Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 406 de 665Evitando lockdown, W.Dias define na quarta novas medidas de isolamento
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias estuda medidas mais restritivas em relação a circulação de veículos no Piauí visando diminuir a disseminação do coronavírus no estado. Com o aumento de casos registrados e internações por COVID-19, a intenção ainda é evitar uma medida mais radical como o lockdown nesse primeiro momento. A informação consta no rascunho de um documento a ser enviado ao superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Piauí, Stenio Pires Benevides. O documento circula em grupos de WhatsApp, mas é apenas uma versão em construção do que deve ser anunciado. A coluna esclareceu junto ao secretário estadual de Comunicação, Allisson Bacelar, que o documento em questão é um convite ao superintendente da PRF para uma reunião em que seriam discutidos os temas relacionados no ofício. “Assim como foram feitas reuniões com outros grupos e ainda serão feitas mais outras nesta quarta-feira”, destacou Bacelar, acrescentando que as reais medidas só devem ser anunciadas após ampla discussão.
Os temas destacados no documentos foram discutidos e os técnicos e secretários presentes sugeriram mudanças ainda na terça-feira, 12. O governador tem reunião com representantes dos Poderes e só depois deve anunciar as reais medidas nesta quarta-feira. Entre os tópicos discutidos e em fase de avaliação estão o fechamento de parte dos serviços considerados essenciais na sexta (15), sábado (16) e domingo (17), interrupção do transporte interurbano no final de semana, além do rodízio de veículos automotores em cidades como Teresina, Floriano, Parnaíba e Picos. O rodízio funcionaria com a permissão de circulação alternada para veículos com placa de final com número ímpar num dia e placa de final par no outro. O Governo deixa claro também que os serviços como supermercados, farmácias e postos de gasolina seguirão funcionando.
Prefeito sofre derrota no TRE e terá de deixar o cargo junto com vice
Por Arimatéa Carvalho
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julgou os embargos de declaração que mantinham o prefeito de Ribeira do Piauí, Arnaldo Araújo, e a sua vice, Maria Leônidas, nos cargos.
Segundo o advogado representante da acusação, Raimundo Júnior, diante do julgamento do último recurso na instância ordinária, o presidente do tribunal deverá determinar o imediato afastamento dos gestores daquela cidade, que será gerida até as eleições suplementares pelo presidente da Câmara Municipal.
PMT estuda novo decreto após lojas descumprirem medidas
Por Sávia Barreto
A liberação, com restrições, do funcionamento de escritórios advocacia e contabilidade após decreto da Prefeitura já começou a ser descumprida na capital. Fonte do Palácio da Cidade confirmou à coluna que há empresas que contam com serviços de contabilidade e apoio jurídico dentro das lojas, especialmente aquelas maiores, como as de departamento. O pagamento de carnês de crediário, que estava sendo feito nas lotéricas e bancos, foi permitido e volta a acontecer dentro desses setores nas lojas.
No entanto, alguns comércios em Teresina estavam aproveitando a brecha para abrir as lojas e realizar vendas. Essas empresas serão notificadas, se insistirem na infração pagarão multas e podem ser fechadas. Dessa forma, a Prefeitura de Teresina estuda um novo decreto para quem descumprir a medida. Após multa, advertência e fechamento, a PMT trabalha a possibilidade de impedir que esses comércios que são recorrentes no erro fiquem mais 30 dias fechados após a determinação de reabertura do comércio da capital.
ALEPI: Confira composição da comissão que fiscalizará gastos do COVID
Por Sávia Barreto
A Assembleia Legislativa indicou os nomes dos seis deputados, com seus respectivos suplentes, para compor a comissão que vai acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à emergência de saúde pública do coronavírus. A comissão é presidida pelo deputado Henrique Pires (MDB) e tem como vice o deputado Evaldo Gomes (SDD). Também compões a comissão os deputados Cícero Magalhães, Severo Eulálio, Hélio Oliveira (Progressistas), Lucy Soares (Progressistas), Gustavo Neiva (PSB), B. Sá (Progressistas), Georgiano Neto (PSD), Nerinho (PTB), Elisângela Moura (PC do B) e Teresa Britto (PV). Entre as atribuições da comissão está a realização de uma reunião semanal com a secretaria estadual de Fazenda.
Adiamento das eleições: Ciro articula comissão com Maia e Alcolumbre
Por Sávia Barreto
“Já conversei com os presidentes Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia e eles abriram diálogo com o Tribunal Superior Eleitoral. A minha ideia, sugestão que eu levei para eles, é que nós criássemos uma comissão da Câmara e Senado e discutisse com o TSE, os Tribunais Regionais, para ver a viabilidade das eleições em outubro”, argumentou o senador Ciro Nogueira (Progressistas) em conversa com a coluna. Ele segue defendendo e se movimentando nos bastidores para viabilizar o adiamento do pleito, considerando na visão dele, que muitos prazos e eventos eleitorais ficam prejudicados pela pandemia.
Governo nega especulações de lockdown no Piauí: “Não há definição”
Por Sávia Barreto
A coluna ouviu fonte do Palácio de Karnak a respeito da informação que circulou em grupos de Whatsapp sobre um possível lockdown a ser decretado já no final de semana no Estado. A posição do Governo é de que desde o início da semana, quando foi detectado o avanço mais rápido do coronavírus, decorrente a queda no isolamento social, há o estudo de novas formas para barrar a proliferação do vírus, mas até o momento, ainda não há uma definição sobre aplicação de lockdown no Estado. Caso seja adotado o lockdown no Piauí, os serviços essenciais serão mantidos, tais como supermercados, farmácias e serviços de saúde.
Tiago Vasconcelos anuncia demarcação de assentamentos piauienses
Por Sávia Barreto
O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Piauí, Tiago Vasconcelos, confirmou à coluna que foi autorizada a demarcação topográfica de assentamentos piauienses, o equivalente a 40% do recurso orçamentário do Incra Nacional para esse tipo de ação. “Isso se deu em virtude de um bom planejamento e da elaboração de um projeto bem feito por nossa equipe da superintendência. Só o Piauí e Roraima apresentaram demandas nesse sentido, por isso conseguimos sair na frente”, justificou Vasconcelos.
Depois de levar o Solidariedade, Fábio Novo agora conversa com PMN
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a prefeito de Teresina e secretário de Cultura, deputado estadual Fábio Novo (PT), está atraindo partidos da base aliada da base do prefeito Firmino Filho (PSDB). Primeiro foi o Solidariedade do deputado estadual Evaldo Gomes e agora a conversa é com a presidente municipal do PMN, advogada e jornalista Ravenna Castro.
O encontro entre eles ocorreu na sexta-feira, 08, véspera do dia das mães, e aconteceu por intermédio do deputado estadual Evaldo Gomes (SDD). Novo busca o PMN para aumentar a musculatura da pré-candidatura petista ao Palácio da Cidade. Dentre os partidos da base aliada de Firmino Filho, o PMN pode ser o próximo a desembarcar da base e ingressar no grupo de Fábio Novo.
Presidido pela advogada Ravenna Castro, o partido trabalha para emplacar até duas cadeiras na Câmara Municipal de Teresina, na configuração de vereadores eleitos na margem mínima de votos do coeficiente eleitoral. O projeto da advogada é refazer o feito do também pequeno PEN na eleição de 2016, no qual elegeu dois vereadores na capital, todos eleitos abaixo de dois mil votos.
Detento está entubado no HUT com suspeita de Covid; Sejus já fez exame
Por Arimatéa Carvalho
O detento F.W.M.S, que estava preso na Cadeia Pública de Altos, encontra-se entubado no HUT com suspeita de Covid-19. Segundo a advogada criminalista Lina Brandão, ela e a família do detento aguardam o resultado de exame laboratorial que assistente social do pronto-socorro anunciou que sairá entre 5 e 7 dias. F.W.M.S tem apenas 35 anos.
A advogada requereu a todos os órgãos do sistema prisional e ao HUT informações concretas sobre a doença do seu cliente. A Sejus informou que ele foi submetido a um teste rápido para Covid, mas o resultado deu negativo. Os testes rápidos podem dar falso-negativo.
"A assistência social informou que ele está na UTI respiratória de Covid-19 e o hospital aguarda o resultado. Se ele está respirando por aparelhos, com problemas respiratórios graves, no setor de Covid e com o pulmão muito afetado, isso leva a crer que ele tenha a doença", diz a advogada.
A advogada Lina Brandão lembra que ele teve contato com diversos outros presos e também funcionários do sistema prisional e é preciso esclarecer o caso o quanto antes, para evitar uma disseminação da doença no sistema.
A Sejus havia divulgado a contaminação de dezenas de presos na Cadeia Pública de Altos esta semana, mas por intoxicação (água ou alimento). Não havia suspeita de Covid-19, segundo o secretário estadual de Justiça, Carlos Edilson.
O caso relatado pela advogada acende um sinal de alerta agora.
Firmino proíbe venda de roupas, móveis e eletros em hipermercados
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, decidiu proibir os hiper e supermercados de vender eletrodoméstico, eletroeletrônicos, roupas, móveis, calçados e produtos considerados não essenciais.
Atualmente essas vendas ocorrem normalmente em estabelecimento essenciais da capital, inclusive a comercialização de materiais de construção.