Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 425 de 665Marden: Audiência sobre salário sem a presença de professor não vale
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) criticou a audiência pública realizada virtualmente para discutir sobre o reajuste dos professores da rede estadual. O parlamentar ressaltou que havia um entendimento de que durante a quarentena não haveria sessões solenes e audiências públicas
Além disso, para ele não faz sentido ter uma audiência sem a participação dos maiores interessados, neste caso, os professores da rede estadual de ensino, através dos seus sindicatos.
"Não dá para entender, que municípios com menos recursos, como Oeiras, Piripiri e Uruçuí irão pagar o reajuste de 12,84%, de acordo com o governo federal e o Estado quer dar reajuste de 4,17%. Falta planejamento, falta vontade política e por isso sou contrário a essa proposta. Esse reajuste de 4,17% é considerado insignificante diante do reajuste federal. É preciso uma valorização maior dos professores e mais respeito a esses profissionais", frisou Marden.
Advogado que tiver Coronavírus vai receber R$ 1 mil de ajuda
Por Arimatéa Carvalho
A presidente da Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense, advogada Andréia Araújo, anunciou um alívio no bolso dos advogados nesses tempos de pandemia e faturamento em queda. "A diretoria da Caapi vai liberar R$ 1 mil para o advogado que testar positivo para o novo Coronavírus e atestar carência financeira", diz a advogada.
Ela explica que o dinheiro para os advogados doentes é oriundo de repasse extraordinário realizado pelo Conselho Federal da OAB, através do FIDA, para minimizar o impacto da pandemia diante da categoria.
Firmino sobre Ambev: Faz cerveja usando marketing com álcool em gel
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), resolveu endurecer com a fábrica de bebidas Ambev, instalada na Zona Sul de Teresina, depois que a empresa recorreu à Justiça para continuar produzindo cerveja. "Enquanto as pessoas estão morrendo, a Ambev quer mesmo é produzir cerveja, manter sua margem de lucro. O resto é marketing", estocou o tucano.
A Prefeitura considera que o álcool em gel que a Ambev diz produzir e doar para órgãos de saude é apenas um subproduto do resto de material decorrente de sua produção de cerveja. Ou seja, o produto a ser feito não o álcool em gel, mas a cerveja.
Nesse caso, o álcool está sendo usado como instrumento para justificar a produção de bebida alcoólica, além de sua distribuição. O prefeito avalia que neste momento é preciso ter senso de responsabilidade para com a saúde pública e com a preservação do interesse público.
A Ambev tem importância econômica na cidade, mas neste momento, de fato, o decreto de restrição das atividades na capital é mais relevante. É prioridade absoluta. O prefeito está certo.
A Prefeitura divulgou que não é contra a fabricação de álcool em gel, muito pelo contrário, mas continuar produzindo bebidas para distribuir aos revendedores está em desacordo com o decreto.
Guarda Municipal agora tem 400 agentes e reforçará fiscalizações
Por Arimatéa Carvalho
Instituição essencial para a fiscalização do decreto do prefeito Firmino Filho (PSDB) de isolamento social para combate ao novo Coronavírus, a Guarda Municipal acaba de ganhar um reforço e tanto. Na manhã de quarta-feira (1), o prefeito assinou a nomeação de todos os aprovados no concurso da Guarda.
Agora a corporação terá um total de 400 homens e mulheres, que irão reforçar as ações para preservar o isolamento social durante a pandemia do Coronavírus. A previsão é que o quadro chegue a 500 homens e mulheres ainda neste ano.
Firmino diz que pode suspender 100% do transporte urbano na capital
Por Arimatéa Carvalho
A Prefeitura de Teresina resolveu endurecer com o sistema de transporte de passageiros. Irritado com o que avalia como desrespeito e infringência às regras e medidas restritivas adotadas para a promoção do isolamento social, tão necessário e importante para a contenção do processo de contaminação pelo coronavírus, o prefeito Firmino Filho já está estudando a paralisação de todo sistema de transporte coletivo.
Está é uma medida das mais duras e radicais que pode ser tomada, mas a Prefeitura garante que está disposta a adotá-la pra preservar a saúde dos teresinenses e conter o avanço da contaminação em nossa cidade. O problema consiste em ônibus lotados, sem o distanciamento necessario entre os passageiros, além da falta de outras medidas de proteção.
W.Dias manda avião buscar testes de coronavírus que vieram da China
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias disse que vai mandar um avião buscar os testes rápidos para detectar infecção por coronavírus que comprou da China e que estão no Porto de Santos. Dias não quer esperar pela logística normal e vê isso como caso de urgência. Os 10 mil testes foram adquiridos há vários dias e estão demorando chegar pelos problemas de logística.
Ambev obtém liminar e poderá fabricar e distribuir bebidas em Teresina
Depois de uma empresa de call center ter conseguido liminar liberando o número mínimo de funcionários (100 por turno), agora foi a Ambev que obteve liminar no TJ contra o decreto do prefeito Firmino Filho que restringe as atividades comerciais e industriais na capital.
A fábrica de cerveja poderá produzir e distribuir bebidas alcoólicas em sua unidade na zona Sul da capital. O desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar decidiu favoravelmente à Ambev.
O decreto de Firmino proíbe a fabricação, distribuição e venda de bebidas alcoólicas durante a quarentena. Outras bebidas podem ser fabricadas e vendidas no atacado e varejo, como refrigerantes.
Veja a decisão [CLIQUE AQUI!]
Quem fica no lugar de Zé Filho e Paulo Lopes na Semjuv e SDU-Sul
Por Sávia Barreto
A coluna descobriu quem deve ficar no lugar do vereador Zé Filho na secretaria municipal de Juventude em Teresina. Deve ser um primo identificado como Lucas. Ele é filho do presidente da Câmara Municipal de Batalha. Já na Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul) é Paulo Roberto, que hoje ocupa o cargo de superintendente executivo de Paulo Lopes. Outras mudanças estão em curso, já que os vereadores que ocupam cargos ou os gestores que vão disputar as eleições precisam se desincompatibilizar dos cargos.
São Raimundo Nonato:Chico da Valda pode ser candidato a prefeito no PT
Por Sávia Barreto
Novidade na cidade de São Raimundo Nonato: Chico da Valda, ex-prefeito de Jurema (PT) pode ser candidato a prefeito em São Raimundo. Mas só será caso a prefeita não mantenha o PT como vice. Vale destacar que o PT não aceita o atual vice-prefeito, Beto Macedo, para buscar a reeleição com Carmelita de Castro, do Progressistas.
Júlio: já temos 560 vereadores e 90 prefeitos no Progressistas
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do Progressistas no Piauí, deputado estadual Júlio Arcoverde, fez um balanço no início da tarde de terça-feira (31) sobre as filiações ao partido e o novo mapa da sigla no Estado.
"Já temos 560 vereadores e 90 prefeitos e iremos crescer ainda mais até o final do prazo", avisa. O Progressistas recorreu ao STF para ampliar o prazo de filiação partidária, que se encerra na sexta-feira, dia 3 de abril.
Em Teresina, o vereador Stanley Freire se filiou ao Progressistas. Não houve solenidade, pois Stanley é paciente renal crônico e está no grupo de risco para o novo Coronavírus.
Stanley, segundo apurou a jornalista Sávia Barreto, vai votar no pai, apresentador de TV Silas Freire, para a Prefeitura de Teresina e isso foi acertado com a cúpula do Progressistas, partido que indicará o vice na chapa do prefeito Firmino Filho (PSDB).