Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 321 de 665Metrô faz 30 anos e presidente anuncia volta de viagens dia 25/11
Por Arimatéa Carvalho
O Metrô de Teresina completou 30 anos na quinta-feira (19) e a diretora-presidente Josiene Marques aproveitou a data para anunciar que o serviço regular será retomado na próxima quarta-feira (25), com restrições de distanciamento. Os vagões transportam entre 4 e 6 mil passageiros/dia, da zona Sudeste ao Centro de Teresina.
SÓ VITÓRIAS
Aliás, Josiene Marques saiu com sorriso largo da eleição no Piauí. Em Teresina, onde coordenou a campanha da vereadora eleita Fernanda Gomes, do Solidariedade, ela viu a jovem advogada ser a terceira mais votada. Em Beneditinos, a mãe de Josiene, Luiza Marques (Republicanos), se elegeu vereadora no grupo do também vitorioso prefeito Jullivan.
Propaganda de Kleber no rádio e TV quer massificar “Blocão do PT”
Por Arimatéa Carvalho
Começa nesta sexta-feira (20) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV no segundo turno. O candidato tucano Kleber Montezuma vai focar na expressão "Blocão do PT", referindo-se a todos os partidos que estão com o candidato a prefeito do MDB, Dr. Pessoa. A ideia é repetir o bordão que fragilizou a campanha de segundo turno do então prefeito Elmano Férrer (PP), hoje aliado do PSDB, em 2012. À época, o candidato Firmino Filho apostou na estratégia do "eu sozinho" contra o Blocão de Elmano e pegou. Agora, eles vão fazer algo semelhante, mas focando especificamente no governador Wellington Dias (PT).
Dr. Pessoa já tem o apoio de PT, PL, PTB, PCdoB, PTC, Solidariedade e na sexta-feira (20) também terá o apoio formal do PSD. O Patriota do vereador Dr. Lázaro também está com Pessoa. Já Kleber conseguiu o apoio do Cidadania no segundo turno.
Rachado entre Flávios e Gessivaldo, Republicanos libera votos em THE
Por Sávia Barreto
O diretório municipal do partido Republicanos em Teresina decidiu liberar os votos de seus eleitores no segundo turno na capital. A coluna obteve o documento assinado pelo deputado estadual Gessivaldo Isaías, presidente do partido na capital, nesta quinta-feira, 19, em que ele justifica a decisão apontando que a sigla ouviu vereadores, suplentes, membros da direção e militância e decidiu que eles podem manifestar seu voto a quem tiver maior afinidade de valores.
Nos bastidores, a avaliação é de que esse foi o único caminho possível para contemplar Gessivaldo, que é ligado ao governador Wellington Dias e tem boa relação com o MDB, e os deputados Flávio Nogueira e Flávio Jr, que ficam com Kléber Montezuma (PSDB). Na hora da negociação, segundo fonte de partido que também tratou com Dr.Pessoa e sua equipe, o fato dos emedebistas não apontarem espaços na futura gestão para os aliados termina sendo um empecilho para fechar os acordos de apoio.
Abreu fecha com Pessoa; anúncio oficial será meio-dia de quinta (19)
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) se encontrou na manhã de quinta-feira (19) com o candidato a prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB) e confirmou seu apoio à candidatura dele à Prefeitura de Teresina. Ao lado da esposa, o deputado explicou que Pessoa é a melhor opção para a capital. Abreu disputou o primeiro turno na capital e ficou em quinto lugar.
A adesão já era esperada. Na quarta-feira, Abreu e o governador Wellington Dias conversaram sobre o segundo turno em Teresina e esse caminho foi traçado.
O anúncio oficial de Abreu ocorrerá ao meio-dia dessa quinta-feira.
PSD terá reuniões com Kléber e Pessoa na quinta antes de definir apoio
Por Sávia Barreto
A cúpula do PSD se reúne nesta quinta-feira, 19, pela manhã com duas reuniões seguidas com os candidatos Kléber Montezuma (PSDB) e Dr.Pessoa (MDB) antes de definir a quem o partido indicará os votos na capital neste segundo turno. A sigla elegeu dois vereadores, o veterano Renato Berger e Ismael Silva. A candidata Simone Pereira fez uma campanha pautada em críticas enfáticas ao modelo tucano de governar a cidade, mas um apoio a Kléber não está descartado.
A coluna apurou que nomes do partido como Ismael e o presidente municipal, Tiago Vasconcelos, tendem pelo apoio a Pessoa, além da própria Simone, mas o deputado federal Júlio César tem bom trânsito com o PSDB e o senador Ciro Nogueira, do Progressistas, que tem costurado essa articulação a favor de Kléber. Além da identificação com as pautas, outro ponto a ser considerado é o espaço que o partido terá na gestão do candidato escolhido, afinal, além da bancada municipal, tem o deputado estadual mais bem votado no último pleito, Georgiano Neto, e o próprio Júlio, com forte atuação na causa municipalista e diálogo no governo Bolsonaro.
Evaldo anuncia que Solidariedade apoiará Dr.Pessoa no segundo turno
Por Sávia Barreto
A direção do Solidariedade, com a presença da deputada federal Marina Santos, o deputado estadual Evaldo Gomes, que é presidente estadual da sigla, a vereadora eleita em Teresina, Fernanda Gomes e o vice-presidente estadual, o médico Marcos Venicius, declarou apoio ao candidato Dr. Pessoa (MDB) no segundo turno de Teresina nesta quarta-feira, 18.
A estratégia do partido é convocar a militância para trabalhar de forma intensa para buscar a vitória de Pessoa contra o tucano Kléber Montezuma. Vale destacar que Fernanda Gomes foi a terceira vereadora mais votada no pleito deste ano na capital e tem, junto com Evaldo Gomes, forte atuação com lideranças nos bairros da cidade.
João Mádison explica porque Dr. Pessoa vencerá a eleição em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
“O eleitor quer um gestor que faça carinho na população, que visite os bairros, alguém que se interesse pelos seus problemas, que conheça a realidade do município. Esse perfil de gestor está esquecido, está em falta em Teresina”. A declaração é do deputado João Madison (MDB) ao comentar o resultado do primeiro turno das eleições. Para o deputado, além de boas propostas para as áreas de saúde, de segurança pública, de educação, de geração de emprego e renda, o candidato precisa ter essa identidade com o eleitor. “Não se admite mais ser candidato só por ser candidato, só pela continuidade. O eleitor está atento. Quer conversar e ser ouvido, quer conhecer, quer se identificar”, diz.
MAIORIA COM PESSOA
Segundo João Madison, o candidato Dr. Pessoa (MDB) reúne essas características e conseguiu passar para a população de Teresina esse perfil de gestor desejado. Daí o resultado no primeiro turno e a vantagem de Dr. Pessoa de 8 pontos percentuais, ou mais de 32 mil votos, sobre o seu adversário Kléber Montezuma (PSDB). Ele também cita a votação expressiva de Gessy Fonseca (PSC) e de Fábio Novo (PT), que obtiveram mais de 50 mil e mais de 47 mil votos, respectivamente, como indicativos desse desejo do eleitor de mudança. A maioria dos partidos, diz Mádison, ficará com Dr. Pessoa agora.
Wellington Dias x Ciro Nogueira: quem teve mais voto na eleição 2020?
Por Sávia Barreto
A disputa entre o governador Wellington Dias (PT) e o senador Ciro Nogueira (Progressistas) só acontecerá de fato em 2022. Mas o tabuleiro desse confronto começa a ser montado desde já, com a eleição municipal e o alcance de influência de cada um na eleição de prefeitos e vereadores no Piauí. A coluna fez os cálculos desse acirrado conflito:
Partidos da base alinhados a Wellington Dias (PSD, MDB, PT, PTB, PL, PDT) fizeram no total 121 prefeituras e um total de 440.982 votos.
Partidos alinhados com Ciro Nogueira (PP, parte do Republicanos, DEM, DC e PSDB) fizeram 97 prefeituras e um total de 423.497 votos.
O Progressistas elegeu 83 prefeitos dos 224 prefeitos no Piauí. Foi o partido campeão em número de prefeituras, o que coloca Ciro em posição única para 2022. O senador tem forte influência em Brasília e é através dela que consegue transferência de recursos e obras para cidades do interior do Piauí. Nos cálculos da cúpula do partido presidido pelo senador Ciro Nogueira, a influência vai além do número de prefeitos da própria sigla e alcança 189 dos 224 eleitos, pois seriam de legendas que tiveram o apoio direto do PP.
Vale destacar que há muitas prefeituras com gestores ligados tanto a Wellington quanto a Ciro, dessa forma os números que cada lado contabiliza como seus podem se repetir.
Já os partidos da base do governo, unidos, fizeram 121 prefeituras. Os governistas avaliam que o alcance da influência do Progressistas é menor, sendo de até 97 prefeituras , considerando ainda que há prefeituras em que pode ter reviravolta em 2022 como Floriano, São Raimundo Nonato e Batalha, com gestores ligados ao governador ou a parlamentes da base. O governador tem evitado confrontos diretos com Ciro e opta por atuar nos bastidores, reforçando seu vínculo com prefeitos. Com a máquina do Estado, Dias tem forte influência até mesmo em cidades governada por opositores.
O que vai fazer muita diferença é Teresina, que ainda não está nessa conta. Com eleitorado de 550 mil, foram registrados 446.778 votantes nesta eleição. Ambos estão empenhados nesta disputa, costurando apoios nos bastidores. Ou seja, o melhor ficou reservado para o final.
Partidos racham em apoio a Dr.Pessoa ou Kléber no segundo turno em THE
Por Sávia Barreto
Os partidos estão divididos neste segundo turno em Teresina. Vereadores de um lado, suplentes de outro, e nem sempre o acordo das cúpulas inclui, na prática, os votos dos membros, que têm exigido negociação direta com os candidatos a prefeito Dr.Pessoa (MDB) e Kléber Montezuma (PSDB).
Um aqui, outro ali
No caso do Republicanos, por exemplo, enquanto o vereador reeleito Levino já anunciou que fica com os tucanos – algo coerente pois ele defendeu esse apoio ainda no primeiro turno, mas teve que seguir a determinação partidária de apoio a Fábio Abreu (PL) – o primeiro suplente e atual vereador Caio Bucar deve apoiar com Pessoa. No PL, o suplente Rondinelle dos Santos e um grupo de candidatos vai com Dr.Pessoa, mas há nomes fortes do partido, como o deputado Carlos Augusto, que ficará com Kléber.
Cada um no seu quadrado
Já o Patriota tem o vereador Dr.Lázaro e parte do grupo da sigla marchando com Dr.Pessoa, enquanto o candidato a prefeito que disputou pelo partido, Major Diego, deve manter-se neutro. O PSD, por sua vez, também conversa com os dois lados, mas a cúpula deve anunciar apoio a Pessoa. Outro fato a ser considerado é que candidatos a vereador derrotados e vereadores que possuem votos de lideranças e maior estrutura na campanha, conseguem um volume maior de transferência de votos. Já aqueles candidatos que obtiveram resultado nas urnas com o voto de opinião, têm seu apoio mais fragmentado e nem sempre a indicação para o segundo turno será integralmente transferida.
Fábio Novo tem projetos recusados em plano e não dará apoio a ninguém
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a prefeito de Teresina pelo PT, deputado estadual Fábio Novo, contou ao blog que vai liberar suas lideranças no segundo turno em Teresina. Novo não irá declarar apoio à candidatura de Dr. Pessoa, segundo ele, porque colocou como condição que o plano de governo do candidato incorporasse algumas de suas propostas mais inovadoras, voltadas para segmentos como cultura, jovens, empreendedorismo, pessoas com deficiência. No entanto, Dr. Pessoa disse que não tinha como fazer isso, pois seu plano está fechado.
Diante da recusa de Dr. Pessoa em incorporar as propostas de Fábio Novo, ele decidiu avisar nesta quarta-feira (18) que não dará apoio formal ao candidato do MDB.