Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 34 de 665James Guerra irá para a Strans após Bruno cumprir negociações em curso
Por Arimatéa Carvalho
O blog havia apurado que o delegado de Polícia Civil James Guerra saiu da Saad Leste, mas não iria ficar fora da administração de Dr. Pessoa. O prefeito hoje o tem como um aliado fiel. Até porque ele atendeu ao pedido e saiu candidato a deputado em 2022 no grupo de Pessoa no Republicanos.
Dr. Pessoa convidou James Guerra para assumir a Strans no lugar de Bruno Pessoa e o delegado topou. A nomeação só não vai ser feita agora porque Bruno tem negociações encaminhadas, dentro de fora do Piauí, em relação à mudança no transporte público e isso poderia atrapalhar o andamento das mesmas.
Mas assim que Bruno finalizar as tratativas, James irá para a Strans.
Agro piauiense se renova e Marcelo e Rafael se aproximam mais do setor
Por Arimatéa Carvalho
A nova diretoria da Aprosoja Piauí tem ninguém menos que Ricardo Faria como vice-presidente. O jovem produtor é destaque nacional em empreendedorismo e produção de grãos.
Alzir Neto foi reconduzido como presidente e Ricardo Faria chega para somar a representação do setor que tem ficado cada vez mais jovem e empreendedor. No Piauí, Faria tem mais de 3.500 hectares plantados de soja. O investimento na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) chega a R$ 300 milhões.
Ricardo Faria é um exemplo, investindo no Piauí através do agro, o catarinense começou no ramo de lavanderias no fim dos anos 1990 e se tornou um gigante no agronegócio em menos de 15 anos. Além dos grãos, Faria também é destaque no ramo de granjas e o Piauí está na mira da ampliação de investimentos do grupo liderado por ele.
Não foi à toa que o governador Rafael Fonteles (PT) esteve presente em Baixa Grande do Ribeiro, prestigiando os eventos dos quais fez parte a assembleia que elegeu a nova diretoria da Associação.
O senador Marcelo Castro (MDB), que pleiteia a direção do Dnit junto ao Governo Federal, também esteve no evento. Uma das principais reivindicações dos investidores é exatamente na questão de estradas. O fundo criado pelo Governo do Piauí, que será alimentando com o reajuste de ICMS pago pelo setor, deve arrecadar R$ 150 milhões por mês e a aposta e expectativas do setor é de melhorias.
Do mesmo modo, o presidente reeleito da Associação, Alzir Neto, advogado por formação, defende a diversificação do setor com aumento de infraestrutura para a implantação do polo agroindustrial do Piauí na região do cerrado com o acréscimo de indústrias cuja matéria-prima tem origem na atividade, tais como granjas, frigoríficos e beneficiamento da soja.
Jeová assume Saad Sul, Gessivaldo na Alepi e Gustavo vai para a Leste
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), nomeou o suplente de vereador da capital Gustavo Gayoso (Solidariedade) como superintendente da Saad Leste. Ele substitui o delegado James Guerra, ligado ao vice-prefeito Robert Rios e ao deputado estadual João Mádison (MDB).
No entanto, o blog apurou que Dr. Pessoa vai nomear James para outra função na administração, ainda a ser anunciada.
Gustavo seria uma indicação do presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), que agora participaria indicando nomes diretamente. No entanto, Enzo explicou ao blog após a postagem dessa informação que ele não indicou Gustavo. "Não é minha indicação", afirmou.
O blog apurou que Gustavo é indicado do deputado federal Jadyel Alencar, do PV, que prometeu trazer recursos para a gestão. O deputado Jadyel confirmou ao blog que, de fato, Gustavo é indicação sua e prometeu ajudar a gestão de Pessoa a partir de agora. "Gustavo é um amigo e também muito próximo do presidente Enzo", disse.
JEOVÁ NA SAAD SUL
Já o deputado estadual Jeová Alencar assumirá a Saad Sul, abrindo espaço na Assembleia Legislativa para o suplente Gessivaldo Isaías.
A decisão aconteceu após reunião entre Dr. Pessoa, Jeová e Gessivaldo na tarde de segunda-feira (6). Assim, Gessivaldo e a Igreja Universal do Reino de Deus ficam contemplados; Dr. Pessoa terá o controle do Republicanos e Jeová mantém sua estrutura na PMT.
ADMILSON NAS FINANÇAS
Outra mudança esperada para esta semana ainda é Admilson Brasil na Secretaria de Finanças. Ele entra no lugar de Odimirtes Neves, indicação do vice-prefeito Robert Rios, que rompeu com a gestão.
Fábio Novo reflete sobre a vida após morte precoce de sobrinho vereador
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo (PT) postou no domingo (5) um texto emocionante sobre as perdas que sofreu em família nos últimos dois anos. Dois sobrinhos queridos morreram nesse intervalo, sendo o último deles no sábado (4), após acidente de moto em Bom Jesus. Ele pilotava a moto que se chocou contra um carro em um retorno da cidade.
Ramón Neto era vereador no município, tinha apenas 27 anos e exercia o cargo de secretário municipal de Cultura. Ele deixou a viúva e uma filha de um ano de idade (Ana Rita e Gleyciane).
"Abro a janela e a capelinha de Santa Eduvigis e San Ramón, onde descansa Vinicim e desde ontem o Ramonzinho, encoberta por uma neblina", descreveu Fábio Novo, divulgando a foto do lugar.
"É um sinal? Tiago nos ensina: 'Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa' - Tiago 4:14".
"Qual o sentido e o porquê de enterrar dois sobrinhos tão queridos em menos de 2 anos? Ramonzinho era meu afilhado! Assim como Vinicius, cheio de vida! E quem sou eu para ambicionar e planejar uma vida? O ciclo natural é o nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer! Nem sempre!".
"Cazuza nos ensinou que a vida deve ser louca e breve! A neblina de hoje reafirma que o viver deve ser intenso, bom e com gozo! Vinicim fez da dor um viver com paciência e serenidade! Ramonzinho viveu com arte e meiguice! Viveram!".
"A dor vai serenar! E aos poucos vai se dissipando e se transformando em saudade! A vida é um vapor, neblina matinal que logo desaparece. É um dom de Deus e em relação ao reino da eternidade é relativamente curta. A promessa de Deus é de 70 anos, oitenta se somos fortes (Salmo 90:10)", pontuou. "Nada assegura o amanhã e muito menos o próximo ano ou daqui a dez anos. Nossos corpos físicos estão aqui na terra por apenas um momento fugaz aos olhos de Deus (Salmo 90:4, 2 Pedro 3:8)", finalizou, sábio e triste.
Espaços: suspensas conversas entre PT e Dr. Pessoa
Por Apoliana Oliveira
As conversas entre PT e o Palácio da Cidade, para a ampliação dos espaços do partido na administração de Dr. Pessoa (Republicanos), estão suspensas. No fim de semana, o diretório petista se reuniu e membros da executiva estadual se manifestaram contra a aliança administrativa e política com o prefeito de Teresina.
A previsão do PT era indicar a Saad Sul, a Secretaria de Produção Agropecuária e parte da Semcaspi.
Porém, falas públicas de nomes como Fábio Novo, Francisco Limma e Dr. Vinicius também reverberaram no Palácio, dificultando ainda mais o diálogo. “Também não houve o segundo passo do prefeito”, afirma o vereador Dudu, um dos que estava à frente das conversas.
Dr. Pessoa deve anunciar novo espaço do PSD no secretariado no dia 15
Por Arimatéa Carvalho
Os vereadores Renato Berger e Vinício Ferreira estiveram com o prefeito Dr. Pessoa na sexta-feira (3) e conversaram sobre obras de interesse dos parlamentares e também sobre a ampliação de espaços do PSD na gestão. Ambos são da base, sendo que Renato ocupa a Semel atualmente.
VAGA PARA PESSOA
O prefeito disse que até 15 de fevereiro aponta um novo espaço para o partido de Júlio César e Georgiano Neto na administração.
O PSD até agora não falou em candidatura própria para prefeito em 2024. Pelo contrário, ofereceu a sigla para Dr. Pessoa se filiar e disputar a reeleição. Por essa fidelidade, espera se compensado com algo mais.
Tucano Fernando Said elogia atuação do secretário Nouga à frente da Semec
Por Arimatéa Carvalho
O ex-secretário de Firmino Filho e jornalista Fernando Said elogiou a gestão do professor Nouga Cardoso à frente da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A manifetação foi durante lançamento do livro de poesia da estudante da rede municipal de ensino Edelanni Araújo, “Os tesouros de Poemas”.
INCENTIVO
Said ressaltou o incentivo que Nouga Cardoso vem dando aos alunos à leitura e escrita. “Escola pública de qualidade incentiva seus alunos a crescer e isso nos emociona muito”, disse Fernando.
O lançamento do segundo livro da escritora aconteceu no centro de formação do CEFOR e contou com presença dos vereadores Renato Berger, Valdemar Virgílio, escritores, amigos e familiares.
Irmão de Rejane, Rogério se filia dia 15 e tentará vaga de vereador em THE
Por Arimatéa Carvalho
O radialista Rogério Ribeiro, irmão da ex-deputada federal e agora conselheira do TCE Rejane Dias, se filia ao PT no dia 15 de fevereiro, no aniversário do partido.
Na sexta-feira (3), ele visitou a convite do partido a sede da agremiação, ao lado do presidente João de Deus e de João Pereira. Rogério está empolgado em disputar vaga na Câmara de Teresina no próximo ano.
Rogério espera contar na capital com os apoios da irmã e do cunhado e atual ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT).
Reunião: Dr. Pessoa revela pasta de Gessivaldo dia 6 e Jeová fica na Alepi
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reuniu no início da tarde desta quinta-feira (2) com o deputado estadual Jeová Alencar e com o ex-deputado estadual Gessivaldo Isaías, todos do Republicanos, no Palácio da Cidade. A conversa só começou depois do programa Agora, pois o gestor não perde o quadro "Jogo do Poder", apresentado por Amadeu Campos.
O blog apurou que a reunião resultou no seguinte:
1- Dr. Pessoa fica no comando do Republicanos, com o forte apoio da Igreja Universal.
2- Gessivaldo vai assumir espaços na gestão de Dr. Pessoa e ele próprio será secretário. A pasta vai ser informada a ele na segunda-feira (6) pelo prefeito.
3- Jeová Alencar só sai da Assembleia se for para assumir a Semec, até porque na negociação para votar em Franzé Silva (PT) ele saiu fortalecido e não é mais tratado, no âmbito da Alepi, como patinho feio do governo.
Jeová prefere ficar deputado, mas toparia assumir a Secretaria Municipal de Educação, a poderosa Semec. Problema: o prefeito gosta do atual gestor, Nouga Cardoso, e não quer tirá-lo de lá.
O outro caminho era Jeová aceitar assumir a Saad Sul no lugar de Juca Alves, seu indicado. Nesse caso, o PT de Dudu e Cícero Magalhões não ficaria com a Superintendência. Jeová não pretende ficar na Saad Sul.
Dr. Pessoa definirá o destino de Gessivaldo até a próxima semana. Uma coisa é certa: os dois permanecem unidos, com as bênçãos do bispo Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos. Já o deputado Jeová fica na Alepi no caso da Educação continuar com Nouga e ainda espera manter sua Saad Sul como está atualmente.
1º projeto da bancada federal neste ano é voltado para pessoas com autismo
Por Arimatéa Carvalho
O primeiro projeto apresentado pelo Piauí na Câmara dos Deputados em 2023 é voltado para a proteção das pessoas que têm transtorno do espectro autista. O autor do projeto é o deputado federal, Florentino Neto (PT-PI).
Na manhã de quinta-feira (2) ele apresentou projeto garantindo que a pessoa com autismo permaneça em qualquer local portando utensílios de uso pessoal e alimentos para consumo próprio, independentemente do pagamento de qualquer valor adicional.
Como é amplamente conhecido, uma das características marcantes do Transtorno do Espectro Autista é a rigidez comportamental, que provoca uma série de restrições a atividades cotidianas, inclusive relacionadas à alimentação.
Uma pessoa com a deficiência pode ter muita dificuldade em aceitar alimentos quando não oferecidos em utensílios com os quais está habituado, como um talher, prato ou recipiente específico.
Outro problema é a seletividade alimentar, decorrente das alterações que o impede de comer ou beber alimentos comumente disponíveis em shopping centers, cinemas e outros locais de diversão; além de eventuais alergias e intolerâncias alimentares que podem ocorrer, como por exemplo, a intolerância ao glúten.
CASO EM BRASÍLIA
Ao destacar o projeto, Florentino relata o caso de uma família expulsa de um clube de Brasília, por haver levado alimentação própria para o filho autista que tinha seletividade alimentar, mesmo já tendo informado previamente a administração do estabelecimento.
Segundo ele, essa prática abusiva é uma forma de obrigar o consumidor a adquirir produtos fornecidos exclusivamente no local e na maioria das vezes não atende as necessidades alimentares de pessoas que necessitam de dietas específicas.