Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 408 de 665Justiça autoriza escritórios de advocacia em Barras e Esperantina
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Subseção da OAB em Barras, Carlos Júnior, obteve na Justiça o direito à reabertura dos escritórios de advocacia nas cidades de Barras e Esperantina. A decisão judicial, que atendeu mandado de segurança, é inédita no Piauí e abre espaço para outras do mesmo tipo. Em Teresina, a OAB pediu ao prefeito Firmino Filho (PSDB) que os escritórios sejam autorizados a funcionar, mas até agora não obteve resposta.
AÇÃO SEM REAÇÃO
O presidente Carlos Jr. explica que primeiro a Subseção tentou resolver a questão administrativamente, enviando ofícios aos prefeitos de 13 cidades do Norte do Estado. Só que os gestores deram calado como resposta. "Então ingressamos com o mandato de segurança e obtivemos essas vitórias", diz, lembrando que os prazos judiciais voltam a correr a partir de segunda-feira, dia 11, ou seja, os advogados retomam o trabalho a todo vapor.
Jovem empresário e senador Elmano confirmam candidatura em Oeiras
Por Arimatéa Carvalho
Último Campos, publicitário, presidente da Associação Comercial/CDL de Oeiras. Esse é o jovem político que representa uma surpresa na corrida para prefeito da Primeira Capital neste ano. Juntamente com outros jovens empresários, ele lidera o Podemos na cidade.
O grupo promoveu uma live contando com a participação do senador Elmano Férrer, quando confirmaram a pré-candidatura de Último. Ele será candidato a prefeito disputando com o prefeito José Raimundo, Vanessa Tapety e Nilson Miranda.
Advogado de 26 anos é pré-candidato a prefeito em União
Por Arimatéa Carvalho
O advogado Neerias Cavalcante é pré-candidatura a prefeito de União pelo Republicanos. Ele é novidade no cenário político do município e está construindo bases fortes na cidade com apoio da juventude, comerciantes e demais classes independentes. “Nesse cenário precisamos fazer a diferença. Temos que nos conscientizar em mudar a realidade do nosso município", disse à coluna.
Caso seja eleito, ele pode se tornar um dos mais jovens prefeitos do Piauí, da região e do Brasil.
PERFIL
"União precisa ser tratada como merece. Temos um projeto que beneficiará a todos e tenho certeza que faremos a diferença”, disse o advogado. O pré-candidato a prefeito Neerias Cavalcante, de apenas 26 anos, é empresário e casado. Ele destaca que é de família cristã. O jovem se coloca na defesa de valorização do trabalho e da população de União.
PTB espera pesquisa para anunciar candidatura a prefeito
Por Arimatéa Carvalho
A decisão do ex-senador João Vicente Claudino de sair candidato a prefeito de Teresina pelo seu PTB se mantém. O partido encomentou pesquisa sobre intenção de votos na capital e, depois do resultado, vai anunciar o nome. A empolgação de João Vicente também provocou um efeito positivo na chapa de pré-candidatos a vereador, que faz esforços para que seja ele mesmo.
Nos bastidores, já se elencam nomes de vices. "Só posso adiantar ao Primeira Mão que será uma novidade maior ainda", disse um dos pré-candidatos.
A princípio, havia dúvidas se o PTB viabilizaria uma chapa forte de pré-candidatos. Quando isso aconteceu, o ex-senador tomou gosto por uma candidatura, que reforçaria ainda mais a chapa (eles esperam 3 vagas com JVC) e mexeria no cenário político da capital.
Tiago Vasconcelos pede apoio da bancada à MP de regularização de terra
Por Sávia Barreto
O superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Tiago Vasconcelos, tem pedido a colaboração da bancada do Piauí para a aprovação da Medida Provisória 910/2019, que estabelece novos critérios para a regularização fundiária de imóveis da União e do Incra. A regularização de que trata o texto inclui assentamentos ocupados até maio de 2014, com área de até 15 módulos fiscais. O governo argumenta que beneficiará cerca de 300 mil famílias. O módulo fiscal é uma unidade fixada para cada município pelo Incra, variando de cinco a 110 hectares.
“Entrei em contato com oito deputados federais e os três senadores para pedir esse reforço. Os maiores beneficiados no Piauí serão os agricultores familiares, além das fazendas com grandes produção de grãos, de posseiros para proprietários”, explicou Tiago à coluna. Vale lembrar que a MP caduca no dia 19 de maio, ou seja, a é urgente que se encontre apoio para sua aprovação.
O contra-ataque do Governo do Piauí contra as fake news
Por Sávia Barreto
O Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), está lançando uma página voltada exclusivamente para esclarecer assuntos que foram tratados como notícias verdadeiras. A ação se deve ao aumento da circulação de informações falsas relacionadas à doença Covid-19 e o risco que elas trazem ao próprio trabalho de prevenção.
Prudência e seriedade
Segundo o coordenador-geral de Comunicação do Governo do Estado, Allisson Bacelar, circulam informações falsas como máscaras contaminadas vindo da China, pessoas aplicando testes contaminados na população, carros alugados para o combate e até óbitos por outros motivos sendo registrados como Covid-19. “Informações falsas prejudicam o entendimento da população e a percepção do momento sério que estamos vivendo. É preciso prudência e seriedade para que todos possam agir da forma correta”, declarou Bacelar.
Ajude a combater as fake news:
Página – www.piaui.pi.gov.br/fakenews
Piauí Zap – (86) 99983-9751
Facebook – Governo do Piauí
Instagram – @governodopiaui
Twitter – @GovernodoPi
Venâncio segue passos de Flora e protocola projeto de defesa da mulher
Por Sávia Barreto
Seguindo os passos da mãe, deputada Flora Izabel (PT) – que tem muitos projetos na defesa da bandeira dos direitos da mulher - o vereador Venâncio Cardoso (PSDB), protocolou na manhã desta segunda-feira (4), na Câmara Municipal de Teresina, um projeto de lei que visa a instalação do “Programa de Atendimento Virtual às Pessoas Vítimas de Violência Doméstica”. O principal objetivo é registrar informações acerca dos atos de violência doméstica, para serem compartilhados com os órgãos competentes.
Não se cale
Para Venâncio a questão precisa ser discutida, pois com o isolamento social houve registro de aumento de casos de violência doméstica. O programa seria uma forma de dar condições seguras para realizar uma denúncia por meio virtual. “É um atendimento virtual, pois muitas vezes é impossível fazer uma denúncia presencial e por telefone pode não se tão discreto quanto o que a vítima precisa. O programa não deve se restringe a apenas as mulheres, acabei ampliando a ideia para abranger vítimas como: crianças, adolescentes e idosos. É uma forma de monitorar e usar o aparato da Prefeitura de Teresina para coibir qualquer tipo de violência”, explica Venâncio.
Ciro Nogueira rebate fake news com montagem de conversa com Firmino
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) rebateu as fake news que circularam este final de semana envolvendo uma conversa falsa entre ele e o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB). “Existe uma frase conhecida que diz que em tempo de guerra a verdade é sempre a primeira vítima. Infelizmente nessa guerra contra o coronavirus a verdade tem sofrido ataques das fake news. No nosso Piauí estão aproveitando o momento de crise para inventar mentiras, minimizar gravidade da situação em benefício próprio”, argumentou o senador.
Sem pé nem cabeça
Na montagem grotesta que circula em grupos de Whatsapp é mostrado um falso diálogo em que Ciro e Firmino comemoram o isolamento e falam em “quebrar o governo Bolsonaro”. Como se sabe, o Progressistas de Ciro deve ter participação na gestão de cargos importantes no Governo Federal. “Não sejamos ingênuos em acreditar em mentiras. A prova de que estamos no caminho certo é que Teresina e o Piauí estão conseguindo controlar a doença a duras penas devido a responsabilidade dos nossos gestores. Eu já destinei recursos para mais de 112 municípios e essa semana vamos destinar mais ainda. Antes de compartilhar qualquer conteúdo, verifiquem a credibilidade”, pontua Ciro Nogueira, em elogio indireto a Firmino Filho e Wellington Dias.
Comissão para fiscalizar gasto da Covid gera atrito da base com Jeová
Por Arimatéa Carvalho
Novo foco de tensão entre o Palácio da Cidade e o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar (MDB). A base do prefeito Firmino Filho (PSDB) acusa o presidente de ter aprovado a criação de uma comissão para fiscalizar os gastos do tucano no combate ao novo Coronavírus na capital e ter escolhido apenas nomes da oposição para integrá-la. Os vereadores Dr Lázaro (que propôs a comissão), Dudu (PT) e Joaquim do Arroz (MDB).
"Jeová aprovou a comissão, mas não pode colocar somente nomes da oposição. Os integrantes devem ser escolhidos em sessão plenária", afirma um dos parlamentares da base.
O blog entrevistou o presidente. "Eu vejo apenas um espírito permanentemente armado, pronto para a briga. Não é nada nada disso. A comissão foi criada, mas ainda não foi formada e vai ser democrática, com membros da base aliada. Ainda vamos definir em plenário", disse.
Jeová afirmou que cabe aos 29 vereadores fiscalizarem, independente de comissão, mas como ela foi proposta, houve a criação.
O clima esquentou nos bastidores e um dos vereadores da base falou ao blog que no momento da aprovação a maioria dos sinais de internet dos aliados do prefeito tinha caído. O presidente, por outro lado, fala que não ocorreu isso.
Com a proximidade do 4 de outubro e ainda da eleição para a presidência da Casa, os ânimos tendem a se acirrar semana a semana.
1 caso de Valença é do Maranhão, que tem enviado doentes ao Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O primeiro caso de Covid-19 em Valença é, na verdade, um caso importado do Maranhão. O ex-deputado federal Marllos Sampaio contou ao blog que foi feito teste na sexta-feira, 1 de maio, em um idoso vindo Maranhão e que tem familiares em Valença.
Ele já estava com sintomas havia 9 dias e apenas em dois dias em Valença foi para o hospital e testou positivo, sendo em seguida encaminhado para Teresina.
Os familiares de Valença foram identificados e estão sendo devidamente monitorados.
O idoso está em um leito de hospital de Teresina, mas estável.
Os gestores têm reclamado que o Maranhão tem encaminhando muitos casos de Covid-19 para o Piauí, tanto para Teresina quanto para cidades menores.