Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 295 de 665Berger admite não ter oposição a Dr.Pessoa na CMT: “Uma coisa sensata”
Por Sávia Barreto
O líder do prefeito Dr.Pessoa na Câmara Municipal de Teresina, Renato Berger (PSD), admite que não há oposição ao prefeito no Legislativo municipal neste momento: “Hoje em dia você não tem oposição, o que é uma coisa sensata por parte dos vereadores. Vai ser oposição a que? O que queremos hoje é que o prefeito faça uma gestão para a cidade de Teresina e que venha de encontro realmente à necessidade da população. Esse é o sentimento do prefeito e dos vereadores. Nesse primeiro momento há o sentimento de trabalhar conjuntamente pela cidade”, explicou Berger à coluna.
O parlamentar destacou que Pessoa irá receber todos os vereadores para um diálogo a respeito das demandas de cada um no Executivo e no sentido de costurar uma boa relação com o Legislativo. Antes disso, o secretário de Governo, Adolfo Nunes, deve estar na Câmara Municipal abrindo as conversas e filtrando as demandas dos parlamentares.
PL se acerta e Fábio Abreu fica na sigla, que empossa Leonardo em The
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu confirmou à coluna que tudo está pacificado dentro do PL e ele fica no partido, que vem forte em 2022. O registro é desta terça-feira (19), na posse do vereador Leonardo Eulálio, que assumiu o comando do Diretório Municipal do partido em Teresina.
Com a permanência de Abreu no PL, a agremiação costura agora a formação de duas chapas competitivas para a Assembleia Legislativa e para a Câmara. Os deputados estaduais Fábio Xavier (presidente da sigla no Estado), Coronel Carlos Augusto e Dr. Hélio também estavam na posse e o quinteto unido mostra a nova realidade do PL.
Pablo e W. Dias alinham detalhes do plano de imunização no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Pablo Santos (MDB) participou na terça-feira (19) de reunião com o governador Wellington Dias, representantes do COE e gestores de saúde para tratar, dentre outros assuntos, da operacionalização do plano de vacinação contra a Covid-19 no Estado.
“Estamos participando de todas as reuniões e acompanhando as orientações do governador e do COE sobre os procedimentos que deveremos tomar, de modo a garantir que a vacinação nas nossas unidades hospitalares aconteça de forma tranquila e segura”, destacou Pablo Santos, que também é médico e presidente a Fundação Hospitalar, responsável pelos hospitais Getúlio Vargas, em Teresina, e Justino Luz, em Picos.
Fábio Novo anuncia vacinação em 19 municípios do Sul do Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo (PT) informou que as primeiras doses da vacina CoronaVac já estão em Bom Jesus, Santa Luz, Cristino Castro, Currais, Alvorada do Gurguéia, Redenção do Gurguéia e Palmeira do Piauí para imunizar os profissionais da saúde.
"Esse grupo precisa estar com saúde para atender bem! A medida que mais doses forem chegando outros grupos prioritários serão atendidos", explica.
As doses da vacina também chegaram para os municípios do extremo sul: Corrente, Cristalândia, Morro Cabeça no Tempo, Avelino Lopes, Curimatá, Júlio Borges, Parnaguá, São Gonçalo do Gurgueia, Barreiras do Piauí, Gilbués, Monte Alegre e Santa Filomena. "Eles já poderão vacinar seus profissionais de saúde. Viva a ciência e o SUS! Vamos vencer", comentou o parlamentar, que é de Bom Jesus.
Flora, Wilson Brandão e Evaldo Gomes na disputa pela vaga do TCE-PI
Por Sávia Barreto
Em julho deve abrir nova vaga no Tribunal de Contas do Estado com a aposentadoria compulsória do conselheiro Luciano Nunes. Há ainda a chance de uma nova vaga ser aberta, caso o conselheiro Olavo Rebelo antecipe seu afastamento. A primeira vaga é uma indicação da Assembleia Legislativa do Piauí, enquanto a segunda seria uma indicação do governador. A coluna apurou que há três nomes disputando a vaga de Luciano: os deputados estaduais Wilson Brandão (Progressistas), Evaldo Gomes (SDD) e Flora Izabel (PT).
Flora articulada
Nos bastidores, avalia-se que Flora Izabel sai na frente, pois além de ser do partido do governador – com quem já teria tratado desse assunto e recebido uma sinalização de apoio – ela tem relação estreita com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Sampaio (MDB). Além disso, tem o apoio do filho, vereador Venâncio Cardoso (PSDB), que não deve disputar uma vaga de deputado estadual para ajudar nas articulações da mãe, que tem significativos e consolidados colégios eleitorais no Piauí.
Evaldo surpreende
O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) surpreendeu ao confirmar à coluna que também está na disputa pela vaga. Ele optou por não dar detalhes de suas articulações, mas nos bastidores ele desenvolve conversas tanto com Themístocles Sampaio como com Wellington Dias, com quem ainda deve tratar do tema antes de oficializar a candidatura. Wilson Brandão, deputado experiente e bem-visto pelos colegas tem dois adversários de peso nessa disputa.
Dr.Pessoa visita Jobson na Prodater e destaca foco em tecnologia
Por Sávia Barreto
Na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB), visitou a Empresa de Processamento de Dados da Prefeitura de Teresina – Prodater, para conhecer o funcionamento e estrutura da sede. O prefeito destacou a importância da empresa para o bom funcionamento da prefeitura.
“A Prodater é o pulmão da prefeitura, onde está concentrada toda a parte de tecnologia da informação, que mantem o bom funcionamento dos sistemas das nossas secretarias, o que contribui diretamente com o desenvolvimento da nossa capital”, pontuou Dr. Pessoa.
O presidente da Prodater, Jobson Filho, que recepcionou o prefeito ressaltou a importância da visita a sede da empresa. “Ficamos felizes em saber que a gestão municipal reconhece a importância da Prodater na prestação de serviços a todas as secretarias e também pelo cuidado com toda parte de conectividade, tecnologia e sistemas da prefeitura”, esclareceu o presidente.
Dobradinha Dr. Pessoa e Wellington Dias rende os primeiros frutos
Por Sávia Barreto
A parceria administrativa entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina começa a render frutos na capital. A primeira obra foi revelada na manhã desta terça pelo vereador Joaquim Caldas (MDB), o parlamentar anunciou uma importante obra de mobilidade urbana para zona norte de Teresina, no povoado Boa Hora. Sete mil metros quadrados de vias serão calçadas na região que é estratégica para o desenvolvido rural da capital.
Joaquim falou sobre a importância da obra e destacou a parceria entre o governador Wellington Dias e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. “Com a visão social do Dr. Pessoa e do governador Wellington Dias estamos começando a primeira obra de parceria Prefeitura de Teresina e Governo do Estado. É uma obra de calçamento para uma das regiões com pior infraestrutura da nossa cidade, a região da Boa Hora, O calçamento dessas ruas irá melhorar a vida de muita gente, hoje as vias não oferecem nenhuma condição de tráfego, nem uma ambulância consegue chegar na casa dessas pessoas” afirmou o vereador.
Os 7.450,00 metros quadrados de pavimentação foram incluídos no Pacto Pela Retomada Organizada – Pro Piauí e serão executados com recursos do tesouro estadual. A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2021.
Resistência ao nome de Amariles foi superada em prol da vacina
Por Sávia Barreto
Ligada a várias gestões tucanas em Teresina e tendo feito campanha para o candidato do PSDB, Kléber Montezuma, a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, foi uma das primeiras vacinadas em Teresina contra a Covid-19. Havia, segundo a coluna apurou nos bastidores do Palácio da Cidade, uma certa resistência ao nome da médica nesse primeiro momento de visibilidade da vacinação justamente por essa ligação política. Assim como também houve uma pressão da opinião pública e da própria administração emedebista, que avaliou ser simbólico ter um nome com credibilidade e alcance na área da Saúde sendo vacinado agora.
Professores do Piauí confirmam efetividade dos decretos de isolamento
Por Sávia Barreto
As professoras do Campus Avançado Dirceu Arcoverde, Ana Keuly Luz Bezerra e Liana Siqueira do Nascimento Marreiro, e o professor do Campus Corrente Afonso Reis, desenvolveram o projeto "Decretos Governamentais Estaduais e Índice de Isolamento Social: estudo da efetividade frente à pandemia da COVID-19 no Brasil", resultado de pesquisa financiada pelo EDITAL 1/2020 - PROPI/REI/IFPI, DE 8 DE JULHO DE 2020 - PROAGRUPAR-INFRA COVID-19.
O projeto trata-se de uma revisão sistemática que analisou a efetividade dos Decretos Governamentais e o Isolamento Social frente à Pandemia do COVID-19, levando-se em consideração a análise econométrica do percentual de cumprimento dos índices de isolamento social nos 26 Estados da federação e no Distrito Federal.
“Buscou-se neste estudo a sistematização dos decretos governamentais dos Estados do Brasil que de alguma maneira influenciaram no isolamento social, bem como os efeitos dessas medidas analisadas em diferentes marcos temporais (antes, durante e depois dos decretos), como forma de direcionar as atenções para determinado ente federativo que não esteja conseguindo implementar as medidas bem como replicar estratégias de sucesso no combate ao COVID-19 por meio dos instrumentos legais, e de ações estratégicas no âmbito da Atenção e vigilância à Saúde”, disse a coordenadora do projeto, a professora Ana Keuly Luz.
Segundo o professor Afonso Reis, “a ideia de se fazer o estudo do isolamento social a partir dos decretos governamentais poderá ainda trazer uma série de avanços para o aprimoramento da atenção à saúde e vigilância da covid-19 juntamente com ferramentas para a negociação consensual entre os gestores, diferenciando-se de instrumentos anteriores”, afirmou o professor.
O estudo sistematizou 115 decretos governamentais oriundos dos 26 Estados e do Distrito Federal, municípios da região, cada qual com seu potencial de expressão e manifestação cultural, mas todos, com algo em comum: rico acervo, fruto da longa evolução histórico, social e econômico de cada território municipal.
De acordo com a professora Liana Marreiro, “as análises demonstraram que os decretos influenciaram nos índices de isolamento social, mas não está vinculada à sua qualidade técnica. Apenas em 04 unidades da federação, não houve redução nos IS após a emissão dos decretos (BA, MA, PI e DF), nos demais em todos os casos houve aumento nos IS”, disse. “Contudo o aumento nos índices de isolamento social nos Estados, não esteve ligado ao desempenho dos decretos no que tange aos critérios estabelecidos neste estudo”, asseverou Liana Marreiro.
Adolfo Nunes x João Henrique: em lados opostos
Por Sávia Barreto
Da série sobre “não chamem para o mesmo chá”, estão o secretário municipal de Planejamento da capital, João Henrique, e o de Governo, Adolfo Nunes. Segundo fonte palaciana, o ex-ministro e o ex-deputado não despacham juntos. O que significa que é preciso uma verdadeira manobra política para equacionar questões relativas às duas pastas, que são centrais na administração da cidade. O prefeito, Dr.Pessoa, fica no meio dessa fogo cruzado, mas não há muito o que fazer. Quem tem intermediado as questões pertinentes às duas secretarias é o secretário de Finanças e vice-prefeito Robert Rios.