Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 242 de 665Duelo entre Sílvio e Robert Rios: Renato Berger escolhe vice-prefeito
Por Sávia Barreto
No duelo entre Robert Rios e Sílvio Mendes, o líder do prefeito na Câmara, vereador Renato Berger, teria optado por ficar ao lado de Rios, segundo fonte do Palácio da Cidade. A decisão chama a atenção porque Berger era velho aliado de Sílvio Mendes, que chegou a brigar com Firmino Filho há alguns anos para defender Renato. Berger foi secretário de Sílvio e deixou a gestão de Firmino magoado por ter sido preterido na secretaria de Esporte e Lazer.
Taxa irregular impede calçamento de 50 ruas na cidade de Miguel Alves
Por Arimatéa Carvalho
Mesmo com dinheiro em caixa, a Prefeitura de Miguel Alves paralisou as obras de calçamento de mais de 50 ruas da cidade e a reforma do estádio poliesportivo do município. As obras já haviam começado e os recursos já estavam garantidos através de emenda do deputado estadual Oliveira Neto.
A gestão afirma que a construtora deve pagar ao município taxa de alvará de construção, que não consta no Código do Município, e que ultrapassa o valor de R$ 70 mil pelas benfeitorias na cidade. A ação que foi denunciada pela construtora pelo valor ilegal cobrado, que não irá aos cofres públicos, ainda prejudica centenas de famílias que necessitam das obras.
Metrô terá sede própria, estações reformadas e será ampliado até Altos
Por Arimatéa Carvalho
O Metrô de Teresina vai ganhar sede própria, reabrir as estações que foram depredadas durante o ano passado e expandir a linha até Altos. Os três avanços foram tratados em encontro da diretora-geral do Metrô, Josiene Campelo, com o secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles; o presidente do Solidariedade e deputado estadual, Evaldo Gomes; o deputado estadual e coordendor do PRO Piauí em Teresina, Fábio Novo, e o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo.
NOVOS ARES
O Metrô nunca teve sede própria. As instalações no antigo prédio da Estação Ferroviária são cedidas pelo Iphan. O novo local está em estudo ainda, mas pode ser o imóvel das oficinas do Metrô, no Dirceu (atrás do Assaí).
Maestro Aurélio Melo dará entrevista coletiva sobre fim de contrato com PMT
Por Arimatéa Carvalho
A Orquestra Sinfônica de Teresina, através de sua diretoria, informou que vai conceder uma entrevista coletiva à imprensa sobre os contratos firmados entre a Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina e a Prefeitura Municipal de Teresina. A coletiva acontece nesta quinta-feira (13), às 10h30, na Central de Artesanato Mestre Dezinho.
Em respeito aos protocolos de segurança e saúde relacionados à pandemia do coronavírus, a entrevista se realizará em área aberta, por isso haverá pontualidade no início.
Ainda na quarta-feira, a Orquesta Sinfônica de Teresina recebeu uma boa notícia: o deputado estadual e secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, anunciou que vai destinar R$ 1 milhão das emendas parlamentares dele para a OST. "Com isso, garantiremos o funcionamento durante um ano e os salários de todos os músicos. Contem comigo", disse.
"Conversei com o maestro Aurélio Melo sobre os problemas enfrentados nos últimos dias e o encerramento do contrato com a Prefeitura Municipal de Teresina", conta Novo.
"A Orquestra Sinfônica de Teresina é um patrimônio! São 30 anos engrandecendo a cultura do Piauí. Foi a única no Brasil que musicou para o clássico a obra de Luiz Gonzaga", conta.
Todos os jogadores do Piauiense são testados para Covid, anuncia Clemilton
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), Clemilton Queiroz, solicitou ao secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, devido à atual situação da pandemia e com o campeonato piauiense de futebol em andamento, a realização de testes de Covid-19 em todos os componentes das equipes participantes, dois dias antes das partidas acontecerem.
"A parceria acontece para dar mais segurança aos atletas e comissão técnica durante o Piauiense 2021", comenta Clemilton. As equipes da Sesapi, do programa Busca Ativa, realizam a testagem nos municípios onde estão ocorrendo os jogos. As testagens se iniciaram na primeira semana de abril e ainda estão sendo feitas, até o término do campeonato.
Cadeia de 1856 vira centro de formação cultural de jovens no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo (PT), anunciou que a Casa de Formação Cultural de Jovens e Crianças, em Campo Maior, ganhou sede nova. A antiga cadeia de 1856 se transformou num espaço de arte, onde o ensino da música será levado para quase 70 crianças e jovens da cidade. A iniciativa, da Associação Juventude Solidária, por meio do projeto Lar da Juventude, foi contemplada pela Lei Aldir Blanc.
"Trata-se de um prédio histórico que mantém seus traços arquitetônicos. As portas e janelas foram restauradas pelo Mestre Dico. Com o dinheiro da lei, o grupo adquiriu também novos instrumentos musicais e vai poder pagar bolsas para os professores da instituição. É mais uma antiga cadeia que perdeu suas celas e ganhou salas de aulas", disse.
Cortes na Cultura: Kléber chama decisão de criminosa, perversa e imoral
Por Arimatéa Carvalho
O ex-candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB, professor Kléber Montezuma, se pronunciou na noite de quarta-feira (12) sobre a decisão do vice-prefeito Robert Rios (PSB) de suspender os contratos da Fundação Cultural Monsenhor Chaves com as organizações sociais que mantêm os projetos culturais e instituições do setor na capital, como a Orquestra Sinfônica, Balé da Cidade e Banda 16 de Agosto, além de aulas para jovens e adultos.
"A cultura de Teresina entristeceu, mas não deve se calar. Orquestras, bandas, corpos de baile, todos afetados pela decisão da prefeitura de suspender os contratos. Não há motivo que justifique tamanha violência contra artistas, músicos, professores e alunos", disse.
"PERVERSIDADE"
Kléber Montezuma avalia que "interromper a educação artística é um crime. E sob a justificativa que se vai eliminar a forma legal de remuneração dos envolvidos torna isso uma perversidade". O ex-secretário municipal de Educação de Firmino Filho diz que "avaliar o que está sendo feito é honesto. Apenas suspeitar daquilo vem dando certo e tem amplo reconhecimento é imoral". Ele arremata: "Essa postura vem se repetindo em outras áreas, como a assistência social. É um desrespeito à Teresina. Não merecemos uma gestão que prefere destruir antes de construir".
Kléber chama decisão de criminosa, perversa e imoral
Fábio Abreu cobra liberação de dinheiro do Mercado do Dirceu II
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu se reuniu com o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Marcelo Moreira, para cobrar agilidade para a construção do novo mercado do bairro Dirceu II, na zona Sudeste de Teresina.
A obra será coordenada pela Superintendência de Ações Descentralizadas (SAAD) da Zona Sudeste com recursos destinados pelo parlamentar através de emenda federal.
Outros assuntos discutidos no encontro de quarta-feira (12) foram as construções de balneários nas cidades de São João da Serra e Uruçuí, além da entrega de tratores e equipamentos agrícolas para trabalhadores rurais do Piauí.
Venâncio cobra PMT explicação sobre cancelamento de contratos com artistas
Por Sávia Barreto
A suspensão de contratos da Prefeitura com entidades que mantêm projetos como o Balé da Cidade e a Orquestra Sinfônica repercutiu na Câmara de Teresina. O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) fez questionamentos de como seriam realizados a manutenção desses projetos e incentivo aos artistas. “Acredito que seja o momento para a Prefeitura de Teresina explicar qual a ideia daqui pra frente. Nossos artistas são referência nacional e merecem explicações”, frisou Venâncio.
A principal dúvida
Na avaliação de parlamentares ouvidos pela coluna, a Prefeitura tem todo o direito de implementar uma nova forma de gerir a cultura na capital, mas precisa dialogar com a categoria e ter um projeto engatilhado de como administrar o setor. Tirar a fonte de renda de centenas de artistas sem colocar algo engatilhado no lugar, é sinônimo de muita insatisfação e risco de prejuízo ainda maior para a formação de jovens artistas. Ou seja, a ideia pode ser boa, mas a maneira de executar - incluindo acusações de corrupção ainda sem provas - pegou mal.
Urgência recorrente em projetos da PMT causa insatisfação na Câmara
Por Sávia Barreto
Está gerando um certo desconforto entre os vereadores o fato de que os projetos principais da Prefeitura de Teresina chegam à Câmara sempre como “regime de urgência”, ou seja, tramitação rápida e quase sem tempo de discussão e avaliação. Na leitura de experientes parlamentares, seria mais um sintoma das dificuldades de articulação política entre os Poderes. Eles pedem, nos bastidores, que aja maior diálogo e prazo para debater os projetos da PMT.