Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 382 de 665Assis Carvalho morre após 5 paradas cardíacas; W. Dias está abalado
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Assis Carvalho, de 59 anos de idade, presidente regional do PT, morreu após cinco paradas cardíacas na tarde deste domingo (5). Ele havia sido internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Oeiras, após sofrer um infarto. Ele chegou a ser entubado, mas o coração não resistiu a tantas paradas e às 17h30 ele morreu.
De acordo com informações repassadas ao blog pela assessora de imprensa de Assis Carvalho, jornalista Antônia Dias, ele realmente morreu e estão definindo agora se ele será enterrado em Oeiras ou ainda virá para Teresina.
Ele estava em sua residência no sítio Beira do Rio, povoado Correntin, na zona rural de Oeiras, onde está morando, com sua família, desde o isolamento social decretado devido a pandemia da Covid-19, quando tudo aconteceu.
W. DIAS ABALADO
Amigo pessoal do Assis Carvalho desde a juventude, o governador Wellington Dias está abalado com a perda. A informação foi passada ao blog por um parente do gestor.
Com 4 comorbidades, ex-deputado está na UTI com covid-19 em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O ex-deputado estadual Mauro Tapety, de 58 anos, está internado em UTI do Hospital São Marcos com Covid-19. O Estado de saúde dele piorou na madrugada e ele teve de ser transferido para a UTI para receber oxigênio.
O blog conversou com a sobrinha dele, advogada Vanessa Tapety, que confirmou a internação. "O quadro piorou e ele está com pneumonia, na UTI, recebendo oxigênio", conta.
Mauro Tapety está consciente, mas sua situação requer atenção pois, apesar de ter apenas 58 anos de idade, o político tem diversas comorbidades: ele é safenado, diabético, hipertenso e obeso.
Curado da Covid, vereador faz apelo por isolamento e uso de máscaras
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd (PDT) está curado da Covid-19 e aproveitou sua rede social para pedir aos teresinenses que não deixerem de usar máscaras, mantenham o isolamento e o distanciamento social. "Não é hora de baixar a guarda", diz.
FIRME COM KLÉBER
Presidente do PDT em Teresina, Evandro Hidd afirma que o partido está unido em torno do nome do professor Kléber Montezuma, pré-candidato ao prefeito Firmino Filho ao Palácio da Cidade. A parceria já foi confirmada, inclusive, através de live com os pré-candidatos do partido e o próprio Kléber.
Metrô começa a limpeza da linha férrea e se prepara para retomada
Por Arimatéa Carvalho
A presidente da Metrô de Teresina, Josiene Marques, recebeu a pré-candidata a vereadora de Teresina pelo partido Solidariedade, Samanta Dourado, que levou algumas reivindicações referente ao metrô, especificamente na região Sudeste, como a limpeza da linha férrea e melhorias nas estações.
A presidente da CMTP comprometeu-se em buscar solução para as demandas da pré-candidata o mais rápido possível e já adiantou que o serviço de limpeza da linha férrea começou e logo estará na região Sudeste.
PROTOCOLO DA VOLTA
Josiele Marques, aliás, participou de reunião virtual do Pro Piauí, o protocolo para a retomada segura de todos os serviços públicos estaduais. "Vamos retomar de forma gradativa e segura e essa reunião foi importante para alinharmos as medidas", resumiu Josiene.
Tererê propõe união de todos os nomes da oposição em chapa única
Por Arimatéa Carvalho
O ex-deputado estadual Tererê (PV) quer uma ampla união das oposições em Parnaíba para disputar contra o prefeito Mão Santa (DEM). Tererê era cotado para ser vice de Mão Santa, mas agora que o Progressistas do senador Ciro Nogueira manifestou apoio ao gestor, a indicação da vaga fica com a sigla. Isso explicaria o rompimento de Tererê com o grupo do prefeito.
DR. HÉLIO PODE COMPOR
Tererê disse à coluna que propõe uma união dos grupos do ex-prefeito Zé Hamilton (PTB), do deputado estadual Dr. Hélio (PL) e do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto (PT). Ele manifestou interesse em conversar com todos para uma composição da chapa. Dr. Hélio já admite compor com outras lideranças. Antes, ele parecia irredutível em sair candidato a prefeito.
TCE corrige lista: Edilson Capote está elegível e será candidato
Por Arimatéa Carvalho
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou a lista provisória dos gestores com contas julgadas irregulares e divulgou, erroneamente, o nome do ex-prefeito de Barras, Edilson Servulo de Sousa (Edilson Capote).
No entanto, o próprio TCE emitiu a certidão em que afirma a retirada do nome do Capote da lista provisória de gestores, que podem se tornar inelegíveis. Ele está elegível e está empolgado para retornar à Prefeitura de Barras.
O pré-candidato do PSD conta com o apoio firme e forte do deputado estadual Georgiano Neto.
Dr.Pessoa reclama de infiltrado e fará “triagem” em lives políticas
Por Sávia Barreto
“O Dr. Pessoa pede que tenhamos controle em quem participa das lives pois gente da oposição estão tentando se infiltrar para gravar a reunião e depois fazer montagem com a fala dos participantes. Na live do delegado Menandro Pedro entrou um comissionado fazendo perguntas, mas conseguimos detectar”, informou um emedebista à coluna. Dr.Pessoa confirmou o fato: “Foi um líder comunitário que entrou na live como uma raposa que quer pegar galinha”.
Web Cam
Segundo Dr.Pessoa, o tal infiltrado fez perguntas a ele e ao pré-candidato a vice, Robert Rios. “Ele assistiu a live escondido, só com o nome e não mostrou o rosto”. Novas regras para live surgiram após o episódio. “Ninguém vai colocar link nos grupos de Whatsapp, serão convites individuais. Vou fazer duas lives por dias e a partir do dia 15 faremos reunião presencial sem desrespeitar nenhum decreto do Governo ou da Prefeitura, não vou atropelar a lei”, completou Pessoa.
Daniel França se reúne com JVC e Firmino e PSL está dividido em THE
Por Sávia Barreto
O novo presidente municipal em Teresina, o médico Daniel França, reuniu-se na manhã de ontem com o ex-senador João Vicente Claudino e em seguida com o prefeito Firmino Filho. A maioria do partido defende Kléber Montezuma como candidato a prefeito e um dos vereadores da sigla chegou a afirmar em reunião com o grupo que o PSL seguir outro caminho, ele prefere deixar de disputar a eleição este ano.
Tudo pode acontecer
Já Daniel tem ouvido os membros da legenda e se mostrado compreensivo, destacando que é hora de conversar para tomar a decisão apenas no momento certo. O presidente estadual do PSL, vereador Luís André, chegou a fazer uma reunião online com Montezuma e uma equipe de coordenadores de campanha. André foi um dos primeiros a apoiar.
No páreo
Sobre a possibilidade de o PSL apoiar o ex-senador João Vicente Claudino, outro vereador do partido acredita que isso é difícil de acontecer. Petebista ouvido pela coluna também prefere deixar as portas abertas: “Ele está conversando com todos e tudo pode acontecer”. Com muito tempo disponível para propaganda eleitoral na TV e recursos de campanha, o PSL é cobiçado. Dr.Pessoa, pré-candidato do MDB na capital, está no páreo. “Nessa discussão sobre o PSL do meu amigo Daniel França eu estou também no centro das discussões, antecipadamente até”.
Apoio do Republicanos a Fábio Abreu passa pela cúpula nacional
Por Sávia Barreto
Não surgiu do nada a história de que o Republicanos, antigo PRB, vá apoiar o deputado federal Fábio Abreu em sua candidatura em Teresina. O acordo está sendo costurado pela alta cúpula de Brasília, passando pelo líder do PL nacional, Valdemar da Costa Neto, com a direção nacional do Republicanos. Dessa forma, se ficar decidido que o partido apoiará Abreu em Teresina, assim será feito, mesmo que uma ou outra liderança local prefira o apoio ao ninho tucano.
Dias anunciará pacote de obras na Educação e do novo Hospital de Picos
Por Sávia Barreto
O Piauí alcançou na quinta-feira o segundo lugar no Brasil no ranking de isolamento social. Isso se deve a medidas adotadas pelo governo nesta semana. Essa informação, aliada aos dados da pesquisa que o governador Wellington Dias apresentou esta semana, mostrando a queda na taxa da transmissibilidade do vírus, contribuem ainda mais para a retomada das atividades econômicas na segunda-feira, 06. Que já é decisão, praticamente, sem volta dentro deste cenário.
Picos na lista
Há semanas atrás havia a possibilidade desta decisão de reabertura ser revista e revogada. Mas o ambiente já dá segurança para a retomada, segundo fonte do Palácio de Karnak. Seguindo o ritmo de retomada, o governador Wellington Dias pretende, na semana que vem, anunciar a retomada de uma série de obras. Entre elas está a obra do novo hospital de Picos, que estavam com as obras paradas por decisão judicial e obteve autorização para reiniciarem.
Combo de obras
Picos, que já teve investimentos na ampliação recente dos leitos de UTIs, agora tem a perspectiva de ter um novo hospital que será centro de referência médica para a região. Levando a retomada pra valer, o governador vai anunciar ainda o início da primeira etapa de obras e ações do Educar Piauí, que é o plano de desenvolvimento da educação que será executado com os recursos do Fundef, creditados nesta semana para o Governo.