Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 457 de 665Decano do ninho tucano, Gerardo pode sair candidato a vereador
Por Arimatéa Carvalho
De volta à cena política pelas mãos do prefeito Firmino Filho, que ele próprio ajudou a lançar na política, o ex-prefeito de Teresina Francisco Gerardo deve mesmo ser candidato a vereador em 2020 para ajudar a puxar votos para a chapa e eleger sete ou até oito vereadores no PSDB.
Na semana, ele visitou o grande conjunto habitacional que a PMT está finalizando na Zona Norte de Teresina, ao lado do amigo Marco Antônio Ayres, que está no páreo na lista de pré-candidatos de Firmino. "Ele é nosso decano, nosso amigo, e foi quem percebeu o talento do prefeito Firmino Filho lá atrás", comenta Ayres.
Júlio Arcoverde anuncia que Progressistas terá “surpresa”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Júlio Arcoverde recebeu nesta sexta-feira o presidente municipal do Progressistas, Aluísio Sampaio e os vereadores da capital Pedro Fernandes e Valdemir Virgino em seu gabinete. Júlio está fechando a chapa proporcional da sigla e tem os dois vereadores como certos em seu grupo, só aguardando a janela partidária para migrarem. Arcoverde, que preside o Progressistas no estado, anunciou à coluna que na próxima semana vai “ter surpresa” no Progressistas. Mas não quis dar pistas do que seria.
SERÁ?
Uma possibilidade para resolver o mistério seria a possível filiação do vereador Stanley Freire ao Progressistas. Ele se reuniu com Júlio Arcoverde no início da semana e saiu animado do encontro. Stanley tem outras opções na mesa: o Solidariedade do deputado Evaldo Gomes e o Republicanos, onde seu pai, Silas Freire, ensaia candidatura própria a prefeitura de Teresina. Questionado pela coluna, Júlio Arcoverde confirmou o encontro com Stanley mas disse que a surpresa é outra. A aguardar.
Levino se reúne com Flávio e diz que Silas será candidato em Teresina
Por Sávia Barreto
O vereador Levino de Jesus e o deputado pastor Gessivaldo Isaías reuniram-se na quinta-feira com o deputado federal Flávio Nogueira. Na pauta, o comando do partido no Piauí e as eleições em Teresina. Levino informou à coluna o saldo do encontro: o Republicanos mantem o vereador como presidente municipal em Teresina e terá candidatura própria na capital. Nogueira já está comandando a legenda informalmente e participando de todas as decisões a respeito de filiações e articulações políticas. Ele aguarda autorização da Justiça para deixar o PDT após divergências programáticas.
INTRIGA DA OPOSIÇÃO
Questionado pela coluna se procede a informação de que há resistência da parte de Gessivaldo Isaías em lançar o suplente de deputado e apresentador Silas Freire como candidato a prefeito em Teresina, Levino nega e diz que tudo não passa de especulação. “Ficou definido em Teresina e Parnaíba que vamos manter os presidentes atuais. Hoje, partidos que não tiverem candidatura própria competitiva, terá dificuldade com sua chapa proporcional. Estamos apostando todas as fichas no Silas. O deputado Gessivaldo vai acompanhar o partido com certeza”, argumentou.
Picos: Com Araujinho candidato, PTB de Picos deve indicar vice
Por Sávia Barreto
A chance de que a diretora do Centro Integrado de Especialidades Médicas de Picos (CIEM), jornalista Maria Santana seja vice do empresário Araujinho em Picos é quase zero. Fonte privilegiada da política em Picos relatou à coluna que o raciocínio é de que ela não somaria à chapa pois já pertence ao grupo do PT, que disputa pela situação contra Gil Paraibano no município.
PEDRA NO SAPATO
Na cúpula estadual, esse assunto vem sendo tratado, e tudo se encaminha para o PTB indicar o candidato a vice-prefeito do PT. O problema é que há muita restrição por parte do prefeito padre Walmir com relação ao PTB. A legenda detinha no governo de padre Valmir quatro secretarias, das quais uma delas era a de Saúde. Mas o PTB quis a presidência da Câmara e, por conseguinte, a cadeira do prefeito, pois este estava em curso um processo de cassação, já nas instâncias superiores.
TIRANDO A PEDRA
É por essas e outras que o prefeito não vê com tranquilidade a indicação por parte desse grupo. O que muito pesa em favor do PTB se aliar ao PT de Picos é o fato do senador CiroNogueira já ter manifestado pretensão de candidatura ao Governo em 2022. Então em 2020 já se trabalha 2022: grupo de Ciro versus grupo de Wellington Dias. Dessa forma, a ala estadual do PT quer atrair o PTB em Picos para também deixar o PTB estadual em seu rol de aliados.
Timon: Schyneider dribla polarização; Alexandre não deve ser candidato
Por Sávia Barreto
Fora da tradicional disputa Waquin x Leitoa em Timon, o Coronel Schyneider (ex-comandante da PM no município) aparece bem e liderando nos últimos levantamentos de intenção de voto em Timon. Em todos os possíveis cenários, com adversários diferentes, o coronel figura em destaque. Ele está basicamente fazendo campanha pela internet e tem a seu favor uma dobradinha em Teresina com Dr.Pessoa, do MDB. Em Timon, a tendência é que dispute pelo Republicanos.
QUEM TÁ NO PÁREO
Vale lembrar que o prefeito Luciano Leitoa tem trabalhado com duas opções principais de candidatos: Rafael Leitoa, deputado estadual e a secretária de Educação, Dinair Veloso. Mas Dinair não tem se saído bem nas pesquisas e a tendência é ser Rafael o nome da base. Já sobre Alexandre Almeida, ele aparece bem lembrado, até ultrapassando Leitoa, mas tem relutado a deixar a carreira como advogado em Brasília. Almeida é genro do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes.
Caio deve ir para o Patriota e será puxador de nomes
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Caio Bucar, que os especialistas em Câmara apontam com previsão de obter 8 mil votos na eleição para a Câmara de Teresina neste ano, deve ir para o Patriota, a convite da direção nacional da sigla e do presidente estadual, Laécio Borges. As conversações estão adiantadas.
O grupo de 30 pré-candidatos se animou, afinal, Caio deve puxar um segundo nome e há chances de fazer até três vereadores. Caso o candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB) vença, Caio vira secretário e puxa mais um do Patriota para a Câmara.
O grupo, no entanto, só aceita Caio. Eles não querem vereadores com potencial de 3 ou 4 mil votos, que não puxam ninguém e só estão de olho em sua própria sobrevivência.
Mão Santa se reforça com apoio de PSC no litoral
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, recebeu o apoio do PSC do jurista Valter Rebelo, ex-candidato a governador do Piauí em 2018. Estava no encontro o senador Elmano Férrer (Podemos), também aliado do prefeito.
O grupo de Mão Santa não desistiu de ter o vereador Beto (Progressistas) como vice na chapa. Ele é genro do ex-prefeito Zé Hamilton, hoje tido como o nome das oposições.
Tiago Vasconcelos nega ser vice de Fábio Abreu: “Especulação”
Por Sávia Barreto
Gerou rebuliço no PSD a informação de que o presidente municipal da sigla, Tiago Vasconcelos, seria o candidato a vice-prefeito evangélico do Fábio Abreu. Tiago classificação a informação como especulação, negou essa possibilidade e destacou à coluna que mesmo mantida a pré-candidatura do deputado Georgiano Neto a prefeito, há conversas entabuladas no PSD com o ex-governador Hugo Napoleão e Fo ex-candidato ao Governo Fábio Sérvio. Mas só vão bater o martelo em março. “A chapa proporcional será muito beneficiada com essa candidatura própria e damos a Teresina mais uma opção, é importante”, justificou.
Os bastidores do lançamento da pré-candidatura de Dr.Pessoa à PMT
Por Sávia Barreto
Ao defender Dr.Pessoa no evento de lançamento da candidatura do emedebista – que contou com público amplo e mostrou a força do grupo político – o deputado João Mádison comparou Pessoa a Bolsonaro: “Dizem que o Pessoa não tem capacidade de administrar Teresina... todo mundo dizia isso do Bolsonaro e ele escolheu os melhores ministros, como o Paulo Guedes”, exemplificou, citando números positivos na economia do país.
“CANSADA”
O evento também foi uma demonstração pública de que o ex-governador Wilson Martins e seu PSB estará definitivamente na oposição. Wilson anunciou, inclusive, que Robert Rios se filiará ao PSB na primeira semana de março. “Não tem conversa fiada, pode quem quiser conversar, mas estamos fechados”. Ele fez pela primeira vez críticas mais duras à gestão do Firmino, que classificou como “cansada”.
O CLONE
O presidente da Assembleia Legislativa fez um discurso enfático, em que pontuou que vai ganhar a eleição sem fazer “deboche com ninguém”: “Deixa o Pessoa fazer”, ele repetiu no discurso - frase que parece ser o mote da campanha. Já Robert Rios disse que todos os prefeitos que Teresina já teve foram “bons”, mas criticou: “Só quem ficou 49 anos no poder foi Pedro II”. Questionou ainda: “Eu fico 16 anos prefeito e depois quero colocar um clone?”
OS INFILTRADOS
O petista Ziza Carvalho, o republicano Gessivaldo Isaías e o sem partido Joaquim do Arroz estavam discretamente marcando presença no evento do MDB. Questionados pela coluna, todos afirmaram que foram por “amizade”. Vale destacar que Joaquim do Arroz não tem partido ainda e é muito próximo do Progressistas. Gessivaldo segue como presidente estadual do Republicanos, que lançará Silas Freire, alinhado a Firmino Filho, como pré-candidato a prefeito de Teresina.
BAD COP, GOOD COP
Fonte da campanha do Dr.Pessoa soltou a informação sobre o mote da campanha do emedebista a prefeitura de Teresina: “O Dr.Pessoa não vai fazer críticas duras, ele é o policial bom. E o Robert Rios será o policial mal”. Ou seja, é Robert quem vai abrir a metralhadora giratória de palavras para o grupo tucano. Ele tende a falar cada vez mais em público, até mesmo para deixar claro ao eleitor da classe média que a chapa de Pessoa tem seu lado popular, é verdade, mas tem também aquele que conversa com o segmento empresarial e universitário, por exemplo.
Vice de Fábio Abreu será homem e evangélico; veja cotados
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que o candidato a vice-prefeito na chapa do secretário de Segurança e deputado federal Fábio Abreu será um homem e evangélico. Caso não ocorra nenhuma mudança de conjuntura, a tendência é essa. Entre os cotados estão Geraldo Jarques, o Geraldinho, suplente de vereador, e o presidente municipal do PSD na capital, Tiago Vasconcelos (caso o PSD decline no voo solo). Vale destacar que o crescimento demográfico do segmento evangélico como eleitorado tem sido um fenômeno nacional e um dos responsáveis pela vitória do presidente Jair Bolsonaro em 2018.