Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 263 de 665Vereador Bruno Vilarinho cobra ritmo mais acelerado de vacinação
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Bruno Vilarinho (PTB) alertou para o ritmo lento da vacinação contra a Covid-19 em Teresina. "Estamos com uma crescente na curva do número casos e óbitos e a melhor forma de reduzir é vacinando o povo. Entendo que estamos com dificuldades de logística na entrega das vacinas, mas é necessário pressionar os órgãos envolvidos a nível nacional e regional para que tenhamos uma celeridade maior, a fim de evitar mais mortes". A fala foi durante audiência pública virtual da Câmara de Teresina. Bruno também votou favorável à proposta de PL para criar um portal da transparência sobre a vacinação na capital.
Número 192 do SAMU dá problema e população deve ligar para 98171 0417
Por Arimatéa Carvalho
O SAMU Teresina está atendendo temporariamente com um novo número. A linha 192 apresentou problema na noite desta sexta (26) e, para não deixar a população desassistida, um novo número foi disponibilizado.
Em casos de urgência, as pessoas que residem em Teresina, Piripiri e Campo Maior devem acionar o serviço pelo número alternativo (86) 98171-0417.
Ida de Dr.Pessoa para linha de frente da Covid gera controvérsias
Por Sávia Barreto
A iniciativa anunciada pelo prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, de que poderá estar na linha de frente no atendimento da COVID-19 divide opiniões nos bastidores. Por um lado, é lida como forte simbolicamente, pois mostraria a necessidade extrema de profissionais da Saúde, e o desprendimento do prefeito em estar nessa posição de exposição a maiores riscos em prol de contribuir para diminuir a pressão sob o estressado sistema público de saúde em meio à pandemia.
Pesando na balança
Por outro lado, fontes ouvidas pela coluna no mundo político argumentam que só há um prefeito eleito com o voto de confiança de milhares de teresinenses: Dr.Pessoa. Cabe ao prefeito uma missão tão nobre quanto a prática da medicina nesse momento delicado, que é o exercício da gestão do sistema de saúde profundamente demandado de urgências.
Perto de completar 100 dias de gestão, mesmo que se ausente por algumas horas ou dias, fará falta não ter o prefeito na tomada de decisões de uma capital que enfrenta crises além da saúde, como a arrastada greve do sistema de transporte público. Políticos ligados ao Palácio falam de modo reservado que soma-se a isso o desgaste de uma parte da opinião pública, especialmente nas redes sociais, que tem batido na tecla de que o prefeito precisa mostrar que é, de fato, quem toma as decisões no Palácio da Cidade.
Ismael Silva x Thanandra: desentendimento por post em rede social
Por Sávia Barreto
Uma polêmica entre vereadores surgiu essa semana na Câmara Municipal de Teresina envolvendo o vereador Ismael Silva (PSD) e a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota). “Ontem pela manhã fui surpreendido com uma mensagem da Thanandra no grupo dos Vereadores, me detonando por uma suposta crítica que eu teria feito nas redes sociais.
Eu fiquei sem entender, visto que não tenho essa prática. Todas as quartas-feiras posto a pauta da sessão do dia da Câmara. Ocorre que um seguidor fez print dos meus stories e postou na dele, marcando a Thanandra, questionando um PL apresentado por ela e pelo Dudu”, explicou o vereador à coluna.
Pela paz
“Não conheço o cidadão. Inclusive, até o dia desse post, sequer esse cidadão me seguia. Uma pena que a Thanandra não tenha se retratado no grupo dos vereadores, daí, ficou a impressão de que, de fato, eu quem havia feito a postagem criticando os vereadores”, afirmou Ismael Silva, que em seguida conversou em particular com a vereadora e selou a paz, explicando a ela a situação.
Deputado Merlong está com Covid-19, mas com sintomas leves
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) testou positivo para a Covid-19 nesta quinta-feira (25). O parlamentar está isolado em casa com sintomas leves. Ele fará alguns exames, mas deve continuar participando das sessões e votações da Câmara dos Deputados, que estão ocorrendo de forma remota no momento.
Governistas questionam ausência de Pessoa em reuniões do COE
Por Sávia Barreto
Após fala do prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, a respeito da falta de diálogo que ele afirma sentir nas articulações de ações no combate à pandemia em relação ao Governo do Estado, fonte do Palácio de Karnak retruca à coluna: “Ele fala isso, mas realmente nunca participou de reunião do COE. Em todas as reuniões a prefeitura é parte da construção com Robert Rios e Gilberto Albuquerque, mas depois o Dr.Pessoa desfaz o que foi acordado”, destaca fonte do primeiro escalão.
Quero conversação
Dr.Pessoa disse que gostaria que o governador Wellington Dias tivesse conversado diretamente com ele ou enviado um interlocutor, como o secretário de Governo ou de Saúde: “Falta atitude da conversação”, disse o prefeito. Está cada vez mais clara a distância política e administrativa entre Palácio de Karnak e Palácio da Cidade. Talvez ainda maior do que quando o ocupante do Palácio da Cidade era o tucano Firmino Filho, cujas medidas de combate à pandemia chegavam a ser mais rígidas do que as do governador em alguns momentos.
Vereadores devem sair da base de Pessoa após fase crítica da pandemia
Por Sávia Barreto
Após a fase mais aguda da pandemia deve surgir uma oposição de fato na Câmara Municipal. Muitos vereadores estão “por um fio” e se perguntam: “qual a vantagem de estar na base?”. Eles colocam nos bastidores uma equação contabilizando o reduzido espaço de indicação política e participação na gestão, a percepção de desgaste com a opinião pública por conta da condução do combate à pandemia e ainda a perspectiva de problemas financeiros maiores que a gestão possa enfrentar.
Ciro se reúne com Bolsonaro em Brasília e pede recursos para o Piauí
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira segue bem alinhado com o presidente Jair Bolsonaro. Nesta quinta-feira, os dois se reuniram e o piauiense solicitou a liberação de recursos para o estado. Antes disso, Ciro também esteve com Bolsonaro e Arthur Lira, presidente da Câmara Federal além dos ministros das Comunicações, Fábio Faria, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.
“Somente trabalhando juntos, focados em encontrar soluções é que vamos vencer esse grave momento que enfrentamos. Seguimos empenhados nesse objetivo”, destacou Ciro.
Na parte política, a coluna apurou que Ciro aposta que o odeiam-se estará em 2022 Bolsonaro estará numa situação bem melhor que a atual. A aposta é que a pandemia seja controlada e, com a caneta na mão, será possível buscar melhorar a situação econômica do País.
Descobertos 2 focos de peste suína: Seagro, Adapi e Mapa atuam juntos
Por Arimatéa Carvalho
A secretária estadual do Agronegócio, Simone Pereira, confirmou que foram descobertos dois focos de peste suína em assentamento de Demerval Lobão. Ela, o delegado do Ministério da Agricultura no Piauí (Mapa), Germano Coelho, e a diretora-geral da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), Alexsandra Soares, visitaram o local na manhã de quinta-feira (25). Onze animais foram sacrificados e haverá um monitoramento constante da região, com visita na sexta-feira novamente.
"Além disso, está sendo criado um comitê de enfrentamento ao problema, com atuação por pelo menos até 60 dias", resume Simone Pereira. A peste suína é uma zoonose que dizima os rebanhos e pode comprometer a comercialização de carne suína do Piauí para o mercado, afetando um importante setor do agronegócio.
Empresas cobram que Setrans fiscalize transporte clandestino
Por Arimatéa Carvalho
As empresas que operam o Sistema de Transporte Semiurbano no Estado (Grande Teresina) estão há algum tempo cobrando ações da Secretaria de Transporte (Setrans) para amenizar os problemas atuais do sistema, mas nada tem sido feito até o momento. Tanto empresários quanto trabalhadores estão unidos para tentar evitar a paralisação do serviço, que liga Teresina a cidades como Altos, União, José de Freitas, Campo Maior e Demerval Lobão, entre outras.
Entre os principais problemas estão a inexistência de fiscalizações de transportes irregulares nas rodovias e a ausência de compensação financeira para quem opera no setor.
Segundo a Associação das Empresas de Transporte de Passageiros Semiurbano do Estado do Piauí (ASSETESPI), o número de carros clandestinos nas rodovias vem aumentando em decorrência da falta de fiscalização.
Diversas reuniões já foram realizadas para demonstrar para a Setrans os danos que o transporte irregular ocasiona para todo o sistema. O próprio Sindicato dos Trabalhadores (SINTETRO) esteve presente em algumas reuniões reforçando a necessidade da fiscalização, pois a classe trabalhadora também é atingida com a demissão decorrente desse problema.
A Associação alerta ainda que por conta da Lei Estadual n. 5.674/2007, que criou o Sistema de Transporte Semiurbano, umas das condições para manter baixo os preços das passagens seria a compensação com algum incentivo do Estado, que poderia ser a redução do ICMS do combustível para esse setor. além de outras medidas que justificassem a desoneração do bilhete. No entanto, passados já vários anos, mesmo tendo sido reduzido o preço das passagens em até 50%, nenhuma compensação foi realizada.
Por fim, o excessivo número de gratuidades concedidas nos últimos anos também tem provocado o desequilíbrio financeiro do valor das passagens. O último reajuste de tarifa ocorreu em 2018 e desde então, mesmo com a elevação dos custos durante todo esse período, nada foi feito no sentido de se atingir novamente o equilíbrio financeiro da operação.
Cabe ainda lembrar que além da falta de fiscalização que incentiva o transporte clandestino, especialmente com o surgimento da pandemia de Covid-19, a criação exagerada de gratuidades sem a efetiva fonte de custeio e a alta carga tributária, a escalada do preço do diesel em 2021 (alta de mais de 41% entre janeiro e março) só tem piorado cada vez mais uma situação já muito delicada.