Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 436 de 665Firmino reúne secretários e anuncia medidas; aulas estão suspensas
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, suspendeu por 15 dias aulas nas escolas municipais e definiu medidas para conter o coronavírus. Criar uma rede de proteção para controlar a transmissão. Foi com esse objetivo que o prefeito Firmino Filho se reuniu na tarde de segunda-feira com gestores municipais para consolidar um plano de ação para a cidade no que diz respeito à prevenção ao covid 19.
Durante a reunião ficou decidido que as aulas nas escolas municipais serão suspenas por 15 dias a partir desta quinta-feira (19). Também foram definidas medidas nas áreas da saúde e outros serviços ofertados pela Prefeitura de Teresina.
Fábio chama Kalina Rameiro para revitalizar Central de Artesanato
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Cultura anunciou que a mais famosa artista plástica e designer do Piauí, Kalina Rameiro, irá ajudar a revitalizar a Central de Artesanato Mestre Dezinho.
"Ela vai nos ajudar a dinamizar a Central de Artesanato, criando conceitos para as lojinhas, sugerindo peças e produtos e na criação de um catálogo com peças do artesanato piauiense", enumera Fábio. "Vai fazer a ponte com artesãos para agregar valor à produção", explica. É o caminho que outros polos produtores de artesanato seguiram para agregar valor ao que é feito.
Presidente de sindicato contesta investigação de prefeito
Por Arimatéa Carvalho
O blog anunciou que o prefeito de Nazária, Osvaldo Bonfim (PT), pediu orientação ao Ministério Público para abrir processos administrativos para apurar faltas em excesso de professores da rede pública municipal.
A presidente do Sindicato dos Professores, Danyelle Ravenna Lopes de Sousa, entrou em contato com o blog para colocar o ponto de vista da entidade sobre a investigação proposta pelo prefeito:
"Sexta-feira (13/03/2020) o prefeito de Nazária, senhor Osvaldo Bonfim foi a um meio de comunicação para relatar que acionou o Ministério Público contra os professores que faltam demais. Nós achamos corretíssimo e tem todo nosso apoio. No entanto, algumas denúncias parecem equivocadas. Ouvimos o depoimento de uma professora que seu nome saiu numa lista de frequência com faltas até dia 02 de novembro – feriado nacional – dia dos mortos. Outro professor relatou que na lista constava falta no turno da tarde, sendo que o mesmo só trabalha no turno da manhã e noite, no horário da tarde ele é lotado em outra instituição. Essa lista de frequência foi compartilhada de forma insolente em rede social, denegrindo a imagem de profissionais que fazem o possível para cumprir com suas obrigações, sofrendo, muitas vezes, até violência psicológica e assédio moral, como uma professora que relatou que sofreu ameaças por aparecer em reportagem, na TV clube, ao denunciar a falta de livro didático.
Claro que sabemos que há professores (assim como outros profissionais), em todo lugar, que não exercem suas funções de maneira digna, sendo assim, os alunos são prejudicados. Esses profissionais merecem e tem que ser punidos por tais atitudes. Isso é indubitável!
Todavia, já que estamos falando sobre denúncias, é mister dizer que os professores de Nazária enfrentam inúmeros desafios. Só para citar alguns: Não temos condições decentes de trabalho, nas escolas faltam materiais pedagógicos; não tem computadores (quando tem falta manutenção); na maioria das escolas, as impressoras não funcionam; faltam livros didáticos; as salas não têm ventilação, nem iluminação adequada; não tem acessibilidade, alunos com deficiência sofrem com a falta de rampas de acesso para cadeiras de rodas e banheiros adaptados; a quantidade de profissionais, algumas vezes, não é suficiente para suprir a necessidade; professores sofrem, com frequência, assédio moral nas escolas, tendo inclusive que se afastar de suas atividades por problemas de saúde como depressão, crise de ansiedade, etc. ; não tem segurança, professores já tiveram armas apontadas por bandidos dentro das escolas.
Enfim, são muitos problemas. No entanto, a responsabilidade da qualidade educação é colocada apenas nas costas do professor. Como se esse profissional tivesse que fazer milagres para alcançar seus objetivos. Somos, a todo o momento, desvalorizados, desrespeitados e massacrados. Infelizmente, alguns gestores não fazem ideia do que seja GESTÃO DEMOCRÁTICA.
O senhor Osvaldo Bonfim alegou que a prefeitura concedeu aumento no piso dos professores e tem investido na melhoria das instalações. Gostaríamos de saber onde está realizando essa melhoria, já que a maioria das escolas a estrutura é precária. Temos sim uma realidade lamentável.
Não podemos falar em qualidade da educação sem garantir condições de trabalho para o professor, respeito e valorização profissional. Seria, no mínimo, muita incoerência. Não adianta garantir 200 dias letivos para o aluno, se as escolas não possuem estrutura satisfatória, não tem recursos. É pura hipocrisia, nada além. Como tão bem afirmou nosso patrono da educação Paulo Freire: “É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que num dado momento, a tua fala seja a tua prática”.
Então, vamos juntos cada um fazer sua parte, cumprir com suas obrigações, cada um cuidando do que está ao seu alcance".
Lançamento de Simone Pereira empolga pré-candidatos a vereador do PSD
Por Sávia Barreto
Simone Pereira é a primeira mulher a colocar o nome à disposição para concorrer à prefeitura de Teresina nas eleições deste ano. O evento do lançamento de seu nome foi movimentado e ela animou os militantes na manhã de ontem. O clima era de celebração pela “saída caseira” do PSD após a decisão do deputado Georgiano Neto declinar da disputa pelo comando do Palácio da Cidade.
Com um candidato a prefeito, a chapa proporcional tem bem mais chances, tanto que o ex-vereador Antônio José Lira celebrou as pazes com a vereadora Cida Santiago. “Vou conhecer mais e melhor cada palmo dessa cidade e vamos levar uma mensagem verdadeira à população. Não vamos ganhar a eleição com falsas promessas”, frisou Simone.
PREÇO X VALOR
Tiago Vasconcelos, que coordena a chapa do PSD, respondeu às especulações de que nomes importantes do grupo deixem a legenda: "Dialogar faz parte do processo. Começamos esse trabalho na frente, eles dormiram no ponto. Eles tentam levar nossos candidatos colocando preço, mas nossos candidatos têm valor, são pessoas sérias", pontuou Vasconcelos.
Os políticos e o dilema do alcool em gel
Por Sávia Barreto
Corredores mais vazios, sessões rápidas e álcool em gel nos gabinetes são algumas das mudanças já sentidas na Assembleia Legislativa do Piauí e na Câmara Municipal de Teresina. Prefeitos que estão em busca de recursos de emendas para os festejos e comemorações de aniversário das cidades que comandam estão recebendo a recomendação de “aguardar” a epidemia de coronavírus refluir.
Álcool em gel
Como muitos deputados costumam viajar para o exterior - nem todas as viagens são divulgadas nas redes sociais - a preocupação ganha tons extras. Os políticos confidenciam que é difícil seguir a recomendação de utilizar álcool em gel nas mãos após contato com o eleitor, pois o gesto pode ser interpretado como repúdio à população.
Os nomes do Cidadania para indicar como vice em Altos
Por Sávia Barreto
O Cidadania reivindica indicar o candidato a vice-prefeito na Cidade de Altos. O presidente estadual do Cidadania e pré-candidato a vereador em Teresina, Celso Henrique, participou do ato de consolidação da chapa de pré-candidato vereadores(as) com a apresentação de 20 nomes. O Cidadania pretende indicar o vice-prefeito no grupo da prefeita Patricia Leal. Os nomes postos são os de José Wilson, secretário de Obras e Anison Almeida, atual secretário de Finanças.
Ciro anuncia que PP suspenderá eventos por causa do coronavírus no PI
Por Sávia Barreto
O Progressistas vai cancelar a agenda de eventos no Piauí por conta do risco de coronavírus. A informação foi confirmada pelo senador Ciro Nogueira. “Em momentos como esse temos que contribuir para garantir o cuidado com o nosso povo. Por essa razão o Progressistas está suspendendo a partir de agora todos os eventos públicos com grande número de pessoas em todo o estado”, explicou Ciro.
Seriam mais de 30 municípios a serem visitados em eventos de filiação pelo senador e comitiva apenas no Piauí até o dia 04 de abril. “Tão logo passe esse momento preocupante as datas serão remarcadas”, frisou.
Covid-19: Themístocles restringe sessões solenes e audiências na Alepi
Por Sávia Barreto
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio, reuniu-se pela manhã com os deputados estaduais e anunciou que a Casa Legislativa vai suspender sessões solenes e audiências públicas por conta do coronavírus. As sessões no plenário seguem normalmente, mas já é possível observar um esvaziamento nos corredores da Alepi. O presidente também recomenda que o público acompanhe as sessões on-line, pela TV ou rádio, evitando ir à sede do Poder Legislativo se for possível.
“Conversamos com vários parlamentares, não existe nenhuma restrição deles. E estamos acompanhando o que estão fazendo outros órgãos como o Judiciário, Tribunal de Contas... e vamos tomar essa cautela. Por que não escutarmos os médicos, que são as pessoas que mais entendem a respeito desse problema?”, pontuou Themístocles à coluna, acrescentando que a Alepi publicará ainda nesta segunda-feira, até 20h, o ato destacando as mudanças a serem feitas. “E se for preciso redimensionar, faremos isso”, completou.
Governo suspende aulas e recomenda que rede privada faça o mesmo
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias, reunido na manhã desta segunda-feira, dia 16 de março, com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, no Palácio de Karnak, resolveu suspender as aulas na rede pública por 15 dias e recomendar que as redes municipais e privada façam o mesmo. A decisão leva em conta o risco de transmissão do novo Coronavírus. Além das aulas, os eventos públicos promovidos pelo Governo do Estado também estão cancelados.
Leia o decreto oficial do governo na íntegra
De acordo com Wellington, a orientação não é motivo para pânico, mas há a necessidade de trabalhar ações de prevenção junto aos municípios. “É preciso agora muita responsabilidade e, ao mesmo tempo, também trabalhar com aquilo que já se conhece sobre o coronavírus. Fizemos uma importante agenda com o prefeito Jonas Moura, a fim de fazer uma integração maior com os municípios. Daqui para frente, teremos um sistema de ampliação da qualificação de pessoal semanal, especialmente da área de Saúde, para a necessidade de trabalhar o tema em cada município. A Secretaria da Saúde vai disponibilizar uma videoaula, na qual tecnicamente se coloca o passo a passo para a forma correta de trabalhar, desde a parte ambulatorial até a parte clínica. Ao mesmo tempo, queremos trabalhar, em cada município, para que as pessoas com esse conhecimento possam ocupar os meios de comunicação e repassar as informações corretas para a população”, afirmou Dias.
O secretário de Estado de Governo, Osmar Júnior, reiterou as orientações contidas no decreto. “Estabelecemos ações governamentais, mas que dependem principalmente do comportamento das pessoas. Essas restrições indicadas partem, primeiro, da própria administração pública, onde estão suspensos todos os eventos que reúnam mais de 50 pessoas em um local fechado, e que suspende também eventos em locais aberto com mais de cem pessoas em locais abertos promovidos pelos Governo do Estado, recomendação que se estende a eventos promovidos tanto pelos órgãos públicos quanto por empresas privadas. Ficou decidida ainda a suspensão das atividades de ensino na rede pública estadual como uma medida de reduzir o contato entre as pessoas. Por fim, há no decreto a recomendação em relação aos procedimentos nos órgãos públicos e também de orientação para as pessoas. Essas são medidas que visam combater a expansão da contaminação”, afirmou o gestor.
O presidente da APPM mostrou-se preocupado com a situação e confiante de que, com o apoio do Governo do Estado, os municípios estarão preparados. “A intenção é que a gente possa alinhar as ações do governo federal e Governo do Estado junto aos municípios. Tive a iniciativa de pedir ao governador essa conversa exatamente para estarmos atualizados, saber como vamos proceder. Definimos com o secretário da Saúde as teleconferências toda semana, além do fornecimento de material básico para aqueles que estarão na linha de frente do atendimento e também, já aproveitando a presença do secretário Rafael Fonteles, para nos juntarmos ao Fórum de Governadores e à Confederação uma forma de nos prevenirmos na questão financeira. Obviamente, a questão em pauta aqui é a Saúde, mas a questão financeira vem como consequência desse problema. Então, estamos confiantes de que o Piauí vai enfrentar isso de cabeça erguida”, frisou Jonas Moura.
Assim como Firmino, Luciano Leitoa adia lançamento de Dinair
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Timon (MA), Luciano Leitoa, suspendeu o evento público no qual anunciaria a secretária municipal de Educação, Dinair Veloso, como sua pré-candidata a prefeita de Timon (MA) em 2020. O ato, que deveria reunir milhares de pessoas, aconteceria no dia 20 de março.
O lançamento da pré-candidatura de Dinair seria realizado na sede do PDT na cidade maranhense, mas Luciano segue a orientação nacional para evitar grandes aglomerações de pessoas.
Em Teresina, o prefeito Firmino Filho (PSDB) também adiou o evento de lançamento da pré-candidatura do secretário de Educação, Kléber Montezuma, que aconteceria na terça-feira, dia 17, no Clube dos Cem, na Zona Sul da capital.
Um novo evento, mais discreto, na sede do PSDB, está marcado para o dia 23 de março.
Assim como em Teresina, Timon terá a gestora da Educação como aposta para a sucessão do prefeito.