Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 261 de 665Primeira-dama de Teresina rebate críticas: “Sem ter o que fazer”
Por Sávia Barreto
Nos bastidores do Palácio da Cidade não são poucos os que comentam a relação da primeira-dama da capital, a enfermeira Samara Conceição, com os servidores da Prefeitura de Teresina. As críticas feitas em reserva à coluna por membros do primeiro escalão apontam que a primeira-dama faria embates desnecessários nas redes sociais, além de ter confrontos com servidores antigos da gestão.
Ela também tem sido alvo de reportagens em tons críticos e postagens em perfis de redes sociais. Por outro lado, os defensores da primeira-dama argumentam que ela é espontânea e transparente em suas postagens, no estilo “não levo desaforo para casa”, e que é machismo tentar imputar a ela qualquer responsabilidade pela imagem pública de Dr.Pessoa. Samara, inclusive, é ativa em ações de solidariedade, como entrega de alimentos e refeições a pessoas carentes.
Questionada pela coluna se estaria sendo perseguida pela gestão anterior, como deixou subtendido nas redes sociais, ela afirma que não sabe de onde vem as críticas: “Eu nem sei quem são, então não posso afirmar se é da gestão passada. Sei que é alguém sem ter muito oque fazer e que meu nome deva estar dando lucros. Eu não acredito que a gestão anterior teria uma atitude tão pequena nesse sentido”, argumentou Samara Conceição.
Markim Costa, vereador do DEM, deve assumir Semjuv em Teresina
Por Sávia Barreto
O Democratas deve aderir oficialmente à gestão de Dr.Pessoa em Teresina. E a vaga disponível é a do advogado João Duarte, o Pessoinha, atual secretário municipal de Juventude, que ficará exclusivamente na presidência da Eturb. A coluna apurou que o vereador Markim Costa (DEM) poderia assumir a Semjuv.
“Ainda não foi uma proposta formalizada. Estamos refletindo sobre essa possibilidade. Se ficarmos com a Secretaria, será uma oportunidade de fortalecermos as políticas de juventude na capital. Quanto à nomes, também não formalizamos indicações somente após conversa com a executiva do partido”, explicou o vereador Markim Costa à coluna.
O suplente do DEM é Lucas do Bem, liderança da região do Dirceu, ligado ao deputado Severo Eulalio (MDB). Dessa forma, a Semjuv não viraria mais coordenadoria e seria mantida como secretaria, informação confirmada pelo próprio prefeito Dr.Pessoa à coluna: “A Semjuv não será extinta”, frisou o prefeito.
OAB sobre juiz que mandou soltar o filho bêbado: tamanha ilegalidade
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, classifica como ilegalidade e repudia a decisão do juiz de Floriano que mandou soltar o próprio filho, sem pagamento de fiança, após ele atropelar uma motociclista na Princesa do Sul. Ele saiu sem prestar socorro à mulher e um exame feito pela Polícia Rodoviária Federal constatou que o filho do magistrado estava alcoolizado.
"O impedimento de um pai julgar um filho no Poder Judiciário é uma regra absoluta. Nem se o magistrado fosse célere nos julgamentos de todos os demais cidadãos", comentou. O caso repercutiu durante a quarta-feira (30), mas nenhum advogado se manifestou publicamente. Ao blog, o presidente disse que não poderia se omitir diante de "tamanha ilegalidade".
ENTENDA O CASO
O juiz da 1ª Vara da Comarca de Floriano, Noé Pacheco de Carvalho, mandou soltar o filho, Lucas Manoel Soares Pacheco, que foi preso em flagrante por dirigir bêbado e atropelar uma motociclista. Lucas fugiu do local do acidente e foi seguido pelo namorado da vítima, que conseguiu interceptá-lo. Detido pela Polícia Rodoviária, ele fez o teste do bafômetro e o resultado foi 1,6 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Lucas foi preso em flagrante e conduzido para o distrito policial.
O juiz homologou a prisão em flagrante, mas concedeu a liberdade provisória. Apesar de admitir o parentesco, o juiz alegou que algumas circunstâncias deveriam ser levadas em consideração.
Noé Pacheco de CCarvalho explicou que o seu substituto legal está de férias e que, não havendo previsão legal para designar outro juiz para o caso, caberia ao Tribunal de Justiça do Piauí conduzir o procedimento. “O que certamente levará tempo, acarretando demora injustificada na defesa do autuado”, escreveu.
Fábio Abreu agradece W.Dias por prioridade de policiais em vacinação
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) agradeceu o governador Wellington Dias (PT) pela inclusão dos policiais nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19, destacou o empenho também do deputado estadual Coronel Carlos Augusto (PL) e disse que espera agora que o presidente Jair Bolsonaro tenho o mesmo reconhecimento às forças de segurança.
"Tenho lutado bastante pelo reconhecimento do trabalho dos policiais em nível federal e também no Piauí. Agradeço ao governador, mas a luta não acabou. Isso tem de acontecer também por parte do presidente", comentou.
Leonardo Eulálio nega ter prometido cirurgia à liderança
Por Sávia Barreto
Polêmica envolvendo o vereador de Teresina, Leonardo Eulalio (PL) e uma liderança do KM07 tomou conta das redes sociais. A coluna conversou com o parlamentar, que teve uma ligação gravada e divulgada pela liderança em grupos de WhatsApp. O vereador afirma que a liderança comunitária não é sua e diz que está sendo alvo de chantagem. O áudio revela o Leonardo Eulalio, que é médico, sendo cobrado por uma cirurgia que, segundo a liderança não identificada, foi prometida a ele e à esposa durante a campanha eleitoral.
Você prometeu
A liderança popular, por outro lado, reafirma ter santinhos do vereador e diz que os votos foram realizados em troca dessa cirurgia que não ocorreu. Falando à coluna, Leonardo nega que tenha prometido realizar a cirurgia e alega que durante a pandemia os procedimentos eletivos têm sido remarcados.
Não prometi
Ele também acredita que há uma um movimento político de desafetos que estariam insatisfeitos com sua eleição. Vale destacar que o vereador tem boa relação com o Palácio da Cidade e é cotado para ser presidente de uma pasta a ser criada no âmbito municipal, a Fundação Hospitalar da capital, que seria desmembrada da Fundação Municipal de Saúde.
“Kits intubação” chegam a Teresina às 12h de terça (30) em voo da Azul
Por Arimatéa Carvalho
Voo da Azul chega a Teresina às 12h25 de terça-feira (30) trazendo "kits intubação" enviados pelo Ministério da Saúde. A saída do aeroporto de Campinas (SP) está marcada para 9h20. A empresa vem cooperando com o governo transportando insumos gratuitamente em seus voos regulares. O blog ouviu a Sesapi, que confirmou que irá receber material mas ainda não sabe precisar quantos.
A nova carga de “kits intubação” com ampolas com medicação para o tratamento de pacientes infectados com o vírus virá para Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No total, serão quase duas toneladas e meia de insumos.
Outras operações também serão realizadas tendo como destinos os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Maranhão, além do Distrito Federal.
Já o Ministério da Saúde informou na noite de segunda-feira (29) que a ação vai evitar o desabastecimento de medicamentos para intubação orotraqueal e se trata de um esforço conjunto entre o governo federal e farmacêuticas. As entregas já começaram e devem se estender ao longo dos próximos dias.
Os acordos respeitam a realidade de cada fabricante, contratos prévios e a necessidade do país, contemplando hospitais públicos e privados nas regiões de maior risco de desabastecimento.
Governadores cobram fim de ataques, fake news e atos “repugnantes”
Por Arimatéa Carvalho
Dezesseis governadores brasileiros assinaram e divulgaram carta na tarde de segunda-feira (29) repudiando "agentes públicos que espalham mentiras sobre dinheiro repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros absurdos".
A disseminação de fake news, argumentam os gestores na carta, prejudica o combate à pandemia e cria instabilidade institucional.
Os governadores Wellington Dias (PT) e Flávio Dino (PCdoB) assinam o documento, que também conta com o governador João Dória (PSDB), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (DEM), este último outrora aliado do presidente Jair Bolsonaro.
Os gestores conclamam que o próprio presidente da República, assim como os presidentes da Câmara e do Senado, além do STF, "adotem todas as providências de modo a coibir tais atos ilegais e imorais".
Eles denunciam que "estimular motins policiais, divulgar fake news, agredir governadores e adversários políticos, são procedimentos repugnantes". Os governadores pedem paz para salvar vidas. Por fim, agradecem o empenho de servidores públicos e profissionais da saúde no atual momento de crise sanitária.
RESPOSTA A BOLSONARO
A carta dos governadores é uma resposta a ataques do próprio presidente, que afirmou publicamente que a população pode se voltar contra os governos estaduais, também chamou a atuação dos gestores de ditadura (por conta das restrições de circulação) e ainda fez uma previsão enigmática que virá "o caos". Para completar, está retirando militares moderados dos ministérios e acendendo a luz amarela no país.
Jornalista de política, Rosenira Alves morre de Covid aos 60 anos
Por Arimatéa Carvalho
A jornalista Rosenira Alves, de 60 anos, morreu na tarde de segunda-feira (29) de complicações da Covid-19. Ela estava internada havia duas semanas em um hospital de São Luís (MA), onde morava e trabalhava como colunista social. Antes, havia atuado na Assembleia Legislativa do Maranhão e na Câmara de São Luís.
Rosenira foi repórter de Política dos jornais Diário do Povo e Meio Norte, em Teresina. Depois de pegar a doença provocada pelo novo coronavírus, a jornalista teve uma piora em seu estado de saúde e teve de ser intubada. Nos últimos dias, tinha apresentado melhora, mas não resistiu e na tarde de segunda-feira teve a morte confirmada
Valter Alencar deixa presidência do PSC e justifica “motivos pessoais”
Por Sávia Barreto
O advogado Valter Alencar deixou a presidência do diretório estadual do Partido Social Cristão (PSC-PI) e, simultaneamente, informou a sua desfiliação do partido. Valter Alencar presidiu a sigla durante quatro anos e justifica a saída por motivos pessoais. Ele diz que deixará a sigla para priorizar projetos profissionais e pessoais, dando sua contribuição ao Piauí por meio da iniciativa privada.
Ciro anuncia 32 ônibus para o PI e vinda de ministro da Educação
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) anunciou em vídeo a entrega de ônibus escolares no Piauí através de ação da bancada federal. Ciro destacou que 32 novos ônibus escolares serão entregues por intermédio do Governo Federal. O ministro da Educação Milton Ribeiro analisa a possibilidade de vir ao Piauí para participar da solenidade de entrega.
Ciro frisa que os ônibus serão importantes para quando as aulas presenciais voltarem. “Eu agradeço muito ao presidente do FNDE, Marcelo Ponte, que sempre demonstra muita atenção com nosso estado”, destacou o senador. A entrega deve ocorrer no próximo dia 12, caso não permaneçam restrições sanitárias devido à pandemia.