Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 235 de 665CPI da Covid: W.Dias explica que governadores aceitam ir como convidados
Por Sávia Barreto
Em vídeo divulgado no domingo, o governador Wellington Dias explica a decisão do Fórum dos Governadores do Brasil, encaminhada por 19 estados, junto ao Supremo Tribunal Federal, para que os gestores possam prestar esclarecimentos à CPI da Covid no Senado Federal como convidados e não convocados. Dias, inclusive, pontua sua posição pessoal de prestar esclarecimentos à Comissão, desde que o "preceito constitucional possa ser cumprido".
Já me prontifiquei
Na avaliação do governador do Piauí, não é competência de uma Comissão Parlamentar de Inquérito o uso de uma convocação para o comparecimento de autoridades eleitas para uma CPI. "E o objetivo não é fugir da responsabilidade, pelo contrário, eu mesmo já me protifiquei a comparecer, esclarecer e contribuir de forma transparente colaborar pelos estados com os objetivos da CPI", frisou Wellington.
Extrapolou
"Agora, dado a declaração de vários membros da omissão que concordam que houve um extrapolamento dos poderes da Constituição e do próprio regimento do Senado, protolocamos um documento pedindo uma revisão para trocar de convocação para convite e sim vamos comparecer com o maior prazer para colaborar", completou o governador. A convocação de governadores é vista como uma manobra do Governo Federal para desviar o foco de atencão para as ações e omissões da gestão Bolsonaro em relação ao combate à pandemia de Covid-19.
Júlio sobre nudez na frente de Igreja:É isso que a esquerda quer prorrogar?
Por Arimatéa Carvalho
O presidente regional do Progressistas, deputado estadual Júlio Arcoverde, repudiou uma performance em que uma mulher nua atacou o Governo Bolsonaro no adro da Igreja São Benedito, no Centro de Teresina, no sábado (29). Vídeos e fotos da mulher viralizaram em grupos de Whatsapp e provocaram polêmica pela nudez na frente do templo religioso.
Cartazes colocados ao lado da manifestante acusavam o governo federal de promover a mortandade de brasileiros durante a pandemia.
"Repudiamos o ato de desrespeito à fé cristã realizado pela esquerda piauiense. Colocaram uma mulher nua, amordaçada e amarrada, desrespeitando a fé cristã", comentou.
"É essa política que a esquerda piauiense quer prorrogar por mais quatro anos? Cadê o respeito às religiões? Cadê o respeito à moral e aos bons costumes?", prosseguiu.
"Sou a favor da liberdade de expressão, da liberdade de pensamento. Mas é inadmissível atos que ofendem a fé cristã e é o direito dos outros", falou.
"Quanta falta de respeito à moral e à religiosidade de quem defende um Piauí Melhor para Todos. Aliás, fazemos isso com integridade", finaliza o deputado.
Mudança: André Lopes no Governo, Márcio Alan na Semcaspi e Adolfo na Arsete
Por Sávia Barreto
A reforma que o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa (MDB), fará na gestão já está desenhada e, após encontro discreto no final de semana com o vice Robert Rios, o secretário de Planejamento, João Henrique, e o vereador Jeová Alencar (MDB), presidente da Câmara de Teresina, um rascunho mais elaborado do que será anunciado pelo prefeito já foi concluído. A coluna apurou as definições:
- Eliana Lago, atual gestora da Semcaspi, vai para a Secretaria de Juventude. Hoje a Semjuv é ocupada por João Pessoa, o Pessoinha, filho do prefeito e presidente da Eturb. Ele acumula os dois cargos, mas há mais de um mês anunciou que ficaria exclusivamente na Eturb. Eliana deixa a pasta da Assistência Social após desentendimentos com funcionários, como o gestor da Suas, Tércio Andrade - que chegou a ser cotado para a vaga dela e tem o apoio da primeira-dama, Samara Conceição, para seguir na Semcaspi.
- Márcio Alan, presidente da Arsete, a agência que administra serviços públicos como a concessão de água da capital, vai para a Semcaspi no lugar de Eliana. Márcio é advogado e foi uma indicação de Pessoinha na Arsete, portanto, avalia-se que o presidente da Eturb ganha mais uma indicação de peso na gestão. Pessoinha já tem como indicado o secretário de Administração.
- Adolfo Nunes, atual secretário de Governo, terá a oferta de aceitar a vaga de Márcio Alan na Arsete. Há dúvidas no Palácio da Cidade se ele vai topar ir para a pasta de menor prestígio. Ele e o prefeito são amigos de longa data, mas Nunes foi alvo de críticas e frituras internas.
- André Lopes, que é secretário imediato do prefeito, vai para a secretaria de Governo. Ele é casado com uma das filhas de Dr.Pessoa.
Eleições 2022
Além da discussão sobre a dança das cadeiras no secretariado, a conversa entre Dr.Pessoa, João Henrique, Robert e Jeová também discutiu como a Prefeitura vai se posicionar nas eleições estaduais, entre Ciro Nogueira, pela oposição, e Rafael Fonteles, na situação. Com a saída de Adolfo Nunes do primeiro escalão, vale lembrar, João Henrique retorna fortalecido ao rol de esfera das decisões na administração da cidade.
Rafael, W. Dias e Lula almoçam: agenda no Nordeste já começa em julho
Por Arimatéa Carvalho
Mais um balde de água fria em marcelistas e reginistas. O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, almoçou com o ex-presidente Lula em São Paulo em clima de total sintonia e confirmando que essa deve ser a dobradinha no Piauí em 2022 pelo lado do Karnak.
A convite, o coordenador do Pró Piauí, Rafael Fonteles, conversou com Lula sobre o Brasil, o Nordeste e sobre o Piauí. No encontro ele estava muito curioso e entusiasmado com o Consórcio Nordeste, e sobre o trabalho com as Câmaras Temáticas, como “fábrica de bons projetos para desenvolvimento econômico e social para o povo nordestino”.
Também falou das boas lembranças do Piauí, e disse a Rafael que se lembra dele ainda pequeno quando visitou a casa do Nazareno e Nereida. E depois quando o recebeu na entrega das medalhas da Olimpíada Nacional de Matemática e Rafael era como destaque medalhista.
O governador Wellington Dias, claro, também estava no almoço.
"Está tratando e pediu meu apoio para com os demais governadores e líderes do Nordeste organizar e cumprindo as regras da pandemia, sua agenda pelo Nordeste, que ele já quer para julho deste ano. Lula está muito focado na agenda do povo e do Brasil: quer mais vacinas para acelerar vacinação e vai ajudar, preocupado com a fome e desemprego, e quer se somar com outros líderes para seguir defendendo a democracia, boas relações do Brasil com outros países e ainda com os compromissos do Brasil na área ambiental”, comentou ao blog.
“Lula disse da admiração pelo Rafael Fonteles por ser das novas gerações e de reconhecida competência e liderança, e que acompanha seu destaque na organização financeira e carteira de investimentos do Piauí. Citou o leilão da Transcerrados como prova ‘da credibilidade do Piauí no Brasil e exterior, num momento de muita turbulência. E Lula disse que Rafael como presidente do Conselho Nacional dos Secretários da Fazenda, tratando com maestria de temas como a Reforma Tributária e conseguindo ‘o milagre’ do acordo entre 27 Estados. Eu queria fazer e não deixaram. Agora só não fazem se o Paulo Guedes não quiser”, completou o governador.
Fábio Xavier critica líderes políticos que pedem interferência de W. Dias
Por Arimatéa Carvalho
O presidente regional do PL, deputado estadual Fábio Xavier, é enfático em relação à cobrança de alguns partidos para que o governador Wellington Dias (PT) intervenha na formação das chapas proporcionais. "As chapas, na minha visão, precisam ser construídas pelos partidos, esses sim tem essa responsabilidade", afirma. "Os partidos que andam pressionando o governador são os que tem fragilidade de líderes, não é o caso do PL, que em qualquer cenário terá chapa de federal e estadual, alinhados com Wellington Dias e Rafael Fonteles", avisa. Xavier é um dos deputados mais próximos do governador e de maior prestígio junto a ele.
SEGUIR TRABALHANDO
Fábio Xavier lembra ainda que o governador Wellington Dias não tem o costume de antecipar nada sobre sucessão. "O que estamos fazendo é desempenhar nossas funções como membros do Executivo e Legislativo, por enquanto essa é a orientação dele", comenta. Xavier é o secretário estadual das Cidades.
Eliana na Semjuv, Tércio na Semcaspi, Adolfo para Semel e Aurélio deixa PGM
Por Sávia Barreto
A coluna apurou quais mudanças devem ocorrer no secretariado de Dr.Pessoa. Segundo fonte ligada ao Palácio da Cidade, Eliana Lago deixará a Secretaria municipal de Assistência Social (Semcaspi). Em seu lugar, o nome mais cotado é o de Tercio Andrade, secretário executivo do Suas, que essa semana protagonizou um embate público com Eliana. A secretária anunciou a intenção de demiti-lo e funcionários da pasta realizaram protesto.
Eliana vai para Semjuv
Tércio é apadrinhado pela primeira-dama, Samara Conceição, mas Dr.Pessoa ainda não bateu o martelo na decisão. Eliana Lago deve ir para a Semjuv, já que a pasta segue com o advogado João Pessoa, o Pessoinha, que acumula o espaço com a presidência da Eturb e há mais de um mês anunciou sua saída.
Primeira-dama foi cotada para Semcaspi
Samara Conceição, que é enfermeira e tem forte ligação com a área da assistência social, chegou a ser cotada para assumir pessoalmente a Semcaspi, mas o prefeito não considerou uma boa ideia tendo em vista a visibilidade da pasta e a possibilidade de críticas.
Adolfo na Semel
O secretário de Governo, Adolfo Nunes, receberá o convite para assumir a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, hoje comandada por Eduardo Dragalana. A questão é se Adolfo aceitará, considerando a diferença de orçamento e poder das duas pastas.
Quem vai para Governo? Robert ou João Henrique
Uma reunião no sábado entre Robert Rios, João Henrique Sousa e Dr.Pessoa vai afinar a escolha do nome na Secretaria de Governo. A dúvida está entre o vice-prefeito e secretário de Finanças e o secretário de Planejamento. Um dos dois - ou um indicado deles - ficará no lugar de Adolfo Nunes.
Onde colocar Dragalana?
Como é querido pelo prefeito, Eduardo Dragalana não seria afastado da gestão. O prefeito busca um novo espaço para ele. Uma sugestão é a recém-criada e ainda sem secretário pasta de Agronegócio. Lembrando que o PSD estadual administra a secretaria de mesmo nome a nível estadual, facilitando a interlocução.
Aurélio Lobão deixa procuradoria
Procurador do município, Aurélio Lobão também deixa a função para concorrer à vaga de desembargador na vaga do quinto constitucional. Ainda não há um nome definido para substituí-lo. A indicação de Aurélio teve a influência de Celso Barros, presidente da OAB-PI.
Município de Anísio de Abreu terá obras do programa PRO Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Anísio de Abreu, Raimundo Nei, se reuniu com o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, acompanhado do deputado estadual João Mádison (MDB) para alinhar obras estruturantes na cidade através do programa PRO Piauí. "Foi uma reunião produtiva e vamos poder ajudar muito essa querida cidade", comentou Mádison.
Advogado geral da União morre de Covid aos 47 anos e categoria lamenta
Por Arimatéa Carvalho
O ex-presidente da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o piauiense Marcos Luiz da Silva, de 47 anos, morreu de Covid-19 nessa sexta-feira (28) e deixou consternada a categoria. O presidente nacional da entidade atualmente, Clóvis dos Santos Andrade, divulgou nota de pesar. Marcos Luiz era era casado tinha três filhos.
“Estamos todos consternados com a notícia do falecimento do nosso querido presidente Marcos Luiz. Uma pessoa que não só deixou seu nome na história da ANAUNI, por tudo que fez pela Associação, como marcou de forma muito especial aqueles que com ele conviveram. Sua partida, tão precoce, deixa um vazio imenso em nossos corações. É hora de prestarmos toda a solidariedade à família e aos seus amigos mais próximos”, lastimou Clóvis Andrade.
Todos os advogados da União lamentaram a perda.
Marcos Luiz morava em Teresina e atualmente estava na Coordenação de Recuperação de Ativos da Procuradoria Regional da União da 1ª Região – CORAT. Ele ingressou na Advocacia-Geral da União em 2000 e foi o sexto presidente da ANAUNI, no biênio 2011/2013, tendo exercido ainda, em outros mandatos, as funções de secretário-geral e secretário-geral Adjunto, além de Delegado da ANAUNI no Piauí em diversas oportunidades.
Em sua trajetória no serviço público, antes de tomar posse como advogado da União, foi servidor da Justiça Federal (Oficial de Justiça-Avaliador – 1997/2000). Ele tinha bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (1995), pós-graduação em Direito Público e Direito Processual pela Universidade Federal do Piauí e mestrado em Filosofia Política pela Universidade Federal do Piauí.
Marcos Luiz foi professor de Direito da Uespi, onde lecionou disciplinas como Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Teoria Geral do Processo e Hermenêutica Jurídica. Também foi Professor dos cursos de Direito das Faculdade UNESC (2002) e da Faculdade AESPI (2005 a 2008).
Mudanças na PMT: Lucas poderia ir para Semgov e João Henrique para Sead
Por Sávia Barreto
O prefeito Dr.Pessoa já anunciou que poderá mudar secretários de pastas em breve. Nos bastidores, chegou-se a especular a possibilidade de que o atual coordenador de Comunicação, Lucas Pereira, assuma a secretaria municipal de Governo. Lucas, no entanto, seria testado na função de forma interina.
Prós e contras
Ele já é muito próximo de Robert Rios, vice-prefeito e secretário de Finanças, que é quem hoje faz a coordenação política da PMT na prática. Há resistências ao nome dele pela falta de experiência nessa função mais política. Por outro lado, os defensores frisam a confiança que Pessoa tem em Lucas e isso seria decisivo para a escolha do nome que possa ficar no lugar de Adolfo Nunes.
Troca-troca
Já Adolfo Nunes estaria cotado para a secretaria municipal de Esporte e Lazer, enquanto o atual secretário, Eduardo Dragalana, iria para a Semjuv, pasta que foi turbinada após a entrada de Pessoinha ainda no início da gestão. O atual secretário de Planejamento, João Henrique, poderia ser remanejado para a pasta de Administração. A questão é que o atual gestor da Sead é indicação de Pessoinha, presidente da Eturb e filho do prefeito, que não ia querer perder espaço. Só funcionária se houvesse troca entre Sead e Seplam.
Senador Ciro Nogueira fala sobre Sílvio ser candidato: “Nada descartado”
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) afirmou à coluna que o retorno do ex-prefeito Sílvio Mendes ao PSDB é visto como algo positivo para a conjuntura de 2022. Ciro não descarta que o próprio Sílvio seja o candidato a governador do grupo de oposição, mas também cita os cargos de vice e senador na chapa majoritária do time que fará o embate com a gestão de Wellington Dias.
Não descarto nada
“Nada está descartado, doutor Sílvio é excelente nome. Um quadro fantástico e fico muito feliz com a volta dele à política. No ano que vem vamos fazer a melhor escolha, seja a senador, governador, vice e ele vai fazer parte desse processo”, pontuou Ciro Nogueira à coluna.