Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 416 de 665Entidades pedem que Firmino libere serviço contábil para funcionar
Por Arimatéa Carvalho
A detenção e multa aplicada ao gestor Landerson Carvalho na manhã de quinta-feira (16) provocou forte reação na categoria dos contadores. Ele é o administrador da empresa de contabilidade do contador Tertulino Passos.
Além de manifestações de solidariedade nas redes sociais, as entidades representativas dos contadores divulgaram solicitações que o prefeito Firmino Filho considere os escritórios de contabilidade como serviço essencial e permita seu funcionamento durante a quarentena.
A Associação dos Contadores e Técnicos em Contabilidades do Estado do Piauí (Ascontepi) divulgou nota em que critica o que considera excesso da prefeitura na fiscalização do cumprimento do decreto que impõe o fechamento do comércio e estabelecimentos de serviços não essenciais.
Já o Conselho Regional de Contabilidade informou que solicitou ao prefeito Firmino Filho, através de ofício encaminhado no dia 6 de abril, que os serviços contábeis fossem considerados essenciais e liberados.
O administrador Landerson Carvalho recebeu no escritório de contabilidade, que estava funcionando com alguns funcionários, equipes da Guarda Municipal e PM na quinta-feira. Eles disseram que o empresário teria de ir à Central de Flagrantes para fazer um termo circunstanciado de ocorrência (TCO). Landerson teve de pagar multa de R$ 3 mil. Os serviços contábeis não estão autorizados a abrir as portas na capital.
Átila lamenta saída de Mandetta e espera que Teich conduza retomada
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Átila Lira (Progressistas) lamentou a saída do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mas disse que era previsível diante dos embates entre ele e o presidente Jair Bolsonaro em relação ao isolamento horizontal.
"Ele fez um bom trabalho. Conduziu o país nessa pandemia e conseguiu mobilizar governadores e prefeitos. Acredito que o novo ministro deve seguir o isolamento, pois o mundo inteiro tem seguido isso", explicou o parlamentar.
Átila Lira afirma, no entanto, que o novo ministro (o oncologista Nelson Teich) terá de elaborar um plano de retomada das atividades cotidianas, levando em conta as informações sanitárias e as especificidades de cada região.
O deputado federal argumenta que o ministro terá de se sentar com os gestores e os representantes da iniciativa privada para estabelecer a volta das atividades, pois o isolamento não pode se estender indefinidamente.
A projeção de votos e vereadores eleitos por partido em Teresina;lista
Por Sávia Barreto
A coluna conseguiu a informação sobre a projeção de votos por partido na Câmara Municipal de Teresina. Os cálculos foram feitos por um influente vereador da capital após ouvir os colegas de cada sigla. Há algumas dúvidas e a matemática não considera naturalmente as surpresas que as urnas revelam apenas após serem abertas. Mas de todo modo esse é um norte de como deve ser o cenário eleitoral da capital no pleito de 2020. Não são poucos os partidos que vão tentar uma vaga extra nas “sobras”. A conferir.
PROJEÇÃO DE VOTOS POR PARTIDO PARA CÂMARA MUNICIPAL EM TERESINA:
COEFICIENTE: 15 MIL VOTOS
PSDB – 56 MIL VOTOS / VAGAS: 3,73 / SOBRAS: 14 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: 3
PROGRESSISTAS – 60 MIL VOTOS / VAGAS: 4 / SOBRA: 12 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: 4
PDT – 30 MIL VOTOS / VAGAS: 2 / SOBRAS: 10 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: 2
PMB – 15 MIL VOTOS / VAGAS: 1/ SOBRAS: 7.5 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: 1
PV – 15 MIL VOTOS / VAGAS: 1/ SOBRAS: 7.5 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: 1
AVANTE – 17 MI VOTOS / VAGAS: 1,33 / SOBRAS: 8.5 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: 1
PRB (REPUBLICANOS) – 25 MIL VOTOS / VAGAS: 1 / SOBRAS: 12.5 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: 2
DEMOCRATAS – 15 MIL VOTOS / VAGAS: 1 / SOBRAS: 7.5 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: 1
PSL – 30 MIL VOTOS / VAGAS: 2 / SOBRAS: 10 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: 2
PATRIOTA – 12 MIL VOTOS / VAGAS: 0,8 / SOBRAS: 6 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: PODE FAZER 1
MDB – 49 MIL VOTOS / VAGAS: 3,26 / SOBRAS: 12.250 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: 3
PT – 40 MIL VOTOS / VAGAS: 2,6 / SOBRAS: 13.3 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: 2
PSD – 30 MIL VOTOS / VAGAS: 2 / SOBRAS: 10 MIL VOTOS/ VAGAS CHEIAS: 2
PTB – 15 MIL VOTOS / VAGAS: 1 / SOBRAS: 7.5 MIL VOTOS/ VAGAS CHEIAS: 1
PSB – 15 MIL VOTOS / VAGAS: 1 / SOBRAS: 7.5 MIL VOTOS / VAGAS CHEIAS: 1
PL – 15 MIL VOTOS / VAGAS: 1/ SOBRAS: 7.5 MIL VOTOS/ VAGAS CHEIAS: 1
SOLIDARIEDADE – 30 MIL VOTOS / VAGAS: 2 / SOBRAS: 10 MIL VOTOS/ VAGAS CHEIAS: 2
PC DO B - 12.500 VOTOS / VAGAS: 0,83 / SOBRAS: 6.250 MIL VOTOS/ VAGAS CHEIAS: **
TOTAL DE VOTOS: 464.517 MIL
Oliveira: Rede privada tem de atender doentes se rede pública colapsar
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania) quer que a rede privada de saúde atenda os doentes com Covid-19 se a rede pública esgotar sua capacidade.
O projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa. O parlamentar defende que vivemos um momento de excepcionalidade e pessoas não podem morrer sem atendimento quando há leitos disponíveis em hospitais particulares.
O parlamentar está visitando famílias em povoados da zona rural de Miguel Alves que foram atingidas pelas enchentes no período chuvoso e também estão precisando de auxílio nesse momento de crise econômica.
Partidos burlam lei e tentam filiar nomes com data retroativa em THE
Por Sávia Barreto
Engana-se quem pensa que o fim do prazo de filiações para quem vai concorrer ao pleito deste ano encerrou definitivamente o troca-troca partidário. A coluna recebeu a denúncia de que os presidentes de partidos em Teresina estão registrando filiações com data retroativa na entrega de documentação à Justiça Eleitoral. O ato é ilegal. Quem já tem a chapa formada está indignado e caçando de volta os filiados, ameaçando denunciar quem tenta burlar as regras.
A coluna recebeu a denúncia de que um dos partidos que estariam fazendo filiações fora do prazo era o Republicanos. O vereador Levino de Jesus, presidente municipal em Teresina, disse que não procede.
Ciro Nogueira x Wellington Dias: novo round
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) postou a seguinte mensagem em seu perfil no Twitter: “Aprovo os cortes de despesas anunciados pelo governo do Piauí. Mas é preciso ampliar esses cortes e cessar gastos. É hora de enxugar a máquina administrativa, extinguindo ou fundindo órgãos com as mesmas atribuições. Agora, mais do que nunca, menos é mais”. Recado direto ao governador Wellington Dias (PT). Apesar disso, a coluna apurou que Ciro e W.Dias tem se falado praticamente todos os dias por telefone na articulação de recursos para combater o coronavírus no Piauí.
Prefeitos do Piauí fecham cidades temendo visitantes do Ceará
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Assunção do Piauí, Netinho, anunciou nas redes sociais que decidiu fechar completamente a cidade para visitantes devido ao risco de proliferação do novo Coronavírus. Ele tomou a decisão sobretudo porque a cidade é usada como porta de entrada de muitos cearenses, inclusive usando estradas de terra. Ele não é o único. Gestores de cidades de divisa com o Ceará, como Fronteiras, estão sob alerta vermelho.
COMUNICADO! O PREFEITO MUNICIPAL DE ASSUNÇÃO DO PIAUÍ, COMUNICA A TODOS OS HABITANTES DESTE MUNICÍPIO, QUE ATENDENDO...
Publicado por Antonio Luiz Neto Netinho em Quarta-feira, 15 de abril de 2020
Outros gestores, como o prefeito Venício do Ó, de Pimenteiras, também tomaram medidas mais rigorosas para conter a circulação do novo Coronavírus. A cidade tem um caso confirmado pela Sesapi. Ele quer que toda a população permaneça em casa por 14 dias, pois alega que a mulher que pegou a Covid-19 teve contato com dezenas de pessoas.
4 cearenses testam positivo para Covid em Fronteiras do Piauí
Por Arimatéa Carvalho
Uma família de cearenses participou de velório na cidade de Fronteiras, no Piauí. A Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras solicitou que 4 dos visitantes fizessem testes rápidos e eles concordaram. Todos deram positivo para Covid-19. Outros três moradores de Fronteiras também se submeteram à testagem, mas o resultado deu negativo.
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o caso ao blog. Procede. Segundo a Sesapi, os infectados já retornaram para o Ceará, mas as pessoas que tiveram contato com eles isoladas em Fronteiras. Nessa quarta-feira, o CIEVS vai mapear e divulgará à imprensa se há contaminados na cidade.
O secretário municipal de Saúde de Fronteiras, Alexander Lucena Sampaio, divulgou nota oficial confirmando os casos positivos dos cearenses e pedindo que haja isolamento social na cidade.
SOBRE O CASO DE SRN
A respeito do caso de Covid-19 confirmado em São Raimundo Nonato, a Sesapi esclarece ao blog uma mudança.
O caso de São Raimundo Nonato que foi notificado no boletim da noite do dia 14/02 na verdade é de Bonfim do Piauí. A UPA fez o tendimento, mas não colocou a naturalidade do paciente, que entrou no sistema como se fosse de São Raimundo Nonato.
CASO DE PIMENTEIRAS
O caso confirmado em Pimenteiras fez o prefeito Venício do Ó pedir que as pessoas fiquem 14 dias em isolamento em suas casas. Isso porque a senhora, segundo áudio do gestor, teve contato com pelo menos 50 pessoas.
Firmino faz live com prefeitos italianos sobre como enfrentar pandemia
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Firmino Filho participa nesta quarta-feira de live com prefeitos italianos de áreas duramente atingidas pela pandemia e também com o prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette.
A iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos, entidade da qual Firmino é o vice-presidente. Os prefeitos Giorgio Gori (Bergamo) e Antônio Decaro (Bari) vão falar de sua experiências no combate à Covid-19.
PARA ACOMPANHAR
A live de Firmino com os gestores italianos será às 11h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Facebook (FrenteNacionaldePrefeitos). Haverá tradução simultânea.
Projetos impedem preços abusivos e garantem merenda escolar
Por Arimatéa Carvalho
Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça, a deputada Flora Izabel (PT) aprovou dois projetos de leis que ajudam no combate à pandemia do novo Coronavírus.
Um deles proíbe o aumento de preços de produtos alimentícios e de higienização como sabão, álcool 70% e álcool em gel. O outro projeto trata da garantia da merenda escolar para os alunos das escolas públicas que estão com as aulas suspensas.
A deputada explica que os projetos vão agora para análise e votação nas comissões da Educação e da Defesa do Consumidor.