Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 396 de 665Samuel reage na reta final e tem nome incentivado por lideranças
Por Sávia Barreto
Em política, nunca diga que o ponto final foi dado antes da partida ser encerrada. Fonte do PSDB informa à coluna que o vereador Samuel Silveira (PSDB) voltou a se movimentar e ter seu nome fortalecido em grupos de lideranças da base tucana. “Samuel é carismático, ganhou espaço e de forma rápida. Núcleo duro do partido tem resistência. Mas tem a confiança do prefeito e da deputada Lucy”, informou fonte que preferiu resguardar a identidade.
Incentivo oculto
Samuel, portanto, segue no jogo da chapa majoritária, seja como candidato a prefeito ou compondo com Kléber Montezuma como vice na chapa apoiada por Firmino Filho na capital. Há, inclusive, imagens de Samuel com o slogan: “É hora de luta! Juntos por Teresina” (foto abaixo), sendo distribuídas em alguns grupos nas redes sociais. “Por algum motivo o Samuel resolveu investir na reta final...”, sinalizou a fonte tucana, lembrando que Firmino falou internamente em pesquisas que irão definir de fato o candidato do PSDB.
W. Dias não autorizou reabertura ainda: dia 8 ele divulga critérios
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias não autorizou a abertura da construção civil, setor automotivo e saúde em geral a partir do dia 8 de junho. O que ele fará, na segunda-feira, dia 8, é explicar os critérios que esses setores precisarão cumprir para reabrir primeiro, em data ainda a ser definida. Isso coloca governador e prefeito Firmino Filho em sintonia, pois é o tempo que o gestor municipal pediu para garantir uma reabertura mais segura na capital, após a implantação dos novos leitos de UTI.
O esclarecimento foi feito ao blog pelo coordenador estadual de Comunicação Social, jornalista Alisson Bacelar.
O combinado entre os gestores, portanto, não foi rompido. Permanece a sintonia.
Empresas precisarão se adequar para retomar atividades
A flexibilização de algumas áreas econômicas anunciadas pelo Governo do Estado neste final de semana não autoriza que as empresas abram suas portas já nesta segunda-feira (8). Para que os serviços possam ser retomados, será necessária uma série de adequações e a assinatura de um termo de compromisso com o protocolo sanitário. Nesta segunda, às 9h, o governador Wellington Dias anuncia as normas que cada empresa deverá seguir para poder reabrir suas portas.
Segundo do secretário de Governo, Osmar Junior, as empresas das áreas econômicas permitidas deverão assinar um pacto se comprometendo com o protocolo técnico que estabelece condições para a reabertura. Neste protocolo haverá parâmetros epidemiológicos, sanitários e econômicos.
“Qualquer empresa que deseje retomar suas atividades, somente poderá reabrir suas portas após assinar esse termo de compromisso com o protocolo. Elas precisarão, ainda, fazer todas as adequações necessárias e, apenas após esse processo poderão dar início à atividade do empreendimento”, explicou Osmar, destacando que o início desse fluxo se inicia nesta segunda e não a abertura das empresas.
Para acompanhar esse processo de adesão ao Pacto de Retomada Organizada e as adequações necessárias, o governador irá criar um comitê que será responsável pelos pareces técnicos e regulará as medidas de restrição das atividades dos setores econômicos. A adesão das empresas poderá ser feita por meio eletrônico.
Firmino não segue W. Dias e tudo em Teresina continuará fechado
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), decidiu não seguir o governador Wellington Dias em sua decisão de abrir os setores da Construção Civil, Automotivo e de Saúde em geral em Teresina. Portanto, na capital continuam valendo no dia 8 de junho as restrições impostas por decretos municipais. Somente os serviços essenciais que já funcionam podem continuar atendendo.
O prefeito alinhou com o governador ainda na sexta feira (5) que a reabertura seria adiada por pelo menos mais uma semana. No sábado estava valendo o mesmo alinhamento, até que a sintonia foi quebrada no domingo (6) pelas redes sociais do governador.
Os dados estão apontando para uma saída breve, mas Firmino ainda observ os leitos de UTI em Teresina. Nesta semana agora a PMT espera ver mais claramente os dados da doença na cidade, vai poder iniciar a instalação dos novos leitos de UTI e, aí sim, avalia que terá capacidade de implantar um novo normal.
Ceder sem segurança é correr um elevado risco de jogar por terra o que já foi conquistado até agora. Essa é a posição do Palácio da Cidade.
É a primeira vez, desde o início da pandemia, que o governador e o prefeito caminham sem sentidos opostos.
Governo flexibiliza setores mas mantém isolamento até dia 22 no Piauí
Por Sávia Barreto
Acabou por volta de 19h deste sábado, 06, a reunião do governador Wellington Dias com o Comitê de Organização Emergencial (COE), entidade que dá orientações sobre os procedimentos a serem adotados no Piauí no combate à Covid-19. A coluna apurou com fonte do Palácio de Karnak que o COE emitiu um parecer pela manutenção geral do isolamento social até o dia 22 de junho, com flexibilização de algumas áreas.
NOVOS DECRETOS
Na segunda-feira, 08, o governador Wellington Dias dará uma entrevista coletiva, no Palácio de Karnak, anunciando os novos decretos e detalhes, que serão divulgados apenas na segunda.
O QUE VAI ABRIR AGORA
Manutenção das regras de isolamento social levam em conta a avaliação periódica semanal do índice de transmissibilidade, assim como do nível de ocupação de leitos. Como o Estado registrou um aumento do número de leitos de terapia intensiva, o COE autorizou a flexibilização do isolamento social para os seguintes setores:
- Serviços médicos
- Serviços psicológicos
- Fisioterapia e terapia ocupacional
- Atividades econômicas de baixo impacto epidemiológico, tais como a Construção Civil e Setor Automotivo.
EMPRESA TEM QUE APRESENTAR PLANO DE CONTROLE SANITÁRIO
A recomendação é de que se estabeleça protocolos para cada ramo de atividade econômica, sendo que cada empresa que for autorizada a abrir, deva apresentar seu plano de controle sanitário. Ou seja, todos precisam assinar um termo de compromisso com o protocolo sanitário e só poderão abrir após se comprometerem a seguir o protocolo.
Vale destacar que o Governo do Estado avaliará permanentemente os riscos sanitários, epidemiológicos, ocupacional e econômico, podendo a qualquer momento se manifestar sobre novas medidas para fortalecimento do isolamento social ou de flexibilização.
PARTICIPANTES
Entre os participantes do encontro estavam a Central de Dirigentes Lojistas, Tribunal de Justiça do Piauí, Assembleia Legislativa do Piauí, Defensoria, Prefeitura de Teresina, Ministério Público, Delegacia do Trabalho, Universidade Estadual do Piauí, Exército, Tribunal de Contas do Estado, Policia Federal e secretários de governo.
Firmino e Evandro conferem protocolo anti-Covid de hipermercado
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd (PDT) esteve com o prefeito Firmino Filho e o superintendente da SDU Sudeste, Isaac Meneses, no supermercado Assaí, olhando de perto o sucesso da execução do protocolo de segurança determinado pela PMT e adotado pelo estabelecimento para evitar a contaminação do Covid-19.
O protocolo garante proteção tanto os funcionários quanto os clientes. "Nesse momento de muita apreensão e preocupação com relação a evolução do novo coronavírus, é necessário que estejamos atento e unidos à frente de todas as ações. Simultaneamente, com medidas intensas, mas extremamente necessárias para proteger a vida da população", pontua Evandro Hidd.
Prefeito decreta lockdown total em cidade do Norte do Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Caraúbas do Piauí, na região Norte do Estado, Caburé, anunciou lockdown na cidade durante o final de semana (6 e 7). "A decisão foi tomada para tentar conter o avanço da Covid, que já registrou cinco casos", explica. A cidade é conhecida como a Capital do Leite e integra a bacia leiteira do Estado.
"Pelo decreto, nos dois dias está proibida a circulação de pessoas e a abertura do comércio. Só poderão funcionar farmácias e serviços de delivery. No sábado será adotado um lockdown parcial e no domingo será feito um bloqueio total", detalhou.
Juristas debatem a defesa da Constituição e da democracia
Por Arimatéa Carvalho
O ex-presidente da OAB nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho, participa de live sobre "A Defesa da Constituição, Sigilo de Dados, Acesso à Informação e Competência Federativa", na segunda-feira, 19h.
Ele debate com o presidente do TJ-PI, Sebastião Martins; presidente da Amapi, Leonardo Brasileiro, e o diretor da Escola Superior da Magistratura do Piauí (Esmepi), Edvaldo Moura. O público pode acompanhar pelo Youtube/EsmepiTV.
Prefeito de Barras tem piora e está internado na capital, mas otimista
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Barras, Carlos Monte (PTB), médico de 65 anos de idade, piorou da Covid-19 e está internado há quatro dias no Hospital Prontomed, em Teresina. Em áudio encaminhado a familiares, ao qual o blog teve acesso, o gestor está consciente, não entubado e explica que aguarda o resultado de uma tomografia.
Ele relata que no início da doença os sintomas eram leves, mas teve uma piora no quadro e precisou ser internado. Ele sente cansaço, mas melhorou da falta de ar nos últimos dias. Carlos Monte está não está fazendo uso de hidroxicoloroquina.
"Atingiu muito meus pulmões e tive de vir ao hospital para combater esse processo inflamatório", diz. "Agora estou em sentindo bem, o cansaço reduziu", fala.
Governo decidiu não fazer lockdown parcial no final de semana no Piauí
Por Sávia Barreto
Ao contrário dos últimos dois finais de semana, o Governo do Estado decidiu não implementar o “lockdown parcial” no Piauí neste sábado, 06, e domingo, 07. Isso porque o governador Wellington Dias deve anunciar no próprio sábado um novo decreto a respeito das medidas para combater a disseminação do coronavírus no Piauí. A informação foi confirmada pela assessoria do Palácio de Karnak.
Os decretos que tornaram a quarentena mais rígida nos finais de semana, em especial no domingo, só permitiam o funcionamento de poucos serviços, como postos de gasolina, farmácias e deliverys de alimentação, além da limitação no transporte rodoviário intermunicipal. O resultado foi positivo, com queda nas taxas de circulação de pessoas nas ruas. A expectativa agora é de que o Governo anuncie uma flexibilização gradual.
THE: Vereadores articulam testagem de motoristas e em lotéricas
Por Sávia Barreto
Os vereadores Venâncio Cardoso (PSDB) e o suplente R. Silva (Progressistas) estão articulando uma emenda parlamentar no valor de quase R$ 250 mil para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) comprar novos testes rápidos para Covid-19. A ação é para que motoristas, cobradores e trabalhadores em lotéricas sejam as próximas categorias a passarem por testagem rápida, da forma como tem ocorrido com os taxistas.
A questão foi consultada e amplamente debatida em duas videoconferências realizadas nesta sexta-feira (5), com os representantes dos sindicatos das categorias e o vereador Venâncio. A presidente do Sindicato dos Lotéricos no Piauí, Maria dos Anjos Cardoso Resende, afirmou que a categoria acha extremamente importante essa testagem e que estaria pedindo apoio para a adesão aos testes a todos os associados.
“A gente fica feliz e agradecida, pois são pessoas que estão na linha de frente, estão muito expostas e seria uma questão de segurança não só para os trabalhadores, mas também para os donos das lotéricas. Além disso, a população que frequenta determinada lotérica iria ao local sabendo que os atendentes foram testados”, explica.
Para Venâncio, com os recursos da emenda, espera-se que 1.500 testes rápidos sejam adquiridos pela FMS. “A intenção é que todos os motoristas e cobradores de ônibus, assim como todos os trabalhadores de lotéricas façam o teste. Esse é um passo essencial para que possamos preparar a Capital para a reabertura do comércio, para o que a Prefeitura de Teresina tem chamado de o “novo normal”, explicou.
De acordo com o vereador, a testagem é a principal arma para conter o novo coronavírus, ele afirma que as duas categorias são diariamente expostas e precisam de atenção especial. “Uma das grandes armas do combate ao Covid-19 em Teresina é a testagem, testar o máximo de pessoas possíveis. Essa foi a questão que colocamos em pauta com os sindicatos destas duas categorias durante essas reuniões virtuais de hoje. Sabemos que são trabalhadores que estão muito expostos ao contágio e é primordial que se tenha uma atenção especial para com eles”, finalizou.