Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 28 de 665Patrícia Vasconcelos assumirá Secretaria Nacional da Agricultura Familiar
Por Arimatéa Carvalho
Tem mais piauiense ocupando cargo federal em Brasília. A ex-secretária estadual Agricultura Familiar do Piauí, Patrícia Vasconcelos, foi escolhida para assumir a Secretaria Nacional de Agricultura Familiar.
Ele foi indicada pela CONTAG e esteve na noite de quarta-feira (8), junto com o deputado federal Florentino Neto (PT), em audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
Assim, um novo nome do Estado ganha protagonismo no cenário nacional. Patrícia realizou um trabalho diferenciado na agricultura familiar durante o governo de Wellington Dias.
Ex-secretário de Pessoa assumirá comando da Pesca por indicação de Jadyel
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Jadyel Alencar (PV) indicou o ex-superintendente da Saad Sul, Alípio Paiva, para assumir a Superintendência da Pesca e Aquicultura no Piauí. Trata-se de um dos três cargos federais da cota do parlamentar (os outros são ICMbio e Departamento Nacional de Produção Mineral). Alípio também atuou nas gestões dos ex-prefeitos Sílvio Mendes e Firmino Filho na capital.
COM OU SEM BRIGA?
Alípio foi indicado pelo deputado estadual Jeová Alencar para a Saad Sul na gestão de Dr. Pessoa (Republicanos), mas depois o trocou por Juca Alves. Os dois romperam? Alípio nega e diz que continua amigo de Jeová. No entanto, sua indicação para a Pesca nada tem a ver com o ex-padrinho, pois Alípio foi peça importante na campanha do próprio Jadyel.
Evaldo, Bonfim e Evandro juntos em federação do PSB e PDT com Solidariedade
Por Arimatéa Carvalho
O ex-deputado federal Paulinho da Força anunciou na terça-feira (7) que está encaminhada uma federação entre Solidariedade, PSB e PDT. Ele se reuniu com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, junto com o secretário geral e o vice do SD.
"Reunião importante hoje com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para tratar sobre uma possível federação do PSB e PDT com o Solidariedade", afirmou.
Segundo Paulinho, a federação vai fortalece a "luta em defesa da democracia e do povo brasileiro".
EVALDO, BONFIM E EVANDRO
Uma vez confirmada a federação, devem de sentar para traçar o cenário de 2024, sobretudo em Teresina, o deputado estadual Evaldo Gomes (SD), o vereador da capital Evandro Hidd (PDT) e o secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim (PSB). O presidente do PSB no Estado é o atual diretor presidente do Metrô de Teresina, José Augusto, mas ele é indicação ainda do hoje suplente de deputado federal do PT, ex-governador Wilson Martins, que deixou a sigla e perdeu protagonismo nacional.
Hoje, Evaldo é da base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) através de sua filha, a vereadora Fernanda Gomes, mas Evandro faz oposição a Pessoa na Câmara e Bonfim sempre foi um crítico contundente da gestão municipal.
No PDT está ainda o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, que é pré-candidato a prefeito da capital em 2024. Já Bonfim estará do lado do candidato que o governador Rafael Fonteles escolher, provavelmente do PT. Como conciliar tantos interesses? A conferir.
Evaldo Gomes, por coincidência, está em Brasília cumprindo agenda com a secretária estadual de Esportes, Josiene Marques. Na terça-feira (7), eles se reuniram com o senador Marcelo Castro (MDB), o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (na foto) e com a ministra dos Esportes, Ana Moser.
Severo garante obras e serviços para Santana junto ao diretor do Idepi
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) se reuniu com o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Felipe Eulálio, levando junto a prefeita de Santana do Piauí l, Maria José, parceira do parlamentar.
Na pauta da reunião constou a pavimentação em paralelepípedo do Bairro Cajazeiras. Outras demandas tratadas com o deputado foram a reforma da sede do GPM e ainda melhorias para o município.
"Entre tantas solicitações, ficou acertado o roço da PI 375, que em época de período chuvoso fica tomada pela vegetação, colocando em risco todos que trafegam na rodovia e também quem faz caminhada na referida PI", comentou o parlamentar.
Oliveira Neto terá foco de novo na juventude; em M. Alves candidato é o pai
Por Arimatéa Carvalho
Oliveira Neto (PT) tomou posse como deputado estadual na segunda-feira (6) com a saída do colega Firmino Paulo (PT) para a Secretaria Estadual de Irrigação e Infraestrutura Hídrica.
Oliveira cumpriu o primeiro mandato na Casa entre 2018 e 2022 e ficou na segunda suplência da federação em outubro do ano passado, com mais de 23 mil votos. "Assumo a missão com mais experiência e vou trabalhar novamente pelo Piauí", comentou.
ESPORTE E JUVENTUDE
Oliveira Neto disse que está trabalhando com a equipe para apresentar projetos "em prol do nosso povo". Ele lembrou que uma das principais bandeiras no primeiro mandato foi a juventude, a partir do esporte piauiense.
Ele indicou Clemilton Queiroz para a Fundespi à época e os dois realizaram um trabalho de construção de infraestrutura esportiva, com estádios, ginásios e quadras em dezenas de cidades.
CANDIDATO É O PAI
Oliveira Neto não pretende ser candidato a prefeito de Miguel Alves em 2024. Desse modo, o nome do grupo será seu pai, o ex-prefeito Oliveira Júnior (PT). Ele vai disputar contra o atual prefeito, Vein da Fetraf, que ingressou no MDB.
Rompimento com Pessoa? Júlio César diz que PSD não participa da gestão
Por Apoliana Oliveira
Mesmo insatisfeito com o espaço minúsculo [Secretaria de Produção Agropecuária] oferecido ao PSD, o deputado federal Júlio César acha extremo usar a palavra “rompimento” ao tratar dos rumos do partido em relação ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). “Hoje nós não participamos da gestão”, lembra.
Ele diz que a oferta do prefeito ao partido inclui a composição da chapa majoritária em 2024. Com a confirmação de que Robert Rios (Republicanos) não tentará a reeleição, Dr. Pessoa segue à procura de um vice. “Ouvimos e nós, pela regra do partido em relação às capitais, nós temos que combinar com o presidente nacional”, diz Júlio referindo-se a Gilberto Kassab.
Wellington Dias ganha festa surpresa em seu gabinete
Por Apoliana Oliveira
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, ganhou uma festa surpresa em seu gabinete na tarde desta segunda-feira (06), pela passagem do seu aniversário de 61 anos, comemorado no domingo (05). Além da equipe, estavam presentes a filha do ministro, Iasmin Dias, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), o secretário Marcello Nolleto e Osmar Júnior, secretário executivo da pasta.
AMOTHE: o mote da pré-campanha do grupo de oposição à gestão Pessoa
Por Apoliana Oliveira
O Progressistas apresentou à bancada e aos partidos aliados o mote da pré-campanha à prefeitura de Teresina. Com o slogan “AmoThe”, a ideia é passar para o público a mensagem de amor pela cidade e, principalmente, de que os pré-candidatos do grupo estão preparados para cuidar de Teresina.
Sete nomes ganharão as ruas neste trabalho de diálogo com os teresinenses. A maioria deles do próprio Progressistas, além de nomes do União Brasil, do PSDB e até do PL.
Silvio Mendes (UB)
Bárbara do Firmino (PP)
Elmano Férrer (PP)
Átila Filho (PP)
Diego Melo (PL)
Luciano Nunes (PP)
Joel Rodrigues (PP)
Ciro sobre federação PP/UB: “Casamento tem que ser quando os dois querem”
Por Apoliana Oliveira
Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (06/03), o senador Ciro Nogueira (PP) evitou ser taxativo sobre a federação que pode unir seu partido ao União Brasil.
“Casamento tem que ser quando os dois querem e nós estamos ainda analisando tanto pelo lado do Progressistas, tanto pelo lado do União”, disse o senador, indicando que nos próximos 10 dias os partidos confirmam, ou não, o nascimento da federação União Progressista.
Dando tudo certo, a federação terá então a maior bancada na Câmara e no Senado Federal.
Ciro sobre união PT/PSDB: “Firmino e Wall Ferraz se levantam e vão impedir”
Por Apoliana Oliveira
Em Teresina para a primeira reunião de articulação do Progressistas, com foco na eleição municipal de 2024, o senador Ciro Nogueira avaliou como “inimaginável” uma aliança entre PSDB e PT, na capital.
“Acho que o Firmino e o Wall Ferraz se levantam [do túmulo] e vão impedir isso. É inimaginável, não é? Mas essa é uma decisão do PSDB e do PT, mas… Eleição é coerência. Na minha opinião, volto a dizer, não sou do PSDB. Mas a população de Teresina, durante os últimos 30 anos, viu esses dois grupos como antagônicos”, afirmou em entrevista.
Hoje o PSDB faz parte do grupo que reúne Progressistas e União Brasil. Os partidos formaram o palanque de oposição ao PT em 2022 e, parte dos líderes, defende que a aliança se mantenha para a próxima eleição.