Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 347 de 665Ciro diz que WDias está fazendo o “pior mandato” e Firmino “o melhor”
Por Sávia Barreto
“Tenho percorrido esse estado e não encontrei um adesivo do PT... O governador está fazendo 20 anos governando o estado e seu pior mandato agora. Em Teresina, Firmino está no quarto mandato e está fazendo o melhor”, comparou Ciro, destacando que o tempo permitiu que Firmino e o prefeito Zé Raimundo, em Oeiras, observassem e corrigissem os erros. Nas redes sociais, Ciro também postou um vídeo com trecho da PI-227, que liga as cidades de Bocaina a Santo Antônio de Lisboa: “O governador prometeu entregar essa estrada em 2015, e olha como se encontra”. Ou seja, até 2022 o tom parece ser daí para cima.
Presente para Bom Jesus
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) anunciou que o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro, autorizou o início do processo de licitação para as obras do aeroporto de Bom Jesus. A licitação deverá ser conduzida pelo governo do estado, por meio da secretaria de Transportes. “Essa obra é fundamental para estimular ainda mais o desenvolvimento da região, que é a de maior expansão e dinamismo econômico do estado”, disse Ciro, lembrando que o local está situado em um dos principais polos de produção agrícola do estado.
Solidariedade homologa maior número de candidaturas femininas
Por Arimatea Carvalho
O Solidariedade está apostando nas mulheres nas eleições 2020. O partido homologou nas convenções de hoje um número maior do que é exigido por cota. Entre os nomes do partido está o da pré-candidata Karine Barros Canabrava, que é advogada. Na foto, Karine (de branco) está ao lado dos também pré-candidatos Flávio Pereira, Juliana Paz e Gustavo Gayoso. A convenção do Solidariedade oficializou o candidato a vice, Érico Luís, na chapa do petista Fábio Novo.
Marcos Aurélio espera Limma na Caixa mas petista não comparece
Por Sávia Barreto
O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB) cumpriu a promessa e passou a tarde aguardando o deputado Francisco Limma, presidente estadual do PT no Piauí, para reunião na sede da Caixa Econômica em Teresina na última quinta-feira. Limma justificou a ausência afirmando ter compromissos anteriores já agendados para comparecer às convenções do PT em diversos municípios. Mas Marcos Aurélio não se deu por satisfeito: “Essa reunião foi provocada pelo deputado Limma para a gente debater com a Caixa Econômica sobre a minha emenda. Nem o deputado nem a prefeita apareceram nem tiveram a consideração de mandar um representante”, disse Marcos Aurélio.
Me dê motivos
O imbróglio se refere à emenda no valor de R$ 500 mil para a rua da Liberdade na cidade de São João do Arraial, terra de Limma, que apoia a atual prefeita. Segundo Marcos Aurélio, a reunião na Caixa a qual só ele compareceu, comprovou que a rua da Liberdade não está no “Avançar Cidades”, projeto custeado pela Caixa Econômica. “Não há motivo algum para a prefeita continuar se negando a dar as declarações necessárias para a gente superar as burocracias e executar a obra”, explicou Marcos Aurélio.
Vereadores de Parnaíba aprovam moção de repúdio contra Mão Santa
Por Sávia Barreto
Assinada por seis vereadores de Parnaíba, foi aprovada no plenário uma moção de repúdio ao prefeito Mão Santa (DEM) na Câmara Municipal. Tudo porque, segundo os parlamentares de oposição, Mão Santa atacou a honra do bispo Dom Juarez em discurso no último final de semana, durante convenção partidária que confirmou sua candidatura à reeleição, bem como os formandos da Universidade Federal do Piauí.
Mão Santa chegou a dizer que o bispo era “amigado” e criticou o nível dos estudantes formados pela Ufpi. Esta semana o governador Wellington Dias esteve em Parnaíba inaugurando obras e costurando o apoio de Zé Hamilton (PTB) a Dr.Hélio (PL) na oposição. Ou seja, as eleições no litoral prometem fortes emoções.
WDias rompe com B.Sá e Ciro espera saída de Brandão e Margarete
Por Sávia Barreto
O deputado estadual B.Sá Filho (Progressistas) não está mais ao lado do governador Wellington Dias após encontro nesta quinta-feira. B.Sá Filho e o pai, o ex-deputado B.Sá, se comprometeram a votar em Dias para o Senado em 2022, caso o governador dispute o cargo, mas foram questionados sobre que candidato a governador seguiriam. Os representantes de Oeiras afirmaram que se o Progressistas lançar mesmo um nome para disputar o Palácio de Karnak, não teriam como não votar nesse candidato, seja ele da base de Wellington ou não.
Dessa forma, sem se comprometerem com “o time” governista, Wellington não aceitou e agora cada um segue seu caminho. A pasta da Irrigação, uma coordenadoria, já foi entregue e logo o governador deve anunciar um substituto.
Os próximos
Fonte do Progressistas deixa claro que o senador Ciro Nogueira aguarda que outros membros do partido deixem o grupo de Wellington nas próximas semanas: seriam o deputado estadual Wilson Brandão e a deputada federal Margarete Coelho. “Ciro está só observando quem vai tomar a atitude”, disse a fonte. Ou seja, não tem como ficar com Wellington e Ciro ao mesmo tempo. Provavelmente, assim que a eleição municipal passar, os parlamentares que possuem cargos no Governo deverão tomar uma decisão final sobre qual projeto político abraçar.
W. Dias avisa que irá reforçar Fábio Novo na convenção de sexta-feira
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias (PT) confirmou presença na convenção do PT em Teresina que irá confirmar a chapa Fábio Novo para prefeito e Érico Luiz para vice-prefeito na capital. O evento acontece na sexta-feira (11), no clube da Apcef, e W. Dias chegará às 11h30.
A ida do governador mostra, de uma vez por todas, que ele está do lado de Fábio Novo na disputa pelo Palácio da Cidade e joga uma pá de cal em quem ainda torcia para W. Dias forçar a desistência do deputado estadual.
Fábio Novo chega à convenção com um time formado por Solidariedade, que indicou o vice e fará convenção conjunta, PCdoB e Rede Sustentabilidade (que farão atos políticos lá e suas próprias convenções no final de semana).
O caminho não foi fácil: Fábio recebeu até fogo amigo no início, de petistas que preferiam seguir com Fábio Abreu (PL), mas ele conseguiu unir o partido, fazer uma pré-campanha diferenciada, ganhou o apoio da chapa de pré-candidatos a vereador e emplacou nas redes sociais. "Vamos para a luta", resume Fábio ao blog.
Dr. Pessoa e Jeová participam de reunião com moradores do Aeroporto
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, foi ao bairro Aeroporto junto com o presidente da Câmara de Vereadores, Jeová Alencar (MDB), e fez um discurso empolgado aos moradores, destacando medidas que pretende tomar se for eleito na capital.
Jeová destaca que Dr. Pessoa tem feito uma maratona de visitas a comunidades e conversado bastante com os moradores, reforçando seu caráter popular e acessível.
W. Dias, Rejane e Franzé reforçam apoio à reeleição de Ceiça Dias
Por Arimatéa Carvalho
Em reunião com o governador Wellington Dias na tarde de quinta-feira (10), o Solidariedade reforçou a aliança em torno da candidata à reeleição em Valença, prefeita Ceiça Dias. No registro, Marcos Vinicius (filho da prefeita), o prefeito de Novo Oriente, Arnilton Nogueira; Ceiça Dias, o governador e o presidente regional do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes.
O governador confirmou apoio total à reeleição de Ceiça Dias e ao pré-candidato a vice-prefeito Leonardo Nogueira, também do Solidariedade.
O encontro contou com a presença da deputada federal Rejane Dias e do deputado estadual Franzé Silva. “Reforçamos nosso apoio à chapa pelo compromisso e trabalho que eles já vem desenvolvendo naquela região”, confirmou Franzé.
Fernanda Gomes adota causa animal como bandeira de pré-campanha
Por Arimatéa Carvalho
A advogada Fernanda Gomes, pré-candidata a vereadora de Teresina pelo Solidariedade, tem na causa animal uma de suas bandeiras. Ela, que é filha do presidente regional do partido, deputado estadual Evaldo Gomes, está em sua primeira eleição, mas já mostra desenvoltura e surpreendeu os integrantes do partido.
Anamelka percorre bairros e dá atenção a demandas das mulheres
Por Arimatéa Carvalho
A delegada Anamelka Cadena tem percorrido todas as zonas da capital para conversar com eleitores e ouvir demandas para sua plataforma eleitoral. Ela é pré-candidata a vereadora pelo PL. Com agenda diária que vai da manhã à noite, a policial tem dado especial atenção às mulheres, tendo em sua vista ser referência na prevenção e combate à violência contra a mulher.
Ela contou ao blog que a participação feminina na política, seja votando conscientemente ou se candidatando, é importante para equilibrar o jogo de forças, hoje dominado por homens nesse segmento.