Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 31 de 665Dr. Pessoa demite Odimirtes e nomeia Admilson Brasil para Finanças
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, demitiu do cargo de secretária municipal de Finanças Odimirtes Araújo Costa Reis Neves, indicada pelo vice-prefeito Robert Rios.
Em seu lugar, ele nomeou Admilsol Brasil Lustosa Filho, que trabalhou com ele na campanha de prefeito em 2020. Além disso, Admilson foi secretário de Finanças da Prefeitura na gestão de Firmino Filho. Ele é auditor fiscal de carreira e tido como técnico competente.
Admilson tem a simpatia dos vereadores da base. A escolha de Admilson havia sido anunciada pelo Jogo do Poder desta segunda-feira (27).
O nome dele já estava forte desde o final do ano passado, segundo relatou o jornalista Ananias Ribeiro no mesmo Jogo do Poder.
ODIMIRTES RECUSA NOVO CARGO
A saída de Odimirtes afasta ainda mais o prefeito e seu vice, que rompeu ruidosamente com a gestão. Apesar da saída dela do cargo, Dr. Pessoa pretendia mantê-la em seu gabinete, como secretária imediata.
No entanto, o blog apurou que ela não aceitou o convite para ser secretária imediata dele. A nova nomeação dela chegou a ser publicada.
Líder do prefeito pressiona e Dudu reafirma compromisso com a gestão Pessoa
Por Apoliana Oliveira
Depois de sugerir que o vereador Dudu (PT) entregasse os cargos que indica na gestão Pessoa, o líder do prefeito na Câmara Municipal, Antônio José Lira (Republicanos), recebeu em casa, nesta sexta-feira (24/02), a visita do colega de parlamento. “Estava no sítio dando comida para os cachorros, e quem é que chega? O Dudu”, confirma Lira.
COMPROMISSO
“Ele disse que é da base, disse que vai votar com o Executivo, me reafirmou que quer o melhor para Teresina, e pertence à base do prefeito Dr. Pessoa”, revelou o líder do prefeito, que fez questão de assegurar que “na próxima semana” Dudu vai manter o combinado.
SEM TRETA
À coluna, Dudu diz que não tem arestas com Lira e lembra que o PT faz parte da administração do prefeito Pessoa desde a eleição, quando formalizou apoio no segundo turno ao então candidato. “Somos de diálogo, somos de debate, e a gente não vai mudar a nossa forma de fazer política”, completa.
Mas Dudu pretende manter firme o discurso em relação ao transporte público. Insiste que seu compromisso é com o povo que o elegeu é que só vai se calar quando o problema for resolvido.
Átila diz que teresinense não vai entregar os dois palácios a mesmo partido
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Átila Filho advoga que o PP precisa ter candidato próprio a prefeito de Teresina em 2024, seja a deputada estadual Bárbara do Firmino ou algum outro nome. Ele próprio já se colocou à disposição do partido para a missão.
Átila Filho acredita que o eleitorado da capital não vai eleger nenhum nome do PT, independente da força do governador Rafael Fonteles. A tese é a seguinte: o teresinense não concorda em entregar Palácio de Karnak e Palácio da Cidade para o mesmo partido.
"AINDA NÃO"
Átila Filho vê no teresinense um comportamento crítico, que se recusa a delegar tanto poder assim a uma sigla. E ele lembra que o PT jamais conseguiu eleger um prefeito na cidade. Para ele, ainda não será dessa vez.
MUITOS CANDIDATOS
No entanto, Átila Filho avalia como positivo o cenário com vários candidatos.
"Quanto mais candidatos melhor pra o teresinense, mais opções pra avaliar e escolher. Quem ganha é Teresina", opina ele.
Servidores da Câmara pagarão menos em academia, hotel, lazer e saúde
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), assinou na sexta-feira (24) convênio com o Sesc que garante o acesso dos servidores do Legislativo aos serviços prestados pelo Sesc.
Os servidores da Casa e seus dependentes terão taxas diferenciadas nos serviços ofertados nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo.
O presidente Enzo Samuel destacou a importância de parcerias como essa. “Nós já sabemos da relevância dos serviços prestados pelo Sesc no Piauí e, aqui em Teresina, não é diferente. Hoje, estamos felizes porque o Sesc está abrindo as portas para os servidores da Câmara Municipal para também se utilizarem desses serviços prestados com muito amor e excelência”, enfatizou o vereador.
Segundo a diretora Administrativo-Financeira do Sesc, Lara Costa, a parceria com órgãos públicos é muito bem-vinda. “Esta é uma forma de expandir e divulgar as ações do Sesc em todo o estado e estamos felizes em prestar nossos serviços aos servidores da Câmara Municipal”, reforçou a diretora.
O convênio vai permitir que os servidores utilizem academias, hotéis, parques de recreação, escolas, além de diversas ações culturais e também de saúde e lazer com taxas diferenciadas.
Participaram da assinatura a supervisora do Núcleo de Relacionamento com Clientes do Sesc, Yeda Parente; a diretora de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal, Narah Carter; a assessora da presidência da Câmara, Macilane Gomes e a diretora financeira do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal, Eliane Carvalho.
Jadyel quer que famílias endividadas possam entrar no Minha Casa Minha Vida
Por Arimatéa Carvalho
A Câmara dos Deputados analisa duas emendas de autoria do deputado federal Jadyel Alencar (PV) sobre a MP 1162/2023, que retoma o programa Minha Casa Minha Vida no Brasil. A intenção do parlamentar é desburocratizar o processo de concessão e ampliar o número de famílias beneficiadas.
SEM RESTRIÇÕES
Uma das emendas prevê a exclusão das restrições de crédito por parte de pessoas com dívidas internas em instituições bancárias. Desse modo, pessoas que a essa altura constam em lista de restrição a crédito poderão pleitear a casa própria.
"Quase 80% das famílias que ganham até três salários mínimos e quase 75% das famílias que ganham até 10 salários mínimos estão endividadas no Brasil”, explica.
JÁ EXISTEM
Em outra emenda, o parlamentar apresenta a destinação de moradias abandonadas em prédios dos centros urbanos à construção ou acomodação de família que precisam de moradia.
“Não faz sentido construir habitações distantes das cidades sabendo que há muitos apartamentos vagos nos centros urbanos, onde há infraestrutura pronta de saneamento, transporte, iluminação pública, etc”, disse.
VOLTOU MUDADO
Com gestão da equipe do Ministério das Cidades, o programa volta com mudanças substanciais. A principal é o retorno da Faixa 1 que atende as famílias de menor renda.
A MP, que será analisada pelo Congresso, vai detalhar as prioridades do programa, as faixas de renda e o público prioritário, inclusive, com famílias chefiadas por mulheres.
Secretarias de Esporte e Segurança atuarão em conjunto em inclusão social
Por Arimatéa Carvalho
Após reunião realizada nessa quinta-feira (23), as secretarias estaduais de Esportes e de Segurança Pública definiram que atuarão em conjunto na realização de projetos e políticas de inclusão social.
Presente à reunião, o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) informou que os secretários Josiene Campelo e Chico Lucas levarão esses projetos para os bairros de Teresina e para os demais municípios do Estado.
Após atuar em enchente em SP, Lula manda W. Dias ao RS combater seca
Por Arimatéa Carvalho
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, foi escalado pelo presidente Lula para compor o comitê de crise que tratará da estiagem severa no Rio Grande do Sul.
Após o problema das enchentes em São Paulo, em que o ministro também atuou de forma emergencial, o presidente quer ele amenizando os efeitos da seca no Sul do país. Nesta quinta-feira às 6h, em avião da FAB, Dias e outros ministros seguem ao Rio Grande do Sul.
FALANDO COM EDUARDO
Na tarde de quarta-feira (22), às 16h30, W. Dias participou de reunião no Palácio do Planalto para discutir as ações que serão implementadas no Rio Grande do Sul.
Sobre a agenda naquele Estado, o ministro já fez contato por telefone com o governador Eduardo Leite (PSDB) para definirem as melhores ações de apoio na região.
MEDIDAS ANUNCIADAS EM COLETIVA
O ministro anunciou já na noite de quarta-feira, em Brasília, medidas emergenciais para os mais de 300 municípios gaúchos afetados pela estiagem.
Entre essas ações estão o cartão Bolsa Família especial com o valor de R$ 2.400 para agricultores familiares que tiveram prejuízos devido a perdas provocadas pela seca. Elas estão no Cadastro Único, mas não necessariamente no Bolsa Família. O valor será dividido em duas parcelas ou pago de uma única vez, dependendo de cada caso.
Haverá ainda a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família neste mês (sai na sexta-feira, dia 24) e em março e uma busca ativa por famílias do Estado que podem receber o Bolsa Família. Dias estima em até 30 mil famílias que podem passar a receber o benefício.
Deputado Gil Carlos se reúne com CRM para discutir pautas da saúde
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Gil Carlos (PT), que coordena a Frente Parlamentar de Saúde da Alepi, foi recebido pela diretoria do Conselho Regional de Medicina (CRM). Em pauta temas relacionados à qualificação do exercício da profissão e ao aprimoramento da rede de atendimento à saúde dos piauienses.
A carreira de estado para o médico e a polêmica “lei das doulas” foram pontuados na reunião.
Gil Carlos, que é um médico muito respeitado entre os pares e com experiência na gestão pública, quer se destacar como o deputado da saúde no Piauí.
Enzo e Bárbara fazem pré-campanha todos os dias e ele usa vermelho PT
Por Arimatéa Carvalho
Os pré-candidatos à Prefeitura de Teresina em 2024 Enzo Samuel (PDT) e Bárbara do Firmino (PP) estão fazendo pré-campanha todos os dias nas blocos de Carnaval da capital. E se encontraram no tradicional Paçoca, no bairro Saci, na Zona Sul, na tarde de segunda-feira (20).
O presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, vestia uma camiseta vermelha (cor do PT) ao circular na segunda-feira no Paçoca, Vaca Atolada (Matinha) e Água Mineral, bairro da zona Norte onde ele nasceu e cresceu.
No bairro Angelim, na Zona Sul, ainda no domingo (19), Enzo Samuel também vestia camiseta lisa vermelha. Ele estava com o vereador Neto do Angelim (sem partido) e o suplente Stanley Freire.
"Tenho percorrido os blocos e conversado sobre das demandas das comunidades", afirmou ao blog. "E na terça-feira de Carnaval tem muito mais", avisou.
Já a deputada estadual Bárbara do Firmino disse ao blog que o encontro com Enzo foi totalmente casual. Ela também tem visitado os blocos todos os dias.
PESSOA COM COVID-19 PELA TERCEIRA VEZ
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), candidato natural à reeleição, está em casa no Carnaval com Covid-19 pela terceira vez. Ele tem 77 anos e tomou quatro doses da vacina contra a doença. O gestor tem sintomas leves.
Oposição unida no Carnaval de M. Gil com Evaldo: Eliane é nome forte
Por Arimatéa Carvalho
Carnaval combina com oposição e a maioria dos políticos não desliga o radar e permanece on nos dias de folia.
Em Monsenhor Gil, a presidente da Câmara de Vereadores, Eliane Moura, recebeu no domingo de Carnaval (19) o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) e a secretária estadual de Esportes, Josiene Marques.
O grupo era formado por Eliane, Evaldo, vereadores Maylson, Flávio Henrique, Jardiel e o suplente Galego. A oposição está unida na cidade. E o nome da vereadora é muito forte.
Do outro lado o prefeito João Luiz, que está no segundo mandato e tentar fazer o sucessor.