Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 307 de 665Executiva do PT se reúne em Teresina e aceita nome de Maycon na FWF
Por Sávia Barreto
O PT de Teresina se reuniu no final da tarde de segunda-feira e confirmou o nome de Maycon Silva para comandar a Fundação Wall Ferraz. Havia resistência de núcleos do partido, com queixas verbalizadas por nomes como João Pereira e Fabíola Lemos, alegando que Maycon representava a bancada municipal (formada por Dudu, Deolindo e Elzuila Calixto) e não o PT como um todo. João Pereira reclamou ainda dos suplentes não terem sido ouvidos, pois sem eles não haveria chapa. Na reunião, no entanto, houve pacificação e a conclusão de que Maycon Silva representa bem a sigla, sendo um nome de base do PT, com interlocução com os mais diversos grupos sociais.
Vídeo mostra momento em que Samuel Silveira troca tiros com bandido
Por Sávia Barreto
Vídeo de uma das câmeras de segurança da rua em que o vereador de Teresina, delegado Samuel Silveira, sofreu tentativa de assalto e foi baleado, mostram o momento em que o vereador foi abordado e a troca de tiros com o assaltante, que morreu no local.
LEIA TAMBÉM:
- Vereador Samuel Silveira é baleado após trocar tiros com bandido
Nas imagens, o carro do vereador aparece estacionando na avenida, que estava naquele momento sem movimento de outros veículos ou pedestres na noite desta segunda-feira, 20. Em seguida, um homem entra na rua dirigindo uma motocicleta e estaciona logo atrás do carro do vereador. Ele desce rapidamente da moto e aborda Samuel Silveira. Os filhos não aparecem nas imagens.
É possível ver que os dois interagem por alguns segundos, sendo que o assaltante não retira o capacete. Samuel se dirige para o carro e após mais alguns segundos em que não é possível ver os movimentos dos dois, há luta corporal e o acusado de assalto corre na direção oposta a do veículo, atirando.
Descontentes tentam convencer Pessoa a mudar secretariado antes de 10h
Por Sávia Barreto
Tudo pode mudar em menos de 12 horas no organograma do que será o quadro administrativo de Dr.Pessoa (MDB). A coluna ouviu fontes próximas ao prefeito eleito e apurou que há descontentes e grupos de pressão para que o emedebista mude de última hora algumas das indicações já confirmadas nos bastidores.
O PROBLEMA COM O AVANTE E PESSOINHA
Pessoa deve se reunir virtualmente às 8h com o senador Marcelo Castro (MDB), que é o interlocutor do partido Avante, presidido por Gustavo Henrique. A sigla alega que foi acordado o comando da secretaria municipal de Juventude. O impasse ocorre porque o filho de Dr.Pessoa, o advogado João Pessoa, já iniciou a transição na pasta.
BOMBEIROS COM O PTB
Ainda segundo fonte próxima ao prefeito eleito, o ex-senador João Vicente Claudino estaria chateado com o fato de Pessoa decidir manter a Fundação Wall Ferraz, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e a secretaria de Economia Solidária, separadas. A ideia inicial era fundir as pastas, que ficariam sob comando do PTB de João Vicente. Com uma secretaria menos turbinada, JVC prefere então se manter distante da gestão de Pessoa. Há bombeiros tentando fazer com o que o ex-senador mude de ideia até a hora do anúncio do secretariado, marcada para 10h.
E GESSY?
Mas, com muitos aliados que embarcaram no segundo turno, o prefeito eleito teve que tentar equacionar os interesses dos grupos políticos divergentes, mantendo assim as pastas separadas. A Fundação Wall Ferraz é indicação do PT, a secretaria de Desenvolvimento Econômico seria do PTB - caso o partido ainda decida indicar um nome - e a pasta de Economia Solidária é para ser assumida por Gessy Fonseca (outra que não teria ficado satisfeita em ter sido preterida pelo PT, que comandará a pasta mais robusta, FWF).
SECRETARIA DA MULHER, SEM MULHER. AGORA, SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS
Conforme a coluna adiantou, a provável indicação de um homem para comandar a secretaria municipal de Mulheres em Teresina enfrenta resistência dos movimentos de mulheres na capital. O nome cotado é o de André Lopes Evangelista. A justificativa que o prefeito eleito deu aos interlocutores é de que a pasta se tornaria Secretaria dos Direitos Humanos, englobando ações não apenas para mulheres, mas também outros grupos vulneráveis, como os idosos. Os grupos de defesa dos direitos da mulher consideram a medida um retrocesso na busca pela igualdade de gênero.
Vereador Samuel Silveira é baleado após trocar tiros com bandido
Por Sávia Barreto
O vereador de Teresina, delegado Samuel Silveira, foi baleado na noite deste domingo, 20. A coluna confirmou a informação com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira. As informações iniciais são de que o vereador foi deixar os filhos na casa da mãe da ex-mulher e foi abordado numa tentativa de assalto.
VEJA ABAIXO O VÍDEO OBTIDO PELA COLUNA COM O MOMENTO DA TENTATIVA DE ASSALTO:
TROCA DE TIROS
Durante a troca de troca de tiros, Samuel Silveira foi atingido com um disparo na altura da virilha e conseguiu balear um dos criminosos, que morreu ainda no local.
O fato ocorreu na porta da residência da família da ex-mulher, localizada na avenida Miguel Sady, São Cristóvão, zona Leste da capital. A arma do delegado não foi subtraída.
SAMUEL ESTÁ ESTÁVEL APÓS CIRURGIA
Samuel foi levado ao Hospital São Paulo, onde passou por cirurgia e foi atendido pelo próprio irmão, médico. "O quadro dele é estável. Já o estabilizaram, ele fez a cirurgia e está entubado. O tiro foi na virilha", afirmou o coronel Rubens à coluna. O secretário de Segurança encontra-se no hospital acompanhando o quadro de saúde do delegado Samuel Silveira.
O delegado foi submetido a laparotomia exploradora, que consiste em um exame de diagnóstico em que é feito um corte na região do abdômen com o objetivo de observar os órgãos e identificar a causa de determinado sintoma ou alteração em exames de imagem. Silveira está em recuperação pós-anestésica e vai para UTI, procedimento padrão após a cirurgia.
Fábio Novo entrega maior obra de recuperação cultural do Nordeste
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo (PT) anunciou a conclusão da obra do Complexo Arquitetônico e Cultural Porto das Barcas, de quase 300 anos. "Ele está recuperado e será devolvido como um dos mais belos cartões portais do Piauí. É a maior obra de recuperação de patrimônio histórico em execução no Nordeste. Quando iniciamos poucos acreditavam! Hoje todas as 28 lojinhas e a pousada estão prontas e funcionando", comentou ao blog. Ele era secretário estadual de Cultura e se afastou recentemente para destinar suas emendas ao Orçamento estadual de 2021.
MUSEU DO DELTA
O complexo do Porto das Barcas ganhou ainda um píer e os barcos voltarão a sair do local, estimulando o turismo para o Delta do Rio Parnaíba. Outra novidade é o Museu do Delta, que vai contar e mostrar a natureza do homem do Delta, sua natureza e navegação. "Imagine um museu com embarcações em tamanho real e com esqueletos do peixe-boi e baleias", disse. A data de inauguração será anunciada em breve. Novo destacou o trabalho da arquiteta Patrícia Mendes, do engenheiro Daniel Galiza e do professor Paulo Vasconcelos.
Movimentos resistem a homem como secretário da Mulher em Teresina
Por Sávia Barreto
A provável indicação de um homem para comandar a secretaria muncipal de Mulheres em Teresina já começa a enfrentar resistência dos movimentos de mulheres na capital. A União Brasileira de Mulheres do Piauí divulgou nota destacando que haverá forte resistência social dos segmentos que trabalham pela igualdade de gênero contra a presença de um homem no comando da pasta que articula políticas públicas para mulheres na cidade. O nome cotado é o de André Lopes Evangelista e deve ser confirmado em coletiva de imprensa pelo prefeito eleito, Dr.Pessoa, nesta segunda-feira, às 10h.
"Não é possível que nos partidos que compõem a base do futuro governo do Dr.Pessoa não hajam mulheres que não possam cumprir essa grandiosa tarefa. O MDB, por exemplo, tem em suas fileiras lideranças femininas mais do que qualificadas para serem gestoras de quaisquer pastas, inclusive da pasta das Mulheres. Avisamos ao futuro prefeito de Teresina que as mulheres de Teresina não costumam aceitar caladas os desmandos - somos muitas e diversas, mas nos juntamos muito rápido e fazemos muito barulho quando o que está em jogo é nossa vida. Vai ter resistência. Não aceitaremos nenhum homem conduzindo a política de mulheres", destaca a nota da UBM-PI.
Leia a nota na íntegra:João Pereira sobre Maicon na FWF: “Não representa o PT de Teresina”
Por Sávia Barreto
O prefeito eleito de Teresina, Dr. Pessoa, faz nessa segunda-feira o anúncio virtual do time de secretários que irão integrar a gestão municipal a partir de 1º de janeiro de 2021. E as reações internas nos partidos e na sociedade já começaram. No PT, o nome de Maicon Silva, definido pela bancada municipal para presidir a Fundação Wall Ferraz, tem resistência de parte da cúpula da sigla.
Estamos surpresos
“A estratégia do partido era totalmente diferente. Para surpresa do PT, a bancada decidiu que aceitaria e indicaram um nome. Não contempla o PT nem o diretório municipal de Teresina”, destacou o membro da Executiva do PT, João Pereira, à coluna. Ou seja, em outras palavras: Maicon é nome dos vereadores do PT, mas as instâncias da legenda queriam ter opinado na escolha.
Florentino e Rafael reúnem prefeitos e deputados da base aliada
Por Arimatéa Carvalho
O secretário Florentino Neto, da Saúde, se reuniu com os oito prefeitos e alguns vereadores eleitos da Planície Litorânea, além dos deputados Dr. Helio Oliveira, Evaldo Gomes, Janaína Marques e o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles. Na pauta discussão de projetos de desenvolvimento para a região. Rafael é o coordenador do mega programa ProPiauí.
O encontro seguiu todos os protocolos determinados pelo COE, desde a quantidade de pessoas presentes, até o distanciamento das mesas e o uso de máscaras dentro dos critérios estabelecidos para manter os índices de contaminação sob controle no Estado.
PT fica com Fundação e nome não será Euzuíla; Betinha confirmada
Por Arimatéa Carvalho
Em reunião na noite de sexta-feira (18) com o prefeito eleito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), o PT acertou sua participação na futura gestão e, de fato, será contemplado com a Fundação Wall Ferraz. O nome não será o da vereadora eleita Euzuíla Calisto e foi divulgado em primeira mão pela jornalista Sávia Barreto (será da confiança do vereador Dudu).
Estavam na reunião os três vereadores do PT (além de Euzuíla, os vereadores de mandato Dudu e Deolindo Moura) e Pedro Calisto, pai de Euzuíla.
Outro encontro na noite de sexta-feira foi com a jornalista Elisabeth Sá, confirmada na Secretaria de Meio Ambiente. Ela estava ao lado do marido e deputado estadual Henrique Pires (MDB).
Maicon Silva é o indicado do PT para presidir FWF
A bancada do PT em Teresina, formada pelos vereadores Deolindo Moura, Elzuila Calixto e Dudu, bateu o martelo na noite desta sexta-feira, 18, em reunião com o prefeito eleito de Teresina, Dr.Pessoa e acertou a participação do partido na gestão do emedebista. O PT indicará a presidência da Fundação Wall Ferraz. O escolhido é o chefe de gabinete de Dudu, Maicon Silva, que foi presidente da Juventude do PT e tem forte ligação com os segmentos sociais ligados à sigla.
Dessa forma, nenhum dos vereadores deixará o Legislativo municipal e o suplente Décio Solano será contemplado em articulação na gestão estadual pelo governador Wellington Dias (PT). O clima da reunião de Pessoa com os vereadores do PT foi amistoso, e o prefeito eleito elogiou a postura do partido nas conversações sobre os cargos. Além disso, destacou que o Unitodos deve voltar a ser gerido na FWF, fortalecendo a pasta que cuida dos cursos de capacitação fornecidos pela Prefeitura à população.