Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 466 de 665Com apoios fortes, Elzuila Calisto pode ser a surpresa do PT em THE
Por Sávia Barreto
Na lista dos pretensos vereadores eleitos, chegou à coluna a informação de que a pré-candidata Elzuila Calisto (PT) está muito bem cotada para ser eleita como o terceiro nome na chapa do PT em Teresina. Os dois primeiros são Deolindo Moura e Dudu. Há um trabalho no entorno dela que pode gerar surpresa com seu resultado nas urnas. Segundo fonte, Elzuila tem relacionamentos e muita gente de peso envolvida que pode fazer a diferença.
JVC e Sílvio: ex-prefeito deve dizer a Firmino que quer candidatura
Por Sávia Barreto
O ex-senador João Vicente Claudino (PTB) recebeu o ex-prefeito Sílvio Mendes (sem partido) em sua residência no início da semana e, de acordo com fonte da coluna próxima ao petebista, ficou definido que Sílvio vai conversar com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) quando o tucano chegar de viagem. Mendes deve dizer que quer ser candidato a prefeito pelo PSDB e JVC seria o vice (em pessoa, ou seja, não vai indicar um nome do partido). Caso Firmino não aceite, Sílvio volta a tratar com JVC sobre a chapa no PTB - só que pela oposição.
Ou seja, o cenário está todo aberto a mudanças ainda e essa cartada conjunta de Sílvio e João Vicente pressiona Firmino a uma decisão: ou terá os dois do seu lado ou ambos como adversários com peso em qualquer conjuntura. O cálculo agora é sobre o que fará o grupo tucano ganhar mais ou perder menos.
Escolha do vice da Alepi: discussão envolve eleição de novembro
Por Sávia Barreto
Fato novo na eleição da vice-presidência da Assembleia Legislativa do Piauí. No Progressistas, o deputado Hélio Isaías é mais um nome na disputa. Ele contou à coluna que defendeu junto ao presidente da sigla, deputado Júlio Arcoverde, que ocorra uma discussão maior interna no partido antes do Progressistas indicar um nome para a vice-presidência. Wilson Brandão é outro que está na disputa, além do próprio Julio, que sai como favorito. A cadeira ficou vaga com a morte do deputado Fernando Monteiro e deve ser preenchida com eleição na volta dos trabalhos legislativos, em fevereiro.
O imbróglio acontece porque além da eleição para o cargo de vice em fevereiro, há eleição em novembro para a Mesa Diretora. Tudo caminha para reeleição de Themístocles Sampaio (MDB) com o apoio do Progressistas (juntos, os partidos, possuem 13 votos). Em resumo: a discussão não evolve apenas a cadeira de vice para esses primeiros meses do ano, e sim um pacote maior abarcando a próxima legislatura.
Ala do PT racha e quer indicar vice de Abreu; veja lista de nomes
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias teria traçado o seguinte cenário a um interlocutor, que o relatou à coluna: a eleição de 2020 em Teresina é tudo ou nada para o PT. Traduzindo: os petistas não podem entrar para perder, seja em nome de eleger mais vereadores ou ajudar nacionalmente na contagem de votos válidos do partido no país. Dias deve, segundo essa fonte, “endurecer” o discurso nas próximas semanas. A avaliação é simples: se o grupo do senador Ciro Nogueira e do prefeito Firmino Filho ganhar o Palácio da Cidade, consequentemente eles também ficam mais fortes para 2022 conseguirem sucesso também na corrida do Palácio de Karkak.
LISTA DE VICES
Mas, caso percam, vão precisar recuar e negociar com Wellington Dias de novo. É com esse raciocínio que parte do PT quer indicar a vaga de vice-prefeito de Fábio Abreu, que consideram mais viável para estar num segundo turno contra um nome indicado por Firmino. E já há uma lista de vices do PT para Abreu: o suplente de deputado Cícero Magalhães, o ex-secretário de Justiça Daniel Oliveira, o vereador Dudu (bem cotado nas pesquisas para vereador, mas que não quer a função pois tem uma eleição bem encaminhada na Câmara Municipal) e o ex-secretário de Comunicação do Estado, João Rodrigues. A ala que defende Fábio Novo, no entanto, também segue firme e as duas teses estão batendo de frente hoje.
Zona Sul de Teresina: 70 mil votos em disputa acirrada
Por Sávia Barreto
Tanto o grupo da Prefeitura quanto a oposição estão de olho na região Sul da capital, que concentra 70 mil votos em bairros como Promorar e Bela Vista. Há seis vereadores bem votados na região: Deolindo Moura e Jeová Alencar (sendo Jeová o melhor posicionado) além de Joaquim do Arroz, na oposição. E Edson Melo, Neto do Angelim (que mora no Angelim) e Caio Bucar pela base de Firmino Filho, também sendo bem votados. Os deputados estadual e o federal mais votados foram Carlos Augusto e Fábio Abreu, do PL, na oposição a Firmino. Ou seja, será duelo de gigantes.
Coronel Nixon é o nome que vai ser anunciado na campanha de Dr.Pessoa
Por Sávia Barreto
A coluna descobriu quem é o coronel do Exército que vai atuar na campanha de prefeito do ex-deputado Dr. Pessoa em Teresina. Será Nixon Frota, que hoje atua em Brasília, no Ministério da Justiça, junto a Sérgio Moro. O anúncio será feito pelo próprio Pessoa e tem a articulação do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio. Nixon figurou em pesquisas de intenção de voto no ano passado e ensaiou uma pré-candidatura a prefeito pelo PSL, mas decidiu não embarcar na corrida pelo Palácio da Cidade por problemas de saúde.
Coronel Viana conversa com Evaldo e pode se filiar ao Solidariedade
Por Sávia Barreto
“Conversa animada com o Coronel Viana, onde tratamos sobre o futuro da cidade de Picos e aproveitamos para fazer um diagnóstico do retrato político do município”, resumiu o presidente estadual do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes à coluna, após encontro com o ex-comandante da Polícia Militar em Picos e possível pré-candidato a prefeitura da cidade.
Apesar do filho de Viana, o advogado Edmilson Filho, ter sido anunciado como novo presidente municipal do PSL em Picos – dando indícios de que o pai poderia se filiar à sigla – a conversa com Evaldo é significativa, já que o Solidariedade possui mais estrutura partidária para oferecer na região. A coluna apurou que qualquer entendimento sobre o futuro de Viana será feito com a participação de Gomes.
Júlio diz que Ciro não escolherá o vice e já tem o apoio dos colegas
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do Progressistas, deputado estadual Júlio Arcoverde, garante que quem vai escolher o novo vice-presidente da Assembleia Legislativa são os 30 deputados estaduais e o senador Ciro Nogueira não terá participação no processo. Ele afirmou que primeiro quis conversar com os deputados do seu partido e somente depois com os demais, por uma questão de respeito. Júlio disse que, inclusive, já conversou com o colega Wilson Brandão, além de Hélio Isaías e os demais. Com o apoio de todos eles, agora ele está dialogando com os demais.
Segundo Júlio, Ciro está viajando e não se envolve nessa escolha, ficando a cargo dos próprios parlamentares. Ele disse que tem recebido sinalização positiva dos deputados das demais siglas.
Coronel Viana, agora candidato de fato, tem convite para comandar PMN
Por Arimatéa Carvalho
A presidente do PMN, advogada e jornalista Ravenna Castro, ofereceu o PMN para o coronel Edvaldo Viana ser candidato a prefeito de Picos neste ano. Inclusive ele pode presidir a sigla na Cidade Modelo. "Ele tem minha admiração e também falei isso para ele", comentou. O militar foi exonerado do comando da PM em Picos e atribuiu a saída a forças políticas que não querem vê-lo candidato lá.
"SOU CANDIDATO"
Em entrevista a portal da região de Picos, o coronel Viana confirmou que será candidato a prefeito de Picos neste ano. Ainda não escolheu o partido, mas tem convites até do Progressistas do senador Ciro Nogueira.
Enzo Samuel recebe convite e pode ir para o PSDB
Por Sávia Barreto
O comunista Enzo Samuel pode deixar o PC do B para o PSDB. Além de namorar sério com o Solidariedade, há convite na mesa de Enzo para se filiar ao partido do prefeito Firmino Filho, lembrando que foi justamente o apoio a Firmino que fez com que Enzo se distanciasse cada vez mais do PC do B. Publicamente, Enzo segue afirmando que continua tentando formar chapa no PC do B, apesar de já admitir que os caminhos eleitorais distintos o levam para longe da sigla que marchará junto com o PT em Teresina.