Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 411 de 665Firmino pede ajuda de vereadores para combate ao coronavírus
Por Sávia Barreto
A reunião do prefeito Firmino Filho com os vereadores de Teresina durou cerca de três horas e foi marcada pelo tom colaborativo, sem grandes críticas da oposição. Firmino pediu em especial o apoio dos vereadores auxiliando no diálogo com a população para esclarecer a respeito da necessidade de isolamento social e cuidados no combate ao coronavírus, além do direcionamento de emendas para a área da Saúde.
O tucano demonstrou preocupação com a disseminação de fake news sobre o coronavírus e foi cobrado sobre a reabertura comércio na capital. Firmino lembrou que é filho de comerciante e diz que sabe a pressão, o entanto, a saúde é a prioridade neste momento. Vale destacar que nesta quarta-feira, 29, na sessão da Câmara Municipal, será lido o decreto de crédito especial da Prefeitura de Teresina, com readequação de R$ 67 milhões.
Sessões presenciais da Câmara de Teresina devem voltar em maio
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (MDB), anunciou que a volta do funcionamento presencial das sessões da Casa vai acompanhar o decreto do prefeito Firmino Filho sobre a quarentena na capital.
Há a expectativa que Firmino flexibilize no mês de maio alguns setores e, portanto, a Câmara poderia voltar já em maio a reunir os parlamentares no plenário.
Piauí desenvolve respirador eficiente e mais barato
Por Arimatéa Carvalho
A startup piauiense Tron apresentou à Sesapi e à Fundação Hospitalar um protótipo de respirador mecânico pulmonar, de baixo custo e feito com materiais acessíveis, e que opera em diversos modos respiratórios. O projeto segue as normas da Associação Brasileira de Medicina e recebeu um feedback positivo da equipe médica do HGV e UESPI, que acompanharam a demonstração do equipamento.
O presidente da Fundação, Pablo Santos, avalia o projeto como inovador e totalmente viável para agilizar a aquisição de equipamentos para o enfrentamento ao Covid-19.
"O protótipo atende as necessidades iniciais das UTIs voltadas ao tratamento de pacientes com Covid, com um baixo custo e valorizando uma empresa piauiense. É uma alternativa muito pertinente", comenta.
Firmino recua e escritórios de contabilidade não vão mais abrir
Por Arimatéa Carvalho
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Regina Cláudia Soares do Rêgo Pacheo, foi informada por equipe da Prefeitura de Teresina, em reunião, que o prefeito Firmino Filho ainda avalia se deve publicar decreto sobre a abertura dos escritórios de contabilidade na cidade.
"Assim que tivermos posicionamento oficial emitiremos comunicado imediatamente", prometeu a contadora.
O blog apurou que o prefeito recuou na decisão devido à segurança da população e profissionais na pandemia, mas também por conta de pressões de outras categorias profissionais, como os advogados. A OAB pediu a reabertura dos escritórios de advocacia.
Assim, o tucano decidiu esperar um pouco mais.
73 bairros de Teresina tem casos de Covid-19; Jóquei lidera com 24
Por Arimatéa Carvalho
Teresina chegou a 271 casos de Covid-19 nesta segunda-feira (27), com nove mortes do total das 21 registradas em todo o Piauí.
Veja agora a distribuição dos casos por bairro da capital:
1° JÓQUEI CLUBE 24
2° ININGA 10
SÃO JOÃO 10
4° FÁTIMA 9
LOURIVAL PARENTE 9
6° ILHOTAS 8
GURUPI 8
8° VERMELHA 7
SACI 7
ITARARÉ 7
11° CENTRO 6
12° MORADA DO SOL 5
SANTA IZABEL 5
CRISTO REI 5
SÃO CRISTÓVÃO 5
MORROS 5
MOCAMBINHO 5
18° HORTO FLORESTAL 4
ANGELIM 4
BUENOS AIRES 4
VALE DO GAVIÃO 4
22° TODOS OS SANTOS 3
TRÊS ANDARES 3
RENASCENÇA 3
PRIMAVERA 3
SOCOPO 3
PEDRA MOLE 3
PARQUE IDEAL 3
VALE QUEM TEM 3
30° PARQUE PIAUI 2
PORENQUANTO 2
NOIVOS 2
SANTA MARIA DA CODIPI 2
CIDADE NOVA 2
MAFRENSE 2
PLANALTO URUGUAI 2
PROMORAR 2
RECANTO DAS PALMEIRAS 2
PIÇARREIRA 2
BELA VISTA 2
MONTE CASTELO 2
SÃO SEBASTIÃO 2
SANTO ANTONIO 2
44° MACAUBA 1
MATINHA 1
SÃO JOAQUIM 1
MEMORARE 1
MORADA NOVA 1
ÁGUA MINERAL 1
TABAJARAS 1
SANTA LUZIA 1
TABULETA 1
COLORADO 1
USINA LIVRAMENTO 1
MORRO DA ESPERANÇA 1
PORTO DO CENTRO 1
AROEIRAS 1
VILA OPERÁRIA 1
VILA SANTA CRUZ 1
CAMPESTRE 1
ZOOBOTÂNICO 1
MATADOURO 1
CABRAL 1
NOVO URUGUAI 1
PLANALTO ININGA 1
SANTA TERESA 1
PARQUE ALVORADA 1
ALTO ALEGRE 1
SANTA LUZ 1
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 1
SAMAPI 1
PIÇARRA 1
PARQUE BRASIL 1
Saiba os critérios do Governo para flexibilizar a quarentena no Piauí
Por Sávia Barreto
Na próxima quinta-feira, 30, vencem os decretos de quarentena implementados pelo governador Wellington Dias (PT). É nessa data, portanto, que Dias deve anunciar se irá prorroga-los ou flexibilizar o isolamento social para o combate ao coronavírus no estado. O secretário estadual de Comunicação, Allisson Bacelar, confirmou à coluna que esta semana é de foco no trabalho técnico para levantar como vai ser plano de retomada de atividades comerciais.
A coluna apurou que Dias não vai determinar de imediato abertura de alguns setores e sim estipular parâmetros. Se eles forem alcançados, ocorrerá liberação. Um dos pontos essenciais é que a curva de casos demonstre estabilização ou queda, com mais altas do que internações. Hoje, verifica-se aumento dos casos de infectados no estado. Além disso, a liberação deve ser gradual, por setores e áreas diferentes. O Governo ouve não apenas médicos e profissionais da saúde, mas também da segurança e setor comercial. Outro ponto importante é que estejam disponíveis testes em todos os municípios do Piauí.
Wellington tem contato diário com o setor empresarial alinhando as medidas e recebendo apoio de entidades como o Sebrae e a CDL. Casos pontuais, que destoam dessa linha, como o empresário Valdeci Cavalcante, são tidos como exceção.
Toda a lógica do trabalho do Governo gira em torno de cinco pilares: isolamento social, fortalecimento da rede de saúde, ações sociais, ações econômicas (abrir linha de crédito, reduzir ICMS, prorrogar desconto do IPVA, lançamento do aplicativo Piauí Delivery, entre outras) e segurança (fiscalizações barreira do estado, estabelecimentos, reforço policiamento nas ruas).
Júlio Arcoverde explica as condições para abertura da Alepi
Por Sávia Barreto
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Júlio Arcoverde (Progressistas), confirma à coluna que a Assembleia Legislativa irá focar em seguir as diretrizes do Governo do Estado e dos outros Poderes antes de voltar às sessões presenciais em meio a pandemia de coronavírus.
“Conversei com presidente Themístocles e acertadamente ele vai usar o parâmetro do Governo do Estado, conforme abertura de alguns órgãos. Vamos usar como parâmetro a abertura dos Tribunais de Justiça e de Contas. Isso também com olhar para Brasília, acompanhando quando Congresso terá sessões presenciais, observando essas condições no meio do mês de maio”, avaliou Júlio.
Venâncio e Edson Melo se reúnem com presidente da FMS
Por Sávia Barreto
Os vereadores tucanos Venâncio Cardoso e Edson Melo reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 27, com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Manoel Moura Neto, para levar demandas da população e colher informações a respeito do combate ao coronavírus na capital.
“As pessoas cobram da gente, elas estão respeitando o isolamento e querem saber o que a Prefeitura está fazendo. Visitamos o hospital de campanha que vai ser inaugurado pela PMT no setor de badminton da Universidade Federal do Piauí porque a Prefeitura está lutando para garantir as condições de quando você ou alguém próximo a você adoecer, ela possa cuidar como tem cuidado, com eficiência e muito zelo”, destacou Venâncio.
“Queremos saber as condições da PMT para poder flexibilizar volta de alguns setores da atividade econômica. Há pressão dos trabalhadores autônomos e classe empresarial. Vamos ver alguns setores que podem voltar à normalidade paulatinamente”, completou Edson Melo.
WDias fará live com ex-ministros da Saúde sobre combate ao coronavírus
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias participa hoje às 18h de uma live com três ex-ministros da Saúde: José Gomes Temporão (da gestão Lula), Alexandre Padilha e o senador piauiense Marcelo Castro (do governo Dilma). Todos médicos que vão discutir propostas e ações de combate ao coronavírus. A avaliação nos bastidores é que Wellington se coloca como personagem nacional em meio a essa crise, já tendo relacionamento constante com governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, além dos do Nordeste.
A live visa discutir com quem foi referência o formato de funcionamento do SUS e da máquina de Saúde para combater a pandemia. O Governo do Piauí cobra mais integração de níveis de trabalho do governo federal, com orientações uniformes para a União, estados e municípios. O ministro da Saúde, Nelson Teich, participou de uma live há cerca de uma semana com os governadores do país. Demonstrou ser solícito e passou o contato pessoal aos gestores. Desde então, no entanto, ainda não mostrou a que veio. Há grande expectativa sobre os próximos passos.
Pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PSOL anuncia desistência
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PSOL, professor Paulo Henrique, comunicou sua desistência de disputar o cargo depois a direção nacional do partido deliberou pela impugnação da filiação partidária dele, ocorrida no dia 3 de outubro do ano passado. "Correntes internas se insurgiram contra minha filiação, mesmo após o prazo de 30 dias previsto no estatuto do partido", disse. Ele não irá recorrer.
FICA NA POLÍTICA
O professor Paulo Henrique, que disputou vaga no Senado em 2018 pela Rede, agradeceu às correntes TLS e LRP, do PSOL, que o convidaram para se candidatar a prefeito. Ele permanece na política. "Analisando possibilidades e caminhos", afirma.