Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 427 de 665Evaldo filia Gustavo Gaioso ao Solidariedade
Por Sávia Barreto
O presidente estadual do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes, realizou mais uma filiação na sigla. Dessa vez foi o vereador da capital Gustavo Gaioso. “Com a filiação ao Solidariedade o vereador apenas confirmou a permanência no nosso grupo político que já tem como parlamentares eu e a deputada Marina. Com a filiação de Gustavo e Fabio Dourado, agora o SD tem dois parlamentares na Câmara Municipal de Teresina”, destaca Gomes.
Professor da UFPI internado com suspeita de Covid-19 esteve no Rio
Por Arimatéa Carvalho
A Universidade Federal do Piauí (Ufpi) informou na tarde de segunda-feira que o professor Cleanio da Luz Lima, 40 anos, foi internado com problemas respiratórios.
Cleanio é professor, doutor em Física, pesquisador do CNPQ e esteve no Rio de Janeiro no último dia 13 participando de uma banca de pós-graduação. Ele retornou a Teresina no dia 14.
Segundo a Ufpi, o professor procurou um hospital, mas foi liberado com quadro de gripe. Na última quinta-feira (26), ele foi internado no Hospital da Unimed e realizou exame para a Covid-19.
A Ufpi garantiu ainda que todas as medidas estão sendo adotadas e que aguarda o resultado do exame, que ainda não saiu, segundo a instituição.
O Hospital Unimed Primavera divulgou nota sobre o estado de saúde do professor.
Maurício é o candidato dos Flávios contra Joel e Avelino em Floriano
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Vereadores de Floriano, Maurício Bezerra, que rompeu com o prefeito Joel Rodrigues (Progressistas), será candidato a prefeito da Princesa do Sul pelo Republicanos, dos deputados Flávio Nogueira e Flávio Júnior. Ele trocou o Progressistas pelo novo partido dos Flávios e vai assumir o controle da sigla na cidade.
Maurício terá o apoio do PSD e PTC, mas conversa com outros grupos. O vice na chapa pode sair de um do aliados. Um dos nomes é do vereador Flávio Henrique (PSD). O ex-candidato a prefeito de Floriano em 2016 pelo PT, Didi da Loteria, também fechou com Maurício.
Em Floriano, hoje, existem sete pré-candidatos a prefeito, mas até as convenções esse número deve ficar reduzido a três: o atual prefeito, Joel Rodrigues, o presidente Maurício e o ex-secretário estadual Avelino Neiva, que disputará pelo PTB com o apoio do ex-senador João Vicente.
Fábio deixa Segurança nesta semana e Coronel Rubens assume a pasta
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, deixa o cargo esta semana por conta de sua pré-candidatura a prefeito de Teresina em 2020 pelo PL. O ex-secretário e ex-comandante geral da Polícia Militar, coronel Rubens Pereira, será o novo secretário da pasta.
Fábio reassume o mandato de deputado federal em Brasília. Assim como o pré-candidato a prefeito Fábio Novo, do PT, que é deputado estadual e reassumirá na Assembleia, Abreu volta ao Legislativo. Com a volta de Fábio Abreu à Câmara, o deputado federal Paes Landim, que é suplente, desocupa a vaga.
Pablo anuncia R$ 2,4 milhões para o Hospital Regional de Picos
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Fundação Hospitalar do Piauí (Fepiserh), Pablo Santos, anunciou que o Ministério da Saúde aprovou a liberação de R$ 2,4 milhões para o Hospital Regional Justino Luz, de Picos.
Ele explica que os recursos serão direcionados ao custeio de quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população.
“Batalhamos pela aprovação desses recursos e vamos tornar o Hospital Justino Luz a porta de entrada para a rede de urgência e emergência, beneficiando não apenas Picos, mas todos os municípios que fazem parte daquela região do Vale do Guaribas”, diz Pablo Santos, ressaltando que a liberação desses recursos chega em um momento importante, em especial, por reforçar as ações de combate à pandemia do coronavírus no estado.
Além de recursos na área de custeio, o gestor adianta que a Fundação já está com projeto no Ministério da Saúde solicitando recursos para investimentos em reforma e compra de equipamentos, dentre outras ações. “O Justino Luz é um hospital regional de referência e atende a cerca de 50 municípios, oferecendo serviços de obstetrícia, ortopedia, radiologia, emergência clínica, cirurgia geral, pediatria, dentre outros. Atualmente, conta com 10 leitos de UTIs. Não tenho dúvidas da importância desses investimentos”, pontua Pablo Santos.
O presidente da fundação esclarece ainda que o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, do recurso ao Fundo Municipal de Saúde de Picos, em parcelas mensais, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.
A portaria de nº 564 março/2020 foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (30), e já entra em vigor a partir da data de publicação.
Lojas de autopeças, de material de construção e oficinas podem abrir
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, publicou decreto na segunda-feira (30) flexibilizando o funcionamento do comércio ao permitir que alguns setores específicos passem a funcionar. Lojas que vendem auto-peças e lojas de material de construção podem abrir a partir de agora.
Oficinas mecânicas e lojas de material agropecuário também estão autorizados a abrir a partir desse novo decreto. Diversos setores industriais essenciais também podem operar, como os de embalagens, irrigação e construção civil para obras de saneamento e saúde.
Empresas que fornecem terceirizados, concessionárias de veículos (somente oficinas), locadoras e transportadoras também podem abrir ao público.
Distribuidoras de bebidas podem funcionar, mas sem vender bebidas alcoólicas. Distribuidoras de gás estão autorizadas a funcionar pelo decreto do prefeito.
Idoso de 88 anos e mulher de 73 anos morreram na quinta, dia 26
Por Arimatéa Carvalho
O casal de idosos que morreu de Covid-19 em Teresina faleceu ainda na quinta-feira, dia 26 de março, mas os exames confirmaram o diagnóstico somente hoje, domingo (29).
A Secretaria de Estado de Saúde confimrou os dois novos óbitos no Piauí. As vítimas são um homem de 88 anos e uma mulher de 73 anos, que estavam internados em um hospital privado de Teresina.
Com mais estes dois casos, chegam a três as mortes confirmadas com Covid-19 no estado. O outro caso foi do prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia, de 57 anos.
Órgãos de saúde estão monitorando toda a rede e histórico social dos novos casos a fim de identificar casos suspeitos e aplicar as medidas de contenção necessárias.
Em caso de suspeita, a Sesapi orienta as pessoas a procurarem uma unidade de pronto atendimento ou a ligarem para o Centro de Informações em Vigilância em Saúde (CIEVS), no número 3216-3606. De acordo com boletim divulgado na noite deste domingo (29), a Secretaria da Saúde anunciou que o estado tem 16 casos confirmados de Covid-19. O número de suspeitos é 213 e de casos descartados 317.
Vítimas de Covid em Teresina eram marido e mulher, com mais de 70 anos
Por Arimatéa Carvalho
A Prefeitura de Teresina divulgou que as duas vítimas fatais de Covid-19 na capital tinham mais de 70 anos de idade e formavam um casal (ele tinha 88 anos e ela, 73). Os dois idosos foram infectados por outras pessoas que moram na capital, ou seja, houve transmissão comunitária. Elas tiveram contato com alguém que já tem o vírus em Teresina. Eles morreram ainda na quinta-feira, dia 26, em hospital particular da capital.
O prefeito Firmino Filho aproveita para reforçar o apelo aos teresinenses: fiquem em casa. "A contribuição de todos será decisiva neste momento. Às famílias, nossas sinceras condolências", disse.
O número de casos suspeitos em Teresina é de 168 e os confirmados, 14. Há pessoas em estado grave internados em UTIs da cidade.
Teresina tem 2 primeiras mortes por Covid-19 e há casos graves em UTIs
Por Arimatéa Carvalho
O secretário de Governo da Prefeitura de Teresina, jornalista Fernando Said, confirmou ao blog que morreram duas pessoas com Covid-19 em Teresina. Esses são, portanto, os dois primeiros óbitos na capital desde o início da pandemia. Com a morte do prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT), sobe para três o número de mortes no Piauí.
Segundo o secretário, há outros pacientes em estado grave em UTIs da capital. "Isso é muito sério. Precisamos conscientizar as pessoas a ficarem em casa", apela Fernando Said.
"Precisamos ainda do apoio e consenso de todos para as medidas restritivas", completou Said. O anúncio das duas primeiras mortes em Teresina foi feito pelo próprio prefeito Firmino Filho (PSDB) em seu perfil na rede social Twitter.
Themístocles nega ter pedido reabertura do comércio no Piauí
Por Sávia Barreto
Em relação ao requerimento que trata sobre Monção de Apelo objetivando alterações pontuais nos decretos n 18.901 do Governo do Estado e 19.540 do Município de Teresina, de março de 2020, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho enfatiza que não há nenhum documento assinado por ele que solicita a reabertura do comércio em geral.
“Eu não assinei nenhum requerimento sobre isso. É apenas o meu pensamento, minha opinião. As lojas que vendem produtos que resolvem problemas hidráulicos e elétricos devem ser abertas para que se vendam matérias para resolver problema de água e luz, se houver. Se um problema acontecer onde o cidadão vai comprar material para resolver o problema? Esta é minha opinião nesse departamento até porque já existe isso em outras capitais, mas o funcionamento será definido pelo governo, pelo Executivo”, detalha o parlamentar.
Ele explica que se as lojas forem abertas é necessário que usem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e que se mantenha o número máximo de 50% do seu quadro de funcionário, para que possam assim desenvolver suas atividades, podendo até mesmo fazer rodízio dos seus colaboradores.
O parlamentar reforça que o avanço avassalador da pandemia faz com que a intensificação do isolamento social e preservação da população piauiense frente ao avanço do COVID-19 se torne necessário. Ele indaga que “se der um problema elétrico e hidráulico, como se resolve? Esse é o meu ponto de vista porque o cidadão não pode ficar sem água e sem luz”, pontuou o deputado Themístocles Filho.