Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 443 de 665Todos querem a CCJ: disputa por comissões na Alepi
Por Sávia Barreto
A definição das comissões temáticas da Assembleia Legislativa está em impasse. O PT quer presidir a Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, que é a mais importante da Casa, e também a comissão de Administração. O deputado Francisco Limma seria o nome indicado para a CCJ. Os petistas alegam que o partido tem a maior bancada da Alepi, contando com os suplentes. “Naturalmente o PT reivindica alguns espaços, até mesmo pela proporcionalidade. Nosso bloco tem 10 deputados. Mas isso será uma construção a ser feita”, ponderou Franscisco Costa, líder do Governo na Alepi.
Pera bem aí
Mas o acordo fechado no ano passada contava com um revezamento do Progressistas com o MDB. Esse era o ano do MDB, com Henrique Pires assumindo a Comissão. As comissões precisam ser formadas até a próxima semana e esses dias devem ser de muita conversa para que não ocorra disputa pública. Há dúvidas também sobre outras comissões, como a de Saúde, que foi palco de atuação forte da oposição com a deputada Teresa Britto na presidência.
Fim da novela Lobão:acordo com PSB e James Guerra garantiu permanência
Por Sávia Barreto
“Fizemos um acordo e o vereador Lobão continuará no MDB e apoiará o Dr. Pessoa”, informou o deputado João Mádison à coluna, dando o ponto final à novela envolvendo Luís Lobão no MDB, cujo processo de expulsão já havia iniciado. A solução passou pelo PSB: o delegado James Guerra – que iria disputar uma cadeira de vereador em Teresina pelo MDB - agora será o candidato com apoio de Robert Rios e de João Madison pelo PSB. Ontem Wilson Martins esteve na Assembleia Legislativa fechando esse acordo e também a data de filiação de Robert Rios no PSB: será no dia 20 de março.
Pablo e Marcelo tratam de projeto que beneficia fundações
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Pablo Santos (MDB) e o senador Marcelo Castro (MDB) se reuniram em Brasília para tratar sobre o projeto que regulamenta fundações hospitalares. O senador pode ser o relator do PL na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Pablo preside a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares e explica que a reunião foi uma iniciativa sua, que contou com a participação do presidente da Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (ANFES), Alisson Sousa, e do procurador jurídico da Fundação, Rafael Neiva.
Durante o encontro, o senador, que também é presidente da Comissão de Orçamento do Senado, apresentou interesse em ser o relator do PLS 347/2018 na CCJ. Pablo explica que as fundações poderão atuar em nove diferentes âmbitos, incluindo saúde, com o objetivo de garantir maior efetividade e agilidade na prestação de serviços públicos à comunidade.
O projeto que busca regulamentar as áreas de atuação das fundações públicas do direito privado no país sofreu alterações e está aguardando redistribuição de relatoria desde a saída do senador Flávio Bolsonaro da Comissão.
Amarante receberá recursos do Idepi
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí- Idepi, Leonado Sobral, e o prefeito de Amarante, Diego Teixeira, selaram parceria para investimentos em infraestrutura no município, dentre eles, mobilidade urbana.
W. Dias, Ciro e Marcelo juntos em S.R. Nonato
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) e o senador Marcelo Castro (MDB) vão prosseguir juntos em São Raimundo Nonato neste ano. O PT vai indicar o vice da prefeita Carmelita Castro, que tenta a reeleição. E deve manter o atual, Beto Macêdo. A vaga era disputada também pelo MDB.
O MDB permanece no grupo mesmo sem a indicação da vice, pois é adversário histórico da oposição, da família Ferreira.
O advogado Rony Samuel se encontrou com W. Dias na terça-feira e comunicou que será candidato a vereador pelo Progressistas. O governador apoiou a decisão. Rony é um dos novos rostos da política na região.
Enzo Samuel diz que vai aguardar “tempo de Deus” para definir sigla
Por Sávia Barreto
O vereador Enzo Samuel diz que vai “aguardar o tempo de Deus” e ter “muita fé” para definir seu destino partidário após dificuldades no PC do B, seu atual partido, e no Solidariedade, sigla que ele conversava sobre se filiar. Apesar do PSDB querer Enzo em seus quadros, a avaliação é de que ingressar no partido de cunho liberal seria a morte política para o quase ex-comunista. Um destino possível seria o PDT – da base, mas com viés puxando à esquerda - mas seria preciso que os pré-candidatos do grupo aceitassem Enzo, o que hoje ainda é difícil.
Base espera que Firmino saque nome surpresa após repercussão de Kléber
Por Sávia Barreto
Surprise!
Fonte da base de Firmino Filho confidenciou que não acredita realmente que Kléber Montezuma será o candidato tucano a constar nas urnas em outubro. Na avaliação desse político, ao soltar agora o nome de Kléber e ter uma recepção desanimadora dos aliados, além da cisão com Charles Silveira, Firmino poderia resolver a situação sacando um “nome novo” mais na frente: Evandro Hidd. Que, por sinal, está bem quieto. Ou o ex-prefeito Sílvio Mendes.
O velório
Olhares cabisbaixos, poucas palavras e um ar de tristeza. Só faltou o choro. Os corredores da Câmara Municipal de Teresina estavam particularmente tensionados com a informação de que Kléber Montezuma é o candidato do prefeito Firmino Filho. É que Kléber é mais duro no trato com lideranças políticas.
Para completar o clima de velório, Charles Silveira, o queridinho dos parlamentares, pisou na Câmara e, em conversas reservadas com vereadores, teria sinalizado que não vai mover uma palha para a campanha tucana. Publicamente, no entanto, ele falou em união.
Chorôrô por tempo limitado
Charles foi avisado por Firmino ainda na quinta-feira passada após o Carnaval. Já o senador Ciro Nogueira foi avisado hoje pelo próprio Firmino, em Brasília. Vereador experiente disse: “Se quando estão animados os vereadores não pedem voto para o candidato a prefeito, imagine desanimados. Eleição em primeiro turno é para vereador. No segundo turno é que é a eleição de prefeito mesmo”. Mas outro político com vivência em eleição garante que o chorôrô não dura 15 dias e logo logo os vereadores vão estar pulando com sorriso no rosto no palanque de Kléber.
Firmino sai de reunião com Ciro elogiando Kléber, mas adiando anúncio
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), saiu da reunião com o senador Ciro Nogueira em Brasília falando que só anuncia oficialmente o nome do seu pré-candidato à Prefeitura no final da manhã do dia 17 de março. A jornalista Ranyele Veloso conversou com ele após o encontro. "Ele citou Kléber Montezuma, Sílvio Mendes e outros nomes do secretariado, mas afirmou que o anúncio é na manhã do dia 17", relata Ranyele.
No entanto, Firmino elogiou muito Montezuma: ele disse que o secretário da Educação tem um perfil muito bem aceito pela população e é responsável pela área da prefeitura que se tornou orgulho da cidade. "Muito nos honraria se ele fosse o candidato", disse Firmino.
Já Ciro Nogueira reafirmou que ter o vice na chapa não é a condição para apoiar o candidato do PSDB.
Firmino volta de Brasília apenas no domingo, fica em Teresina na segunda (dia 9) e já viaja novamente na terça a Florianópolis, só retornando no final de semana seguinte. Havia expectativa que ele antecipasse o anúncio, mas ele disse que apenas no dia 17.
Júlio e líder do Governo afinam articulação política na Alepi
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do Progressistas no Piauí e vice-presidente da Alepi, deputado Júlio Arcoverde, segue em sintonia com o governador Wellington Dias (PT) na Assembleia. "Ter articulação política é fundamental para que os projetos de interesse coletivo possam avançar numa casa legislativa como a Alepi", avalia.
"Conversei com o líder do Governo Assembleia, deputado Francisco Costa, sobre futuras votações de interesse do Governo na Casa", explicou Júlio.
Paixão: candidatura de Fábio Novo está firme e forte
Por Arimatéa Carvalho
Ex-presidente do PT de Teresina e ex-vereador da capital, Gilberto Paixão disse na segunda-feira que a pré-candidatura do deputado estadual Fábio Novo a prefeito de Teresina está firme e forte.
Paixão se encontrou com o governador Wellington Dias e disse que o PT está unido em torno de Fábio. Paixão é candidato novamente a vereador neste ano.
Wellington e o deputado reinauguraram a sede do Conselho Estadual de Cultura, no bairro Vermelha, Zona Sul de Teresina.