Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 226 de 665Leonardo Eulálio x Dr.Pessoa: vereador quer derrubar decreto do prefeito
Por Sávia Barreto
O vereador Leonardo Eulálio propôs na sessão de quarta-feira um requerimento para revogar o decreto do prefeito Dr.Pessoa a respeito do fim das férias do pessoal da Saúde, decreto datado de 13 de março. O problema é que esse tipo de ação não pode ser feita via requerimento e sim através de um decreto legislativo da Câmara anulando a decisão da PMT.
Teve discussão do requerimento e intervenção do vereador Dudu para agir - lembrando que Dudu é presidente da CCJ.O documento foi tirado de pauta. Mas Leonardo prometeu que vai propor novamente semana que vem pois ele alega que os servidores da saúde estão sendo prejudicados.
Jeová destaca aprovação de Adolfo para Arsete e avalia articulação política
Por Sávia Barreto
O presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar, comentou sobre aprovação do nome de Adolfo Nunes na sabatina realizada na Câmara Municipal. Adolfo vai agora para a Arsete. “O Adolfo é um amigo de todos aqui, foi secretário de Governo, deputado, é engenheiro, ele tem o apoio da Câmara e quem ganha com isso é a cidade”.
Jeová também fez uma avaliação sobre o trabalho de André Lopes na Semgov e elogiou o fato de Dr.Pessoa estar pessoalmente à frente da articulação política: “O próprio André é uma pessoa decente que tem se esforçado muito, qualquer um que o prefeito escolher será um bom nome. Quero reforçar que o prefeito está aberto ao diálogo, ele mesmo recebe e conversa”.
PL quer eleger quatro deputados estaduais e dois deputados federais em 2022
Por Arimatéa Carvalho
O PL filiou na terça-feira (22) nomes de peso ao partido, como os suplentes de deputado federal Silas Freire, Paes Landim e Mainha, além de lideranças regionais. A meta, segundo o deputado federal Fábio Abreu, é eleger quatro deputados estaduais (atualmente são três) e dois federais (atualmente tem o próprio Fábio). Na mira do partido agora está a deputada federal Marina Santos, do Solidariedade. O deputado federal Flávio Nogueira chegou a ser mencionado para ingressar na chapa também, mas ele assusta os demais integrantes pelo potencial de votos e não deve entrar.
PEDIDO DE LEITURISTAS
Em reunião com o governador Wellington Dias, Fábio Abreu solicitou a inclusão de profissionais que atuam como leituristas na prioridade de vacinação contra a Covid 19 no Piauí. São cerca de 10 mil profissionais que atuam na prestação de serviços às empresas de água e energia em todo o Estado.
“Entendo que são trabalhadores que se arriscam no dia a dia, já que trabalham em contato com a população”, explicou o deputado. O governador se comprometeu em apresentar o pedido ao Comitê Intergestores Bipartite (CIB), que é formado por gestores da saúde no Estado e nos municípios e é responsável por decidir sobre o assunto.
Assembleia votará projeto que inclui comerciários na prioridade da vacina
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Francisco Limma (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que inclui os trabalhadores da linha de frente do setor de comércio e serviços como grupo prioritário no Programa Emergencial de Vacinação para o combate e erradicação do vírus da Covid-19 no Piauí. O secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Gilberto Paixão, afirmou que a colaboração do deputado Limma na luta para a vacinação dos trabalhadores do comércio e serviços é bem-vinda.
Segundo o deputado, o projeto de lei tem como objetivo a proteção, segurança à saúde e á vida dos trabalhadores do setor de comércio e serviços, que estão expostos à pandemia do novo coronavírus durante o exercício de suas atividades profissionais.
“Ressaltamos ainda a importância de se garantir o bem-estar, saúde e segurança dos trabalhadores essenciais do comércio e serviços do Estado do Piauí que prestam relevantes serviços, e são fundamentais para o crescimento da economia e o abastecimento do corpo social”, afirmou Francisco Limma em sua justificativa.
Piauí receberá nesta semana 21.250 doses da Jansen, vacina de dose única
Por Arimatéa Carvalho
De Brasília, onde está em viagem pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Florentino Neto confirmou ao blog na noite de terça-feira (22) que o Piauí vai receber ainda nesta semana 21.250 doses da vacina da Jansen, o imunizante contra a Covid-19 que necessita de apenas uma dose.
O secretário estadual de Saúde afirmou também que o Estado vai receber mais 31.590 doses da Pfizer e 44.800 da Coronavac, o que dá 97 mil doses ao todo. Com isso, a Sesapi vai rapidamente distribuir as vacinas entre os 224 municípios e monitorar sua aplicação.
Celso Henrique após ser expulso do DEM: “não perco muita coisa”
Por Sávia Barreto
O DEM decidiu pela expulsão de dois suplentes de vereador em Teresina, Celso Henrique e Paulo Sandro. Na resolução de expulsão a justificativa é que os dois desobedeceram as diretrizes partidárias e votaram contra o candidato apoiado pela legenda no segundo turno, ou seja, não seguiram no apoio a Kleber Montezuma e sim a Dr.Pessoa.
Questionado pela coluna, o presidente estadual, Ronney Lustosa, alega que o caso do vereadores Markim Costa e Roberval Queiroz é diferente. Ambos apoiam a gestão de Dr.Pessoa, contra recomendação do DEM.
Não perdi nada
Já Markim Costa, disse à coluna que está “tranquilo” a respeito da reunião com a Executiva municipal do DEM na sexta-feira. Ele pontua que tem buscando junto à prefeitura apoio para conduzir as demandas de seu mandato, como liberação de emendas.
Já Celso Henrique, afirma que “não perdeu muita coisa” com a expulsão: “É pena que pessoas estejam sendo manipulados aí. Fico tranquilo. Tenho capacidade de agregar e unir. Não me deram direito à ampla defesa. Vou recorrer. Esse povo tem que trabalhar e construir boa chapa de federal e estadual”, disse Celso.
Evaldo diz que não senta em mesa de quem propõe que SDD não tenha chapa
Por Sávia Barreto
O presidente estadual do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes, disse à coluna que nem senta na mesa de quem propõe ao Solidariedade que não tenha chapa de deputado federal. Ele frisa que já tem boa parte de nomes tanto para a chapa federal quanto a estadual.
"Eu nem sento na mesa para discutir isso, isso está fora de cogitação. Nós temos o mesmo direito dos demais partidos e estamos construindo nossa estratégia. Nossa chapa de pré-candidatos a deputado estadual já tem mais de 20 nomes e uma chapa quase construída de federal”, frisou.
João Mádison confirma convite à Amadeu Campos e classifica chapa do MDB
Por Sávia Barreto
O deputado estadual João Madison destacou que a chapa proporcional do MDB para deputado estadual está “excepcional”. A estratégia não é apenas atrair nomes com mandato já filiados a outras siglas, mas também atrair personalidades públicas. Ele cita especificamente o jornalista Amadeu Campos.
“Eu não tenho dúvidas que o Amadeu é um dos nomes que vai mais engrandecer a chapa do MDB”. Madison também pontua a necessidade de filiar mais mulheres, por conta da exigência da legislação eleitoral do cumprimento do percentual de 30% de mulheres nas composições das chapas.
Deputado estadual João Madison
Curralinhos tem obra de calçamento inaugurada e deputado destaca PRO Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) acompanhou o governador Wellington Dias (PT) e o secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, na inauguração de obras em Curralinhos. "Estivemos em Curralinhos inaugurando obras, onde fomos atendidos com pavimentação em paralelepípedo, solicitada pelo nosso vereador Caetano", comentou o deputado, destacando a importância das obras do programa PRO Piauí.
Na Câmara, Piauí perde a compensação de R$ 260 milhões pela venda da Cepisa
Por Arimatéa Carvalho
Chute na canela do Piauí. O relator da Medida Provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras através da venda de ações, deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA), retirou do texto a proposta aprovada no Senado que indeniza o Piauí em R$ 260,4 milhões devido à venda da Cepisa ao Governo Federal na gestão de Mão Santa, hoje no DEM.
A proposta dos senadores Ciro Nogueira (PP) e Marcelo Castro foi aprovada no Senado como forma de compensação ao Estado. Também há ação na Justiça, do governo estadual, pedindo uma compensação. O texto foi aprovado na Câmara, mas alterações ainda vão ser analisadas. Se alguma passar, ele volta ao Senado. Se não, vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro.