Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 229 de 665Após seis dias internado, Venâncio Cardoso recebe alta de hospital
Por Sávia Barreto
O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) recebeu alta no fim da manhã desta quarta-feira (16), após passar seis dias internados em um hospital particular de Teresina. Venâncio testou positivo para Covid-19 no sábado (5), após uma viagem e foi internado na última quinta-feira (10).
Ele chegou a ter 40% dos pulmões comprometidos e inflamação PCR 132. Ainda em processo de recuperação, o vereador deve continuar em isolamento, recebendo cuidados em casa. Venâncio deve voltar às suas atividades na por videochamada já na próxima semana.
Ele chegou a se emocionar na saída do hospital, sendo recepcionado pela família.N
Nas redes sociais, o vereador compartilhou a imagem ao lado dos profissionais da saúde que estiveram ao seu lado durante o tratamento da doença e na legenda agradeceu aos profissionais e contou como foram os seis dias que passou internado sozinho.
Confira a legenda da publicação na íntegra:
Hoje estou tendo alta, e posso dizer que venci o Covid-19! Mas minha história começa um pouquinho antes. Há 14 dias, em viagem, comecei a sentir febre e dor corpo. Por isso, resolvi fazer o teste swab antes de chegar a Teresina, e deu positivo.
A angústia e a incerteza começam nesse momento. Vim direto isolado para casa da minha mãe, sozinho, e sem ter contato com minha esposa, filhos, parentes e amigos (fiquei numa preocupação só). Passei 6 dias isolados sozinho em um apartamento, recebendo tudo que precisava, da roupa limpa, da comida e do remédio. Minha esposa @lalamrodriguess não falhou em nada, com minhas duas irmãs, minha mãe e meu pai. O problema foi a febre que não queria parar e eu não conseguia dormir.
Comecei a ter medo de piorar, morrer, deixar minha família desamparada. Minha médica, Luana Chaib, que em minha opinião, é a melhor para casos de Covid-19, resolveu me internar. Aqui tive o melhor atendimento. As técnicas que me acompanharam foram maravilhosas. Os funcionários do hospital estavam até fazendo minha sopa como eu gosto.
Mas os dias passaram e aqui também meus exames apresentaram minha piora. A febre não queria me largar. Meu pulmão foi de 10% - 30% - 40%. Minha inflamação foi para PCR 132. As incertezas e a tristeza começam a aumentar. Passa um filme na cabeça da gente, pensando em como seria a vida dos nossos próximos sem a nossa presença.
Eu sou um cara muito sortudo. Tive tudo que poderia ter nesse tratamento. Isso me fez refletir ainda mais sobre as (milhares) de famílias que não tiveram a mesma assistência que a minha e lamentar ainda mais as vidas que nosso país tem perdido diariamente. Por isso, eu quero, assim que puder voltar a Câmara, trabalhar por pessoas que tiveram o que eu tive e não tiveram a mesma condição de acompanhamento, por limitações financeiras ou de suporte familiar.
Agradeço a Deus, Dra. Luana Chaib, tia Araci Castelo Branco e toda equipe Unimed, minha esposa, meus filhos, pai, mãe, irmãs, tios e tias, avós, muitos amigos e todos que torceram e oraram.
Obs: família e amigos são nossos maiores bens.
TCE: Flávio Nogueira Jr articula para disputar cadeira de conselheiro
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que um novo candidato se articula para disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí na vaga deixada com a aposentadoria de Luciano Nunes. O mais jovem dos postulantes é Flávio Nogueira Jr (PDT).
Ele já estaria conversando com deputados e o acordo deve levar em conta dos colégios eleitorais de Flávio Nogueira Jr e do pai, que extra-oficialmente estão no comando do Republicanos no Piauí.
Ele disputa com Flora Izabel (PT), Wilson Brandão (Progressistas) e Zé Santana (MDB).
Câmara aprova urgência em projeto de Abreu sobre importação de remédios
Por Arimatéa Carvalho
A Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência para o projeto do deputado Fábio Abreu (PL) que libera importação de medicamentos. O projeto permite a importação de medicamentos e insumos através da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
MAIS FÁCIL
Fábio explica que com o PL 1471/21 o país poderá comprar remédios, insumos, equipamentos de proteção individual, equipamentos medico-hospitalares e outros itens, desde que tenham liberação de uso pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.
UNIÃO PELO BOM SENSO
“A falta de vacinas na pandemia mostrou a importância de reduzir a burocracia no nosso país principalmente na saúde. Agradeço aos colegas que aprovaram a urgência de forma unânime. Vamos agora lutar pela aprovação no plenário”, disse Fábio Abreu.
Edu Aguiar critica apoiadores de Pessoa e ex-aliados de Firmino: “Ingratos”
Por Sávia Barreto
Edu Aguiar, presidente municipal do Avante, criticou os ex-colegas da gestão de Firmino Filho que hoje estão do lado de Dr.Pessoa. Edu, que foi secretário da Prodater, é suplente de vereador e reforça o fato de que a direção da sigla é contra a adesão de membros do partido à administração de Pessoa. Hoje, no entanto, o Avante tem o suplente Carlos Ribeiro na secretaria municipal de Defesa Civil.
Ingratos
Para Edu, muitos que se elegeram com a estrutura da gestão tucana mudaram de lado rapidamente por conveniência eleitoral. “A ingratidão é um dos piores defeitos que a pessoa pode ter. Tem muita gente que está ali batendo palmas (para o Dr.Pessoa) e hoje é vereador graças às oportunidades que o prefeito Firmino deu”.
Climão no PDT: Alan Brandão ficou de fora de encontro com governador
Por Sávia Barreto
O vereador Alan Brandão foi o único parlamentar pedetista que não esteve presente no encontro entre os vereadores Evandro Hidd, Enzo Samuel e o governador Wellington Dias no Palácio de Karnak. Em conversa com a coluna, Brandão confirma que não foi convidado e terminou sendo pego “de surpresa” com a foto do encontro. No PDT, há um “climão” por conta da situação.
Bons amigos
Ele pontua que tem boa relação com o governador e o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles: “Não fomos convidados e não chegou ao meu gabinete nenhum convite da direção do PDT ou da presidência. Não tenho nenhum empecilho em tratar com o governador Wellington Dias e fomos pegos de surpresa”, pontuou Brandão. Vale destacar que Alan Brandão é ligado ao deputado estadual B.Sá, do Progressistas, e esse teria sido o motivo para não ter sido chamado pelos colegas.
Do outro time
Quem articulou o encontro dos vereadores com o governador foi o vereador Dudu (PT). Ele disse à coluna os motivos para não ter chamado Brandão: “Fomos conversar sobre questões administrativas do Estado em relação a Teresina. O vereador já colocou que discute com outro campo, outro segmento. E achei mais respeitoso, respeitar a decisão de cada um”, frisou Dudu em referência a Ciro Nogueira e Alan Brandão.
Jeová Alencar ainda não definiu com quem fará “dobradinha” em 2022
Por Sávia Barreto
O presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar, segue se movimentando em sua pré-candidatura a deputado estadual no MDB. Isso já é prego batido e ponta virada. O que não está definido ainda é com qual candidato a deputado federal Jeová fará dobradinha. Após encontro na Câmara Municipal com o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, foi especulado que a parceria nas urnas poderia ser com o emedebista que busca a reeleição na Câmara Federal.
Com quem será
Mas isso não foi discutido e nos bastidores se fala que Jeová pode fazer dobradinha com João Duarte, o Pessoinha, filho de Dr.Pessoa e presidente da Eturb. O único fato é que o presidente da Câmara tem sido procurado por políticos que querem apostar no potencial casado de votos do parlamentar na capital, mas ele ainda não definiu qual será sua dobradinha eleitoral para 2022.
PDT municipal se movimenta: Enzo e Evandro Hidd se reúnem com WDias
Por Sávia Barreto
Os vereadores do PDT, Evandro Hidd e Enzo Samuel, reuniram-se na segunda-feira com o governador Wellington Dias. Na pauta, a agenda administrativa e apoio do Governo estadual nas demandas da capital.
Mas também não deixa de ser um recado de que o PDT está se movimentando e ala majoritária da sigla - tirando Alan Brandão, que é ligado a B.Sá e ao Progressistas - pode sim dialogar e marchar com a base governista de Wellington Dias em 2022.
O intermediador do encontro foi o vereador Dudu, do PT.
Tererê será candidato a estadual pelo MDB e reforçará Florentino a federal
Por Arimatéa Carvalho
O ex-deputado estadual Tererê será candidato a deputado estadual em 2022 na chapa do MDB, mas fazendo dobradinha no segundo maior colégio eleitoral do Piauí com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, que disputa pelo PT. Com isso, Florentino se reforça ainda mais no litoral, onde já mantém parceria com o deputado estadual Dr. Hélio, do PL.
Alterada homenagem a Seu João no Porto das Barcas: será no Museu do Mar
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Cultura, deputado estadual Fábio Novo, acabou com a polêmica envolvendo a homenagem ao empresário João Claudino no novo Porto das Barcas. Ele informou à Câmara de Vereadores que a homenagem vai ser feita através do Museu do Mar, executado com a ajuda de Seu João, que é um novo espaço dentro do Porto.
OUVINDO A CIDADE
Fábio Novo ressaltou que a decisão foi feita em comum acordo com familiares do empresário juntamente com os assessores técnicos da Secult, e também com respeito à Câmara Municipal de Parnaíba, que ecoou o apelo em nome dos munícipes.
O que esperar de André Lopes na secretaria de Governo em Teresina
Por Sávia Barreto
O anúncio de André Lopes para secretário interino de Governo da capital é visto como uma solução caseira. Mas há outros ingredientes nessa receita. André é técnico, e a avaliação é de que o ex-gerente de banco e genro do prefeito pode se desenvolver politicamente, mas isso demandará tempo. André tem expertise nas ações mais administrativas da pasta e deve atuar mais integradamente.
Na prática
Na prática, a questão da organização política ficará com o vice Robert Rios e o secretário de Planejamento, João Henrique, que dividirão poder na conversa com os demais Poderes e atores políticos. Na prática, Robert já exerce essa função enquanto João Henrique tem crescido em espaço e impotência na gestão a partir da saída de Adolfo Nunes da secretaria de Governo.