-feira (1). O PSD chegou a divulgar card com a filiação de Marcelo à sigla (veja neste post), mas depois o material foi retirado das redes sociais. Pelo visto, Ciro agiu logo e reverteu a perda. Valença tem mais de 20 mil moradores e é um colégio eleitoral relevante.
"Acabei de ter uma conversa bem franca e objetiva, e esclareci todos os fatos, com o meu grande amigo prefeito de Valença, nosso querido Marcelo", disse Ciro. "Ele definiu que vai continuar com a gente nessa luta, nesse projeto de mudar o Piauí, ao lado de Sílvio, de Iracema e de Joel", acrescentou.
"Nós temos um projeto não só para Valença, mas para todo o Piauí. Marcelo tem sido uma pessoa correta, franca e esclaremos as divergências. Temos a alegria de anunciar que no domingo voltaremos a ter o nosso grande evento das oposições em Valença comandado pelo nosso prefeito Marcelo!", disse.
SEM EVENTO DE ÍRIS
O prefeito vinha se sentindo desprestigiado pela cúpula do PP e a gota d'água foi o anúncio que sua rival Íris Moreira iria lançar sua pré-candidatura a deputada federal dentro do evento que ele estava organizando no final de semana para Sílvio e Joel. Íris é ex-vereadora da cidade e ex-secretária do próprio Marcelo, mas romperam ruidosamente e hoje são inimigos.
Agora, Íris não vai mais fazer o evento dentro do encontro organizado por Marcelo.
CARTA DE MARCELO COSTA
Caro Senador Ciro.
Inicialmente preciso deixar aqui a minha gratidão ao amigo por tudo. O senhor sabe do carinho e do respeito que desenvolvi pelo amigo e que aprendi a gostar.
Contudo o senhor mais do que ninguém sabe que na jornada política precisamos tomar decisões importantes. Decisões estas difícieis, porque na política as decisões lhe levam a caminhar de um lado ou de outro. O senhor sabe muito bem, porque já teve que tomar muitas destas decisões ao longo de sua carreira política.
Me aconselhei muito com minha família e meu grupo político para tomarmos esta decisão de seguir com o outro Time. Esse é o sentimento do nosso povo aqui em Valença.
Espero a sua compreensão. Estaremos em lados opostos nesta eleição, mas temos maturidade para separarmos isso e entendermos que somos amigos.
Abs
Marcelo Costa - Prefeito de Valença
Complexo do Porto das Barcas será reinaugurado sexta-feira em Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Cultura, deputado estadual Fábio Novo (PT), confirmou a reinauguração do Porto das Barcas para sexta-feira (2), com o governador Wellington Dias e o secretário Rafael Fonteles presentes em Parnaíba. "Está bonito de se ver o nosso Complexo Porto das Barcas revitalizado. A espera chegou ao fim e nesta sexta-feira vamos devolver esse patrimônio para Parnaíba e para o Piauí", diz. O espaço tem quase 300 anos.
DE MUSEU A POUSADA
"São 10 mil metros de construção recuperados. É a maior obra de revitalização do nosso patrimônio histórico. Por lá, tem as lojinhas, pousada, galpão, restaurante, a praça das ruínas e nosso Museu do Mar Delta do Parnaíba Seu João Claudino", enumera Fábio Novo.
Fábio Abreu pressiona Ministério por recursos para Campo Maior e Dirceu II
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) participou na quarta-feira (30) de uma audiência no Ministério da Saúde com o assessor especial Carlos Henrique. Ele pediu agilidade na liberação de recursos para a construção da Unidade de Prontoatendimento de Campo Maior, além também de solicitar equipamentos para o Hospital e Maternidade do Dirceu II (que atende a população da zona mais populosa de Teresina).
Deputado Severo e prefeito de Júlio Borges entregam asfaltamento da cidade
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) acompanhou na quarta-feira (30) a execução do asfaltamento na cidade de Júlio Borges. "Estou aqui acompanhando essa obra tão sonhada por todo o município, ao lado do prefeito Eduardo Henrique e de toda a sua equipe", comentou. O parlamentar comentou que "a grande obra vai beneficiar toda a população de Júlio Borges. Quero agradecer ao governador Wellington Dias e ao coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, a todos que nos ajudaram. Também ao deputado Hélio Isaías, secretário da Setrans, que também nos ajudou a concretizar a iniciativa", concluiu.
Vai na frente que eu não vou: vereadores devem declinar de 22
Por Sávia Barreto
Apesar dos oba-oba, a avaliação geral na Câmara de Teresina é a de que poucos ou quase nenhum vereador vai mesmo sair do ensaio e partir para a prática a respeito da disputa eleitoral de 2022. O motivo é simples: eles colocam na ponta do lápis aqueles vereadores que disputaram um pleito estadual, perderam, e depois voltaram para tentar a reeleição na cadeira de vereador e também perderam.
Fora os gastos
Citam Joninha e Renato Berger como exemplos. Fora os gastos da última campanha e a lista de cobranças dos eleitores, que só dobram com dois pleitos seguidos. De candidato mesmo, só o presidente da Casa, Jeová Alencar, e Dudu, do PT, estão trabalhando com estratégias e estruturas para disputar uma vaga de deputado estadual. A aguardar.
Carlos Henrique reafirma disputa por OAB e nega desistência
Por Sávia Barreto
O pré-candidato à presidência da OAB-PI, Carlos Henrique, afirma que ao contrário de especulações sobre sua desistência para apoiar Celso Barros ou Raimundo Jr, seu nome está firme e posto. “Estamos no momento de viabilização do nosso nome e não cogitamos apoio a candidato A ou B, mas sim temos a convicção de que mais nomes virão nos apoiar, como já ocorreu nos últimos dias”, pontuou.
Somos a oposição
“Paralelo a isso, temos várias pesquisas que nos colocam como o único nome da advocacia piauiense que, de fato, representa a oposição. Eventual estrutura financeira de um grupo político e a estrutura da atual gestão não são páreos ao que vem sendo clamado pela advocacia. Assim, temos que há uma polarização entre situação e oposição, ou seja, Celso x Carlos Henrique”, completou o advogado.
Venâncio propõe rede de apoio às pessoas com sequelas de Covid-19
Por Sávia Barreto
Para debater a criação de uma rede de apoio às pessoas com sequelas devido à Covid-19, a Câmara Municipal de Teresina deve realizar na próxima quinta-feira (8), uma Audiência Pública com especialistas em saúde mental e fisioterapia com a Fundação Municipal de Saúde (FMS). A iniciativa é do vereador Venâncio Cardoso (PSDB) e o objetivo é criar uma Rede de Atendimento na modalidade de reabilitação para pessoas que foram vítimas e ficaram com alguma sequela devido à Covid-19.
A Audiência Pública tem coautoria da vereadora Pollyanna Rocha (PV), Alan Brandão (PDT) e Luís André (PSL).
Diminuindo as sequelas
O foco da reabilitação seria saúde mental (com psicólogos e psiquiatras) e física (com o profissional fisioterapeuta). Há cada vez mais relatos de pacientes que apresentam problemas de saúde mental. “Muitas pessoas vão se recuperar desta doença e desenvolver sequelas psicológicas ou físicas, mas não terão condições financeiras de se cuidar. Pensei nisso quando estive em recuperação devido à Covid-19, conversando com a equipe médica que cuidava de mim de outros pacientes. A ideia da Audiência Pública é justamente debater com sinceridade se há capacidade do município oferecer essa rede apoio ao povo de Teresina por meio da FMS”, explica Venâncio.
Município de Anísio de Abreu vai receber 30 mil metros de calçamento
Por Arimatéa Carvalho
O município de Anísio de Abreu deve receber nos próximos dias cerca de 30 mil metros de pavimentação em paralelepípedo. A ordem de serviço foi assinada na manhã de quarta-feira (30) pelo prefeito Raimundo Nei, ao lado do deputado estadual Oliveira Neto e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Igor Nery.
“Essa é uma obra muito esperada no município e vamos trabalhar ao lado do prefeito Nei para levarmos pavimentação a todas as ruas de Anísio de Abreu”, comentou o deputado, reforçando a parceria com o gestor.