Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 389 de 665Os planos de Dr.Pessoa na pré-campanha
Por Sávia Barreto
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr.Pessoa, confirma que está “muito satisfeito” com a atuação dos vereadores da sigla, negando especulações de bastidores de que estaria cobrando mais participação dos políticos na linha de frente de sua pré-campanha. “Estou fazendo videoconferência com todos eles”. Questionado sobre os próximos passos de sua pré-campanha, ele disse que vai concluir seu plano de governo, continuar com as videoconferências com os pré-candidatos, amigos e eleitores e se preparar para as convenções.
Delegada Anamelka faz apelo pela volta das atividades econômicas
Por Arimatéa Carvalho
A delegada Anamelka Cadena, pré-candidata a vereadora pelo PL, decidiu se manifestar sobre a suspensão das atividades econômicas em Teresina devido à pandemia.
"Faço apelo aos nossos governantes e demais ocupantes de espaços técnicos e decisórios quanto à flexibilização do isolamento para que ouçam as vozes e sintam a emoção da população", disse. "Entendo a situação da pandemia e é inegável a realidade de um novo normal, mas é preciso colocá-lo em prática urgentemente com os novos protocolos de flexibilização e retomada da economia", explicou ao blog.
"Estamos numa guerra que compromete a vida e a dignidade. Em relação à primeira, o enfrentamento se faz com protocolos de segurança, criação de vacinas e estrutura de saúde, o que está sendo feito, na medida do possível. Mas, infelizmente, em relação à dignidade foi tomada a única arma que nos dá a possibilidade de garanti-la, o trabalho", pondera.
"A maior parte das famílias brasileiras depende de atividades pequenas e médias, que oferecem tão somente a subsistência, sem possibilidade de fazer reservas para tempos difíceis como o que estamos passando", finaliza.
Clemilton (PT) e prefeito Diego (Progressistas) se unem em Amarante
Por Arimatéa Carvalho
Clemilton e Diego se uniram.
Reviravolta na política de Amarante. O pré-candidato a prefeito pelo PT, Clemilton Queiroz, resolveu permanecer como presidente da Fundespi e adiar a disputa pela prefeitura para 2024. Depois de alinhar com seu grupo político, ele vai apoiar a reeleição do prefeito Diego Teixeira, do Progressistas.
"É com muita honra que recebo o apoio do presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, à minha pré-candidatura à reeleição, juntamente com o meu vice, também pré-candidato, Mateus Vilarinho", comentou o prefeito Diego, que agora tem situação confortável para sua reeleição.
BASE UNIDA
O prefeito comenta que "a base que apoiou o governador Wellington Dias vai permanecer unida nas eleições municipais e o nosso grupo se fortalece ainda mais. Temos um grandioso projeto para Amarante e, somando forças, nossa cidade só tem a ganhar". Clemilton afirmou que o momento é de lutar pela vida e por Amarante, por isso, ele colocou seu projeto pessoal de lado.
Pré-campanha digital: Simone investe em contato espontâneo e debates
Por Arimatéa Carvalho
Simone Pereira, única mulher na disputa pela Prefeitura de Teresina, está investindo no marketing digital para chegar ao eleitorado em época de pandemia. A pré-candidata do PSD tem usado suas redes sociais com vídeos espontâneos, pessoais, sobre temas como a importância da família e empoderamento feminino.
Agora, além das populares figurinhas dos grupos de whatsapp, ela criou sua personagem virtual, propondo debater temas técnicos e urgentes de Teresina. Ela está elaborando o plano de governo em diversas áreas, com técnicos renomados, e promete divulgar e debater em seguida.
Firmino Filho está com Covid-19 e pede que população faça isolamento
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, anunciou nas suas redes sociais neste domingo, dia 21 de junho, que testou positivo para a Covid-19.
Ele havia sentido fortes sintomas gripais recentemente, mas os testes haviam dado negativo. Em sua postagem, o gestor reforça a necessidade de isolamento social.
Ciro Nogueira admite apoiar reeleição de Mão Santa neste ano
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira disse ainda no Jogo do Poder que tende a apoiar a reeleição do prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), de quem se aproximou muito nos últimos tempos. "Ele nem votou em mim em 2018, mas nos aproximamos bastante e estou ajudando muito Parnaíba. Sou amigo do Zé Hamilton (PTB), mas não descarto apoiar Mão Santa", afirmou, para alegria da gestão do prefeito.
DR. HÉLIO COM VALDEMAR
O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, entrou em contato com o deputado estadual Dr. Hélio e solicitou sua ida a Brasília para falar sobre a sua candidatura em Parnaíba. Dr. Hélio confirmou que irá nos próximos dez dias. Da conversa sai a confirmação da disputa ou uma orientação sobre parcerias.
Ciro confirma afastamento: “Não vejo vontade do PT em apoiar o PP”
Por Sávia Barreto
“Se a eleição fosse hoje, eu seria candidato a governador. Mas muita gente pode se filiar ainda ao Progressistas até a eleição, tem o prefeito Firmino Filho...”, afirmou o senador Ciro Nogueira em entrevista no quadro “Jogo do Poder”. Além de confirmar o projeto para 2022, Ciro também não negou seu afastamento político do governador Wellington Dias. “Não vou negar que existe afastamento, que estão caminhando dois grupos políticos fortes. Não vejo vontade do PT apoiar candidatura do Progressistas, mas o tempo dirá. Wellington é um grande amigo que tenho, trato diariamente assuntos do Estado, nunca mais discutimos politica”.
Votando seguro
O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) deve apresentar três emendas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020, que trata do adiamento das eleições municipais devido à pandemia de coronavírus. O Senado pode votar o texto já na próxima terça-feira (23). A primeira proposta estende o horário de votação, que passaria a ser de 7h às 20h. As três primeiras horas seriam reservadas para os idosos ou pessoas do grupo de risco. Outra emenda estabelece que o voto será facultativo não apenas aos maiores de 60 anos, mas também aos que façam parte da faixa de risco.
Se adiar, melhor
Em outra emenda, Ciro Nogueira defende também a possibilidade de adiamento das eleições para o ano de 2022, estendendo os mandatos em vigor por mais dois anos. “Apresentei as emendas para minimizar os riscos para esses brasileiros, mas a iniciativa mais segura seria, sem dúvida, o adiamento das eleições por dois anos. Isso permitiria também que o valor a ser gasto no pleito fosse destinado para o setor de saúde”, argumentou o senador.
Luís André faz crítica a Weintraub: “Deixou a desejar”
Por Sávia Barreto
Mostrando que o PSL do Piauí segue a linha bivarista e não bolsonarista, o presidente estadual da sigla no estado, vereador Luís André, comentou a demissão do ministro da Educação, Abraham Weintraub. “Discordo de muitos posicionamentos do ex-ministro Weintraub. Falhas no Enem e a omissão em relação às questões importantes da pasta. Sua gestão foi marcada por muitas polêmicas e poucos resultados para os desafios da política educacional brasileira”, argumentou.
Só faltava anunciar
Para o vereador, Weintraub também não conseguiu ter atuação articulada com os que executam a educação básica, ou seja, os estados e os municípios. “Sua demissão já era esperada, pois ele nunca compreendeu o real potencial do Ministério da Educação para a transformação do futuro de milhares de jovens”, afirmou Luís André.
Ciro diz que JVC não será candidato e ele responde: “Apostem em JVC”
Por Sávia Barreto
Questionado sobre a possibilidade de candidatura do ex-senador João Vicente Claudino à prefeitura de Teresina pelo PTB, Ciro Nogueira classificou a chance disso se concretizar como “difícil”. “Ele é um grande aliado, tem uma história de vida bonita, mas o João Vicente não é aentureiro, não será candidato”.
Telefone sem fio
Teve resposta rápida de João Vicente através de interlocutores: “Pode colocar nos grupos: na disputa das certezas entre eu ser candidato e o Kleber Montezuma ser eleito, podem apostar em JVC”. O ex-senador ressalta, portanto, que sua candidatura será mesmo de oposição ao grupo do prefeito Firmino Filho. O empresário parece embalado pela animação dos números positivos das pesquisas internas de intenção de voto.
Após reunião com Dias,Simone diz que oposição não terá candidato único
Por Sávia Barreto
A pré-candidata a prefeita de Teresina pelo PSD, Simone Pereira, reuniu-se nesta sexta-feira, 19, com o governador Wellington Dias. Na pauta, o balanço da gestão de Simone na secretaria estadual do Agronegócio e, claro, a agenda eleitoral. “Foi uma conversa bastante cordial, fiz parte da equipe do governador por praticamente seis anos e senti necessidade de termos esse momento de agradecimento, tanto da minha parte quanto da dele. Eu, pela confiança, ele, pelo serviço que prestei. Fui prestar conta das minhas ações desde a implantação da secretaria até o momento da minha desincompatibilização”, explicou Simone à coluna.
Candidata sim, da base, não
Sobre política, Simone Pereira relata que o governador negou especulações de que poderia ter apenas um único candidato apoiado pelo Governo do Estado em Teresina. “Tinha uma especulação muito grande por parte da imprensa de que existiria um candidato único da base e em nenhum momento o governador cogitou a possibilidade de um candidato único nas oposições”, pontuou, frisando que prefere ver sua candidatura sendo um projeto do PSD, e não da base. “Sou pré-candidata do PSD, fiz parte com muito orgulho da equipe técnica do Governo”.